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  1. #51
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    O dia q os jogos ficarem com qualidade de foto os videogames perdem a graça. Realidade demais estraga. Bato palmas pra nintendo q ao invés de querer tornar Zelda com gráficos reais, fez o novo com um estilo Cartoon bem loko.

    Acho q os gráficos hoje em dia estão bons o suficiente. As empresas tinham q investir em diversão e jogabilidade agora.

    Da uma raiva dessa pivetada q nasceu na geração de PSX pra cima, esses porra só dão valor a gráfico.

    Por isso q eu só levo em conta opinião de quem é da antiga, de quem comeceu pelo menos no Atari.

    1 cara q nunca virou uma madrugada jogando River Raid ou Enduro, não merece respeito.

  2. # Publicidade
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  3. #52
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    Originalmente enviada por UmK
    cubemapping existe desdo dx7 e da esse efeito, de forma basica, e o reflexo n eh feito em tempo real, entao é obvio q objetos q nao fazem parte do cenario n vao aparecer, soh a coisas estaticas vao, e olhe la

    se vc kiser eu te posso te mandar um demo de geforce2 que tem o mesmo efeito q usaram nesse oculos...

    nos pcs de hj em dia, tem q usar tecnicas simples de reflexao (a usada na lataria dos carros no TOCA racer, ou a usada na agua do tenebrae por exemplo) ou soh algo q pareca q ta refletindo, pq reflexao real é extremamente pesada pra ficar sendo usada em jogo
    Aham.... Ah ta entao...o carinha passou 3 anos fazendo a engine do Doom3, revolucionando o jeito q a luz eh tratada, fazendo uma engine q simplesmente dexou o mundo babando...

    ...pra usar reflexozinho tosco q "parece q ta refletindo"...

    Entao tah..fica a vontade pra "achar" o q vc kiser..

    Cansei de discutir na Hm..

    Vcs parecem crente.

    []'s

  4. #53
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    acho que a qualidade de hoje está ótima se pararmos e lembrar como era cinco anos atrás. lembro que quando joguei half-life, por ezemplo, achei o máximo em termos de qualidade e ainda hoje sua engine é muito utilizada(counter strike).

    Não tem pcs nem placas de vídeos que dêem conta de algo melhor que doom3 hoje, e mesmo o doom3 poucos rodarão decentemente, com tudo no máximo, quando for lançado.

    estou satisfeito

  5. #54
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    Talvez o grande problema para tornar um jogo foto realistico seja a aplicacao das tecnicas mais modernas de renderizacao como o a Radiosidade com algoritmos como o Monte Carlo ou o Final Gathering, tecnicas de sub surface scattering, Essas tecnicas mesmo nas maquina topo de linha de hj em dia demoram de 2 a 10 por frame dependendo da complexidade da cena, entao ainda a um longo caminho a ser percorrido outra coisa tb seria o aumento massivo do numero de poly renderizado por cena, e tecnicas avancadas de sombreamento, com difuse shadow, interference shadows etc etc.

    Olha uma cena feita com Ray Tracing usando Radiosidade e tecnicas avancadas de sombreamento.







    agora imagina tentar colocar isso a pelo menos 30 fps ...


    obs. Agora fala serio com um carro assim quem ia pensar em jogo...

  6. #55
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    O que precisa para gráficos foto-realísticos é Ray-Tracing combinado com técnicas de iluminação global como radiosidade, Photon Mapping e muitas outras e Vgas capazes de fazerem isso em tempo real como a Bastet Mait disse

    Ray-Tracing é justamente o oposto do que as placas de vídeo fazem, é baseado na adaptação das equações da ótica no computador, desse modo simulando o comportamento da luz, o oposto da renderização baseada em polígonos com scanline que as placas de vídeo atuais podem fazer

    Infelizmente isso NÂO pode ser feito na placa de vídeo, Ray-Tracing está além da capacidade do hardware gráfico atual. Atualmente vários pesquisadores de Stanford e Berkley estão trabalhando na emulação de Ray-Tracing através de programas de pixel shader, mas os algorítmos estão em fase inicial, vai levar muitos anos até isso ser possível

    Mas os jogos atuais não usam nem 20% do que as placas de vídeo atuais podem produzir, apesar de foto-realismo absoluto só poder ser atingido com Ray-Tracing combinado com técnicas avançadas de iluminação global, dá para produzir efeitos realmente espetaculares com a nova geração de placas de vídeo como as Radeon 9700 e mais ainda com as GeForce FX (embora ainda fique longe do foto-realismo)

    Todos os shaders e outros efeitos incríveis que podem gerar visuais realmente avançados não são usados em massa por várias razões, entre elas:

    1)Falta de hardware na base do mercado de placas de vídeo com capacidade de produzir esses efeitos

    2)Dificuldade da implementação de shaders em DX8\8.1 que é muito chato para demorar, só em DX9 e em OpenGL que é melhor para trabalhar com eles

    Doom3 usa um sistema de iluminação baseado em Shadow Volumes com Soft Shadows, mapeamento de normais e um modelo de iluminação avançado, muito mais avançado do qualquer jogo atualmente

  7. #56
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    Voltando a falar:

    O raytracing eh usado pra fazer reflection maps.

    Raytracing em tempo real pra jogos ainda ta ha uns 3 anos de distancia.

    Com opengl2/Dx9 os efeitos devem dar uma melhorada geral, acredito q um bom Rm substitui um Rt na boa ate q haja hard capaz de renderizar em tempo real.

    Em 2005 deve sair o Dx10, junto com o novo windows Longhorn e teoricamente devem ser dados os primeiros passos nessa direcao, mas eh 99% especulacao

    []'s

  8. #57
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    Originalmente enviada por Diesel Rj
    Voltando a falar:

    O raytracing eh usado pra fazer reflection maps.

    Raytracing em tempo real pra jogos ainda ta ha uns 3 anos de distancia.

    Com opengl2/Dx9 os efeitos devem dar uma melhorada geral, acredito q um bom Rm substitui um Rt na boa ate q haja hard capaz de renderizar em tempo real.

    Em 2005 deve sair o Dx10, junto com o novo windows Longhorn e teoricamente devem ser dados os primeiros passos nessa direcao, mas eh 99% especulacao

    []'s
    Eu tenho uma versao do longhorn aqui.. alguem tem uma key pra mim testar essa porra? eu baxei mas nem veio a key

  9. #58
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    Originalmente enviada por Diesel Rj
    Voltando a falar:

    O raytracing eh usado pra fazer reflection maps.

    Raytracing em tempo real pra jogos ainda ta ha uns 3 anos de distancia.

    Com opengl2/Dx9 os efeitos devem dar uma melhorada geral, acredito q um bom Rm substitui um Rt na boa ate q haja hard capaz de renderizar em tempo real.

    Em 2005 deve sair o Dx10, junto com o novo windows Longhorn e teoricamente devem ser dados os primeiros passos nessa direcao, mas eh 99% especulacao

    []'s
    Não é.

    Vc está confundindo as coisas

    Como eu disse, Ray-Tracing ainda só pode ser feito
    pela cpu, reflection mapping é parecido em algumas coisas, mas radicalmente diferente nos princípios básicos

    Talvez dentro de alguns anos com o desenvolvimento de técnicas de emulação por pixel e vertex shader dê para fazer uns Ray-Tracers bem simples.......e daqui a uns 15 anos caso isso aconteça, as placas de vídeo tenham força bruta suficiente para fazer Ray-Tracing em tempo real

    Se depender só das cpus, o que eu acho improvável a longo prazo, Precisaria de um P4 hipotético correndo a uns 8Ghz para fazer uma Ray-Tracer bem simples em tempo real e un funcionando a uns 70 para cenas realmente boas

  10. #59
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    Originalmente enviada por Bastet Mait







    agora imagina tentar colocar isso a pelo menos 30 fps ...


    obs. Agora fala serio com um carro assim quem ia pensar em jogo...
    E essa figura que é praticamente uma foto BLACKSILVER, estão com RAY TRACING?

  11. #60
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    Sim, a Catarina disse isso na hora em que postou a foto

    Isso aí deve levar algumas horas para renderizar cada uma destas únicas frames, a não ser que tenha usado umas placas especiais da SGI especial para esse tipo de renderização que custam dezenas de milhares de dólares

  12. #61
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    Originalmente enviada por BlakSilver
    Sim, a Catarina disse isso na hora em que postou a foto

    Isso aí deve levar algumas horas para renderizar cada uma destas únicas frames, a não ser que tenha usado umas placas especiais da SGI especial para esse tipo de renderização que custam dezenas de milhares de dólares
    Aff!!!!!!!!!!!(eh a primeira vez q eu falo um aff)

    Isso ae num pc bom se se demorar 10 minutos cada foto pode devolver pra loja q o pc ta estragado.

    Cara vc nao entendeu, eu nao disse q o jogo faz RT, e sim q os reflection maps de um jogo sao criados a partir de um RT.

    Nao to falando q o jogo faz um RT, e sim q os reflection maps usados num jogo sao criados a partir de um RT..

    Entendeu?

    Nao tem jeito de criar um reflection map sem RT cara, a nao ser q vc pinte tudo a mao, so um ogro retardado faria isso.

    E pode escrever, de 3 a 5 anos vai comecar a ter Rt em tempo real sim...

    Previsao de 15 anos no mundo da informatica nao existe.
    Ate la raytracing vai ser uma coisa ultrapassada e vai ter muito mais tecnica de refracao.

    Vai ser tipo um sprite 2d eh hj...

    15 anos atras um pc TOP rodava a TRINTA E TRES MEGAHERTZ com uma Vga de 4megas!!!hheeheheehehehehheheeh.

    Hj roda a [email protected] ghz OC.Mas isso pq ta no final da linha p4, a proxima da intel deve fazer procs de 4 a 6 gigas ate o fim desse ano..As vcga's com 256mgs...

    Seguindo essa linha, o q eh errado pois o ritmo de evolucao esta aumentando, daki a 15 anos um Pc Top vai Rodar aprox a 500Ghz, com uma vga de 16gigas...

    Sera q da conta de fazer uma bosta dum RT (se eh q vai existir Rt???)

    Bota 3 a 5 anos ae maninho NO MAAAXIMO..

    []'s


    Ps, essa imagem fui eu q fiz, com a mesmissima tecnica do carro, demora de 10 a 30 SEGUNDOS pra fazer o frame, sendo q esse capacete ta todo poligonal, e esse carro certamente ta em nurb, muito mais leve, apesar do desenho mais complexo..


  13. #62
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    Ae Diesel, vc mexe com Maya, essas coisas???

  14. #63
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    Originalmente enviada por FuhrerKurtKraut
    Ae Diesel, vc mexe com Maya, essas coisas???
    Yep, to aprendendo

    Pra demorar "horas" pra renderizar akela bmw so um duron sem overclock

  15. #64
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    Originalmente enviada por Diesel Rj
    Yep, to aprendendo

    Pra demorar "horas" pra renderizar akela bmw so um duron sem overclock
    Heheh pd cre..!
    Eu também to tentando aprender... Vc ta fuçando nele pra aprender ou ta usando outros recursos??? Se for isso, qq vc ta usando???

  16. #65
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    Errado

    Reflection mapping NÂO usa Ray-Tracing para mapear as reflexões é um princípio totalmente diferente

    Eu sou programador 3D e já programei várias cenas com Ray-Tracing e sei do que estou falando

    No Reflection mapping o programador mapeia os reflexos com uma textura especial, no Ray-Tracing ele gera tudo na hora, é uma coisa totalmente diferente

    E Ray-Tracing NUNCA vai poder ser feito por cpu convencional, possível que só com processadores quânticos seja possível fazer Ray-Tracing em tempo real

    Para começar daqui a quinze anos nem vai estar perto de 500Ghz, eu entendo a fundo a arquitetura de processadores e digo que é impossível fazer isso com uma arquitetura convencional, se muito vai ter
    100Ghz dentro de 15 anos

    E 500Ghz não é NADA para fazer Ray-Tracing em tempo real, não cenas realmente complexas, dá para fazer cenas muito bem feitas e realísticas, mas longe do foto-realismo, aí precisaria de cpus funcionando a uns 20Ghz com dezenas a centenas de Terabytes de memória, devido ao limite das técnicas de litografoa ótica nunca vai dar para atingir essses 20Ghz, estamos no começo do fim da Lei de moore, dentro de 10 anos os problemas
    já estarão muito maiores

    O Prescott vai atingir 3.8Ghz no máximo nesse ano, 6Ghz ou um pouco menos até o final do próximo ano e o P4 deve parar em alguma coisa acima de 7,5Ghz, depois ocm sorte a Intel abandona o X86 e se dedica a uma versão nova da IA 64 dos Itanium

    E placas de vídeo ainda estão começando a emulação
    de efeitos de Ray-Tracing, vai levar anos até terem emulação suficiente e mais anos para terem força bruta suficiente, por isso foi otimista e pus 15 anos

    E NUNCA vai existir NADA melhor que Ray-Tracing, pois este é SINMULAÇÃO perfeita do comportamente da luz no processador

    Preste atenção no que eu disse, tenho alguns anos extras em relação a vc na área de arquitetura de cpus, placas de vídeo e técnicas de modelagem\programação 3D e sei do que estou falando

  17. #66
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    "programou" cenas com raytracing???

    AUHAUHAUAHUAHAUHUAHAUHAUHAUHAUHA


    eu (e o resto do universo quantico) simplesmente usa o maya...demora mais ou menos uns 2 minutos pra fazer essa proeza q vc ta tirando onda ae.

    Se vc nao entendeu q so eh feito uma porra de UM raytracing pra se criar o reflection map, dai depois q ele eh criado vc insere o map no joguinho e eskece Rt, eu desisto.

    Vc nao concorda nem com vc mesmo:

    "Se depender só das cpus, o que eu acho improvável a longo prazo, Precisaria de um P4 hipotético correndo a uns 8Ghz para fazer uma Ray-Tracer bem simples em tempo real e un funcionando a uns 70 para cenas realmente boas"

    minutos depois:

    " E 500Ghz não é NADA para fazer Ray-Tracing em tempo real, não cenas realmente complexas, dá para fazer cenas muito bem feitas e realísticas, mas longe do foto-realismo, aí precisaria de cpus funcionando a uns 20Ghz com dezenas a centenas de Terabytes de memória, devido ao limite das técnicas de litografoa ótica nunca vai dar para atingir essses 20Ghz, estamos no começo do fim da Lei de moore, dentro de 10 anos os problemas
    já estarão muito maiores"

    sendo q nessa ultima toskera vc ainda se contradisse, 500 nao eh nada, precisa de 20...



    Outra, eu mexo com Pc desdo Trs-80 , ja tive Tk85,Trs-80, 33, dx66, p100, 200, 400, 750,800,2.0,2.4,2.53,2.8 e vendo Xp, ja testei de 1.7 a 2.4.

    Trampo com corel desdo corel2 e mexo com photoshop ha mais de 10 anos.

    Vai tirar tua ondinha com outro, aki pegou mal pracaralho...

    Se vc kiser kagar regras e certezas sobre oq um Pc vai fazer daki a 15 anos te aconselho a procurar um medico.

    E tem mais, se vc acha q um render dakela Bmw:

    "deve levar algumas horas para renderizar cada uma destas únicas frames"

    Tu nunca renderizou porra nenhuma na tua vida, nao tem a minima nocao de tempo de render..

    Vsf seu caga regras...

    100+

  18. #67
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    Originalmente enviada por FuhrerKurtKraut
    Heheh pd cre..!
    Eu também to tentando aprender... Vc ta fuçando nele pra aprender ou ta usando outros recursos??? Se for isso, qq vc ta usando???
    Olha eu usei:

    Maya personal Learning Edition, q eh um maya pra aprendiz, q explica passo a passo enquanto vc faz os desenhos, muito bom pra comecar.Download de gratis no site do maya.


    Dominando Maya 4 (editora ciencia moderna, muito bom) esse vc usa dpois do Ple pra aprender mais a fundo as tecnicas mais punks.

    Blue Sky, the art of computer animation (peter weishar, editora Abrams -importado) Esse livro eh ducaraleo, ele conta a historia de uma das melhores empresas de computacao grafica do mundo, q criou os efeitos do ultimo Aliens, do Clube da Luta, fez o desenho Era do gelo etc..Eh simplesmente ducaralho.

    Eh irado pra vc ter nocao de como eh o processo de producao dos caras, mostra como eles fizeram os efeitos, montaram as cenas, muitooooo show mesmo, eh uma edicao impressa ne italia, com altas fotos, postesr mostrando processos detalhados..incrivel msm..


    Com esses 3 e forca de vontade vc aprende tudo de maya mas com o Ple ou o Ple e o livro dominando maya4 vc ja ta bem.

    []'s

  19. #68
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    Originalmente enviada por Diesel Rj
    Olha eu usei:

    Maya personal Learning Edition, q eh um maya pra aprendiz, q explica passo a passo enquanto vc faz os desenhos, muito bom pra comecar.Download de gratis no site do maya.


    Dominando Maya 4 (editora ciencia moderna, muito bom) esse vc usa dpois do Ple pra aprender mais a fundo as tecnicas mais punks.

    Blue Sky, the art of computer animation (peter weishar, editora Abrams -importado) Esse livro eh ducaraleo, ele conta a historia de uma das melhores empresas de computacao grafica do mundo, q criou os efeitos do ultimo Aliens, do Clube da Luta, fez o desenho Era do gelo etc..Eh simplesmente ducaralho.

    Eh irado pra vc ter nocao de como eh o processo de producao dos caras, mostra como eles fizeram os efeitos, montaram as cenas, muitooooo show mesmo, eh uma edicao impressa ne italia, com altas fotos, postesr mostrando processos detalhados..incrivel msm..


    Com esses 3 e forca de vontade vc aprende tudo de maya mas com o Ple ou o Ple e o livro dominando maya4 vc ja ta bem.

    []'s
    Hum... Eu tenho o Maya Ulimited 4.5 aqui. Esse livro Dominando Maya 4 começa do básico e vai se aprofundando ou já é para intermediários/avançados?

  20. #69
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    Originalmente enviada por FuhrerKurtKraut
    Hum... Eu tenho o Maya Ulimited 4.5 aqui. Esse livro Dominando Maya 4 começa do básico e vai se aprofundando ou já é para intermediários/avançados?
    uhuheuheuhe comeca de antes de antes de antes de antes de um pokinho antes do basico..

    Esse livro eh hiper detalhado, todo tecnico, bem chatim.

    Serve melhor pra vc resolver duvidas especificas, mas da pra aprender por ele, vem com um cd q tem um cursinho.

    Te recomendo comecar pelo ple mesmo e dpois catar esse livro.

    []'s

  21. #70
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    Originalmente enviada por Diesel Rj
    uhuheuheuhe comeca de antes de antes de antes de antes de um pokinho antes do basico..

    Esse livro eh hiper detalhado, todo tecnico, bem chatim.

    Serve melhor pra vc resolver duvidas especificas, mas da pra aprender por ele, vem com um cd q tem um cursinho.

    Te recomendo comecar pelo ple mesmo e dpois catar esse livro.

    []'s
    Bom mas eu já tenho o Maya 4.5 aqui... Qq o PLE tem demais? Eu puxei ele uma vez mas nem lembro direito...

  22. #71
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    Ae Deco, blz?

    Cara... desculpa te contraria, mas não é necessário raytrace pra fazer reflexo.... veja um exemplo que eu acabei de fazer pra te mostrar uma coisa:



    A esfera da esquerda tem reflexo feito por raytrace e a da direita é feita com mapa de reflexão. Raytrace vc ja sabe como é feito, né? Então olha o que é o mapa de reflexão, tirado do help do 3dsmax:

    "This map works by using six renderings in the form of a cube that surrounds the objects. Reflect/Refract views the cubic maps from the perspective of the pivot point of the object, mapping them onto the object's surface as a spherical reflection map."

    Entendeu, né? Não tem nada de raytrace, é apenas uma renderização do ponto de vista do objeto e depois mapeada nele como reflexão. E isso é o que é feito em tempo real hoje em dia nos espelhos que existem em jogos desde o Quake3.... talvez antes, mas esse foi o primeiro espelho real que eu vi em um jogo.
    E afirmo também: nenhum jogo ainda faz uso de raytrace em tempo real, pode até ser que, como vc falou, seja feito antes um render com raytrace e tranformado em textura pra ser aplicado, mas isso fica longe de um raytrace em tempo real.

    Deco é sempre extressado... mas o que o cara lah falou é correto, uma cena daquelas do BMW não tem só raytrace, tem também o calculo de radiosidade e global ilumination que demora pra kct pra renderizar, talvez não demore horas pra renderizar aquela cena da BMW mas acredito ficar perto de 1 hora... vc ja fez alguns renders daquele jeito?

    Qualquer coisa tens o meu icq se quiser conversar.

    []´s

    Flávio

  23. #72
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    Originalmente enviada por Diesel Rj
    Aham.... Ah ta entao...o carinha passou 3 anos fazendo a engine do Doom3, revolucionando o jeito q a luz eh tratada, fazendo uma engine q simplesmente dexou o mundo babando...

    ...pra usar reflexozinho tosco q "parece q ta refletindo"...

    Entao tah..fica a vontade pra "achar" o q vc kiser..

    Cansei de discutir na Hm..

    Vcs parecem crente.

    []'s
    olha quem fala...

    "John carmark é um deusss! tudo q ele faz é perfeito"

    blé... não existe magica... se ker dar um efeitinho bonitinho a um vidro, hj em dia, é ISSO e prto...
    se vc ta kerendo reflexao igual vc ta sonhando que o doom3 tem, espera mais uns 8 anos, talvez até la ja tenham usado em algum jogo da maneira q vc ker (nao ray-tracing, to falando de reflexao em tempo real em coisas idiotas) Hj em dia, com o hardware atual, IMPOSSIVEL

    ta duvidando de mim? vai e olha vc mesmo no doom3... tenta ver o seu reflexo no oculos dele, vai

  24. #73
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    Por favor... pessoal não existe nada foto realistico que o dia a dia... vocÊ ve o celebro ve...?? SACA
    Esses zoio veio destroi qualquer camera digital... e esse celebro podre distroi qualuer
    Ahlton 128 e qualquer FX 10000000 ou radeon 9999999999

  25. #74
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    Originalmente enviada por UmK
    olha quem fala...

    "John carmark é um deusss! tudo q ele faz é perfeito"

    blé... não existe magica... se ker dar um efeitinho bonitinho a um vidro, hj em dia, é ISSO e prto...
    se vc ta kerendo reflexao igual vc ta sonhando que o doom3 tem, espera mais uns 8 anos, talvez até la ja tenham usado em algum jogo da maneira q vc ker (nao ray-tracing, to falando de reflexao em tempo real em coisas idiotas) Hj em dia, com o hardware atual, IMPOSSIVEL

    ta duvidando de mim? vai e olha vc mesmo no doom3... tenta ver o seu reflexo no oculos dele, vai
    Doom 3 não será uma jogo Foto-Realistico, e está longe disso..

  26. #75
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    O Doom 3 nao é fotorealistico mas o carmack usou bons truques nos shader's e deu um belo show até agora vamos ver como fica a final, com as texturas de alta resolução etc etc.

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