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  1. #1
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    Medieval Total War Help!

    Peguei esse jogo a pouco tempo. Eu ja aprendi a mexer legal na economia do jogo, mas ainda levo um pau nas batalhas. So consigo ganhar se estiver em igualdade de condições. Se tiver eu pouco pior eu ja perco. Alguem tem algumas dicas pra me dar?
    Tipo, eu sempre ponho arqueiros na frente, lanceiros atras e cavalaria e infantaria nos flancos. Mas eu nao sei usar nenhuma outra formacao, e nao sei contra-atacar nenhuma formacao tb. Help ae!

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  3. #2
    Suspenso
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    Tipo usa formações próprias esses baratos de usar s que vem lá tá com nada é mó lixo.
    Na defesa é fácil tem que se aproveitar do terreno no atake tem que estudar bem o terreno e tal.

  4. #3
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    Hummm.

    Eu tambem era assim no inicio. Por isso que eu geralmente só atacava quando eu tinha no minimo o dobro dos soldados.

    Eu faço mais ou menos do modo que tu falou. Claro que depende muito da situação, mas eu geralmente coloco lanceiros no meião, arqueiros bem na frente, infantaria dos lados e cavalaria nos flancos.

    Quando eu to na defensiva, eu fico atirando com os arqueiros sempre que eu posso. Quando o inimigo vem todo abobado correndo pra cima dos arqueiros, eu recuo com eles, e avanço com os lanceiros, parando a poucos metros dos atacantes. Ai os atacantes dão de cara com os lanceiros na defensiva, e quase sempre acabam se dando mal. Depois disso, eu tento atacar com a infantaria pelos flancos, e eu uso a rapidez da cavalaria pra dar a volta e atacar em delta, a outra formação em triangulo, por tras dos inimigos. A formação em delta abre um buraco na formação dos inimigos, e assim eles ficam separados e caem rapidamente.

    Uma dica mais geral é a de sempre utilizar o terreno a teu favor. Sempre faça o inimigo subir o morro, porque assim ele vai levar mais flechas dos teus arqueiros e vai chegar no topo fatigado.

    Sempre aproveite oportunidades tambem. Sempre tente atacar grupos isolados quando possivel. Tambem use a cavalaria de forma inteligente, fazendo ataques rapidos e com o objetivo de fatigar os atacantes.

    Sempre tente dividir o inimigo e mata-lo de pouco em pouco. Isso vai diminuir a moral do inimigo e diminuir as tuas perdas.

    Saiba que tipo de utilidade deve ser utilizada em cada caso. Ataque sempre que possivel com infantaria, e use os lanceiros geralmente pra defesa ou atacar os flancos. Descubra qual a função de cada unidade e tambem os seus pros e contras.

    Eu geralmente ataco com chuva se o inimigo tiver bastante arqueiros. Se tiver poucos, eu ataco com clima bom e uso os meus arqueiros.

    E tipo, se tu tiver uma boa estrategia e for inteligente, da pra ganhar até com 1/10 da quantidade de inimigos.

    Nunca tenha medo de peasants, e nunca os produza. Eles são muito ruins. É muito bom tambem matar os peasants inimigos so pra diminuir a moral do inimigo.

  5. #4
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    esse jogo se resume a saber usar bem os botoes de cima.
    Joguei o shogun: total war e sei q os dois são iguais, so muda o nome das unidades (e a quantidade delas q da pra levar pra combate, no shogun não passa de 2000, parece q no medieval chega a 10.000!)
    O q eu sempre fazia era me defender bem e atacar aonde o inimigo não estava prestando atenção (tipo quando ta tendo uma porrada generalisada no meio eu usava os cavaleiros de lança pra matar os arqueiros dele, ou usava meus arqueiros montados pra matar a cavalaria dele e etc.)
    Se seu inimigo acrendita q vc esta avançando ele tb avança, tu nem precisa avançar, é so parecer (anda um pouco com seu exercito pra frente).
    Os botões de cima são sinistramente importantes, normalmente eu boto um grupo de lanceiros na frente sem q nenhum fique atras do outro! completamente aberto, fileira única! bote todos em hold posicion que assim mesmo a moral deles estando sinistramente baixa eles não recua! sem falar q eles ganham bonus no dano contra toda unidade que venha em carga pra cima deles (especialmente cavalaria, mas esse bonus so conta pro primeiro ataque e o bonus de defesa conta ate a morte de todos!) tem q deixar eles em hold posicion e vc deixar eles avançar da merda! mesmo q alguns não estejam participando do ataque, se o inimigo não estiver usando formação em cunha (triangulo) ele não entra! sem falar q as unidades deles vão abrir e tomar porrada de todos os seus lanceiros! quando seus lanceiros ja tiverem segurado os inimigos mande sua infantaria avançar pra passar entre os lanceiros e matar as unidades q eles estão segurando! se a porrada estiver generalisada e tu tiver gente no flancos tente fechar o inimigo por tras pq se tu cercar uma formação inimiga com as suas unidades, mesmo q seja com arqueiro cercando infantaria pesada os arqueiros ganham! lembrando de deixar os q chegarem por tras em formação de cunha (ja q não tem como o inimigo se defender por ataque por tras se tiver inimigo na frente) pra matar eles rapidamente!
    Arqueiros é pra quem sabe usar, normalmente deixo eles atras dos lanceiros mas em cima da montanha (tipo a distancia entre eles é de 5 fileiras de gente) e como eles estão em uma elevação eles não vão acertar os seus lanceiros (a não ser quando o inimigo chegar perto) talvez um ou outro lanceiro morra, mas acontece e tu tem q deixar. Quando os inimigos chegarem perto dos seus lanceiros mova os arqueiro pra direita ou esquerda (dependendo daonde for mais seguro) e avance com a infantaria, esse arqueiros devem começa a atira nos inimigos pelo lado ou se vc subir bem na montanha a atirar em inimigos bem afastados (se vc recuo os arqueiro) pra q eles não matem suas unidades. nunca usei arqueiros pra atacar unidades q estão perto das suas (ou lutando com elas). se os arqueiro não teram mais utilidade, tente usar eles pra flanquear o inimigo em formação de cunha e segura o ALT pra mandar eles pro corpo a corpo (tb quando as flechas acabam vc deve fazer isso) sempre tende furar a formação inimiga para as unidades dele desordenar!
    Agora sobre não usar compones isso é coisa de newbie! eles são extremamente uteis! so q eles tendem a fugir, pra evitar isso mande eles no centro das suas tropas na frente, assim eles não tem como fugir! ja q se eles tentarem fugir eles dão de cara com as suas tropas e eles voltam a lutar! eles são otimos pq esse avança e recua deles cansa sinistramente os inimigos (eles tb, mas eles são descartaveis) sem falar q eles são extremamente baratos e server pra segurar uma carga de cavalaria (se vc tem cavalaria e não da carga vc não tem cavalaria! cliquei 2 vezes nas unidades inimigas pra dar carga e causar um dano sinistro com o primeiro ataque da cavalaria, não faça isso contra lanceiros por questão de bom senso) eles morrem mas seguram a carga e levam algumas cavalarias com ele, e depois q a cavalaria perdeu a carga tu pode mandar seus soldados cair no corpo a corpo com eles!

  6. #5
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    Bah, eu não uso os camponeses porque eles tem um custo muito alto de upkeep, morrem feito moscas e apanham ate pra arqueiros.

    E eu não curto muito usar eles só como bucha de canhão. Prefiro 120 infantaria do que 400 camponeses. Quase certo que a infantaria iria ganhar, porque quando os 100 primeiros camponeses morrem, o resto sai correndo.

  7. #6
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    campones é bom pro multi e melhor para o single!
    no single vc tem q deixar um grupo deles nas terras sem seus exercitos, pra evitar revolta e aparecimento de exercitos neutros. Com uma pequena compania de camponeses em um território tu ja pode subir o imposto q paga eles e ainda ter lucro sem a moral cair!
    Se tu manda camponeses partir pra cima de soldados treinados com certeza eles vão debandar! tem q usar eles como boi de piranha mesmo e pra cansar os inimigos!
    Muito melhor mandar 400 camponeses segurar uma conte com seus soldados atras deles pra eles não fugirem do que mandar 120 soldados!

  8. #7
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    Originalmente enviada por Falcon_br
    campones é bom pro multi e melhor para o single!
    no single vc tem q deixar um grupo deles nas terras sem seus exercitos, pra evitar revolta e aparecimento de exercitos neutros. Com uma pequena compania de camponeses em um território tu ja pode subir o imposto q paga eles e ainda ter lucro sem a moral cair!
    Se tu manda camponeses partir pra cima de soldados treinados com certeza eles vão debandar! tem q usar eles como boi de piranha mesmo e pra cansar os inimigos!
    Muito melhor mandar 400 camponeses segurar uma conte com seus soldados atras deles pra eles não fugirem do que mandar 120 soldados!
    Poh cara, mas ai tu é cruel

    Eu prefiro manter varias unidades de urban militia, que são em unidades de 120 negos, do que camponeses. Se rola uma revolta ou algum império renasce, pelo menos tem uns neguinhos que aguentam alguma coisa.

    E os camponeses são muito caros pra manter. 125 por ano aff.

    Uma das minhas unidades preferidas é o Almohad Urban Militia. O nego funciona como lanceiro e infantaria. Tem um ataque e defesa bons, serve pra tudo.

  9. #8
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    substituam conte por PONTE
    Eu não conheço o medieval war, tudo q eu falei ai eu usava no shogun, talvez no medieval seja diferente, mas eu acho dificil...
    E cuidado com unidades com multiplas funções, no shogun eu jurava q o naginata tb era lanceiro e não era, so o yari (campones e samurai) q eram lanceiros mesmo q seguravam cavalaria!

  10. #9
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    Tipo, o urbam militia não é lanceiro, ele serve pra tudo, tanto pra ataque quanto pra defesa. Mas a moral é que tu pode usar ele pra praticamente tudo, e por isso ele é tão bom. Claro que não se assemelha aos lanceiros, mas ele serve pra defesa tambem, e funciona do mesmo jeito pro ataque.

    Voltando ao assunto do topico, é bom usar as unidades da melhor forma possivel. Por exemplo, claro que o urban militia serve pra tudo, mas é melhor colocar lanceiros pra defender, e caso tu queira atacar, usa então a infantaria.

  11. #10
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    Po galera, valeu pelas dicas. Vcs ajudaram bastante, principalmente o Falcom. Mas falcom, acho q nem td q vc falou da pra usar no Medieval. Eu vo testar pra ver.

  12. #11
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    os botões de cima são os mesmo!
    é o q eu falei, hold posicion aumenta bem a defesa, formação de cunha mata sinistramente mais rápido e etc.

  13. #12
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    Eu acho que tem algumas diferenças entre o Medieval e o Shogun sim. Eu queria jogar o Shogun tb, mas é bem dificil de encontrar ele por ai.

  14. #13
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    Tipo, a formacao em cunha funciona bem mesmo, o Hold position parece que fubciona tb. Mas akele lance de deixar os lanceiros em linha e avancar com a infantaria por entre os lanceiro nao funciona. O exercito que ta atacndo os lanceiros ataca a infantaria tb.
    Po, o shogun eu chequei a jogar algumas vzs. Os 2 eu baixei no kazaa. O medieval tem umas coisas que eu ach muito escrotas, como as cruzadas, mas mesmo assim ele eh melhor.

  15. #14
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    Tipo.

    Pra avançar com a infantaria no meio dos lanceiros, tu tem que deixar os lanceiros em spread, tipo aquela formação onde os caras ficam longe um do outro. Ai a infantaria passa no meio dos caras.

    Não é muito simples de fazer, mas quando funciona valhe a pena.

  16. #15
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    na verdade bota so em spread se eles estiverem levando flechadas ou quando vc for passar a infataria entre eles e se quiser passe a infantaria em formação de cunha, isso não é recomendado se as unidades inimigas tiverem bom ataque pq suas unidades se expoem muito aos ataque inimigos, mas se boa parte dos inimigos estiverem lutando com seus lanceiros vc pode usar cunha sem problema.
    Eu joguei o shogun em portugues e gostei muito, jogava na net direto o competitivo e quando eu ganhei um 2x1 contra 2 membros de clan eu entrei para um dos melhores clans de shogun, o Shadow clan (One in many shadows).
    Nunca vou esquecer a minha proeza, era 2x2 e meu aliado era tão newbie que mandou o general dele na frente (sempre deixo o general nos arqueiros) e com a morte do general dele todas as unidades deles debandaram, eu tinha posicionado meus arquiros em uma floresta no topo de uma montanha e gastei todas as flechas de 3 grupos de arqueiros nas unidades que os 2 deixaram pra tras para atacar com elas depois q minhas unidades estivessem cansadas, depois mandei 1 grupo de no-daichi (infataria leve, bom dano, armadura sucks) matar as unidades fracas dele em formação de cunha, matei 3 grupos feridos pelas flechas (e com a moral zero de ter ficado tomando flechas) e o cara percebeu e matou minha infataria com os monges samurais (infantaria pesada) dele (ate tentei tirar de cunha mas não deu, eles morreram instantaneamente.
    Eles viram q tava 2x1 (assim q o general do meu aliado morreu) e perguntou qual dos 2 eu queria q me matasse, eu falei:
    -Vem os 2 que eu seguro. Isso eu com 3 grupos de arqueiro sem flechas e 3 outros com flechas pela metade, 1 infataria leve, 2 lanceiros e uma cavalaria de lança (anti cavalaria).
    Para minha sorte tava em cima da montanha, peguei uma quina para que so tivessem 1 chance de me flanquear que era por dentro da floresta (q pra minha sorte eles não usaram pq cavalaria não passa bem em floresta e as unidades deles iam ter q dar uma boa volta para entrar na floresta, mas se 1 grupo tivesse entrado tinha complicado)
    Botei os 2 grupos de lanceiro em linhas duplas (para evitar furar ela caso usassem cunha e formação bem fechada para atacar poucos) um do lado do outro e os arqueiros de cima da montanha começaram a tacar flecha, movi eles para o lado dos lanceiros em cima da montanha e quando as unidades inimigas começaram a atacar meus lanceiros mandei o grupo de arqueiros q tavam atras dos lanceiro para o ponto aonde tinha mais chance de furar (lembrando q eu tava em cima de uma montanha) e o outros 2 grupos eu continuei movendo pelo lado dos lanceiros (tavam bem longe) e quando eles tava praticamente atras mandei eles descer em cunha dando carga usando as espadas! flanquei bunito os 6 grupos de infataria pesada que estavam lutando com os meus lanceiros! um grupo de lanceiro foi pro espaço e mandei meus arqueiros ta tavam atras tb avançar e consegui mover minha infataria leve pelo outro lado!
    Os caras viram os 1400 homens deles cercados! tavam todos tomando porrada de no minimo 2 lados! as formaçoes deles todas misturaram e eles moveram os poucos grupos de arqueiro deles para tentar ajudar, ja tinha previsto isso e carga pra cima deles com as cavalaria lanceira! peguei 3 grupos nisso e so sobrou 1, o ultimo flanqueou minha infataria leve e conseguiu matar eles (ja q so tinha eles desse lado). Eles conseguiram uma abertura! tentaram mover as unidades deles e eu tirei meus lanceiros do hold posicion e mandei eles avancar com cunha, coloquei tb a cavalaria em cunha (não se usa cavalaria em cunha nunca pq assim so o q esta na ponta recebe o bonus da carga, eu coloquei pq ja estava eminente o combate e não tinha como dar carga) e mandei pra cima dos soldados do cara, mandei outro grupo de arqueiro dar hold posicion atras deles para evitar q eles fugissem pelo buraco aberto pela formação em cunha da cavalaria.
    Mais uns 10 minutos de luta e eu ganhei usando pricipalmente arqueiros lutando corpo a corpo contra a melhor infataria do jogo! tudo isso pq utilizei bem o terreno, as formações e cerquei os caras em um vale rodeado de montanhas.
    Depois disso recebi o convite quase q simultaneo dos 2 da me juntar ao clan deles, juntei joguei mais uma semana e parei com o shogun:total war.

  17. #16
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    Huhuh boa descrição falcon, não sei se o Shogun tem demo, mas deve ter sido rox e o demo deve ter ficado muito bom.

    Mas foi sacanagem ter entrado no clan dos caras e ter parado 1 semana depois hein

  18. #17
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    Originalmente enviada por Forfeit
    Huhuh boa descrição falcon, não sei se o Shogun tem demo, mas deve ter sido rox e o demo deve ter ficado muito bom.

    Mas foi sacanagem ter entrado no clan dos caras e ter parado 1 semana depois hein
    O lag era injogavel!
    Jogar um jogo q cada lado tem 1000 unidades na net de modem não rola!

  19. #18
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    achei um site com umas paradas interessantes:
    http://www.totalwar.org/Downloads/faq.shtml

    Infelizmente não achei o tanto de armadura/ataque q cada unidade perde em determinada formação/terreno

    Mas me lembro o seguinte:
    Cunha: +3/-3 ataque/armadura
    Hold Posicion: +0/+1 ataque/armadura (mas algumas unidades suas deixam de atacar o q compensa a armadura, mas suas unidades tem q estar com moral baixissima para fugir, praticamente com zero)
    Carga: +6/+0 no primeiro ataque apenas
    Lanceiros: +7/+2 contra carga de cavalarias, +2/+0 contra cavalaria apos a carga.
    Arqueiros : +1 de ataque para cada nivel de altura (acho q o máximos é +3)

    Q q negocio é esse de heroi q tem no medieval?

  20. #19
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    achei um site com umas paradas interessantes:
    http://www.totalwar.org/Downloads/faq.shtml

    Infelizmente não achei o tanto de armadura/ataque q cada unidade perde em determinada formação/terreno

    Mas me lembro o seguinte:
    Cunha: +3/-3 ataque/armadura
    Hold Posicion: +0/+1 ataque/armadura (mas algumas unidades suas deixam de atacar o q compensa a armadura, mas suas unidades tem q estar com moral baixissima para fugir, praticamente com zero)
    Carga: +6/+0 no primeiro ataque apenas
    Lanceiros: +7/+2 contra carga de cavalarias, +2/+0 contra cavalaria apos a carga.
    Arqueiros : +1 de ataque para cada nivel de altura (acho q o máximos é +3)

    Q q negocio é esse de heroi q tem no medieval?

  21. #20
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    achei outro site com a descrição de cada unidade (não sabia q eram tantas):
    http://medieval_tw.tripod.com/index.html
    tb tem uns replays interessantes, pena q não tenha o jogo mas os comentários são legais.

    E sobre a carga q eu falei a de cima é so de cavalaria, carga com unidades normais é +2/-1 ou algo assim.

  22. #21
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    Originalmente enviada por Falcon_br

    Q q negocio é esse de heroi q tem no medieval?
    Valeu pelas infos.

    E tipo, cada general tem uma certa quantidade de atributos que podem mudar com o tempo.

    Por exemplo, se tem um general que ta ganhando varios ranks, e ataca quase sempre e ganha, ele ganha um bonus sempre que as unidades dele estiverem atacando. Se o cara mata sempre os inimigos capturados, ele fica com uma ma reputação, e o inimigo ganha moral porque ele não quer ser morto.

    Se o heroi, o general, por exemplo, manda as unidades dele pra morte, tipo os peasants na frente feito bucha de canhão, então ele fica com uma péssima fama e as unidades dele tem menos moral.

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