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    Manual do jogo, Copyright Falcon_br

    Como prometido vou fazer o tópico necessário a todas as pessoas q vão ou estão jogando o jogo.

    Comandos do jogo:
    pessoa/veiculo/max
    W - Frente/acelera.
    S - Tras/desacelera.
    A - Strafe para a esquerda/vira pra esquerda.
    D - Strafe para a direita/vira para a direita.
    Q - Fica correndo pra frente ate vc apertar outra tecla/aceleração máxima nos veiculos/liga modo corrida em max.
    Espaço - Pula/afterburner/modo especial da max.
    G - entra e sai dos veiculos/aciona terminais e etc.
    Alt+G - ejeta de veiculos aereos
    Alt+R - alinha o seu veiculo com o horizonte
    O - Tras as informações sobre o seu soldado.
    P - Abre a janela sobre a sua squad/friends.
    Shift + O - Tras as informações sobre a sua oufit.
    Mouse1 - atira.
    Mouse2 - troca o modo de tiro da arma.
    X - troca o tipo da munição q vc esta usando.
    Control - abaixa e levanta quando vc soltar a tecla.
    E - sobe.
    C - abaixa/desce.
    T - terceira pessoa.
    H - abre o help do jogo.

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  3. #2
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    Agora q tu sabe os comandos entre no VR training q existe dentro de cada santuário de cada facção, lá vc poderá testar todas as armas, equipamentos e veiculos da sua facção.
    Fique um tempo praticando ate pegar as manhas, teste cada arma e veja qual grupo te agradou mais e faça isso com os veiculos tb.
    O mais importante do treino é q vc ganha experiencia (e um texto esplicativo) cada vez q equipa uma arma nova ou um veiculo novo.
    Se tu não estiver com vontade de fazer o treino, a maneira mais rápida de ganhar toda a experiencia possível é pegando a reincorfed armor, e equipar todas as armas e equipamentos do jogo, tem q sacar ela e ver o texto esplicativo, não adianta a te-la somente no inventório. Depois equipe os 3 tipos de max e por ultimo vá ao treino de veiculos, pegue 1 a um, estacione e entre/saia de cada posição possivel dele. E pela ultima vez, neste jogo o cara NÃO se teleporta entre posições dos veiculos como no battlefield, tu tem q andar de uma posição a outra! antigamente quando tu comprava o veiculo ele ficava parado e vc tinha q entrar nele, mas devido a vários newbies lerdos foi inventado esse esquema de teleportar logo o cara pra dentro do veiculo e liberar para o próximo.

  4. #3
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    As certificações:
    [Nome (pontos de certificação)]
    [Arma (império restrito)]
    Armas:

    Standart (0): Ja começa com e não tem como tirar, te da acesso ao AMP, ao Suppressor e à uma pistola especifica do seu império.
    AMP: pistola metralhadora totalmente automática, baixo dano, o recuo eh gigantesco, e vc so acerta os 3 primeiros tiros, pra acertar mais q isso vc tem q estar colado ao oponente, pra conseguir isso tu tem q estar invisivel, por isso torna-se a preferida de infiltradores. 20 tiros de 9mm anti-pessoal ou armor piercing.
    Suppressor: submetralhadora, baixo dano, causa menos danos q os demais rifles, porém tem menos recuo, mais silenciosa e menos redutor enquando vc esta se movendo, sempre se mova enquanto estiver atirando com ela. So é recomendada para perto. 30 tiros de 9mm anti-pessoal ou armor piercing.
    Agora vem as pistolas esclusivas de cada império, o q tem de igual nelas é q todas usam a munição mais comum do seu império, logo tornan-se a arma secundária mais comum do jogo.
    Beamer (VS): Pistola no VS, sem recuo, dano normal, modo primário é anti-pessoal, o secondário anti-veiculo (nem tente ). 16 tiros, Munição energia.
    Repeater (TR): Dano descente, boa precisão, baixa cadencia q resulta em baixo recuo, boa para combates a média distancia e para acabar o serviço a curta distancia. 10 tiros de 9 mm anti-pessoal ou armor piercing.
    Scatter-Pistol (NC): Pistola escopeta!!! Dano grande de perto, meio inutil em outro alcances, cadencia baixa, recuo baixo. 6 tiros de escopeta anti-pessoal ou armor piercing.

    Medium Assault (2): Te da acesso a armas de assaulto padrão do seu império. Um rifle diferente pra cada império mais o Sweeper e o Punisher. É pre-requisito para todas as outras certificações em armas, por isso quase todos a tem.
    Sweeper: Uma escopeta boa para combate de perto, dano bom, cadencia pequena q resulta em pouco recuo. Fora de curta distancia a sua eficácia cai, mas é utilizavel. Perfeita para se utilizada dentro de bases. 8 Tiros de escopeta anti-pessoal ou armor piercing.
    Punisher: se comparado aos demais rifles ele é pior, é menos preciso, causa menos dano e tem mais recuo. O q o torna bom e muito usado é q ele possui um lança granadas, cada tipo de granada tem a sua utilidade, o rocket é anti-veiculo, o frag é anti-pessoal, o jammer é anti-minas/turrets e se tu tiver a mira da pra desligar um avião no ar! (so matei 1 assim ate hoje), o plasma é anti-veiculos, mas tb é muito utilizado como anti-pessoal por deixar os alvos dela desprotegido e sem armadura e o frag é anti pessoal e tira boa parte do life dos inimigos. Se vc começar o combate acertando uma granada no oponente, mesmo q ele esteja com uma arma superior, a sua chance de ganhar é maior. Squads q 4 ou mais pessoas levanado o punisher com rocket dão cabo de qualquer veiculo tirando os tanques e o sunderer. 30 tiros de 9 mm anti-pessoal ou armor piercing mais uma granada q pode ser rocket, jammer, plasma ou frag.
    Pulsar (VS): Pouco decuo, dano descente, cadencia normal, o modo primário é anti-pessoal, secundário é anti-veiculo. Zoom 4x. 40 tiros de energia.
    Cycler (TR): Segunda arma de maior cadencia do jogo, so perdendo para a minigun, dano um pouco mais baixo q os demais rifles mas é compensando pela sua cadencia, infelizmente o recuo causado pela sua cadencia é grande, em médias e longa distancia vc tem q controlar as suas rajadas, de perto ganha dos demais rifles, de longe perde. Zoom 4x. 50 tiros de 9 mm anti-pessoal ou armor piercing.
    Gauss Rifle (NC): Completamente sem noção, dano maior q dos demais rifles, recuo menor e mais preciso!!! Disparadamente o melhor rifle para longa/média distancia. Zoom 4x. 30 tiros de 9 mm anti-pessoal ou armor piercing.

  5. #4
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    Heavy Assault (4): Te da acesso as armas de assaulto pesado do seu império, todas são superiores as armas de medium assault.
    Lasher (VS): A melhor arma do jogo, causa dano bom em qualquer alvo! infataria, tanques, MAX, tudo! As "esferas de energia" atravessam o alvo e pode pegar em multiplos alvos! quanto mais perto vc estiver da esfera maior o dano q ela te causa, mas mesmo a esfera não te acertando tu recebe dano dependendo do tão perto q ela passou de vc. Não adianta se esconder atras de arvores ou pedras q quem estiver de lasher vai continuar atirando e causando dano! so faça isso se tu tiver q recarregar, dae tu toma menos dano. Da pra ver as esferas vindo, tente desviar delas. Perfeita para limpar corredores! 20 Balas de energia.
    Mini-Chaingun (TR): Os gringos a chamam de MCG, mas eu e vários outros a chamam carinhosamente de minigun. É a arma de maior cadencia do jogo, baixo recuo, mesmo dano dos demais rifle, boa para média e curta distancia. Boa contra veiculos, principalmente os leves como mosquitos, harasser e etc e boa contra infataria. A munição dos inimigos terminam antes da sua e da pra tirar proveito disso, infelizmente come muita munição. 100 tiros de 9mm anti-pessoal ou armor piercing.
    Jackhammer (NC): Escopeta automática, tem 2 modos de tiro, o primeiro ela atira tão rápido como uma pistola, o segundo ela da 3 tiros de uma vez! causando morte automática de qualquer um q esteja perto! Impossivel de se ganhar de 1 pessoa com jackhammer dentro de espaço confinados como um base, tem q andar em grupos para matar rapidamente os soldados de jackhammer. Ultimamente o pessoal de lasher não tem tido medo de jackhammer, mas eles estão errado, jackhammer continua ganhando facil de perto para lasher. So é util para curta distancia, o q limita em muito a arma. Mata MAX facil de perto. Chamada de noobhammer por qualquer um q não esteja jogando pelo NC . 16 tiros de escopeta anti-pessoal ou armor piercing.

    Anti-Vehicular (3): te da acesso as armas próprias para destruição de qualquer alvo menos infataria. Todas as armas causam o mesmo dano por pente (logo quanto maior o pente menor o dano).
    Lancer (VS): Mais facil de acertar q os demais anti-veicular do jogo, é como se fosse uma rail gun, mas o tiro so sai uns 2 segundos depois q vc aperta para atirar, é bom pq o tiro sai em altissima velocidade e se vc estiver seguindo o alvo com a mira é certeza q vai acertar, pra compensar o dano é pequeno, o q faz o alvo a fazer manobras evasivas o q dificulta muito acertar os proximos tiros. Da pra matar sniper com essa arma por ela ser muito precisa e pq os snipers ficam parados. Soldados parados atirando tb saum otimos alvos para esta arma. 6 tiros de uma munição única para ele.
    Striker (TR): Tem 2 modos de tiro, o primeiro faz os misseis seguir o alvo e ir em grande velocidade enquanto a sua mira estiver em cima do alvo, se o alvo sair da sua linha de visão enquanto os misseis estão indo vc perde todos os misseis, felizmente se vc consegui mirar nele ou em outro alvo os misseis continuam seguindo ele ou o novo alvo. O segundo modo atira mais rapidamente, podem os misseis não saem teleguiado e para alvos de longa distancia tu pode atirar mos misseis rapidamente no modo secundario e voltar ao modo primário antes deles errarem, fazendo assim eles acertarem o alvo mais rapidamente e praticamente juntos, para acertar torres tb é recomentado utilizar o modo secundário, pq quando tu trava na torre é mais comum acertar o muro q a torre. 3 tiros de missel.
    Phoenix (NC): Tem a capacidade somente para 1 missel, porém causa o mesmo dano q todo o pente dos demais A-V. No modo primário vc "pilota" o missel ate o alvo, fazendo assim a chance de errar é pequena, a não ser q o alvo esteja se movendo rapidamente, no modo secundário atira o missel em linha reta. bom dela é q o missel sai instantaneamente, não tendo q gastar tempo pra travar e etc, pra custa distancia ela é otima, praticamente matando um MAX com um tiro! mas é pior q os demais para acertar alvos em movimento, caso vc erre o alvo vc tem a opção de detonar o missel para q a explosão afete o alvo, pra detonar em voo aperte tiro novamente. 1 tiro de um missel pesado.

  6. #5
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    Sniping (3): te da acesso ao bolt driver.
    O bolt driver tem um dano alto, mas requer 2 tiros para matar infatarias de reinforced e agile armor, 1 tiro para matar infitradores e de standart exosuit. Snipers em dupla fazem um otimo serviço contra infatarias.
    Não tem muita utilidade contra MAX e veiculos, a não ser q eles estejam com pouco life, torres com pouco life tb são passiveis de alvos. Splitfire turrets requerem 2 tiros para serem destruidos e podem ser destruidos de uma distancia segura. 1 tiro apenas de munição de sniper.
    Posicionamente é tudo para um sniper, se o inimigo não sabe daonde esta tomando tiro a moral dele cai e alguns param de atacar, mosquitos e reavers são seus inimigos naturais, quando ver algum reze pra pegar cobertura antes q ele te veja e provavelmente eles está atras de vc se vc for um bom sniper.

    Special Assault (3): te da acesso à 3 armas esplosivas, iguais para todas as facções. É O certificação q te da mais grief . Muitos falam q ela não supera Heavy assault+A-V mas essas custam 7 certificações, quando special custa somente 3. Reinforced armor é meio q obrigatório para esta certificação, ja q vc sempre tem q usar uma arma deste grupo e outra de outro grupo como medium assault ou usar 2 armas deste grupo (decimator e thumper por exemplo)
    Decimator é um lança misseis descartaveis, levar um ou dois deles na mochila alem de um equipado é comum, o dano dele é bom e se comparado aos anti-veicular cada missel dele causa 75% do dano de um pente inteiro de um AV, logo o pente dele causa 225% do dano de um pente inteiro de qualquer AV. Infelizmente o missel vai em linha reta e não segue nenhum alvo, deixando ele util apenas contra alvos estacionário ou muito proximos, reavers e mosquitos q os donos ficam paradas atirando são alvos perfeitos, veiculos em pontes tb saum bom alvos. Para dos demais alvos vc tem q esperar eles pararem de se mover para atirar. O modo secundário é o modo espião, caso vc queira ver dentro de uma base atire ele por cima dela no modo 2 q vc tera uma visão do seu missel vendo assim a base e inimigos distantes. 3 Misseis não recarregaveis por arma.
    Rocklet Gun: esta arma so utiliza rockets, bom contra veiculos leves e no modo secundário ele atira todos os tiros q tem no pente de uma vez! Isos mata qualquer coisa de perto, infataria, MAX, veiculos leves e etc. Uma boa tatica q vi nele é ficar na CC de olho para a porta, quando ela abre tu olha, se não for ninguem ou for infataria tu manda os 6 rockets no chão q matam o alvo, se for um max manda os 6 nele q ele morre. 6 tiros de rocket.
    Thumper: lança granadas de 1001 utilidades, contra infataria use frag, 3 frags matam qualquer soldado. Contra veiculos ou caso vc esteja em um grupo q eles tenham escopetas e rifles, atire com plasma, as infantarias inimigas ficam sem armadura e morrem sinistramente rápido para munições anti-pessoal, contra veiculo é efetivo mas leva um tempo para causar q o plasma queime para causar todo o dano. Sempre leve uma munição de jammer, tu nunca sabe quando vai precisar dela, tu pode achar um campo minado ou outra coisa assim no seu caminho e ai o jammer vai compensar o trabalho de te-lo carregado. Em torres/ escadarias daonde vc sabe q tem inimigo subindo (com audio amplifier ou pq é obvio em uma torre) o modo secundário é muito util, as granadas detonam apos 3 segundos e vc pode kickar elas nas paredes fazendo elas rolarem escada abaixo.

  7. #6
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    Boa cara !!

    valew ae !!!

  8. #7
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    Armas comuns e livre a todos:
    Todos império tem a sua faca, não importa como vc esteja, tu sempre terá a sua faca consigo. 5 saca a faca, o mouse 2 faz todas as facas causarem o dobro do dano, as faca do TR e do NC fazem um barulho q avisam todos ao redor q tem alguem de faca, a faca do VS apenas fica brilhando e se vc não estiver olhando para o alvo ele pode passar a faca em vc sem problemas pelas costas.
    Granadas: Todas as granadas são uteis para acertar alvos atras de coberturas e no modo secundário delas vc pode kicka-las nas parede, elas esplodem 3 segundos depois no modo secundário.
    Fragmentação é anti-pessoal, precisa q 2 acertem o alvo em cheio para matar ou q 3 esplodam perto.
    Plasma é anti-veiculo e leva uns 3 segundos para causar todo o dano possível por ela, ela tb é util para enfraquecer inimigos tirando a armadura deles e deixando-os desprotegidos.
    Jammer: é sempre bom carregar uma com vc se vc estiver levando granadas, util para desabilitar turrets e detonar minas.

    Armaduras:
    Quando mais proteção a armadura te da mais devegar vc se move, a ordem esta da q da menos proteção e mais rápida a mais lerda com maior proteção.
    Infiltration Suit (2): Não te da proteção nenhuma, mas te da a capacidade de ficar invisivel! vc pode levar apenar 1 pistola e tem uma mochila de apenas 6x6.
    Standard ExoSuit (0): Tu da respawn com esta armadura e so deve ficar com ela ate achar um terminal e poder pegar a agile ou outra. Tem 1 pistola, 1 rifle e tem uma mochila de 6x9.
    Agile Exosuit (0): É utilizadas por todos q não gastaram ponto em reinforced e com ela vc pode pilotar qualquer veiculo. Leva 2 pistolas, 1 rifle e tem uma mochila de 9x9.
    Reinforce Exosuit (3): Tem um ótima proteção, mochila grande e da pra levar 2 armas grandes! É necessário a todos q tem certificação em mais de 1 arma ou special assault. Leva 2 pistolas, 2 rifles e tem uma mochila de 12x9. Os veiculos q tu pode dirigir com ela são: Harasser, Assault Basilisk, Wraith, Skyguard, Marauder (TR), Enforcer (NC), Thresher (VS). Tu pode ser gunner de todos os veiculos, tirando o liberator.

  9. #8
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    Aff, levei 3 horas pra fazer tudo isso e nem cheguei na metade!
    amanha faço o resto.

  10. #9
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    da pra ver q eu edito quase tudo para tirar errors de ordem, e tecnicos.
    Erros de portugues q se foda!

  11. #10
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    Boa Falcon.

    Estou terminando de baixar aqui - faltam 370Mb -, mas não tenho tempo algum para me dedicar a procura e leitura..o tempo que vou ter vai ser pra tentar divertir hehehe

    Preciso saber como funciona o negocio de cd-keys e cadastro etc.

    se tiver essa resposta em algum outro topico, plz indique-me o link ;P


    vlw desde já

  12. #11
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    Eu to curioso pra saber sobre as MAXs! =-) hehehe
    eu to usando uma direto e gostaria de saber as diferencas entre elas e tals =-)

    Tambem eh importante resaltar o jogo todo em si (seus objetivos e como faze-los) como por exemplo: Dominar uma base e tambem o que fazer para nao deixar uma base ser dominada, entre outras coisas

    vlw pela iniciativa falcon, com certeza tudo isso que vc ta falando vai ajuda mta gente no planetside, so o que vc escreveu ja eh de grande ajuda


    PARABEMS

  13. #12
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    O proximo assunto eh max e vou tentar terminar ate veiculos hoje depois q os brasileiros forém dormir.
    Dae vem comando in-game.
    Depois eu explico os objetivos e o esquema da experiencia.
    Sobre o assunto das keys e etc vou criar um novo tópico somente sobre isso.
    Da uma acessada no forúm de C&C: generals e da uma olhada em quem tem 3 tópicos em destaques . Estou acostumado a escrever obras primas neste forúm .

  14. #13
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    Armaduras MAX:
    Cada facção tem funções especiais para os seus MAXs (ativados com espaço) e lembrando q todos podem ter o seu modo corrida ativado com "Q" o q desabilita as armas do max por um determinado tempo mas te faz correr a uma incrivel velocidade.
    Habilidade especiais:
    VS: Jatos de salto, quando acionados eles te dão uma boa impulsão para cima, podendo pular ate no topo de torres de observação! Uma dica é apertar espaço novamente quando estiver perto de tocar no chão para evitar tomar o dano da queda e carregar alguns medkits para se curar de algumas aterrizagens mal sucedidas.
    TR: "Ancoras", quando acionadas limita o seu campo de rotação para 180º, mas dobra a cadencia de sua arma. É de uso obrigatório para que os MAX do TR matem sinistramente mais rápidos.
    NC: Escudos, quando acionados vc não pode atirar, todo o dano q vc recebe é reduzido pelo escudo (que perde energia toda vez q recebe um ataque), normalmente utilizado durante o movimento em areas hostis (dentro de bases inimigas) para evitar de ser surpreendido, durante os reloads e quando se esta fugindo. Ja vi casos tb de MAX q entraram correndo dentro de bases inimigas com o escudo ligado, como são rápidos tomam poucos tiros q são em grande parte absorvidos pelos escudos, mas não aconselho essa tatica kamikase.
    MAX anti-aereos (2): Criadas para serem utilizadas contra veiculos aereos, mas tb são uteis contra infatarias.
    Starfire (VS): Atira "bolas" de plasma que seguem aviões inimigos enquanto vc estiver com a mira no alvo, so funciona em naves e o sistema de trava no alvo é o mesmo do striker (TR). As bolas de plasma explodem ao atingir o alvo e causa dano por mais 3 segundos no alvo. Se no momento do impacto não estiver com nenhum alvo na mira as bolas não esplodem, causando um dano bem menor e sem causar dano ao longo do tempo. 20 esperas.
    Sparrow (NC): Atira um missel que segue a nave inimiga ate atabar o combustivel o avião na mira, o max so precisa estar com o avião na mira, depois pode ser morto, atirar em outros aviões sem problema q o missel vai continuar seguindo a alvo designado a ele no momento do disparo. Os misseis são precisos e rápidos, facilitando o acerto a londa distancia. 12 misseis.
    Buster (TR): Atira balas "flak" que esplodem no impacto ou em uma determinado tempo programado no momento do disparo. A armadura indica onde vc deve atirar para q seus tiros acertem uma nave em movimento, so vc ir mirando na direção do movimento da nave q quando a mira "acender" pode atirar q o acerto é garantido se o alvo não mudar de direção. O dano da esplosão cai muito pouco com a distancia do lugar de impacto/explosão logo é melhor atirar nos pés de infatarias inimigas do q nelas. 25 flaks
    MAX anti-veiculos (3): Progetadas para serem utilizadas contra veiculos e MAX inimigos, na prática são utilizadas contra TODOS os tipos de inimigos.
    Comet (VS): Atira esferas de energia que detonam no impacto, elas não seguem e causam dano ao longo do tempo.
    Dual Cycler (TR): 2 miniguns anti-veiculos, alta cadencia e alto dano, teve o seu dano diminuido contra infataria pq no beta se concluiu q se todos do TR tirassem todas as certificações e so colocassem esta o TR ganhava a guerra facil, Pra vcs terem ideia so fiquei sabendo q este max não é anti-pessoal depois do beta! 100 tiros.
    Falcon (NC): O max com o nome mais bonito do jogo . Atira um missel de alta velocidade e dano, não teleguiado. A area que pega o dano tb é grande.
    MAX anti-pessoal (3): Criados para aniquilar infatarias inimigas, na pratica são usadas para isso mesmo .
    Quasar (VS): Rifle de energia de alta cadência e velocidade, dano não tão grande como os demais MAXs mas no modo secundário a arma consome o dobro de munição (2 pontos para cada tiro) e vira armor-piercing, capaz de danificar veiculos e MAXs. 40 tiros de energia.
    Pounder (TR): Atira granadas de fragmentação mais poderosas q as normais e com uma area maior, otimo contra grupos de infataria, tb é bom que em escadarias e torres, no modo secundário as granadas levam 3 segundos para detonar, podem assim kicka-las em paredes e faze-las rolar escada abaixo. 30 granadas.
    Scattercannon (NC): Possui 3 canos de diferentes comprimentos, possui 3 modos de tiro e cada um deles atira por um cano diferente. O primeiro e mais curto cano é para curtas distancias, o segundo e intermediario eh para distancias intermediarias e o mais longe é obviamente para alvos distantes. O cano mais curto causa o dobro do dano do médio q causa o dobro do dano do longo, soh q com o curto vc so acerta alvos BEM pertos, por isso é comum ver um max desses andando na sua direção de escudo ligado, encosta em vc e da um tiro do cano mais curto e te mata.

    Essa parte de MAX me tomou muito tempo, hoje a tarde faço equipamentos a amanha faço veiculos.
    Experiencia eu explico em outro tópico.

  15. #14
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    Ainda to baixando (de novo, após perder o down em 65%), as certificacoes se tiram como? Só pra saber antes de jogar, heeh

  16. #15
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    Originalmente enviada por eXhorter
    Ainda to baixando (de novo, após perder o down em 65%), as certificacoes se tiram como? Só pra saber antes de jogar, heeh
    no lugar q vc bota as certificações tem duas listas, a da esquerda é as q vc não tem e as da direita são as q vc tem.
    pra tirar eh so clicar em uma da direita e mandar remover, vc recebe os pontos dela de volta instantaneamente e pode comprar outra coisa se quiser.
    Mas de começa uma contagem regressiva de 24 horas para vc pode retirar outra.

  17. #16
    Membro Avatar de Clay Marzo
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    com Reinforced ExoSuit nao rola pilotar Reaver?

  18. #17
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    Originalmente enviada por System
    com Reinforced ExoSuit nao rola pilotar Reaver?
    nao

  19. #18
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    merece up

  20. #19
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    pois eh com reinf armos vc nao pilota nenhuma aeronave

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