+ Responder Tópico
Página 1 de 2 1 2 Última
  1. #1
    Membro
    Info
    Registro
    Aug 2002
    Mensagens
    2.068
    Verdinhas
    8

    O horror antes de Auchwitz

    "O horror antes de Auchwitz

    Como os soldados de Hitler mataram milhares de judeus quando os campos de extermínio ainda não funcionavam

    Os campos de concentração nazistas, escreveu a filósofa alemã Hannah Arendt, foram "mundos dementes, mas que funcionavam". Dementes, porque devotados à mais completa degradação de seus prisioneiros, seguida por seu extermínio. Funcionais, porque operavam sob uma lógica industrial rigorosa: com suas câmaras de gás e fornos de cremação, eles produziam cadáveres em massa. Antes que as câmaras de gás fizessem suas primeiras vítimas, no começo de 1942, judeus já vinham sendo eliminados pelos nazistas de maneira sistemática, em regiões do Leste Europeu. Os assassinatos eram feitos a bala, e ficavam a cargo dos Einsatzgruppen – esquadrões especialmente destacados para essa tarefa. Um dos capítulos menos estudados da história do holocausto, o trabalho desses esquadrões é tema de um livro notável (e chocante) lançado agora nos Estados Unidos. Ele se chama Masters of Death (Mestres da Morte) e foi escrito pelo premiado historiador Richard Rhodes.

    Sob as ordens de Heinrich Himmler, um dos mais fiéis seguidores de Hitler e poderoso comandante das SS, as forças nazistas de elite, os Einsatzgruppen entraram em atividade em junho de 1941. Seguindo a vanguarda do Exército, que invadira a Polônia, eles inicialmente tinham o papel de inviabilizar movimentos de resistência, eliminando políticos, clérigos, intelectuais e outros líderes locais. Um mês depois, contudo, suas incumbências se ampliaram e, segundo Rhodes, os Einsatzgruppen se tornaram os primeiros agentes do plano de Hitler de exterminar os judeus. "A decisão de matar os judeus do Leste, tomada no verão de 1941, responde à pergunta que confundiu os estudiosos do holocausto por anos: quando Hitler ordenou a Solução Final?", afirma o historiador.

    Em dezoito meses de atividade, estima-se que os esquadrões de Himmler tenham eliminado cerca de 1 milhão de judeus na Polônia, na Rússia, na Estônia, na Ucrânia, na Lituânia, na Letônia e na Bielo-Rússia. "Quase toda vila nessas regiões tem um sítio de extermínio em suas proximidades", diz Rhodes. Para que matanças em tão grande escala pudessem ser realizadas, os nazistas reuniam grupos de judeus nas cidades e os conduziam para locais ermos, onde eles eram fuzilados em barrancos, charcos ou fossos cavados especialmente para receber os corpos. Como a queda desordenada das vítimas fazia com que as sepulturas coletivas se enchessem rapidamente, um dos mais altos oficiais dos Einsatzgruppen, Friedrich Jeckeln, desenvolveu o método das "latas de sardinhas". Um certo número de prisioneiros era trazido em fila e obrigado a se deitar de bruços no chão. Ele recebiam, então, tiros na nuca. O grupo seguinte deitava-se sobre os cadáveres, e assim sucessivamente, até que se erguessem pilhas altas – e regulares – de mortos. Numa das mais atrozes execuções desse tipo, 13.000 judeus sucumbiram num único dia. Eles caminharam 6 milhas até o local do extermínio. Lá, tiveram seus bens confiscados, suas roupas arrancadas e foram conduzidos, cinqüenta por vez, para três "latas de sardinhas". Apenas doze nazistas manejaram armas. "Quando a cartucheira de um dos assassinos se esvaziava, outro o substituía enquanto ele descansava", conta Rhodes. Como a primeira coluna de vítimas chegou às 9 da manhã e a matança continuou até as 5 da tarde, estima-se que nove pessoas foram mortas por minuto, em cada fosso. Em outras localidades, soldados nazistas fizeram experiências não apenas para dispor os cadáveres de maneira ordenada, mas também para dissolvê-los com o uso de produtos químicos, espalhados sobre as sepulturas quando muitas das vítimas ainda agonizavam.

    Embora métodos como o desenvolvido por Jeckeln fossem eficientes, eles não eliminavam um problema sério para as forças nazistas: o stress psicológico dos que matavam velhos, mulheres e crianças. Sabe-se que existiram, entre os soldados e oficiais nazistas, homens que cumpriam essa tarefa com boa dose de prazer. Um testemunho transcrito por Rhodes fala de um soldado alemão que percorreu as ruas de Minsk, na Bielo-Rússia, cantarolando enquanto trazia uma criança empalada em sua baioneta. Um jovem oficial, Max Täubner, desenvolveu um comportamento tão selvagem nas execuções que acabou punido por seus superiores. Certa vez, Täubner prendeu dezenas de judeus em um porão, sem água nem comida. Quando já estavam enfraquecidos, o nazista os matou a pauladas. Em contrapartida, havia aqueles para quem o extermínio era um trabalho penoso. Isso, é claro, não serve como atenuante para as atrocidades cometidas. Como diz Rhodes, esses conflitos mentais são evidência de culpa: "Os homens dos Einsatzgruppen tinham plena consciência de que seus atos eram criminosos, ainda que a maior autoridade do Estado alemão os tivesse ordenado".

    Não foram poucos os nazistas que sofreram colapsos nervosos depois de participar de massacres. Para atenuar essas dores, muita coisa foi tentada. Os soldados eram estimulados a se reunir e celebrar depois de uma execução. "De dia atiramos, à noite festejamos", tornou-se o mote de muitos deles. Rhodes relata uma ocasião em que um grupo de atiradores foi premiado com uma inesperada porção de morangos com creme depois de um dia de fuzilamentos. Uma das teses centrais de Mestres da Morte é que a perturbação vivida por nazistas durante essas execuções incentivou o surgimento de métodos mais impessoais de extermínio.

    O próprio Himmler sentiu na carne o mal-estar que uma sessão de fuzilamentos podia causar. Em 15 de agosto de 1941, uma delas foi organizada para que ele assistisse. O chefe das SS não suportou a violência, dando claros sinais de náusea. Os biógrafos de Himmler são unânimes em identificar a covardia como uma de suas características marcantes, bem como um apego hipócrita aos chamados "sentimentos elevados". Depois de gemer e suar enquanto algumas centenas de judeus eram mortos à sua frente, ele não escondeu seu abatimento quando um dos oficiais que o acompanhavam desabafou: "Que tipo de seguidores estamos criando?". As mortes, contudo, não pararam. Pelo contrário. No início do outono, novas técnicas de execução em massa começaram a ser testadas: a dinamite e a asfixia por monóxido de carbono. Em setembro, um método utilizado anteriormente em pequena escala foi revivido e aperfeiçoado: caminhões passaram a servir como câmaras de gás ambulantes. No começo de 1942, as fornalhas dos campos de extermínio passaram a funcionar a pleno vapor. Essa foi a resposta de Himmler à pergunta de seu oficial."

    Saiu na Veja, achei interessante e estou postando aki pra vcs.



    abraço

    Daniel - c. mudo

    (P.S.: Legal, inauguro tb minha participação nesse fórum!)

  2. # Publicidade
    Publicidade

  3. #2
    Membro
    Info
    Registro
    Jul 2002
    Mensagens
    87
    Verdinhas
    0

    TIPO KRA.........

    NAUM TENHU PACIENCIA P/ LER ISSU TUDO.......
    NAUM CONSIGO ME CONCENTRA TANTOO ASSIM......


    MS VALEU PELA SUA CONTRIBUIÇAO AE NO FORUM.......





    []'S

  4. #3
    Membro Avatar de CarmaGeddoN
    Info
    Registro
    Jul 2001
    Mensagens
    3.941
    Verdinhas
    12

    Eu li isso na veja semana retrasada, eh mt interessante

    Quem tiver saco leia td, chega dar nervoso numas partes

  5. #4
    Membro
    Info
    Registro
    May 2002
    Mensagens
    448
    Verdinhas
    0

    Sobre a matéria

    Realmente criado mudo a matéria que você colocou aqui foi muito interessante mesmo.É até estranho gostar de um jogo que conta a estória de um dos episódios mais repulsivos da humanidade...claro que o jogo não passa de uma brincadeira mas ainda assim leva a mensagem da guerra....morte e carnificina....eu realmente me interesso sobre esses assuntos e acho até que os crimes cometidos por tropas alemães deveriam ser pagos...o pior é que as famílias de alguns oficiais alemães da época se vangloriam com isso(meu irmão morou por 10 anos na europa e conheceu vários alemães que descendiam dos oficiais alemães) e ouviu deles próprios que o que seus antepassados fizeram foi libertar(ou tentar) a alemanha da desgraça dos "outros povos"!!!Claro que os indivíduos que falavam isso eram totalmente hipócritas pois falavam isso e comiam no McDonald's,usavam roupas americanas,acendiam CAMELS com ZIPPO etc.......


    SrgLeaguiar

  6. #5
    Membro
    Info
    Registro
    Jun 2002
    Mensagens
    159
    Verdinhas
    0

    Parabéns Criado Mudo

    Medal também é cultura,
    a informação é a maior arma para que coisas como estas q aconteceram não venha a se repetir

    vlw

  7. #6
    Membro
    Autor do tópico
    Info
    Registro
    Aug 2002
    Mensagens
    2.068
    Verdinhas
    8

    eh sobre moh:aa isso? ahuahauhahauahuhua
    Se vc ler o artigo terá de condições de saber se é ou não...



    Postei isso mais pro pessoal ter uma noção de como guerra é um negócio ruim. Grandes atrocidades são cometidas e o que impera mesmo é o total desrespeito à dignidade humana.

    Não que só os alemães fossem malvados e os ingleses, americanos, franceses, fossem bonzinhos. Em guerras, sofrem abusos e perversidades ambos os lados! Aliás, quem paga o pato mesmo são os civis, que são executados, torturados, estuprados etc...

    Bom, por que estou falando tudo isso? Sei lá. heheheh

    Na verdade eu sei sim. Ontem, meu primeiro dia no fórum, li um tópico e fiquei atônito. Eram pessoas se vangloriando de ter um PC "x" e outros se exibindo por poder andar em um carro de luxo "y".

    O que é isso pessoal?

    Sinceramente pensava que o pessoal que jogava MOHAA tivesse mais humildade no coração. Não posso dizer que não fiquei um pouco (na verdade bastante) decepcionado com isso. É muito ruim ver que pessoas dão tanto valor à dinheiro. Isso me lembra um pouco a guerra: valoriza-se muito algumas coisas (ideais, uma maniqueísmo infantil, valores de superioridade etc) em detrimento de outros (condição da pessoa humana).

    Bom, nem sei se já tenho liberdade pra falar tudo isso que eu disse (afinal jogo Medal a pouco tempo e mal conheço o pessoal), mas espero que entendam pois como eu disse esperava mais de algumas pessoas...



    abraço

    Daniel - c. mudo

  8. #7
    PNT
    PNT está offline
    Membro
    Info
    Registro
    Jun 2002
    Mensagens
    921
    Verdinhas
    0

    Kra muito loco essa reportagem, curti muito, o livro ja esta no BRASIL???

    Sabe tenho um amigo meu que tem uma amiga que mora na alemanha e ela tem um namorado alemão que gosta de jogar MOH, ela veio para o brasil e falou que la o MOH as skins nao são pessoas e sim robos, eh foda !! ai ela levou um piratex do MOH daqui pro kra. so queria ter contado o fato de na alemanha esta proibido o MOH com SKINS humanas, mais sei la se isso eh verdade, como disse um amigo de amogo meu que namora com um kra que tem um amigo e etc, nao sei se eh verdade !!

    Eh isso Crido do Mudo tb eh cultura ! quem disse que o kra eh mudo ??? o kra sabe eh muita coisa.

    Com relacao as coisas ditas sobre o carro e os micros, nao vou me pronunciar sobre isso pois gera muita polemica como ja aconteceu com o ADLS e o 56K, achei muito loco o PC, quem sabe um dia nao tenha um e o carro eu ja conheco e vou trampa pra ter um igual, pois todos nos sonhamos com isso, ou se nao sonha, ja pensou por 1 minuto em ter um com certeza, entao se o kra tem eh porque ele trampo muito pra isso ou economizou pra KCT, nao tiro sua razao com relação a isso. Mas vc nao pode dizer nada pois nao conhece elas pessoalmente, nao sabemos se eles ajudam pessoas com Aids ou com cancer, nao sabemos se eles fazem doações. em fim nao podemos jugar as pessoal por um simple ato.

    BLZ ???

    OBS nao sou contra sua opiniao, acho que cada um tem a sua, e respeito a sua com certeza, so acho isso !!!

  9. #8
    CMG
    CMG está offline
    Suspenso
    Info
    Registro
    May 2002
    Mensagens
    4.963
    Verdinhas
    2

    rlz a materia !
    o forum ta precisando desse tipo de coisa mesmo !
    parabens Criado Mudo

  10. #9
    PNT
    PNT está offline
    Membro
    Info
    Registro
    Jun 2002
    Mensagens
    921
    Verdinhas
    0

    Epa dei uma olhada la nas fotos, viro palhacada mesmo, todos querendo mostrar os PCs e os carros, mas blz acho que isso nao foi de maldade e sim uma brincadeira, para descontrair, as vezes nao sabemos quem esta por tras dos Nicks, mas agora sabemos quem esta gerando os Nicks (PCs)

    mas blz, leve isso na esportiva e bola pra frente !!!

  11. #10
    Membro
    Info
    Registro
    Jul 2002
    Mensagens
    428
    Verdinhas
    0

    Guerra é Guerra e não é boa em nenhum aspecto. Ele pode ser horrível para o derrotado mas é igualmente cruel com o vencedor que tem que arcar com o peso nas costas de ter tido que matar pra viver.
    A Alemanha ia bem obrigado mesmo com Hitler no poder e hoje seria o que os EUA são caso a insanidade do Fuhrer não tivesse subjulgado a sua razão. O povo alemão pouco sabia do que acontecia nos campos de extermínio e a propaganda era muito forte - o ideal de uma Alemanha pura era a utopia da época.
    As execuções a que se referem o texto não são muito piores do que as que aconteceram no Vietnã por exemplo, mas a diferença é que a história estava sendo contada pelos americanos. Pouco se fala das barbaridades cometidas pelos japoneses durante a invasão da china ou da política de dominação inglesa na Índia. O que dizer então do exterminio dos povos indígenas da América Central e do Sul pelos conquistadores espanhóis? Tendemos a ver só um dos lados da moeda mas é importante ir buscar na história o motivo desses atos.
    Jogos como o MOHAA, por exemplo, nos fazem fugir da nossa realidade massante e quebram a rotina pois nos transportam para um mundo onde quase tudo é possível sem, contudo, precisarmos nos destruir mutuamente. Quantos de nós hoje estão discutindo sobre clãs e estratégias - desenvolvendo raciocínio lógico ao invés de montar gangues e sair brigando como a maioria dos idiotas americanos? Será que precisamos ser do "terceiro mundo" pra perceber que é muito melhor viver em paz e guerrear com os nossos computadores?
    Se a EA presta ou não não sei mas só tenho a agradecer pelo MOHAA, pois além de um grande jogo, ela me fez estar aqui, conversando com centenas de pessoas legais e amizade é uma coisa que eu prezo demais e não gosto de desperdiçar.
    Valeu galera

  12. #11
    Membro
    Info
    Registro
    May 2002
    Mensagens
    448
    Verdinhas
    0

    concordo 100% com o Nórdico.......mandou bem cara.....precisamos de pessoas com este tipo de mentalidade no jogo e na comunidade!!!!


    SrgLeaguiar

  13. #12
    Membro
    Info
    Registro
    May 2002
    Mensagens
    1.309
    Verdinhas
    1

    Sou fanático por 2GM e qualker relato aki eh bem vindo (devia ter mais coisas desse tipo aki), coisas q realmente nos faz pensar sobre o mundo e seu passado, e refletir sobre como será o futuro... mto bom esse tópico...

    Abraços a todos ae...

  14. #13
    ___
    ___ está offline
    Membro
    Info
    Registro
    May 2002
    Mensagens
    503
    Verdinhas
    0

    AUHauhaUhuA

    Ae eu não sei ler em grande quantidade, meus olhos doem, sou + ler algo legal, vou ser sincero, ODEIO ESSES BARATO DA SEGUNDA GUERRA, eu soh jogo eh o mohaa q eh louco. bem r0x mesmo.

    falow.

  15. #14
    Membro
    Info
    Registro
    Jul 2002
    Mensagens
    1.170
    Verdinhas
    2

    Originalmente enviada por .:|KGB|:. D K
    eh sobre moh:aa isso? ahuahauhahauahuhua


    Q Idiopatologia Atenuante a sua hein?

    Kra vc poderia perder tempo lendo......Isso!!!!!!! ler mais d repente vc iria entender pq o mapa de Stalingrado é numa cidade distruída......saber pq Altos oficiais Alemães usam Japonas inteiras....pq a V2 tem q ser destruída em um Complexo altamente armado....Pq vc jogou em uma fase dentro de um Complexo com máscara...Pq tbém jogou dentro de um Complexo Industrial de Aviões a jato(Não Sabia????)
    Criado Mudo pega ae meu ICQ: 165629764 e se quiseres trocar informações sobre a Segunda Guerra estarei a disposição, sou conhecedor e estudo a fundo esta magnífica Guerra, infelizmentre sabemos a catástrofe q gerou.
    Quanto aos campos de extermínio q os Nazistas criaram como sendo a "Solução Final" foi terrível, mas não esqueçamos de que uma Guerra vé uma Guerra e q os Russos eram os piores ocupantes da história das Guerras, sendo estes terríveis até mesmo com o seu próprio exército.

    Mas deixamos isto para depois, estou criando um Site sobre a IIWW e espero contribuir para estudos.

    Att.

  16. #15
    Membro
    Info
    Registro
    Apr 2002
    Mensagens
    393
    Verdinhas
    0

    Cêis vão ver, daqui a uns 3 meses vocês vão estar formados, pós-graduados, com uns 20 cursos técnicos !
    Daniel, sempre trazendo boas informações!
    Bem vindo ao fórum véio !!!
    K-RaptoR

  17. #16
    Membro
    Info
    Registro
    May 2002
    Mensagens
    206
    Verdinhas
    1

    OTIMO TOPICO...APESAR DESSAS HISTORIAS JA SEREM CONHECIDAS..PELO MENOS EU ACHO QUE TODO MUNDO JA OUVIU FALAR DE TAL TERROR...CONTUDO, EU ACHEI UMA FOTO DE SOLDADOS AMERICANOS FUZILANDO, OQUE PARECIAM SER SOLDADOS ALEMAES NUMA PAREDE E MUITOS CORPOS NO CHAO...

    DISSERAM AI QUE NA ALEMANHA TA PROIBIDO SKINS HUMANOS, ACHO QUE É VERDADE PORQUE O WOLFENSTEIN NA ALEMANHA NAO PODIA TER SUASTICAS...TODOS OS SIMBOLOS NAZISTAS TIVERAM QUE SER MUDADOS

  18. #17
    Membro
    Info
    Registro
    Jun 2002
    Mensagens
    159
    Verdinhas
    0

    Ae MAC

    qdo tiver terminado o site passa pra gente me interesso bastante

    ateh

  19. #18
    Membro
    Info
    Registro
    Jun 2002
    Mensagens
    831
    Verdinhas
    0

    Fuzilamento

    O Fuzilamento era uma pratica de punição comum no código militar da época (e até hoje em muitos exércitos do mundo).

    Lembro-me na 2 Guerra Mundial um momento quando os Americanos fuzilaram vários Alemães, estes porém tinham se infiltrado nas linhas Americanas e estavam prejudicando o avanço Aliado, trocando placas de sinalização, dinamitando pontes, tentando produzir o caos....até aí tudo bem...porém eles estavam com uniformes americanos, o que caracteriza com espiões, punidos com o pelotão de fuzilamento. Isto foi na época da Batalha do Bulge, ou melhor no contra-ataque alemão em 44.

    Acredito/tenho certeza que outras "execuções" ocorreram dos dois lados e é natural isto em período de guerra.

    Atenciosamente
    (|FEBre|) NeedleDisposal

  20. #19
    Membro
    Info
    Registro
    Apr 2002
    Mensagens
    4.241
    Verdinhas
    5

    Muito interessante essa reportagem, vale tb ressaltar que os alemães começaram a ter problemas com a munição que estava sendo gasta, por isso desenvolveram os fornos e as camaras de gás. Têm muitos livros sobre isso, eu li um livro que agora não lembro o nome e que dizia que "Nunca se matou tanto e com tamanha eficiência como em Auschwitz.





  21. #20
    Membro
    Info
    Registro
    Jul 2002
    Mensagens
    1.170
    Verdinhas
    2

    Site IIWW

    Originalmente enviada por |+|amorphous|+|
    Ae MAC

    qdo tiver terminado o site passa pra gente me interesso bastante

    ateh
    Ae Amorphous

    LEgal kra, depois te passo o endereço, vai demorar ainda uns 3 meses pois estou aprofundando meus estudos.

    T+

  22. #21
    Membro
    Autor do tópico
    Info
    Registro
    Aug 2002
    Mensagens
    2.068
    Verdinhas
    8

    Levante-se e ande!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!


  23. #22
    Membro
    Autor do tópico
    Info
    Registro
    Aug 2002
    Mensagens
    2.068
    Verdinhas
    8

    Minha homenagem ao dia de finados.

    huahuahiahiuhuhahiauihhah

  24. #23
    Membro
    Info
    Registro
    Apr 2002
    Mensagens
    5.074
    Verdinhas
    1521

    hehehe

    so assim mesmo, up

  25. #24
    Membro
    Info
    Registro
    Jun 2002
    Mensagens
    2.526
    Verdinhas
    0

    Re: Sobre a matéria

    Originalmente enviada por SrgLeaguiar
    ...estória...
    SrgLeaguiar
    estoria eh foda heuhaeuhaehaehae

  26. #25
    Membro
    Info
    Registro
    Jun 2002
    Mensagens
    94
    Verdinhas
    0

    ae, tipo... só para relatar:

    O livro é escrito por um Judeu... e/ou "mandado" de outros grandes líderes Judeus. É só mais uma americanização barata e cretina de burgueses judeus Americanos....

    bah... eles sempre são as vítimas.... MENTIRA!!!!

    No dia que eu ver uma matéria DECENTE e que NÃO seja TENDENCIONA na revista VEJA... com ctza a CAPA está trocada!

    O Ministério da Saúde adverte: LER VEJA (?) FAZ MAU A SAÚDE MENTAL E PSICOLÓGIA COM ANOMALIAS IRREVERSÍVEIS.

    Falei.

+ Responder Tópico Ir para o Fórum
Página 1 de 2 1 2 Última

Assuntos do tópico

Compartilhar

Permissões