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  1. #1
    alu
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    multiplayer estilo quake precisam de mais tatica e habilidade?

    bom depois de ler inumeros posts aki falando q as series quake e ut naum passam de um monte de armas jogados num mapa com um monte de gente eh soh andar e matar resolvir fazer uma discussão sobre o assunto.
    sem tentar arrumar confusão, o titulo foi soh pra chamar atenção.
    vamu lah.
    kero q o pessoal poste sobre o jogo q ele joga pra saber com kem estamos discutindo.
    primero jogo quake3 a 2 anos e cpma(modificação de q3 q misturas todos os quakes em 1) e qw(esse a poco mais de um mes).
    pq quake eh estrategico.
    naum estou falando de ffa e sim de 1x1 ctf e team deathmatch.
    1x1 a estrategia exercida talves seja mais importante do q a habilidade do jogador em si, diferente do q muitos pensam por ae.
    no q3 jah vi varios jogadores medios ganhando na tatica de jogadores com mais habilidade.
    a tatica e o dominio de mapa tem muita influencia no jogo
    o mapa eh constituido de um Mega health(mh) e 2 ou mais armaduras normalmente.
    vc tem q decorar q o tempo de respawn de cada item pra ter dominio no mapa e sua tatica funcionar, a habilidade do jogador conta muito,
    tecnicas como bunny hopping circle jump entre outras faz com q o jogador de quake precise de muito mais treino para aprender a jogar do q qualker otro jogo q eu conheça de fps.
    e mesmo depois q vc tenha aprendido todas as tecnicas e souber os pulos mais fodas naum vai adiantar nada c vc naum tiver uma boa tatica de jogo.vc precisa de timing das armaduras bolar um caminho pelo mapa pra pegar o adversario desprevenido e ainda dominar armas importantes(respawn 5s,10s ou 15s) armaduras(25s) e o mh(35s q3,20 segundos depois q o efeito passa em vc ou inimigo no qw q2 e cpma)em 10 minutos ou 15 de jogo.
    TDM-team death match- aki eh otro exemplo onde a tatica eh a coisa mais importante na partida, cada jogador tenta dominar um ponto do mapa, enkanto os q protegem os itens mais importantes avisam dos respawns para os outros membros da equipe. Dominio do quad damage eh importantissimo para o equilibrio ou desequilibrio do jogo.
    CTF-a varios tipos de taticas q podem ser exercidas aki. ateh parece futebol.vc pode usar nego pra atakar nego pra proteger o meio do mapa e nego na defesa ou usar todos atacando ou defendendo.
    bom eh isso quake naum eh soh pegar a bazuca e sair matando td q c mexe.Naum eh real, mas eh o FPS mais tatico e q precisa de mais habilidade q eu conheço. ;]

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  3. #2
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    Joguei muito quake 2.

    Na epoca nego me chingava pq eu desabilitada armadura de health nos servidores que eu criava para 1x1.

    Eu respondia:
    Quero jogar quake 2, e não do 100 de life a armadura!!!

    Tinha muito amigo maldito na q2dm1 que fazia um percurso perfeito para sempre pegar todas as armaduras e o 100 de life no exato momento em que eles dão respawn, dae eu acertava 5 misseis nele em cheio e ele não morria, ele acertava 3 perto de mim e eu tava morto, foi nesse dia que comecei a desabilitar o health e armadura nos meus servidores.
    O cara era tão maldito que ele atirava de rocket na parede para pegar a armadura vermelha se a armadura dele ja estivesse no máximo.

  4. #3
    alu
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    Originalmente enviada por Falcon_br
    Joguei muito quake 2.

    Na epoca nego me chingava pq eu desabilitada armadura de health nos servidores que eu criava para 1x1.

    Eu respondia:
    Quero jogar quake 2, e não do 100 de life a armadura!!!

    Tinha muito amigo maldito na q2dm1 que fazia um percurso perfeito para sempre pegar todas as armaduras e o 100 de life no exato momento em que eles dão respawn, dae eu acertava 5 misseis nele em cheio e ele não morria, ele acertava 3 perto de mim e eu tava morto, foi nesse dia que comecei a desabilitar o health e armadura nos meus servidores.
    O cara era tão maldito que ele atirava de rocket na parede para pegar a armadura vermelha se a armadura dele ja estivesse no máximo.
    então vc concorda comigo q a tatica no quake eh o mais importante.

  5. #4
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    é importante mas se o jogador não tiver habilidade ele não consegue impor a sua tática , não adianta tática se você for jogar com alguem que esteja com uma mira bem superior , eu passei um tempo sem mira , agora configurei direito o q3 e estou com uma mira muito boa em todas as armas embora não esteja jogando na net , jogo no teamplay de vez em nunca , experiencia no mapa conta é claro , se o mapa for aberto quem tem mais experiência pode ganhar de uns 50 a 0 de um jogador com mira igual

  6. #5
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    Concordo q todo jogo necessita de estratégia, mas nunca q quake eh o jogo mais tatico de fps q existe...

    Joga 5 minutos de NS e volta aki pra falar isso de novo (se bem q as versoes novas sao uma merda total, mas ainda tem um pouco da tatica das versoes antigas)

  7. #6
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    Cada jogo tem seu tipo de estratégia, habilidades e mira.

    No Quake você tem que ter estratégia combinada dependente da sua habilidade e mira.
    Você não vai invadir o mh se não souber dar akele pulo essencial e não tiver uma boa mira pra acertar o kra enquanto pula

    Por mim habilidade+mira é essencial ao ponto de que sem elas a estratégia não serve pra nada.

    Quake:
    50% Habilidade
    30% Estratégia
    20% Mira


    Já outros jogos é outro papo, mas a estretégia sempre vai ser dependente da Habilidade e dependendo do jogo da Mira também.

    ps: habilidade = movimentação e som. eu separei mira de habilidade pra ficar mais específico.

  8. #7
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    Eu nao gosto desses jogos por causa disso e muito iten frescurento eu nem acho que seja estrategia e mais decoreba de tela e rusha ate os itens, nesse quesito eu ate concordo que o CS e melhor, eu jogo muito soldier of fortune II ele tem um nivel de estrategia legal no modo infiltration por exemplo que vc tem que entrar na base inimiga pegar a pasta e voltar a sua base, ai sim gera uma estrategia boa.

  9. #8
    alu
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    eh esse monte de itens q faz com q vc tenha q mudar sua estrategia.
    um item perdido e vc tem q mudar seu jogo todo de ofensivo pra defensivo.
    rush logico q tem faz parte da tatica.
    o q ser NS?
    kyle eu penso diferente de vc.
    no quake3 eu aprendi q a tatica e a mira compensam a habilidade.
    jogando contra negos como kenny maul e surfstyle q saum railers.
    vc tem um mh e uma ra e eles com uma rail acertam 3 rail seguida em vc, ou seja naum sobra nada, e vc perde o dominio do mapa ae.
    jah qw habilidade eh mais essencial q a tatica assim como cpma.

  10. #9
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    Sobre o bom e velho QUAKE 1

    Se você for jogar FFA, não precisa de estratégia... só de habilidade.
    Saber desviar dos rockets, pular, usar a arma certa na hora certa(nao usar rocket launcher de perto por exemplo).
    Pegar quad em FFA tambem nao é nada tão importante. Armadura sim.

    Agora, se você for jogar CTF, daí muda muito.
    Tem que ter muita estratégia, saber como distribuir seu time (um ataca, um defende, outro fica marcando o quad ou as armas principais).
    Eu joguei muito CTF e digo.. o time que está pegando Quad frequentemente tende a vencer facilmente.

    Ou seja, teamplay = estratégia, FFA = habilidade.

  11. #10
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    aff quem fala q Quake e UT não tem estrategia é pq nunca jogou direito, tá certo q o Q1, Q2 e UT99 eram meios besbalanceados, de Q3 eu não posso falar muito pq não me agradou, portanto não joguei muito, mas o UT2004 esta muito bem balanceado entre powerups e armas, em jogos estilo Quake e UT vc precisa ter alem de mira, habilidade e estrategia, tem q ter uma movimentação boa, pq a esquiva nesses jogos é muito importante, é um diferencial q faz com q vc sobreviva numa desvantgem, jogos estilo CS, é mais mira, estrategia e camperagem...

    no 1x1 do UT2004, geralemente o pessoal joga com os Shields e com o Double Damage(quad para os quakers) ligados e com weapon stay desativado(adrena tb desativada), portanto o jogador tem q e preocupar com 3 powerups e com as armas tb, o shield no UT2004 está diferente das outras versões, esta menos apelativo, pois conforme o dano na armadura impacta no life tb, com certeza não é sair q nem braddock de peito aberto e matando tudo q se mexe, o mesmo ocorre em TDM 2x2, e é ainda pior pq o WS tb está(geralmente) desativado, então vc tem q se preocupar com seu colega de time tb, dropando armas q vc tem pra ele não ficar sem, no caso do CTF todos sabem q precisa de estratégia tbm, conhecer o mapa, introzamento e estrategias bem elaboradas fazem uma puta diferença, fora os outros modos de jogo q as estrategias são totalmente diferentes, como Onslaught(dominação de pontos do mapa com veiculos) e Bombing Run(CTF + Futebol)...
    bom, essa é a minha opinião, não jogo com frequência 1x1 e TDM, sou muito mais CTF e ONS, expliquei meio nas coxa mais a intenção é a q vale

    Originalmente enviada por HyppeR
    Eu joguei muito CTF e digo.. o time que está pegando Quad frequentemente tende a vencer facilmente.
    tai uma coisa q no CTF do UT2004 não faz tanta diferença assim, tanto q tem mapas q tem 2 DD, tá certo q se o cover estiver de DD ajuda bastante, já vi times q ficavam sempre com DD e Big Keg(adiciona 99 no life) e nem sequer conseguiam tirar a flag da base, realmente a estrategia supera muitas vezes os powerups, alem do mais tem o translocator, isso aumenta muito o poder de evasão e esquiva, e é um item q não tem no CTF do Quake

  12. #11
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    Originalmente enviada por alu
    o q ser NS?
    Natural Selection.
    Mode de Half-Life 1, de longe o jogo mais estratégico estilo FPS q eu já vi...

  13. #12
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    Que legal este tópico ...
    =P

    Claro que jogos FPS, principalmente 1x1 precisam de estratégia!

    Na verdade, nos jogos equilibrados, a estratégia decide um jogo. Seja no início e daí dá para abrir uns 30 a 0 ou então ter que ficar correndo quase o jogo todo até conseguir equilibrar ...
    ou durante uma partida bem equilibrada, ponto a ponto e aquela tática faz a diferença no final...

    Não jogo Q3, jogo UT, que na sua versão atual está bem mais equilibrado que as outras. Os Power-ups não iniciam no mapa e sim 27,5 seg após. Todos ao mesmo tempo. Tem adversários que se encontram no Shield100 nesse tempo ... outros preferem abrir mão de um para ficar com outros 2 ou 3 ... tudo depende!!!
    Tio Angus se cáfundiu! no 1x1 o AMP é Off !!! =P (apenas detalhe)...

    Sem contar os dods do UT né!
    Outro "complicador" para os campers de plantão!
    ... Sem comentários ...

    Estratégia, muita coordenação motora, troca infinita de armas, controle do tempo, atenção, reflexo, mira, domínio do mapa, disciplina, concentração e muita ADRENALINA !!!

    1x1 é isso aí !!!

    Gosto de TDM, ONS, CTF ... mas o 1x1 e tbm 2x2, realmente são incríveis!!!

  14. #13
    alu
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    explica como funciona o NS ae.

  15. #14
    Suspenso
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    Originalmente enviada por CiB | Sid
    Natural Selection.
    Mode de Half-Life 1, de longe o jogo mais estratégico estilo FPS q eu já vi...
    nunca joguei NS e nem sabia ate vc dizer... mas wolf:et eh muito mais.. ganha de longe xD

  16. #15
    Membro Avatar de CiB | Sid
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    Originalmente enviada por Cretino666
    nunca joguei NS e nem sabia ate vc dizer... mas wolf:et eh muito mais.. ganha de longe xD
    ´

    Cara, eu ja joguei wolf:et e sei q nao eh mais q NS...

  17. #16
    izi
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    joga qlq jogo da serie Delta Force multiplayer 8x8 CTF
    ve o q vc consegue fazer sem estrategia e sem conhecimento de mapa
    basicamente nda

  18. #17
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    Originalmente enviada por izi
    joga qlq jogo da serie Delta Force multiplayer 8x8 CTF
    ve o q vc consegue fazer sem estrategia e sem conhecimento de mapa
    basicamente nda
    Qualquer jogo sem conhecimento de mapa vc não consegue fazer nada... até mario kart =-o

  19. #18
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    Opa! Eu jogo UT 2004(1on1 e TDM) desde o demo do UT99 então vou falar um pouco do meu jogo.

    Eu acho que há muitos fatores que determinam sua habilidade na modalidade 1on1 do UT 2004.

    Naturalmente você tem que conhecer bem o jogo, seu mapas, o tempo de respawns de todos os ítens, dano das armas, ter uma boa movimentação, enfim... o basico que todo mundo sabe( Ou ao menos os que não jogam 4fun). Ter uma boa movimentação na hora do "vamos ver", ou seja, habilidade pura na hora do combate, mas há muito mais, e como...

    Muitos acham que mira é um principal atributo de um bom jogador, mais não é, garalmente todos os bons jogadores tem mira, um pouco melhor, um pouco menos, mais basicamente mira todo mundo tem e se não tem é fácil de ter.

    Fatores importantes que decidem seu nível de jogo é sua tática, estratégia, adaptação ao seu oponente, adaptando-se aos seus pontos fortes e fracos e realmente empregando isto em seu jogo. Se um jogador é melhor que você no "vamos ver" você pode ter uma atenção especial no controle dos mapa, timing das armas, controlar as armas mais fortes de seu oponente, ou em outro caso quando se nota que a abilidade de seu oponente no "vamos ver" é inferior você pode correr mais riscos, jogar mais agressivamente, colocar mais pressão, coisas desse tipo que se eu for falar vai dar um livro. =/

    Cronometrar o tempo dos powerups(Timing), ter predição, tentando sempre saber o que o oponente esta esperando fazer e saber sempre onde ele se encontra, Planejar antecipadamente e replanejar seu jogo, adaptando-o caso algo não saia como planejado.

    A surpresa é muito importante, tentar inovar, fazer coisas que você não fez antes pra pegar seu adversario desprevinido ou até mesmo força-lo a um erro.

    Também é muito importante ter um bom equipamento, uma máquina que rode o jogo com FPS bom e uma boa conexão para jogar com Ping igual aos demais jogades, sem os dois sempre vai faltar algo pra você atingir o que queira. Um mouse e mousepad tambem ajuda, mais não vou comentar isso pq ja vi gente jogando de folha de papel e ganhando WCG

    Em campeonatos, onde existe muito adrenalina e pressão em torno é importante ficar calmo e concentrado no seu jogo, muitas vezes até online você começa um jogo desatento, errando tiros que você não erraria normalmente, voltando enfim ao normal em alguns minutos, mais a "merda" ja esta feita. Pressão, stress e nervosismo influencima bastante seu jogo. Por isso a calma e concentração é um dos pontos mais fortes que separa os bons dos mal jogadores. O "Feeling" é assencial.

    Então é isso.

  20. #19
    Membro Avatar de Angus McLachlan
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    Originalmente enviada por INIT+6
    Tio Angus se cáfundiu! no 1x1 o AMP é Off !!! =P (apenas detalhe)...
    pois é... é q na epoca do UT2003 era mais jogado com o DD ligado pra equilibrar com o sistema antigo de Shield... eu não joguei muito 1x1 no UT2004

  21. #20
    Membro Avatar de Yang
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    Sinceramente isso é tática sim, mas é diferente... oq vai fazer a diferençao mesmo no final é agilidade e a habilidade do jogador, oq adianta o cara decorar o mapa, tempo de respawn se ele nao tem mira o suficiente?

    Acho que tática de verdade se joga no Enemy territorry.. alem de cada um saber seu posicionamento, tem que saber que condiçoes está o parceiro do lado se vc for médico, ou tem que saber aonde minar, aonde atirar, que horas vc pode avançar e retroceder.. nao adianta todos do time estarem com Mega health se nao tiver um engenheiro, ou um tenente, ou em alguns mapas até um soldado pra poder dar um respawn kill.. nao adianta ficar 4 neguinho na mesma posição se nao tiver alguem cobrindo, ou em alguns mapas o covert ops(espião) é fundamental, cada pessoa é responsavel por alguma coisa, e digo que isso se chama tatica de jogo.. TDM e deathmatch até tem tatica, mas é coisa minima...
    No ET um time mediano mas com taticas pre definidas pode ganhar de um time bom...
    bom, é só minha opinião..
    joguei q2 um bom tempo, q3 joguei pouco.. rocket arena no q2 era muito legal..
    abraço

  22. #21
    hardMOB Staff - Moderação Avatar de Kyle
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    É que vcs confundem tatica de TEAMPLAY e tatica de 1x1...
    É totalmente diferente =]

    Não tem como comparar tática de 1x1 de Quake3/UT2k4 com tática de TEAMPLAY de um W:ET, MOH:AA, COD:UO e etc...

    São jogos TOTALMENTE diferentes =]


    E sobre o que o Kraft disse, eu nunca joguei UT2k4 mas afirmo que a mesma coisa que vc faz no UT2k4 é a que fazem no Quake2 e provavelmente no Quake3 =]


    Qualquer jogo precisa de:
    MIRA, HABILIDADE e ESTRATEGIA.

    Não importa o jogo, se vc não tiver algum desses itens, nem que seja minimo, vc não ganha. O que varia a necessidade deles eh o JOGO e se é TP ou 1x1. =]

  23. #22
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    Me lembrei de uma coisa aqui.

    Quando começou os primeiros servidores de rocket arena de q2, eu abracei eles com vontade, vc ja começa com todas as armas (menos BFG), não tem life e nem armadura no mapa.

    Perfeito, adorei isso, o jogo era apenas HABILIDADE (com um pouco de estratégia é claro), dae sim ganhava quem era o melhor.

  24. #23
    alu
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    eu fiz esse topico no intuito de discutir com os kras q falam q quake, ut, painkiller etc saum jogos toscos onde vc tem uma bazuca e sai destruindo td sem tatica nem estrategia nenhuma.
    eu keria q esses kras postassem aki pra argumentar isso.
    todo mundo q posto aki concorda q esse tipo de jogo eh o q mais precisa de habilidade e tecnica no 1x1.
    jogar um tdm em quake3 ou qw ou q2 vc fica dependendo da tatica treinada pelo time antes da partida.
    c um jogador naum fizer o q foi ensaiado jah era.
    o mesmo em capture the flag.
    qnto mais for treinada a tatica pelo clan melhor vai ser a equipe no dominio e proteção dos itens.imagine os itens do quake como o q vc tem q proteger no wolf et. eh mesma coisa.
    a diferença eh as classes do ET q adicionam otros elementos a partida.

  25. #24
    Banido
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    Day of defeat também tem muito tatica.

    O meu clan era formado com o melhor dos melhores que jogavam na net.

    Quando chegamos a primeira divisão da cal com 300 de ping so com jogadores habilidosos que começamos a enfrentar times com tatica.
    Nunca foi tão dificil ganhar de alguns times, eles nem eram bons de mira, so tinham tatica mesmo, tipo cada um so faz uma coisa e pronto.

  26. #25
    Suspenso
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    http://velocity.lunarpages.com/goldrush.html

    eu soh li ate stage 1 da tatica dos allies... q eh o q a maioria faz... tah grande assim pq foi feito pra novato ter uma ideia do jogo... por isso todos aqueles ifs xD


    entao... ctf.. dm... dom... nao tem nada a ver com isso ae em cima...

    eu acho q tatica e teamplay sao completamente diferentes... tatica eh isso aew de cima... teamplay cada player tem... e soh se percebe isso na hora do jogo...

    nao existe tatica pra ctf... no maximo.. posicoes estrategicas no mapa... e muito teamplay

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