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  1. #1
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    Quake 3 no Windows Vista 64

    Olá galerinha, passei uns 4 anos sumido ae do quake1/3 fazendo facul fora e tal, fui pro 5°ano graças.
    Tava aqui querendo dar uma relembrada, resolvi nessas férias instalar o quake3, foi um puta trampo fazer rodar no windows vista 64, mas vou deixar a dica aqui pra galera que for instalar pra nao se ferrarem tbm.
    - Primeiro = Desative FIREWALL do windows e o seu anti-virus, pelo menos aqui eles bloquearam a instalação dos serviços do punkbuster(PnkBstrA + PnkBstrB)
    - Segundo = Copie e cole a pasta do quake3 por completo, não use os executáveis de instalação, se preciso coloque o quake3.exe pra rodar em compatibilidade com "windows xp sp2" e bom jogo, se não fui claro entrem em contato pm/msn.
    - Terçeiro = Use o PBSETUP.exe pra atualizar, e use o PBSV.exe pra conferir as instalações dos processos e corrigir falhas na instalação.


    (qualquer problema na instalação do PB, provavelmente vocês vao conseguir entrar no servidor, mas em poucos segundos vao ser desconnectados)

    Abraços e todos, pela atenção obrigado, espero ter dado uma informação válida para comunidade.

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  3. #2
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    vc tem 2 clans de ra3? ;o
    hauieuiaehaui

    btw, bom topico, apesar de estar longe de eu começar a usar o vista

  4. #3
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    test automation
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    Boa dica Cyber, faz tempo que não te vejo mesmo Bons tempos de CA no ra3 ein oaihauioh

    Abração!

  5. #4
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    Também acho ótimo tópico, pq nem sempre os usuarios de VISTA estão nele pq querem, e sim pq nos pcs novos precisam de drivers q a MICROSOFT [aquela merda] restringe os drivers para o vista apenas...
    Atenção hein! Aparentemente Win7 vai ter OpenGL suspenso, ou seja, sem q3 nele D:

  6. #5
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    Citação Citando R1c0 Ver mensagem
    Também acho ótimo tópico, pq nem sempre os usuarios de VISTA estão nele pq querem, e sim pq nos pcs novos precisam de drivers q a MICROSOFT [aquela merda] restringe os drivers para o vista apenas...
    Atenção hein! Aparentemente Win7 vai ter OpenGL suspenso, ou seja, sem q3 nele D:
    Se tiver opengl suspenso entao milhares de jogos nao rodarão no Win7, nao somente o q3... por isso acho que é furada isso. Se for real, com ctz vai rolar uns patches nao oficiais pra rodar.
    Última edição por HyppeR2002 : 31-12-2008 às 14:27

  7. #6
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    Citação Citando HyppeR Ver mensagem
    Se tiver opengl suspenso entao milhares de jogos nao rodarão no Win7, nao somente o q3... por isso acho que é furada isso. Se for real, com ctz vai rolar uns patches nao oficiais pra rodar.
    Detalhe, quem dá o suporte ao OpenGL é o hardware, isto é, placa de vídeo, mais os drivers do fabricante. Então, a MS, se quiser, pode tirar o opengl32.dll do Windows que para nós tanto faz, ele pode ser fornecido por terceiros. Pior para ela, que diminui o mercado para o Windows na área de computação gráfica, e aumenta o espaço para o Linux nessa área.

    Mas esse Windows 7 é apenas um beta. Quando for lançada a versão final podem arrumar isso.

  8. #7
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    Não tenho medo de windows novos não, certamente teremos patchs, e tbm esses jogos mais antigos praticamente o source-code eh liberado, exemplo quake1 pode ser totalmente editado...

  9. #8
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    Tá, me espressei mal Sangue, pelo que eu ouvi sobre esta parte do OpenGL não é que vai sumir o opengl32.dll, pelo contrário absuluto, o win7 VAI USAR OPENGL PARA A RENDERIZAÇÃO DA INTERFÁCE GRÁFICA!
    Resuma: com o opengl sendo usado para renderizar tudo, não terá espaço para os jogos, terá dois resultados: ou o jogo não funciona, dá um erro estranho, ou simplesmente você pega FPS muito baixo mesmo...
    Porque a maior parte do opengl estará sendo usado para o windows, então quem tiver uma placa de video ótima, não irá usufruir de todo seu poder no win7 PELO q eu sei...

  10. #9
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    A única notícia que li por aí é que DX11 fará parte do Windows7. Seria muito, muito estranho a MS usar OpenGL para a renderização da interface gráfica, quando ela mesma abandonou o consórcio que suporta o OpenGL poucos anos atrás. Ela mesma se empenhou para levar desenvolvedores a abandonarem o OpenGL e usarem o DirectX. Em resumo, tudo isso me parece apenas hoax, ou um mal-entendido.

    Verificar a funcionalidade de jogos nessa altura do campeonato ainda é prematuro, uma vez que 7 que está circulando por aí é um beta. Fiz uma busca na net a respeito desse assunto e não localizei nada. Apenas um driver catalyst para o 7, que ainda não suporta OpenGL na versão de 64 bits.

    E mesmo que a Microsoft consiga a façanha de destruir o OpenGL no Windows, você não precisa se estressar com isso, garanto que o Quake III roda maravilhosamente bem no Linux.

    T+

    ...

  11. #10
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    eh galera. com uma intel gma 3100 e drivers nativos do windows 7 não há possibilidade de jogar com open gl.
    segue links para screenshots da minha tentativa:

    http://www.golfeiros.com/fotos/quake3windows7.jpg
    essa mostra o erro que nao acha o modulo opengl

    http://www.golfeiros.com/fotos/quake3windows7dx11.jpg
    essa mostra o directx 11 do windows 7

    tomara que com uma placa de video melhor e drivers otimizados na versao final isso venha a mudar.

    ps. nao liguem para o nome john-pc. eh que a dica de nome qdo vc instala o windows 7 eh john, entao coloquei a sugestao para testar. hauhauahuaua
    Última edição por X3LM1 : 14-01-2009 às 16:34

  12. #11
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    Estamos falando de um sistema operacional no estágio BETA, ainda instável, que muda o tempo todo. O suporte ao OpenGL depende do fabricante (Intel) e não da Microsoft. Desenvolver um driver custa dinheiro, e o resultado é óbvio.

  13. #12
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    Vamos ver... pelo que sei... OpenGL é claramente dito como Open Graphic Library... tudo bem que custa dinheiro... mas com código aberto não impede o trabalho né?
    Isso é coisa deles para prenderem os usuários... os novos jogos serão patrocinados pela a MS, o que será usado o DX11 e as novas máquinas só o Win7 terá os drivers o que impedirá o OpenGL... resumindo, a cada dia estamos MAIS presos a eles do que já éramos...


    Álias, como falei, li em um lugar faz um tempo, eu não confirmo aquilo da renderização... :P
    Mas estamos vendo que está acontecendo... alias Sangue.. temos um problema, e uma solução ao mesmo tempo
    o Quake 3 nativo do Linux PRECISA ter placa de video como Sound Blaster, pq as onboards comuns não tem suporte ao MMAPS [nao me pergunte kkk] mas é necessário para rodar o som do Q3 no pc com Linux, eu falo pq eu pesquisei e não tem como instalar o MMAPS numa realtek :/ e vi q o zerowing q deixo as dicas de instalação do q3 no linux, porém como disse temos uma solução, axo q todos já ouviram falar do Wine [ Win Emulator, Vinho, qualquer um desses nomes] ele emula os programas do Windows no Linux... eu testei o QUake 3 nele, e devo dizer que fico perfeito :P
    Já testei tbm DOOM 3 no Wine, é ótimo, eu notei num computador do meu amigo que ele rodo melhor no wine q no proprio windows, e minha placa de video é onboard a unichrome, como sabem nao tem suporte ao pixel shader, porém com uma versão certa do WINE e um patch acertando o código eu consegui emular o pixel shader pelo wine, resultado: o jogo rodo, apenas rodo, era injogável :P porém eu conseguia ver algumas coisas... eu fico muito feliz com os resultados do código aberto e do linux... não quero fazer propaganda, quero mostrar que temos uma solução no final das contas :P
    Última edição por R1c0 : 20-01-2009 às 23:34

  14. #13
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    Citação Citando R1c0 Ver mensagem
    Vamos ver... pelo que sei... OpenGL é claramente dito como Open Graphic Library... tudo bem que custa dinheiro... mas com código aberto não impede o trabalho né?
    Isso é coisa deles para prenderem os usuários... os novos jogos serão patrocinados pela a MS, o que será usado o DX11 e as novas máquinas só o Win7 terá os drivers o que impedirá o OpenGL... resumindo, a cada dia estamos MAIS presos a eles do que já éramos...


    Álias, como falei, li em um lugar faz um tempo, eu não confirmo aquilo da renderização... :P
    Mas estamos vendo que está acontecendo... alias Sangue.. temos um problema, e uma solução ao mesmo tempo
    o Quake 3 nativo do Linux PRECISA ter placa de video como Sound Blaster, pq as onboards comuns não tem suporte ao MMAPS [nao me pergunte kkk] mas é necessário para rodar o som do Q3 no pc com Linux, eu falo pq eu pesquisei e não tem como instalar o MMAPS numa realtek :/ e vi q o zerowing q deixo as dicas de instalação do q3 no linux, porém como disse temos uma solução, axo q todos já ouviram falar do Wine [ Win Emulator, Vinho, qualquer um desses nomes] ele emula os programas do Windows no Linux... eu testei o QUake 3 nele, e devo dizer que fico perfeito :P
    Já testei tbm DOOM 3 no Wine, é ótimo, eu notei num computador do meu amigo que ele rodo melhor no wine q no proprio windows, e minha placa de video é onboard a unichrome, como sabem nao tem suporte ao pixel shader, porém com uma versão certa do WINE e um patch acertando o código eu consegui emular o pixel shader pelo wine, resultado: o jogo rodo, apenas rodo, era injogável :P porém eu conseguia ver algumas coisas... eu fico muito feliz com os resultados do código aberto e do linux... não quero fazer propaganda, quero mostrar que temos uma solução no final das contas :P
    Não sei onde vc leu isso tudo, mas só o que tenho a dizer é que tenho duas máquinas com som on-board, e o Quake III & derivados que testei até agora funcionam perfeitamente no Linux (o teste desta semana foi com o RTCW).

    Basicamente os jogos (decentes) são escritos para rodarem usando um dos sistemas de som, OSS ou ALSA, ou ainda a biblioteca SDL. Não acessam diretamente a placa de som.

    Doom 3 e Quake IV não precisam de Wine, pois rodam nativamente no Linux. O maior problema com esses dois é o console, que não abre no Quake IV, e inexplicavelmente, não implementam o comando dmap para compilar mapas.

  15. #14
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    entendo... então me diga como vc fez para rodar o q3 com som no Linux, eu tento sempre, mexi no OSS e ALSA e ainda até apliquei para q fossem diretos na placa de som, e eu nao consigo!

    Vou procurar saber se eh a falta do SDL Mixer, como vc mesmo disse podem usar SDL como biblioteca de som e eu conheço apenas essa da SDL como biblioteca de som deles
    Mas se vai me ajudar nessa

  16. #15
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    O que ele quis dizer é que esse driver que a Microsoft libera pelo Windows Update é simples, provavelmente não implementaram OpenGL nele de propósito, mas é só você baixar o site do site do fabricante que tudo se resolve.

  17. #16
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    Citação Citando R1c0 Ver mensagem
    entendo... então me diga como vc fez para rodar o q3 com som no Linux, eu tento sempre, mexi no OSS e ALSA e ainda até apliquei para q fossem diretos na placa de som, e eu nao consigo!

    Vou procurar saber se eh a falta do SDL Mixer, como vc mesmo disse podem usar SDL como biblioteca de som e eu conheço apenas essa da SDL como biblioteca de som deles
    Mas se vai me ajudar nessa
    Bom, basicamente a única coisa que fiz para rodar Q3 no Linux foi executar o update que baixei do site da Id, depois de copiar o conteúdo o diretório baseq3 do disco de instalação para o diretório /usr/local/games/quake3.

    E é claro, possuo placa Nvidia nos dois, e instalei os módulos apropriados antes, o que me deu mais trabalho do que instalar o Q3.

    Um detalhe importante quanto ao som é o seguinte: chips de som on-board recentes podem ainda ter um suporte deficiente no kernel da distro em uso. Foi o caso do X2 da assinatura, que me obrigou atualizar (compilar) o dito cujo, para 2.6.22+. Eu uso Slackware 11 e 12 nele.

    EDIT: Quase ia me esquecendo da pegadinha do artsd. Ocorre nas distros usando o KDE. O artsd (sistema de som do KDE) toma conta do /dev/dsp, impedindo outros aplicativos de usá-lo, com conseqüências variadas...
    Última edição por Sangue : 21-01-2009 às 2:18

  18. #17
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    Então, os módulos não serão problemas já que minha Unichrome graças a Deus tem o OpenChrome que tem suporte ao Q3, ele roda lisinho meu, o problema é o som, acho que terei que recompilar meu Kernel, já que uso o padrão do 12.1, esse foi [acho eu] um detalhe que tenho uma preguiça de fazer hahahaha
    Vlw, vou dar umas recompiladas, álias para você não ficar meio perdido :P eu uso o fluxbox
    Porém mesmo usando o fluxbox é possível que o KDE esteja usando meu dsp? o que eu dúvido porquê ouvia músicas pelo audamix numa boa, lembro de ter tido esse problema quando instalei o Slack, quando era ainda KDE como padrão eu só tive que liberar meu dsp...

    Citação Citando Spidey Ver mensagem
    O que ele quis dizer é que esse driver que a Microsoft libera pelo Windows Update é simples, provavelmente não implementaram OpenGL nele de propósito, mas é só você baixar o site do site do fabricante que tudo se resolve.
    E que a força te ouça!
    Senão :P
    é Linux mais enfervecido, eu uso meu lindo slack 90% do tempo, quando não dá sou obrigado a fazer no windows ;s
    Última edição por R1c0 : 21-01-2009 às 3:41

  19. #18
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    Citação Citando Spidey Ver mensagem
    O que ele quis dizer é que esse driver que a Microsoft libera pelo Windows Update é simples, provavelmente não implementaram OpenGL nele de propósito, mas é só você baixar o site do site do fabricante que tudo se resolve.
    o proprio winxp tem isso tb
    a máquina antiga do meu irmao tinha uma gf4mx
    o windows instalava a placa automaticamente, mas só dava pra rodar jogos depois q instalava os drivers do cd ou do site da nvidia.
    o q3 dava esse mesmo erro q o cara postou ai

  20. #19
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    Citação Citando R1c0 Ver mensagem
    Então, os módulos não serão problemas já que minha Unichrome graças a Deus tem o OpenChrome que tem suporte ao Q3, ele roda lisinho meu, o problema é o som, acho que terei que recompilar meu Kernel, já que uso o padrão do 12.1, esse foi [acho eu] um detalhe que tenho uma preguiça de fazer hahahaha
    Vlw, vou dar umas recompiladas, álias para você não ficar meio perdido :P eu uso o fluxbox
    Porém mesmo usando o fluxbox é possível que o KDE esteja usando meu dsp? o que eu dúvido porquê ouvia músicas pelo audamix numa boa, lembro de ter tido esse problema quando instalei o Slack, quando era ainda KDE como padrão eu só tive que liberar meu dsp...



    E que a força te ouça!
    Senão :P
    é Linux mais enfervecido, eu uso meu lindo slack 90% do tempo, quando não dá sou obrigado a fazer no windows ;s

    Veja bem, quem bloqueia o dispositivo de som não é o KDE propriamente, e sim o artsd. Assim, é possível que mesmo usando o fluxbox você tenha o problema, se antes do jogo tiver aberto um aplicativo do KDE, como por exemplo o Amarok. Você pode descobrir se é esse o caso digitando no console ps -A

    Os sintomas disso, no caso dos meus micros, são dois: Ou o jogo simplesmente não abre, fica travado esperando o som liberar, ou mesmo abre, e fica mudo.

    Um outro problema comum são as permissões. Você precisa ter certeza de que incluiu o seu usuário no grupo audio.

  21. #20
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    Citação Citando eumesmo. Ver mensagem
    o proprio winxp tem isso tb
    a máquina antiga do meu irmao tinha uma gf4mx
    o windows instalava a placa automaticamente, mas só dava pra rodar jogos depois q instalava os drivers do cd ou do site da nvidia.
    o q3 dava esse mesmo erro q o cara postou ai
    Sim é isso mesmo, vem de longa data. Por isso acho que o pessoal está se estressando cedo demais por causa de um novo Windows que ainda é beta e talvez cheio de bugs.

  22. #21
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    Bom como eu vou fazer uma formatação e uma instalação não mais amadora [sim, eu botei full para ver o slack]
    Já sei as coisas que irei usar, e sim, eu lembro do ps -A ele realmente usava ALGUNS programas KDE
    Então, eu irei fazer uma formatação aqui, instalarei o que eu preciso e direi os resultados amigo
    [O quake 3 abre mudo, carrega o mapa e trava o pc]

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