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    Quake 3: Dúvidas de um noob! (socorro!)

    Galera, eu tenho uma cópia do original do cd do Quake 3 Arena e Team Arena. Sempre joguei offline, mas pra jogar online tem sido um pesadelo pra mim. Bem masi difícil do que o Quake2! Vou bancar o zé perguntinha agora, mas são perguntas de SUMA IMPORTÂNCIA! Aqui vão:

    1- CL_TIMENUDGE (Q3 normal) e CG_NUDGE (do CPMA): Qual a medida ideal pra um HPB q oscila entre 150 a 250 de ping em servers estrangeiros? O ideal é nunca deixar em "0"? No quê o timenudge e o nudge(do cpma) me ajudam, o q ele faz?

    2- CG_LAGHAX (do CPMA): Se eu deixo ele ligado, em quê ele ajuda e o quÊ faz?

    3- CG_OPTIMISEBW: Não sei como ele pode me ajudar. O quê ele faz?

    4- CG_PREDICTITEMS e CG_PREDICT(DO cpma): Me parece que ele corrige bugs do quake3 com lag ruim, tipo, mostra que pegou algum item quando na verdade não pegu nada, é isso mesmo? Então ligo ele?

    5- CG_SMOOTHCLIENTS: Ele me permite visualizar o jogador melhor quando estou lagado, é isso?

    6- SNAPS: Não sei o que é esses snapshots. O padrão é 20. Qual medida ideal pra um HPB?

    7- CG_XERPCLIENTS(do cpma): Rapaz, não sei também pra q serve isso. Ajuda HBP?

    8- CL_MAXPACKETS(do q3 normal) e CL_PACKETDUP(do cpma): Não sei o q são esses tal "packets". Qual a medida ideal pro comando do q3 normal? E o do cpma, deixo ligado?

    9- CL_PUNKBUSTER e SV_PUNKBUSTER: Ese comando pra mim é complicado. É bom deixar ele sempre ligado? Em alguns server q eu jogo, se eu o ligo, não entro pq dá menssagem de q eu tô muito lagado. Em outros eu nem entro pq diz q preciso atualizá-lo ou ligá-lo. Não sei o q fazer!

    10- RATE e SV_MAXRATE: Qual a medida ideal pra um HPB (a conex aki da lan é de 2 mb)? Ouvi dizer q a conex é 10% do total do q deveria ser o Rate, é verdade? A mesma medida é pra ambos?

    11- CL_TRUELIGHTNING: Tenho q ligá-lo ou deixo desligado? Pra um HPB como eu, vejo o raio dela andar muito devagar mas quando jogo offline, ela fica rápida. Influencia na eficiência dela, tipo, se o raio não chegar no oponente, ele não o fere? Mesmo com a crosshair colada nele?

    12- MODELS e SKINS: Quando vejo nos server jogadores com skins diferentes do padrão, penso q eu fiz o download dele. Mas quando eu vejo na pasta baseq3, não há as tais skins! Como posso visualizar uma skin q eu nem tenho?

    13- COR DAS ARMORS: Pq em alguns demos de cpma, o ícone do hud da armor muda de cor e outras vezes não? Ao pegar a red armor, o ícone deveria ficar vermelho. Assim como na green armor do cpma. Mas isso acontece só em alguns demos q vejo. Mesmo quando eu jogo, o ícone fica sempre amarelo. Como arrumo isso?

    14- Como faço pro relógio do tempo da partida correr em contagem regressiva?

    15- Pq alguns paks não abrem, quando uso o pakspace ou pakexplorer? Como o pak0 do team arena.

    16- Alguém conheçe sites onde há arquivos q mudam os elementos do hud original do q3? Lembro q já vi uma screenshot com os número do hud na font do Quake1!

    17- Qual é o arquivo no q3 q é o conchars? Não consigo achá-lo dentro do pak! Conhecem um bom site com mais exemplos de conchars?

    18- BUGS: Quais os bugs mais comuns do Quake3? Já vi em demos alguns como a queda em câmera lenta, queda sem dano e ouvi dizer q a Railgun as vezes falha. É verdade?

    Me desculpem tantas perguntas, mas preciso saber sobre isso pra poder jogar normalmente o Quake 3. aliás, ô joguinho chato pra se configurar e jogar em paz! Algumas respostas pra essas perguntas deveriam ir pro tópico fixo, né? Obrigado pela paciência comigo e pela atençaõ. T+!

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  3. #2
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    Opa, esqueci de dizer q a conexão da lan house aki da onde eu jogo é de 2 mb! Quando jogo Quake 3 ou Quake 2 em servers gringos, fico com ping de 200 ou mais. Mas quando jogo localmente, fica com 40 ou até 80.

  4. #3
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    Citação Citando Pepe Legal Ver mensagem
    Galera, eu tenho uma cópia do original do cd do Quake 3 Arena e Team Arena. Sempre joguei offline, mas pra jogar online tem sido um pesadelo pra mim. Bem masi difícil do que o Quake2! Vou bancar o zé perguntinha agora, mas são perguntas de SUMA IMPORTÂNCIA! Aqui vão:
    vamos lá.. vou tentar da um help.. apesar de essencialmente eu ser um jogador de QuakeWorld e de Urban Terror (q3 mod)..


    Citação Citando Pepe Legal Ver mensagem
    1- CL_TIMENUDGE (Q3 normal) e CG_NUDGE (do CPMA): Qual a medida ideal pra um HPB q oscila entre 150 a 250 de ping em servers estrangeiros? O ideal é nunca deixar em "0"? No quê o timenudge e o nudge(do cpma) me ajudam, o q ele faz?
    O time nudge serve para gerar uma especie de Buffer na tua visualização da tela do jogo.. na prática ele taria adicionando um pequeno 'lag' visual/local ajudando a estabilizar um ping bastante oscilante num ping 'médio' e desta forma facilitando a consistência do jogo. Se teu ping de fato OSCILA bastante recomendo que teste alguns valores .. o aconselhavel é testar valores como : 5, 10, 15, 20 , 25 e 30. Lembrando que se teu ping ta 250 e não oscila, vale mais a pena manter o timednuge no 0, já que com o ping consistente você pode fazer seus calculos e predições mesmo considerando o fator lag.

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    2- CG_LAGHAX (do CPMA): Se eu deixo ele ligado, em quê ele ajuda e o quÊ faz?
    Não saberia dizer, por não conhecer esse comando (não ser jogador de CPMA, apesar de as vezes que brinquei no Q3 Online amei o CPMA 100% acima do Vanilla.)

    pelo que pude entender numa pesquisa do google;



    cg_lagHax o agora é a variável central para controlar os ajustes prazo netcode, e é muito bonito um souped acima interpretação moderna do código arq's 50ms velho que cpm tornado famoso idades a partir de um ponto de vista técnico ago. Ele fornece a funcionalidade a maioria de vocês vai ter sorte depois com cl_timenudge, isto é, que ajusta a exibição de entidades do gameworld de uma forma que tenta fazer parecer que tho você estava jogando em um ambiente de latência 0. Ele não 'remove' ping, que não permite-lhe fotografar cantos arredondados, se você está HPB, (como alguns outros jogos Tongue) ou usar o cliente para prever futuros movimentos do jogador para além do seu ping, (como cl_timenudge com SLPB's ), mas sim para fazer uma grande experiência de jogo mais ágil, agradável. Ela funciona normalmente até um limite de 100ms, e ajusta automaticamente o ping picos e flutuações na latência.


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    3- CG_OPTIMISEBW: Não sei como ele pode me ajudar. O quê ele faz?
    mesmo caso do anterior, pelo que olhei aqui deve ficar ligado por default.. ele otimiza problemas de lag decorrentes de portais


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    4- CG_PREDICTITEMS e CG_PREDICT(DO cpma): Me parece que ele corrige bugs do quake3 com lag ruim, tipo, mostra que pegou algum item quando na verdade não pegu nada, é isso mesmo? Então ligo ele?

    cg_predict <0 | 1 | 2> (default = 1)
    Substitui cg_nopredict
    0 - off
    1 - normal
    2 - optimizado

    O caminho normal previsão é extremamente lento às vezes (principalmente em curvas) e pode custar-lhe 100fps em uma máquina GHz. Este novo regime é muito mais rápido, mas um pouco mais propenso a erros. Curiosamente, é ainda mais preciso do que o código de previsão original de identificação (ou seja, antes das correções CPMA). Se você tem uma máquina lenta, é definitivamente a pena tentar.
    Note-se que 2 cg_predict foi introduzida 9 de setembro de 2002, a definição de uma máquina "lenta" mudou desde então. Os computadores de hoje não vai notar nenhuma diferença.
    Nota: Não utilize cg_predictItems 1 com cg_predict em 2!


    cg_predictItems <0 | 1> (default = 1)
    Da ao cliente a previsão de item. 0 opção para não fazer previsão de local de coleta de itens.
    Se você perceber bugs de estar pegando itens que não pegou de fato (devido ao lag, ping packetloss ou alta), você deve definitivamente usar 0. É chato quando o cliente acredita que você pegou RL, apenas para observar um pouco mais tarde que você não pegar nada.
    Nota: Não utilize cg_predictItems 1 com 2 cg_predict.


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    5- CG_SMOOTHCLIENTS: Ele me permite visualizar o jogador melhor quando estou lagado, é isso?

    cg_smoothClients
    Não existe no CPMA - ver cg_xerpClients


    cg_xerpClients <-1 | 0 | 1> (default = 0)
    A substituição de cg_smoothclients que não faz algo útil.
    -1 Extrapolação - Hacked: destinados HPBs

    Esta jogadores suaviza quando você usa timenudges elevados, à custa de alguma precisão. É geralmente mais fácil de acertar um alvo que é bom poucos pixels equivocada do que é para bater um que olha como ele é teleportando todo o mapa, assim que este combinado com cg_nudge é a melhor opção para HPBs.

    0 - Não extrapolação. legal você está LPB.
    1 - id smoothclients: multa se tiver cg_nudge 0, sem valor de outra forma. Note que os erros de previsão, tais como os jogadores em paredes, é provável que ocorram. Tende a aumentar quanto os outros jogadores da urdidura para você. Use por sua conta e risco.


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    6- SNAPS: Não sei o que é esses snapshots. O padrão é 20. Qual medida ideal pra um HPB?
    snaps
    CPMA : não deve ser definida na sua configuração. CPMA ajusta snaps valor de acordo com o valor sv_fps do servidor. Se você juntar um servidor de 20 sv_fps conseguir encaixar o seu jogo para 20, se você juntar um servidor de 30 sv_fps conseguir encaixar o seu jogo para 30, etc.

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    7- CG_XERPCLIENTS(do cpma): Rapaz, não sei também pra q serve isso. Ajuda HBP?
    acima

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    8- CL_MAXPACKETS(do q3 normal) e CL_PACKETDUP(do cpma): Não sei o q são esses tal "packets". Qual a medida ideal pro comando do q3 normal? E o do cpma, deixo ligado?
    maxpackets é importante saber quantos frames por segundo tu consegue na tua maquina ( 60, 100, 125 ? ) . . talvez vc consiga extrair algo util daqui: http://translate.google.com.br/trans...pt-BR&ie=UTF-8

    cl_packetdup : aumenta o trafego por fazer envio duplicado de pacotes, para garantir or recebimento dos mesmos pelo servidor.. aconselhavel deixar em 1. No urban tem valor 2 , que manda triplicado.. mas só seria util pra conexoes com MUITA perda de pacote.. como um via rádio fudido ou um cable extremamente lagado


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    9- CL_PUNKBUSTER e SV_PUNKBUSTER: Ese comando pra mim é complicado. É bom deixar ele sempre ligado? Em alguns server q eu jogo, se eu o ligo, não entro pq dá menssagem de q eu tô muito lagado. Em outros eu nem entro pq diz q preciso atualizá-lo ou ligá-lo. Não sei o q fazer!
    o punkbuster é a ferramenta anticheat do Quake 3 , se tu pretende jogar em servidores legitimos com segurança é aconselhavel sempre usar 1 .. mas pra isso tem que pegar o punkbuster e atualiza-lo.. procure em outros topicos ajuda sobre isso. Aconselho que você largue essa vida de jogar nos gringos e parta para partidas no Terra e no Uol aqui no Brasil, usando Punkbuster. : )


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    10- RATE e SV_MAXRATE: Qual a medida ideal pra um HPB (a conex aki da lan é de 2 mb)? Ouvi dizer q a conex é 10% do total do q deveria ser o Rate, é verdade? A mesma medida é pra ambos?
    Aconselhavel ser deixado no valor que tua conexão poder aguentar.. geralmente máximo é 25000 ou 30000 .. que correspondem a download de 25k/s ou 30k/s destinado ao jogo! se tu normalmente faz downloads a 200k/, digamos, não tem problema nenhum deixar o rate em 30000 (se for o caso do sv aceitar valores maiores tipo 50k/s ( sv_maxrate 50000 ) tu poderia por tranquilamente rate 50000 )..

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    11- CL_TRUELIGHTNING: Tenho q ligá-lo ou deixo desligado? Pra um HPB como eu, vejo o raio dela andar muito devagar mas quando jogo offline, ela fica rápida. Influencia na eficiência dela, tipo, se o raio não chegar no oponente, ele não o fere? Mesmo com a crosshair colada nele?
    TrueLightining é psicologico. O lag que tu passa vai atrasar o raio independentemente do que você pode ver na tela! ou seja, se aquela lagada do raio lhe atrapalha visualmente, lhe distrai fazendo com que você acerte menos, é recomendável testar alguns valores entre 0 e 1 ( podendo ser valores quebrados tipo 0.5 , 0.8 ) questao meramente de preferencia

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    12- MODELS e SKINS: Quando vejo nos server jogadores com skins diferentes do padrão, penso q eu fiz o download dele. Mas quando eu vejo na pasta baseq3, não há as tais skins! Como posso visualizar uma skin q eu nem tenho?
    Não saberia dizer nada sobre isso .. em geral eu forço a skins dos adversarios para um padrão que eu possa identificar rapidamente como inimigo (assim como forço os dos amigos para outro padrao) Aconselharia que fizesse o mesmo ;D


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    13- COR DAS ARMORS: Pq em alguns demos de cpma, o ícone do hud da armor muda de cor e outras vezes não? Ao pegar a red armor, o ícone deveria ficar vermelho. Assim como na green armor do cpma. Mas isso acontece só em alguns demos q vejo. Mesmo quando eu jogo, o ícone fica sempre amarelo. Como arrumo isso?
    tambem foge do meu conhecimento.



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    14- Como faço pro relógio do tempo da partida correr em contagem regressiva?
    não recordo como faz isso.. aqui ta apenas cg_drawTimer "1"

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    15- Pq alguns paks não abrem, quando uso o pakspace ou pakexplorer? Como o pak0 do team arena.
    experimenta copiar ele fora da pasta do Quake3 e tentar abrir usando o WinRar !


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    16- Alguém conheçe sites onde há arquivos q mudam os elementos do hud original do q3? Lembro q já vi uma screenshot com os número do hud na font do Quake1!
    Nem sei. No qw se usava o ADQEdit .. atualmente se pode mudar tudo simplesmente botando arquivos JPG ou PNG dentro das pastinhas correspondentes no dir do jogo. .sem abrir pak nenhum.

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    17- Qual é o arquivo no q3 q é o conchars? Não consigo achá-lo dentro do pak! Conhecem um bom site com mais exemplos de conchars?
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    18- BUGS: Quais os bugs mais comuns do Quake3? Já vi em demos alguns como a queda em câmera lenta, queda sem dano e ouvi dizer q a Railgun as vezes falha. É verdade?
    -

  5. #4
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    Lateful, muito obrigado!! Vc realmente sanou muitas das minhas dúvidas q estavam me incomodando. Agradeço pela ajuda.

    Estou usando o cl_timenudge em 30, acho q adiantou um pouquinho, já q jogo com lag e 150 ou 200 em servers gringos. Quanto ao Rate, coloquei em 30000, pq a velocidade da conex aki na lan house é de 2mb. Acho q etá bom, por ora. Vou deixar mais umas perguntas aki.

    -SKINS: É engraçado pq quando jogo quake2, pra eu visualizar uma skin diferente, preciso deixar o jogo fazer o download delas. Senão, eu vejo uma skin parão ao invés. É a mesa coisa com os mapas, pra vc jogar vc precisa dele, não é? Então pq quando jogo quake3 pela net afora eu vejo muitas skins esquisitas, algumas bonitas até, mas não são as padrões. Suponho q ele fez o download delas, as quando vou procurá-las, não estão na pasta quake3, nem na baseq3. Muito estenaho. Onde o quake3 as armazena?

    -SV_PURE: Não entendo esse comando. Como assim servidor puro pra quake3 ??? Não sei q adianta.

    -GAUNTLET: Qual a dica pra se usar a gauntlet? Tipo, quando vc e o oponente usam ela, e nós dois atacamos junos, qual dos dois certará? E se encostarem ao esmo tempo? Geralmente, nem sei o q fazer,perco a maioria das vezes.

    -DEMOS: Quando gravo um demo sozinho offline, ele grava na extenção ".dm_48". Mas quando assisto alguns demos de duelos do site do "ESR Reality", as extenções são ".dm_68" Qual a diferênça? Aliás, há um comando chamado g_synchronuousCliente, ou algo assm, q no console diz q eu deveria deixar ele ligado ao gravar demos. Mas é necessário mesmo? Se eu ligá-lo, pode prejudicar meu desempenho no jogo?

  6. #5
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    Agora me ocorreu outracoisa:
    -DEMOS: Q estranho, agora quando eu gravo meus demos, seja em single-player ou multiplayer, agora eles são gravados na extenção ".dm_68"! E eu nem fiz nada pra mudar isto! Antes eu só conseguia gravar só em ".dm_48"! Agora q não entendo mais nada.

  7. #6
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    noa sei!!

  8. #7
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    pô cara...

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