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  1. #1
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    Config, cl_maxfps, rate, r_maxfps, async, monitor, etc.

    Bom, talvez seja um pouco tardio pra isso, porém quem sabe vcs não me ajudam a entender alguns conceitos que nunca entendi e, acho eu, por isso mesmo meu config sempre foi um lixo.

    Sempre fui muito leigo em cfg, mas acho que deve haver uma espécie de config ideal, principalmente em termos de STRAFE, PULOS E SUAVIDADE DO MOUSE. Acho que pra grande maioria, hoje em dia, não há mais problemas de hardware, pois o q2 é um jogo antigo e qualquer PC básico de hoje tira de letra em se tratando de TIMEREFRESH. Ou não? São tantas dúvidas que nem sei por onde começo, mas vou tentar enumerá-las:

    1. Eu costumo travar muito nas escadas. Tipo, voltando da rail, ao subir a escada que da acesso à sala do mega(subindo pulando no strafe) geralmente eu travo em algum degrau. Já notei que qdo mudo o cl_maxfps às vezes piora e às vezes melhora um pouco, dependendo do valor, mas nunca fica bom. Sempre ouvi falar que o cl_maxfps em 120 era o ideal, mas isso é mesmo verdade? O cl_maxfps tem alguma relação com o rate e com a FREQUÊNCIA DE ATUALIZAÇÃO DA TELA do meu Monitor? Por exemplo, no caso do meu monitor, quando vou em PROPRIEDADES DE VIDEO/AVANÇADAS/MONITOR lá em Fraquência de Atualização da Tela temos as seguintes opções:

    ==> 60Hertz ou 75Hertz na resolução de 1440 por 900 pixels que é a resolução nativa do meu monitor
    ==> 60, 62 ou 75hertz em 1360 por 768 pixels
    E assim por diante. A maior frequência é 75Hz em todas as resoluções(isso significa que meu monitor suporta no máximo 75hz? Isso limita o cl_maxfps do q2?)
    Existe logo abaixo uma caixa(OCULTAR OS MODOS QUE ESTE MONITOR NÃO PODE EXIBIR) que qdo desmarcada aparece frequências de até 200hz. Mas acho que meu monitor só suporta mesmo 75 hz, correto? Se sim, mais uma vez pergunto se isso influencia negativamente no cl_maxfps?

    2. Na mesma linha de raciocínio do que expus acima, já notei que alguns pulos saem mais fáceis dependendo do cl_maxfps. Por exemplo, aquele conjunto de 3 caixas do lado da porta do mega que vai pra rail. Existe um pulo que vc faz qdo está em cima da menor das 3 caixas o qual te leva pra cima de uma "janela" ao lado da caixona do mega e dali vc tem acesso ao mega. Observei que qdo coloco cl_maxfps em 75,ou seja, a frequencia máxima q meu monitor suporta(isso se eu estiver correto na primeira pergunta), eu acerto em torno de 70 a 80% dos pulos. Agora qdo coloco cl_maxfps em 120( que é o que eu uso) o pulo não sai nem q a vaca tussa! Nem nesse valor nem em qq outro que não seja 75. Mas em 75 a travação nas escadas aumenta demais.

    Portanto, será que realmente meu monitor de LCD está limitando meu cl_maxfps em 75? Ou nada a ver? Se eu tivesse um monitor que suportasse 120hz, aí sim meu cl_maxfps estaria otimizado? Ajudaria nos pulos-duplos e nas escadas? Está correto este raciocínio? Se meu raciocínio estiver errado, o que posso fazer então pra deixar meu cfg o melhor possível? Pra que serve o cmd RATE do q2? Ele tem alguma relação com tudo isso que falei?

    Nossa, é pergunta que não acaba mais!

    Nem preciso dizer o quanto agradeço a quem tiver paciência de ler e puder responder!

    Saibam que não estarão ajudando só a mim, pois sei que muita gente tb tem dúvida sobre estes assuntos.

    E quem sabe o nosso amado q2 ainda sobreviva por um looongo tempo

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  3. #2
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    Bom, vou tentar resumir o que acho mais importante do que eu disse aí em cima.

    Existe alguma relação entre o cl_maxfps e a frequência máxima que o monitor suporta? Um monitor como o meu, por exemplo, que suporta até 75Hz, acaba por limitar o cl_maxfps? Ou nada a ver? De nada adianta usar cl_maxfps 120 se o monitor não suporta? Ou nada a ver?

  4. #3
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    Citação Citando rH:[chacal] Ver mensagem
    Bom, vou tentar resumir o que acho mais importante do que eu disse aí em cima.

    Existe alguma relação entre o cl_maxfps e a frequência máxima que o monitor suporta? Um monitor como o meu, por exemplo, que suporta até 75Hz, acaba por limitar o cl_maxfps? Ou nada a ver? De nada adianta usar cl_maxfps 120 se o monitor não suporta? Ou nada a ver?
    Tanto quanto sei, o cl_maxfps não tem nenhuma relação com a taxa de refresh do monitor de vídeo. Ele se refere ao número máximo de frames - pacotes UDP com dados do cliente - que o cliente pode enviar ao servidor a cada segundo. Quanto maior o cl_maxfps, mais pacotes podem ser enviados e mais banda é exigida pela conexão (é a razão de alguns servidores kickarem clientes com cl_maxfps muito altos).
    Última edição por Sangue : 17-05-2011 às 18:47

  5. #4
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    Vlw, sangue.

    Então, teoricamente, qto maior o cl_maxfps melhor? Porque será que alguns pulos saem melhor com meu cl_maxfps em 75? E pq dizem q 120 é o ideal?

  6. #5
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    Citação Citando rH:[chacal] Ver mensagem
    Vlw, sangue.

    Então, teoricamente, qto maior o cl_maxfps melhor? Porque será que alguns pulos saem melhor com meu cl_maxfps em 75? E pq dizem q 120 é o ideal?
    Andei procurando informações sobre isso e não achei muita coisa. Então andei experimentando. Valores muito altos de cl_maxfps aumentam o volume de tráfego, valores muito baixos prejudicam o cliente e fazem subir o lag. Então esses valores que o pessoal costuma colocar devem ser uma solução de compromisso para um hardware e uma conexão de rede em particular.

    Abra um servidor no seu PC, use o comando netgraph 1 para exibir na parte inferior da tela um gráfico com a variação de ping. Vá mudando o cl_maxfps de 0 a 120 e veja o gráfico ( a altura das barrinhas verdes medem o lag).

    No meu, tenho deixado em 60, não parece fazer diferença nenhuma aumentar para 120

  7. #6
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    É meio tarde pra responder este tópico, mas é melhor do q ficar cirando mais tópicos sobre o mesmo assunto...

    E Sangue, jogar com 60fps e com 120 fps tem uma ENORME diferença. Por ex.: Pra subir nas caixas do mapa q2dm8 (Warehouse), você precisa ter o cl_maxfps 90, no mínimo. Com poucos fps dificulta o triplo de fazer trick jumps, e suaviza melhor a movimentação.

    Mas hoje em dia os servidores não permitem que você use o cl_maxfps além dos 100. Nos servidores da tastyspleen, você será kickado se estiver usando 120 fps. Mesmo se você usar o cl_async 1 e r_maxfps 200, isso é maravilhos usar em seu próprio servidor, ou offline, mas na prática os servidores de hoje em dia não permitirão que você passe dos 100 fps.

    abraços

  8. #7
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    cl_maxfps no Quake1/2 e com_maxfps no Quake3 tem TUDO a ver com os Hz do monitor.

    A grosso modo você só vai perceber os FPS que os HZ do monitor permitir.
    Portanto o modo mais macio de se jogar Quake (independente de qual) é você setar os FPS = HZ.

    Como eu jogo em laptop, e meu monitor tem apenas 60hz eu seto os FPS para 63, que no caso fica muito mais macio que se eu colocasse 300 por exemplo.

  9. #8
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    Então o que acontece, tecnicamente falando, quando estou usando mais fsp do que meus hz permitem? Tipo, com cl_maxfps 100 e com monitor em [email protected]? É melhor eu deixar o cl_maxfps 85 mesmo? Isso ajuda na minha mira ou algo assim, como com uma lg em q3?
    Mas aí eu não poderia subir em caixas grandes, como em q2dm8. Então, mesmo que meu monitor não exceda os 85hz, no q2 eu preciso jogar com fps 100. Bom, esta é a minha justificativa pra usar 100 fps, mas mesmo assim fica valendo minha pergunta, o que ocorre quando meus fps excedem os meus hz?

  10. #9
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    Citação Citando Pepe Legal Ver mensagem
    Então o que acontece, tecnicamente falando, quando estou usando mais fsp do que meus hz permitem? Tipo, com cl_maxfps 100 e com monitor em [email protected]? É melhor eu deixar o cl_maxfps 85 mesmo? Isso ajuda na minha mira ou algo assim, como com uma lg em q3?
    Mas aí eu não poderia subir em caixas grandes, como em q2dm8. Então, mesmo que meu monitor não exceda os 85hz, no q2 eu preciso jogar com fps 100. Bom, esta é a minha justificativa pra usar 100 fps, mas mesmo assim fica valendo minha pergunta, o que ocorre quando meus fps excedem os meus hz?
    Tipo, vai ajudar na maciez, precisão e isso infliencia numa RailGun por exemplo.
    Joguei Quake2 algum tempo, porém nunca foi meu Quake predileto, mas no tempo que joguei sempre fazia os jumps normal independente dos FPS. Só se esses clientes novos (.exe) inventaram essa parada de 100fps pra poder jogar.

    Você excendo os FPS em relação aos HZ do seu monitor irá somente perder o fluído, maciez.
    Faça o teste você mesmo. Coloque cl_maxfps 85, ou 90. E teste e depois coloque 100 novamente.

  11. #10
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    Alguns equivocos ai...

    Setar o FPS in game pro refresh rate do monitor não é um bom negocio se o monitor não tiver um refresh rate alto, ainda mais em jogos FPS. O que eles precisam estar é sincronizados, e você consegue isso mesmo usando mais FPS do que o refresh rate do seu monitor.

    Existem 3 coisas que devem ser levadas em consideração:
    1) Frames por segundo
    2) Refresh Rate do Monitor
    3) Refresh Rate do Mouse

    Tem um artigo feito a um tempo atrás no qw.nu que explica isso de maneira perfeita, e também como deve ser otimizado pro melhor resultado in game.

    http://www.quakeworld.nu/blog/140/th...y-of-smooth-qw

  12. #11
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    Citação Citando overflow_ Ver mensagem
    Alguns equivocos ai...

    Setar o FPS in game pro refresh rate do monitor não é um bom negocio se o monitor não tiver um refresh rate alto, ainda mais em jogos FPS. O que eles precisam estar é sincronizados, e você consegue isso mesmo usando mais FPS do que o refresh rate do seu monitor.
    Não entendi essa parte, você diz que precisam estar sincronizados porém usando mais FPS do que Refresh Rate do monitor?
    A minha vida toda obtive fluidez setando os FPS de acordo com os Hz do monitor (CRT). Só se você quando se refere em setar mais FPS do que Hz seria algo assim. 90FPS para 85HZ, ou 63FPS para 60HZ. Fora isso eu discordo do seu comentário.

  13. #12
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    vou ter que usar um tradutor pra decifrar essa parede de texto aí. nunca soube dessa teoria, vivendo e aprendendo.

  14. #13
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    Citação Citando bd.grinder Ver mensagem
    Não entendi essa parte, você diz que precisam estar sincronizados porém usando mais FPS do que Refresh Rate do monitor?
    A minha vida toda obtive fluidez setando os FPS de acordo com os Hz do monitor (CRT). Só se você quando se refere em setar mais FPS do que Hz seria algo assim. 90FPS para 85HZ, ou 63FPS para 60HZ. Fora isso eu discordo do seu comentário.
    Você leu o link que mandei?

    Você consegue sincronizar os FPS com o refresh rate do monitor, mesmo usando diferentes valores, porém, eles devem ser multiplos.

    Por exemplo, você vai ter mais suavidade com 120hz e 480FPS cravados do que 120hz e 120FPS cravados, principalmente em jogos fast paced como quake world. Pra algumas armas (lg por exemplo), a diferença é perceptivel. Mas claro, pra isso você precisa estar realmente acostumado a jogar a ponto de minimos detalhes fazerem a diferença.

    Porém nisso entra o refresh rate do mouse, que também deve estar sincronizado pra ter o maximo de suavidade.

    Com esses monitores 3D que temos agora (120hz de input/output), o melhor a fazer é setar cl_maxfps pra 120/240/360/480/600, até o máximo que se conseguir cravado.

    Ou então cravar o FPS com o mouse refresh rate. É o que eu faço aqui.

    O refresh rate do meu mouse é 500hz. Jogo quake com cl_maxfps cravado em 500 e uso o monitor em 100hz.

    Mas como falei, isso só é perceptivel em jogos fast paced. Se pegar um TF2 ou Battlefield, a diferença é quase nula.
    Última edição por overflow_ : 25-03-2013 às 13:16

  15. #14
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    Adicionando: A melhor maneira de testar isso, é usando armas de alta precisão (como LG por exemplo) e fazendo um joguinho de arena (no qw: povdmm4) onde se usa apenas LG e ai comparar a accuracy.

    Mudar os valores, entrar no jogo, dar uns pulos e uns tiros por 30 segundos não é suficiente, visto que a diferença apesar de perceptivel, é bem sutil pra quem não é hardcore gamer.

  16. #15
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    Obrigado pela explicação overflow, essa de usar o dobro de FPS do Hz do monitor não sabia, testarei aqui.

    Ps: povdmm4, saudades, mas "oficialmente" não se usa LG, somente RL. Mas é um bom mapa para se testar. Mas atualmente tenho apenas laptop com monitor 60hz podrão rss.

  17. #16
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    Citação Citando bd.grinder Ver mensagem
    Obrigado pela explicação overflow, essa de usar o dobro de FPS do Hz do monitor não sabia, testarei aqui.

    Ps: povdmm4, saudades, mas "oficialmente" não se usa LG, somente RL. Mas é um bom mapa para se testar. Mas atualmente tenho apenas laptop com monitor 60hz podrão rss.
    Opa, tranquilo. Quando tiveres oportunidade, da uma testada que da pra notar diferença, principalmente na LG e na movimentação.

    A povdmm4 se usa LG sim. Tu deve ter confundido com end/amphi. povdmm4 foi um mapa feito especialmente pra se usar LG.


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