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  1. #301
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    Geno, seu problema não é toss, então.. É q vc gosta mais de Age of Empires do q de SC...

    SC é jogo de micro
    Se vc não gosta não tem muito o q fazer

    Sobre quantidade numérica, isso é pura frescura sua
    1 zealot mata 4 zerglings, superioridade numérica não quer dizer nada

    Se acha isso tão importante, comece a jogar de zergling, faça 400 zerglings (sim, é possível, cada zergling = meio suply) e morra pra 50 mariners num choke point... lol

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  3. #302
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    Citação Citando Charizard Ver mensagem
    Geno, seu problema não é toss, então.. É q vc gosta mais de Age of Empires do q de SC...

    SC é jogo de micro
    Se vc não gosta não tem muito o q fazer

    Sobre quantidade numérica, isso é pura frescura sua
    1 zealot mata 4 zerglings, superioridade numérica não quer dizer nada

    Se acha isso tão importante, comece a jogar de zergling, faça 400 zerglings (sim, é possível, cada zergling = meio suply) e morra pra 50 mariners num choke point... lol

    Vc não entendeu..o que eu prego é um equilíbrio na skill necessária de micro e macro
    entre as raças. O que não existe no SC2.

    Não é à toa que a maioria dos jogadores hj jogam de terrano...pois possui uma micro fácil e uma macro razoável (para não dizer fácil tb). É mais fácil, no geral, jogar de terrano do que de protoss.

    Não estou dizendo que não deva existir diferenças. Mas abismos tb não dá né.
    Basta ver os vídeos dos top players po. Toss player parece um MÁGICO jogando..tudo quanto é skill e unidade os caras usam.
    Enquanto que terrano fica passeando com seu grupinho ridículo de marauders/marines e as ambunaves em cima. Parecem um bando de formigas turbinadas com esteróides.

    Vamos complicar a vida dos terranos vamos..vamos?
    Que tel colcocar a cura da ambunava como skill ATIVA...ein ein?
    Colocar a Concussion Grenade dos marauders como skill ativa tb? OLHA AI!!!!!!
    eh josé....vamos botar um pouco mais de skill ai nessa mecânica, pq a palhaçada ta grande.

    Para o toss até a MERDA do carrier(diga-se de passagem..uma MERDA ao cubo) tem skill ativa para fazer os caças.
    Po..qual é.

  4. #303
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    Bom, nesse ponto eu concordo com vc, todo mundo sabe q terran MMM é puro A-move (Em compensação, tenta jogar com nuke e raven.. Não é tão facil)

    Mas o que eu não concordo é vc achar q isso está errado
    Não vejo nada demais em uma raça ser mais complicada de jogar do que outra, se for balanceada, acho até divertido

    Até posso concordar que hj em dia a diferença é um pouco demais, mas não com protoss.. Com zerg
    Zerg simplesmente não tem tempo de respirar num jogo corrido

    Toss é too easy comparado com zerg, não pelas units, acho q unit por unit zerg é até pau a pau com toss, pra micrar (não caia na ilusao que pra unit ser dificil de usar, precisa de um botão pra apertar... É um PARTO micrar baneling e mutalisk ao mesmo tempo, sem mandar metade do seu exército na direção errada)
    Porem, macro de zerg é o que eu acho q tá muito dificil... Eu simplesmente não consigo lembrar de usar a maldita larva e creep toda hora, ou quando lembro não dá pra parar pra fazer isso

    P.S.: Carrier rules... Bate MUITO, só precisa tomar cuidado pra não morrer

  5. #304
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    Citação Citando Charizard Ver mensagem
    Bom, nesse ponto eu concordo com vc, todo mundo sabe q terran MMM é puro A-move (Em compensação, tenta jogar com nuke e raven.. Não é tão facil)

    Mas o que eu não concordo é vc achar q isso está errado
    Não vejo nada demais em uma raça ser mais complicada de jogar do que outra, se for balanceada, acho até divertido

    Até posso concordar que hj em dia a diferença é um pouco demais, mas não com protoss.. Com zerg
    Zerg simplesmente não tem tempo de respirar num jogo corrido

    Toss é too easy comparado com zerg, não pelas units, acho q unit por unit zerg é até pau a pau com toss, pra micrar (não caia na ilusao que pra unit ser dificil de usar, precisa de um botão pra apertar... É um PARTO micrar baneling e mutalisk ao mesmo tempo, sem mandar metade do seu exército na direção errada)
    Porem, macro de zerg é o que eu acho q tá muito dificil... Eu simplesmente não consigo lembrar de usar a maldita larva e creep toda hora, ou quando lembro não dá pra parar pra fazer isso

    P.S.: Carrier rules... Bate MUITO, só precisa tomar cuidado pra não morrer

    Vc acabou de dizer outro exemplo.
    A macro do zerg eh exageradamente mais complicada do que as das outras raças.
    Não vejo motivo para ter essa diferença toda.

    É normal que um jogo como o SC tenha diferença na mecânica entre as raças, visto que as mesmas são bem difrentes.
    Mas como eu disse, criar ABISMOS não agrega em nada ao jogo. Pois o que acontece é uma debandada massiva para a raça mais fácil de se jogar.

  6. #305
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    Citação Citando Geno Cyber Ver mensagem
    Vc acabou de dizer outro exemplo.
    A macro do zerg eh exageradamente mais complicada do que as das outras raças.
    Não vejo motivo para ter essa diferença toda.

    É normal que um jogo como o SC tenha diferença na mecânica entre as raças, visto que as mesmas são bem difrentes.
    Mas como eu disse, criar ABISMOS não agrega em nada ao jogo. Pois o que acontece é uma debandada massiva para a raça mais fácil de se jogar.
    Entao, mas é isso q eu quis dizer com o primeiro post... Q a diferenca de dificuldade, mesmo grande, não é ruim, desde q não faça uma raça ser prejudicada em relação às outras

    Diversibilidade é uma coisa boa, mesmo em questão de nivel de dificuldade

  7. #306
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    Zerg tem que ter macro mas não acho que deve ser tão forte, pois tudo está centralizado em uma contrução, as incubadoras fazem tudo. Eu sei que para contruir um drone é S + D, para construir um overlord é S + V, um zergling é S + Z e por ai vai.

    Micro de rainha não é difícil, pois se vc selecionar todas em um atalho , selecionar para injetar larva e clicar nas incubadoras direto no minimapa, vc consegue com prática injetar larva em todas bem rápido pois cada rainha vai injetar na incubadora mais próxima.

    A curva de aprendizado de zerg é muito alta, fora que terran e protoss podem fazer turtle relativamente fácil, mas zerg tem que sair da base e expandir e eu acho que isso que é o mais complicado para lidar, deixar a expansão sozinha e com poucas unidades em jogo.

    Claro que é um jogo do maior zerg player do mundo contra um dos melhores terrans, mas da para ter noção do que os zergs podem fazer.

    YouTube - HD Starcraft 2 Boxer v FruitDealer g2 p1/2

    YouTube - HD Starcraft 2 Boxer v FruitDealer g2 p2/2

    agora, como não jogar de zerg
    YouTube - idravsddoro
    Última edição por eyamamoto : 04-11-2010 às 23:38

  8. #307
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    Expandir de zerg eh complicado de lidar?

    Meu...peguei um cara da platina que em exatos 4:06 tinha 10 zerglings e uma rainha.
    Em 4:27 segundos o cara estava expandindo e atacando ao mesmo tempo.

    Detalhe..eu tava de protoss.
    Pq sera que ele fez isso?

    Isso ai não é novidade para ninguem...no BETA era assim que os caras faziam...
    Por isso que diminuiram o tempo dos gates e dos zealots..para evitar que toss vire um pateta na mao do speedling no inicio do jogo.

    Ai vem os caras e nerfam de novo....não da para entender.
    Alguem tem que convencer o filho do dono da blizzard a jogar de protoss. Quem sabe assim as coisas mudem apra essa raça heuheauheauhea

  9. #308
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    Falam que protoss precisa de muito micro mas olha esses videos, o cara faz um estrago com tempestade psionica e force field. Protoss que sabe micrar faz um estrago enorme com bem menos unidades.

  10. #309
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    Falando em protoss, sempre jogo com essa raça, e no 1x1 estou com dificuldades pra ganhar de terran.

    Eles simplesmente atacam com muitos marauders e medivacs dropando bem onde minha defesa é mais fraca. Fica quase impossível expandir e só consigo proteger meus probes se lotar de cannon, mas aí gasto minerais demais.

    Se eu faço uma defesa na entrada da base eles dão a volta de medivac e atacam meus probes, mesmo com eu voltando rápido morrem vários e os marauders ainda voltam pra nave.

    Eu poderia ir direto pra unidades mais fortes, mas um bom terran sempre fica com o radar vendo o q eu estou fazendo, aí ele já se prepara.

    Ou seja, a menos que o terran faça alguma cagada forte, não consigo ganhar. Esses bolos de marauders com stimpack e nave pra helar/transportar são muito numerosos e baratos perto das minhas unidades protoss.

    O que vcs recomendam?

    EDIT: só pra esclarecer, não tenho problema com esse primeiro rush de marauders/marines, eu consigo segurar bem com zealots/stalkers/sentry e force field. Meu problema realmente é depois de mais alguns minutos quando os números começam a ficar maiores.
    Última edição por F-kid : 12-11-2010 às 4:08

  11. #310
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    Se é só drop pequeno de comeco de jogo, faz umas 2 phoenix e deixa perto de onde vc acha q o cara vai te dropar (ou até mesmo só 1 phoenix, se vc tiver certeza q só tem marauder)
    Se elas pegarem os medivacs do cara desprevenidos, ele perde tudo!
    Vai ser questão de quem presta mais atenção no minimap, vc ou ele

    Mesmo q ele chegue a conseguir dropar, se tiver só marauder vc ainda pode matar os medivacs com os phoenix, enquanto volta com seu exército pra matar os marauders dele
    Depois disso vc deveria estar em vantagem, se o jogo estava equilibrado

  12. #311
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    Mesmo que isso dê certo, que eu consiga matar as medivacs usando phoenix, uns 3 marauders ali vão fazer um estrago forte nos probes antes das minhas tropas chegarem.

    Contra terran tenho usado uma outra tática, meio pemba mas tem funcionado na silver league: travo a entrada da base com cannons e coloco cannons também nos minerais. Faço 2 starports e void rays o mais rápido q e eu conseguir, e quando tiver umas 5 mando atacar. Mas é uma estratégia q só funciona se o cara for meio fraco, em uma das vezes o cara deu scan e se encheu de viking e eu perdi.

    Enfim, só tenho conseguido segurar os marauders me entocando na base, isso é ruim pq gasto muita grana com cannon e fica muito fácil pro cara expandir.

  13. #312
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    usa blink stalker
    tu movimenta as tropas mto rapido

    ai junta uns sentry + imortal que tu queima fácil os marauders do cara
    tu perde muito dinheiro fazendo canhao. canhao é diferente de tropa

    o que ta me fudendo de terrano são os noobs que ficam na base enchendo de tank siege e torre
    tu n tem como entrar de jeito nenhum

  14. #313
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    O foda é que até eu conseguir construir o suficiente pra ter blink e immortal o cara já invadiu minha base.

  15. #314
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    Eu jogo de protoss e tá foda mesmo. Nerfaram demais as units... O jogo não tá permitindo falhas, um pequeno deslize = derrota. A velocidade do Void Ray está pifia e o DOT tá muito demorado (antes tava muito rápido). Tempo de research e cooldown dos warpgates deveriam ser diminuídos um pouco também.

  16. #315
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    Agora fiquei puto: eu sou um recém saído da practice league que caiu na silver league e tem uns 20 jogos 1x1.

    Acabei de enfrentar um cara da gold league que tem 2271 GAMES!! Prr#!!

    Pra q caralhos serve esse negócio de league??? Eu deveria pegar apenas jogadores de nível semelhante, ou pelo menos que estivesse na mesma league! Por isso que só to perdendo nessa merda, me colocam pra jogar com nego que não saiu da frente do PC desde que foi lançado o jogo!

    EDIT: continuei jogando, e mais quatro partidas seguidas eu caí contra players com mais de 400 games. Acho q a blizzard quer q eu desista de jogar.
    Última edição por F-kid : 16-11-2010 às 2:27

  17. #316
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    bom eu gostei, mas quero ver na pratica qd te pegam de surpresa, se consegue manter a calma, virar a partida.

  18. #317
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    Na verdade o jogo vai agindo com base em estimativa...
    Se vc tiver um historico bom, com uma porcentagem boa de vitórias e em uma posição bem alta na liga (20+, chuto eu) o jogo vai buscar oponentes nas próximas ligas...

    Lembro que quando eu começei a jogar online sem querer eu pulei a practice league, ja fui direto nas 5 particas classificatórias e perdi todas, resultado bronzão lindo pra mim (tb era noob pra caralho)... Ai começei a jogar direito e fui subindo posições e ligas.
    Quando eu tava em 1 lugar na liga de prata, o jogo começou a mandar caras pedreiras pra cima de mim, nego ouro alto ou platina com muitas partidas jogadas...
    Mas ai percebi que embora essa galera jogue muito, a quantidade de vitórias deles é muito baixa uns 35-40% enquanto a minha tava na média dos 50%, meu aproveitamento tava muito melhor... Ou seja, tenho um aproveitamento melhor, mostrando que estava acima da galera onde eu estava, logo o jogo tava buscando aumentar o meu nível.
    É assim que o rank funciona, se vc tiver dentro da média da liga ele manda partidas da galera que está no seu nível, agora se mostra um rendimento melhor o jogo começa a buscar pessoal um pouco mais forte, e dependendo do seu rendimento contra esses caras ele para por ai ou te aperta mais...

    Lembro de quando passei pra liga ouro, foi após uma vitória em cima de um platina rank 20+ Satisfação enorme que deu!

  19. #318
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    Citação Citando Reczar Ver mensagem
    Na verdade o jogo vai agindo com base em estimativa...
    Se vc tiver um historico bom, com uma porcentagem boa de vitórias e em uma posição bem alta na liga (20+, chuto eu) o jogo vai buscar oponentes nas próximas ligas...

    Lembro que quando eu começei a jogar online sem querer eu pulei a practice league, ja fui direto nas 5 particas classificatórias e perdi todas, resultado bronzão lindo pra mim (tb era noob pra caralho)... Ai começei a jogar direito e fui subindo posições e ligas.
    Quando eu tava em 1 lugar na liga de prata, o jogo começou a mandar caras pedreiras pra cima de mim, nego ouro alto ou platina com muitas partidas jogadas...
    Mas ai percebi que embora essa galera jogue muito, a quantidade de vitórias deles é muito baixa uns 35-40% enquanto a minha tava na média dos 50%, meu aproveitamento tava muito melhor... Ou seja, tenho um aproveitamento melhor, mostrando que estava acima da galera onde eu estava, logo o jogo tava buscando aumentar o meu nível.
    É assim que o rank funciona, se vc tiver dentro da média da liga ele manda partidas da galera que está no seu nível, agora se mostra um rendimento melhor o jogo começa a buscar pessoal um pouco mais forte, e dependendo do seu rendimento contra esses caras ele para por ai ou te aperta mais...

    Lembro de quando passei pra liga ouro, foi após uma vitória em cima de um platina rank 20+ Satisfação enorme que deu!

    Nem cara..não é bem por ai não.
    Tudo isso que vc falou só é válido quando tem muita gente online.
    Quando tem poucos jogadores todas essas regras ai vão ficando em segundo plano, para que a prioridade absoluta do game seja cumprida: EXISTENCIA DE JOGOS. kkkk

    Ou seja...é melhor vc jogar logo, do que ficar uma hora esperando por um player do seu nível.

    Sobre protoss...ta uma bosta mesmo. Principalmente no início do game. Difícil segura a primeira onda dos terranos.
    Fora que...as unidades tier 1 do protoss são uma bosta....zealot é pura bucha de canhão.
    No ínicio do jogo, isso dá poucas opções para os protoss...diferente das outras raças que possuem mais de uma estratégia no início do game.

    Expandir rapidamente é fácil para zerg e para terrano...para protoss é um parto, e depende muito do mapa.
    Fora que coordenar as tropas protoss é muito mais fundamental do que com as outras raças.

    Grandes coisa vc micrar com baratas+zerglings+hidra....
    tanto faz como vc manda a tropa atacar...os zerglings são rapidos e vão na frente sempre, o que facilita.
    O resto fica atras com focus fire..MOLEZA.

    Agora..para toss é obrigação vc pesquisar o charge do zealot...caso contrário os stalkers vão atacar na frente deles, pois são mais rápidos.
    Uma piada literalmente....fora que zealot não tem focus fire..é pura bucha de canhão..o objetivo dessa unidade do meio apra o fim do game é meramente MORRER para proteger os stalkers e colossus que estão atras moendo todo mundo. Essa formação é super importante..se o inimigo pegar os colossus por trás, vc perdeu. Se o inimigo pegar os seus htemplars vc perdeu.

    É isso ai..protoss virou a raça do "ganhe se puder", tentar é de graça.
    Eu jogo de protoss e digo..a é a raça mais FÁCIL de se enfrentar.
    E cada vez vejo menos pessoas jogando com ela...só venho enfrentando nego de zerg e terrano.
    Última edição por Geno Cyber : 16-11-2010 às 11:14

  20. #319
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    olha, como um protoss player. posso afirmar que ta um pouco menos forte do que nos patches anteriores. mas mesmo assim, ainda tem uma das builds que é a mais forte do jogo, principalmente nas ligas baixas, que é o 4 gate.

    não tem, eh muito forte, combinando com posicionamento do proxy pylon, da pra chegar facilmente na diamond só fazendo 4 gate. basta ter a macro bem treinada, nem precisa micrar muito, é só fazer o basicão com force field/guardian shield.

    alias, com qualquer raça é assim, tendo a macro bem redondinha, se chega facilmente na diamond com ums 60~80 jogos.
    lembrando que uma macro bem redonda é sempre produzir, escoltar, e expandir quando ataca. não tem erro.

  21. #320
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    4 gate foi bom. Não é mais essas coisas.
    Eu nem uso mais essa build contra terrano. É meio que nula.
    E dependendo da build que o terrano escolher, vc ta ferrado.

    Tenta um 4gate contra terrano com fortaleza orbital+mm, e depois expansão rápida para vc ver.
    Vc vai gastar tudo que tem e não bota a baixo a fortaleza orbital. É um tiro no pé.
    Muito melhor ir de 3Robotech nesse caso.

    Terrano que fecha a base e bota casamata por tras tb é muito eficaz contra o 4gate.
    Pelo menos por tempo o suficiente para te pega desprevenido

    E eu não concordo em nada com esse papo de que com uma macro redonda vc chega na diamond.
    Última edição por Geno Cyber : 16-11-2010 às 16:32

  22. #321
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    se o cara faz fast expand sem ver o 4 gate, ele vai perder. 4 gate é em 8 minutos no máximo, o cara não vai ter muita coisa e com o suply que o 4 gate produz nos 3 minutos seguintes, tu consegue matar qualquer coisa.
    se o adversário for bom, ele vai segurar o push, nesse momento tu segura o cara, expande e é gg.
    é nisso que 4 gate ganha o jogo, não necessariamente vai derrotar com as unidades do 4 gate, mas te deixa na vantagem, te da map control, etc. por isso reforço a macro. tendo ela bem definida, eh só segurar qualquer vantagem.

    tem gente que chega na diamond só nos cheese e nos all-in. uma macro redonda chega mais fácil ainda.

  23. #322
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    Fast expansion com fortaleza orbital vc tem grandes chances de não derrubar com 4gate. Enquanto os VCE´s reparam a fortaleza ela arrebenta com suas unidades. Ai vc manda atacar os VCE´s que estão entocados, enquanto a fortaleza engole sua alma no processo. Fora os marines e marauders que o inimigo ja deve ter. Dependendo do mapa então, vc não consegue nem passar pela expansão para detonar a main do cara, sem levar uma boa duma ferroada. E se vc não derrubar a expansão dele, vc perdeu. Mesmo que expanda é tarde.

    É muito mais fácil vc ir com uns imortais, que vão tankar de boa a fortaleza, enquanto o restante da tropa arrebenta o que sobrar.
    Ou então, se o terrano bobear com as turrets, avacalhar com dark templar.

    Sobre chegar a diamante com táticas de cheese pode até ser. Conheço um colega que chegou la apenas variando entre proxy e canon rush.

  24. #323
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    fortaleza orbital é o planetary fortress?

    no tempo do 4 gate, se o cara tiver isso, ele é um baita dum noob. planetary fortress é coisa pra 4a expansão, nenhum terran em sã consciência deixaria de ter mais mulas.

    acho que não entendeu sobre o que eu to falando do 4 gate. é pressão rápida (8 minutos de jogo), se o cara tiver no 1-1-1, fica mais fácil ainda. ele não vai ter medivac, nem o siege mode terminado.

    se ele segurar o push, tu contem e expande.

  25. #324
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    Meu amigo..com quem vc anda jogando?

    Com 8 minutos de jogo o terrano tem radar na main e fortaleza orbital na expansão, além de barribaca na rampa e uns marauders de quebra. Se vc esperar para atacar nesse tempo, vc não derruba a expansão.

    tu acha mesmo que 8 minutos é pouco tempo para o primeiro ataque?
    Eu já peguei zerguiano que ataca com 10 zerglings em 4 minutos ou menos.

    Se eu percebo que a estratégia é uma expansão rápida (terrano ou zerg) eu vou na hora de zealot rush.
    Guardo toda a energia do nexus para acelerar a produção de zealots e com 5 minutos no máximo eu to com uns 6 ou 7 em cima do inimigo. Como a distância é fundamental, não costumo manter essa pressão..apenas deixo os zealots arrebentarem o que puderem, enquanto estou afiando a macro, para uma expansão.

    Contra protoss eu não to nem ai. Early game de protoss não me preocupa.
    As opções são ortodoxas. Basta vc se concentrar na sua build order, ser eficiente, e vc deve vencer logo no início.
    Protoss é a raça mais previsível do game.

  26. #325
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    LOL

    Build de 7RR (7 roach rush) de zergling faz 7 roach exatamente aos 4:45 de jogo

    4gate tem q sair logo depois disso, senão já era... Se chegar as 7 roach na sua base e vc não tiver pelo menos uns 8 zea com charge, ou então alguns zea + stalker, pode dar GG...

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