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  1. #326
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    O problema de protoss é a falta de variância em estratégia no início do jogo, vc fica engessado. Como o Geno falou, não tem muito o que vc fazer. Late game são as unidades mais fortes do jogo, OK. Porém, SC2 é um jogo que uma partida de nível alto vai durar entre 9min e 20 estourando.

    Concordo que Zerg é bem difícil controlar a economia, mas controlar suas unidades não é tãão difícil quanto as dos protoss... Sem falar que a bucha de canhão dos protoss (Zealot) tem uma utilidade bem menor do que a de Zergling (Scout/controle do mapa, consegue envolver as unidades enquanto as outras, Muta/Hydra/Roach acaba com todo o resto).

    Marine eu nem vou comentar, pq essa unidade é um absurdo em vista do custo que ela tem. Aliás Terran em geral está uma piada. Dou graças a deus quando pego um turtle e tomo o mapa inteiro e acabo com o cara... pq qnd T resolve ser agressivo, é muito difícil segurar... MM Ball, Drops na base, Cloaked Banshee, Drop de Thor e por aí vai...

    As únicas coisas que Protoss tinha antes para conseguir aguentar um rush de início foram para o espaço... e o mid-game com void-rays também (elas eram OP, claro, mas nerfaram DEMAIS).

    EDIT: Esqueci de comentar sobre map control. Terran tem scan (embora as mules sejam muito mais úteis) e Zerg tem creep... Observer? Nem se compara aos 2.

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  3. #327
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    Pois é, o máximo do máximo que rola de variar no começo é fazer umas sentries pra usar force field, mas mesmo assim é difícil porque a sentry não nasce com mana suficiente.

  4. #328
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    vocês tão falando de nivel alto já. o que eu tava falando do 4 gate 8 minutos é pras ligas baixas, pra pegar diamond. pra quem quiser treinar macro, vai de 4 gate que é bem forte, não tem erro.

    tanto que o que normalmente o que se abre nos pro da vida, é forge/expand com o pylon trancando (contra zerg). 2 gate robo expand, 3 gate starport, etc..
    tudo varia muito com o mapa, pressão do adverssário. etc
    e gosto muito de abrir com 1 gate, cyber core, sentry, outro gate, e crono boost em 2 stalker. da pra aplicar uma pressão muito boa no inicio com os stalker.

  5. #329
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    AHeuaehaeuheauahaeuh

    Eu troco sua probe pelos meus creep tumors qualquer dia da semana
    LOL

    Tem nego q só sabe reclamar de barriga cheia, mesmo...
    Faz assim, joga de zerg por 1 mes, e ve se vc continua achando a mesma coisa

  6. #330
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    O ruim do observer é que sem ele no exército você fica vulnerável a qualquer besteirinha. O que deveria ser nerfado é o scan do terran, não dá pra usar invis contra terran, mesmo o terran mais n00b que não usa mule quando vê um dark templar já solta um scan pra cima e acaba a graça.

  7. #331
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    Scan > Probe > Raven > Overseer

    Se trocar o Overseer por um balão gigante escrito "SHOOT ME" dá na mesma

  8. #332
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    Pois é.....ai nesse caso seus darktemplars precisam ser melhores usados, ou então servem de sacrificio.
    Eu sempre uso dark templar...pois dificulta a vida do inimigo. Ele vai ter que se tocar que a qualquer momento, pode ser atacado por unidades invisíveis. Ele tomando as medidas preventivas para isso, já é positivo. Enquanto ele perde tempo e recursos evitando os dark templars eu ja to fazendo outra coisa.

    Como eu costumo usar dark templar: Carta na manga. Se o inimigo não sabe que vc vai partir para isso..pode ser decisivo para sua vitoria no primeiro ataque. Então é não revelar o trunfo, antes de primeiro ataque.

    Contra terrano, o bom é fazer ele gastar o radar. Não mande um grupo de 2 ou 3. Mande mais. Pelo menos 4.
    Contra terrano o bom mesmo é uns 6 logo de cara...pq? Pq o estrago é grande.
    Além disso vc tem a opção de dividir em grupos, para gastar o radar dele. Micrar de forma adequada.
    2 atacando os vces, os outros atacando builds que estejam afastadas do raio de ação do radar, e de prefrências builds como
    o starport e o polo de engenharia. Acabando o radar dele destrua IMEDIATAMENTE o polo de engenharia. Não esqueça de ficar observando se tem algum VCE construindo turret.

    bom...se vc não derrubar na primeira leva, dificilmente derrubará na próxima.
    Nesse caso o melhor a se fazer e utilizar a unidade para controle do mapa e partir para outra estratégia. É mais rapido produzir um dark templar do que um observer. Não que vc não vá usar os observers...claro que vai. Mas os dark templares vão ajudar. Além disso vc pode usar os ditos para encher os saco do inimigo em suas expansões. A idéia é sempre distrair o cara para esse atque em potencial, fazendo com que ele perca tempo e recursos combatendo algo que pouco lhe custa, seja em recurso ou em tempo. Enquanto isso vc já vai fazendo outra coisa. Seja destruidoras....colossus...etc.

    Para variar, o terrano tem vantagem contra unidades invisíveis. Além do radar, tem o corvo e o EMP do Ghost.
    Enquanto o filho do dono da blizzard jogar de terrano, a coisa vai ficar presta para o resto heheheeh

  9. #333
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    Depois de ficar emputecido com essas partidas 1x1 resolvi me arriscar no 4x4.

    Estou com uns 65% de win rate, e nas partidas em que fiquei em primeiro as vezes subi de liga. Fui de silver pra gold ontem, e hoje fui de gold pra platinum.

    Minhas táticas no x4 costumam funcionar bem, se o time não for ruim eu consigo ficar na vantagem expandindo rápido e fazendo bastante unidades.

    Em algumas partidas fui direto pra void ray. Os voids fizeram o time ganhar o jogo.

    As derrotas geralmente ocorrem quando mandam algum ataque rápido em quem está despreparado. Naquele mapa onde ficam os 4 próximos, uma vez um terran chegou voando com uma barracks e ficou fazendo marine em cima da plataforma onde não dava pra olhar, e me impediu de pegar mineral por um bom tempo, aí perdemos.

  10. #334
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    Não joga muito 4x4, tu fica muito mal acostumado.

    Tava jogando bem na gold 1x1 ai comecei a jogar 4x4 4fun e ganhei bastante, achando que as vitórias valiam alguma coisa. Valem nada, depois que tu voltar pra 1x1 tu se fode pq o jogo é MUITO diferente.

  11. #335
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    De protoss só tenho ganhado com mass stalker, é a única unidade flexível e com life real. Zealot como já disseram dá até pena de fazer, 100 de minério no lixo, eles morrem antes de atacar quase no mid-game. É a melhor unidade no começo do jogo, um rush de 8 zealots destrói um zerg, por exemplo (e terran também, mas terran fecha a base e daí já era, freekill pros marines). Mas depois é foda. Void ray totalmente nerfado, carrier não dá nem graça, só contra n00b eu me fechando na base sinistramente, e mesmo assim precisa de tropas terrestres também pra completar o ataque (e não há macro que gere dinheiro pra isso no mid-game, só later retrancando), mothership é piada de mal gosto, dark templar tá nerfado por conta do scan infinito (amigo meu chega ao cúmulo de usar scan pra ver se nego tem expansão, ao invés de mandar uma unidade qualquer), e high templar sim é uma boa unidade, mas você manda o exército atacar e o animal vai lá na frente, se suicidar.

    Colossus que tá salvando, mas é caro e dá uma pena danada perder colossi pra muta e viking.

  12. #336
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    Pois eh tipo...mid-game+, a configuração padrão de protoss é zealot com charge(como bucha de canhão) stalker bagaraio, de 6 a 10 imortais e uns colossus atras com o upgrade da lança termica arrebentando todo mundo.

    Os Zealots do servem para desviar os tiros dos colossus.
    Stalker nessa config = anti-air. Imortal Além de tankar, protegendo os colossus, arrebentam as unidades blindadas dos inimigos.
    E o colossus varre com a infantaria inimiga.

    Entre meros mortais, não precisa mais que isso. Só não esquecer do upgrade de armamentos.
    Problema é vc conseguir chegar nesse patamar. Protoss é bem vulnerável no início do jogo.

  13. #337
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    Continuei jogando 1x1 e agora sou gold league, estou ganhando cerca de metade das partidas.

    O foda de protoss é que estou precisando micrar muito, parece que contra zerg ou terran estou sempre na desvantagem, e sempre perco se não uso direito os force fields, fugindo com as unidades machucadas e posicionando tudo certinho. Enfim, é possível enfrentar zerg e terran, mas a impressão que dá é que precisa de muito skill com o exército q vc tem.

    Geralmente costumo ganhar usando as unidades básicas do gateway, de vez em quando algum colossus ou DT.

    Raramente saio disso, mas na última que joguei me retranquei na base com 2 expansões, lotei de cannon, templar e algumas tropas, e fiquei fazendo carrier. Consegui umas 20 carriers e saí limpando o mapa, o cara não teve o que fazer. Acho que foi besteira dele ter deixado eu livre por tanto tempo pra construir.

    Enfim, já consegui ganhar partidas usando praticamente todas as unidades protoss, MENOS o phoenix. Pra esse ainda não achei uma utilidade. Ele é muito papel e qualquer unidade que tenha ataque aéreo parece que leva fácil os phoenix, toda vez q faço eles saio no prejú.

  14. #338
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    É, phoenix tá extremamente nerfado mesmo. Eu vou testá-lo agora, vou dar uma jogadinha e fazer mass phoenix no lugar de void ray, vamos ver no que que dá. Acho que uns 4 phoenix para fazer harass é bom, o foda é que ele não ataca nada terrestre, o dano dele contra air é ruim (tinha que ser melhor que viking, por ser feito de papel) e pra fazer harass só micrando o gravity beam.

  15. #339
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    Phoenix não é unit pra mass... Todas as raças tem algumas unidades assim, mas específicas em seu uso

    Ou por acaso vc já viu terran ganhando jogo com mass reaper, mass ghost? Zerg ganhando jogo com mass infestor ou mass corruptor?

  16. #340
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    F-Kid...concordo. Jogar de protoss da trabalho. Tem que usar sempre as skills, e o posicionamento é importante.

    Sobre a Phoenix eu só uso contra zerg, praticamente.
    Como eu uso? De duas formas:

    1- Counter para mutalisk. O dano da phoenix em unidades leves é alto. Arrebenta os mutas....
    2- Perturbar, matando rainha e overlords.

    Se vc correr para fazer VR, faça uma fenix antes....o mais rápido possível...e mande ela matar os overlords.
    Boas chances de vc atrasar o inimigo.

  17. #341
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    Pô, fiz um combinho legal aqui, carrier + mothership. Era um 3x3, deu pra segurar até sair uns 4 carriers. Mas meu gás não dava conta, expandi e depois quase fiz uma terceira expansão, mas o gás ainda não dava. Resultado positivo, mas como era 3x3 acabou ficando 3x1 e não dei conta.

    Ah, fiz de fanfarra, claro. Me tranquei na base, fui expandir e...

  18. #342
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    Gostei dessa tática. Fiz duas vezes:

    - na primeira o cara mandou roaches pra minha base e conseguir segurar com alguns stalkers e force field, mandei 2 phoenix pelo mapa que saíram matando overlords e uma queen. Pelo jeito fez bastante falta pra ele e acabei ganhando com mass stalkers em seguida.

    - na segunda fui fazer a mesma coisa com outro oponente, consegui fazer umas tropas e 2 phoenix que foram matar overlord, mas na minha base chegou um rush massivo de zergling, e não consegui segurar.

    Enfim, gostei desse esquema de fazer uns poucos phoenix contra zergs e sair pelo mapa matando overlord, é bom não fazer isso se sua defesa não estiver garantida.

  19. #343
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    sim, essa é a sensação do pvz na GLS, 4 phoenix mata queen rapidão, e com o controle do mapa, é gg

  20. #344
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    Citação Citando Spidey Ver mensagem
    O ruim do observer é que sem ele no exército você fica vulnerável a qualquer besteirinha. O que deveria ser nerfado é o scan do terran, não dá pra usar invis contra terran, mesmo o terran mais n00b que não usa mule quando vê um dark templar já solta um scan pra cima e acaba a graça.
    vc querer ganhar com UM dark templar é foda tambem né
    com 2 em lugares separados vc consegue depletar toda a energia do scan, fazer um estrago e quem sabe um dos DTs ainda sobrevive. e continua tascando o terror no terran sem energia pra scan.

  21. #345
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    Um é forma de dizer né, como geralmente mando os DTs no meio do exército, eles não dão nem 3 hits e nego já dá scan. O foda é que contra terran eles fecham a base e o DT não entra, e no exército o scan dá conta. Não tem jeito. Só pegando uma expansão desprotegida.

  22. #346
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    Joguei um 2x2 agora FODA. Eu e o cara que joga comigo (ambos protoss) somos silver, estavamos ganhando tudo e colocaram a gente contra uma dupla terran/zerg que é 4º no diamond.

    Foi uma humilhação. Acho que nem com um terceiro player a gente ganhava.

    Fizemos 4 gate sem perder tempo pra nada, com bastante stalkers, zealots e sentries. Enfim, pro meu critério a composição estava boa, numerosa e saiu até q rápido.

    Mandamos atacar e no meio do mapa encontramos as tropas inimigas. Uma cachoeira de zerglings e uma porrada de marines/marauders. Mesmo estando em uma plataforma mais elevada e usando os force field decentemente ainda fomos dizimados. Acho que micro nenhum ganharia essa batalha.

    A única maneira que vejo de segurar esse ataque inicial seria fechando a base, mas aí os caras iriam dominar o mapa. Esse é o tipo de partida que mesmo sabendo o que o inimigo vai fazer eu não tenho idéia de como poderíamos vencer.

  23. #347
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    2 colossus com upgrade de range acabariam com essa luta fácil

    A vantagem deles ali, foi q zergling é BARATO e segura na frente por um tempo, enquanto q os mariners e marauders são frageis mas batem MUITO, e ficaram estuprando suas units, enquanto que os zerglings morriam

    Se tivesse 1 colossus com range acho q já daria uma diferença suficiente pra reverter a batalha, dependendo do tamanho dos armies

  24. #348
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    Eles ganharam pq planejaram melhor o ataque.
    Pelo menos um de vcs deveria ter partido para a build 3tech.
    Se vc deu scout e percebeu que vem os mass speedlings, faça MAIS zealots do que stalkers.

    Além disso, contra terrano, vc não tem muita escolha...vai ter que correr rápido para colossus, pois todo terrano vem de MM, e
    se vc não tiver o colossus a coisa fica feia.

  25. #349
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    Ou colossus, ou HT

    Já viu HT soltando storm em MMM ou ling ???

    Coisa linda!!!

  26. #350
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    o que me deixa mais revoltado nos x3 aleatórios é cara fazendo estratégia igual a de cima ae
    o pessoal precisa urgentemente aprender que x3 eh mass unit
    ai tu pega uns grupos em que o cara faz uns 3-4 canhão e vai pra mass carrier. mass viking. mass muta

    o problema é que ai ficam 3 adversários pra detonar dois aliados teus. porque o cara faz canhao e não consegue fazer unidade
    ai os oponentes são queimados e o neguinho fica ali, cheio de canon.
    ai óbvio que eh gg, pq um cara nao vai matar 3 inimigos

    x3 eh mass unit. faz unidade rapido e parte pro ataque juntando os 3

    e btw, zerginling ta absurdo contra protoss pqp impossivel defender
    Última edição por junior00 : 25-11-2010 às 16:26

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