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  1. #1
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    Aprenda a melhorar o FPS sem custo

    Galera,

    Muita gente tem reclamado que a cada update o jogo fica mais e mais lento. De fato, isto ocorre pois cada vez mais temos objetos a serem carregados no jogo, consequentemente, um consumo maior de memória RAM e CPU.

    Entretanto, acompanhando os fóruns oficiais do TF2, vi um "fix" muito interessante, que melhora o FPS de usuários que utilizam antivírus.

    O que ocorre é que um arquivo do jogo relacionado às stats é constantemente atualizado durante a partida e, para cada atualização, a proteção residente dos antivírus é ativada e verifica o arquivo. Imagine quanto de processamento é gasto de bobeira.

    Para isso, a melhor solução é adicionar o arquivo em questão na lista de exceção do antivirus, de modo que o arquivo não seja mais verificado.

    O arquivo em questão está localizado na seguinte pasta (separei por versão do Windows):

    Windows XP 32-bit / Vista 32-bit / 7 32-bit [Português]:
    Código:
    C:\Arquivos de Programas\Steam\appcache\stats
    Windows Vista 64-bit / Windows 7 64-bit: [Português]
    Código:
    C:\Arquivos de Programas (x86)\Steam\appcache\stats
    Windows XP 64-bit / Windows Vista 64-bit / Windows 7 64-bit [Inglês]
    Código:
    C:\Program Files (x86)\Steam\appcache\stats
    Para corrigir, abra o seu antivírus, vá no menu de configurações, selecione Exceções / Exclusões e adicione o diretório informado acima.

    O autor original do tópico disponibilizou os links rápidos com dicas de como fazer o truque para cada antivírus.Quem tiver dificuldades, poste aqui que eu tento ajudar.

    ----------------

    Agora, minha opinião: Meu jogo parou de dar uma lagadas "do nada"... Geralmente mantenho 120 fps e, às vezes, caia pra 45 fps sem o "pau comer", num lugar que era para chegar a 180 fps, por exemplo. Não espere milagres, mas não há nenhum motivo para não utilizar este truque, que, na minha opinião, é bem pensado.

    []'s
    Última edição por mygotison : 08-01-2010 às 16:42 Motivo: correção no título

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  3. #2
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    Opa, vlw! quando eu chegar em casa vou testar!

    Não tenho uma máquina muito boa, um E7400, 2GB , GF9600 GSO 384mb.

    O Fps fica bom, mas ultimamente com esses updates, ele tem caido muito! Eu uso o AVG.


    []'s

  4. #3
    Membro Avatar de svee
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    Aqui quando eu jogo eu desabilito o AV, mesmo assim ta foda.
    Nesse update do dia 6 teve um fix pra processadores AMD, mas ganhei só 6fps com o mesmo
    Cada dia que passa fico mais tentado a jogar só mix porque em mix meu fps fica entre 150-90, jogando com 28 player com esse update esta dando drop pra 37fps

    Até fevereiro vou estar de i5, mas pqp só vou fazer esse update por causa do TF2, merda de engine requentada que a cada update fica mais porca, se o game fosse em unreal engine ele seria mais bonito e MUITO mais leve

    Nem crysis é tão pesado pra cpu quanto tf2.
    Última edição por svee : 07-01-2010 às 18:33

  5. #4
    Membro Avatar de Jake Olson
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    C:\Arquivos de Programas (x86) é assim mesmo com esse (x86)?

  6. #5
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    Citação Citando Jake Olson Ver mensagem
    C:\Arquivos de Programas (x86) é assim mesmo com esse (x86)?
    Quem tem sistema 64-bit em português, sim, pois o Steam é um aplicado 32-bit e é instalado nessa pasta

    Citação Citando Sveegaynom
    Até fevereiro vou estar de i5, mas pqp só vou fazer esse update por causa do TF2, merda de engine requentada que a cada update fica mais porca, se o game fosse em unreal engine ele seria mais bonito e MUITO mais leve
    Pego de 120 a 160 fps, caindo para 65-80 quando o pau come em mapas PL com uma máquina de 1 ano e meio atrás (Core 2 Duo E8200, 4GB RAM, HD4850), com praticamente todas as opções no máximo e 1440x900 de resolução.
    Não vejo problemas com a engine source, muito pelo contrário. É uma engine com grandes méritos, tanto que o jogo só tem os updates até hoje por causa que a engine assim permite.

    Existem features únicas na engine, como a gravação dos vídeos "Meet the team", sincronia de fala, entre outros, além de ser uma engine desenvolvida in-house, pela própria Valve, portanto, eles, com certezam, conhecem muito mais essa engine do que a UE.

    UE é mais leve? Não é a Engine que determina se o jogo é pesado ou não. Passa-se por uma série de otimizações, adoção de sistemas de cacheamento, pré-geração de shaders para acelerar o jogo (maior tempo de loading, porém evita a criação de shaders "on the fly" (durante o jogo), frameworks utilizados para geração de objetos adicionais (florestas, como no Oblivion), popular mundos, IA, etc...
    Mostre-me os benchmarks especializados. AA3 é leve? Pra mim, um jogo bem lixo, ultra bugado e pesado.

    Outro belo exemplo é o Medal of Honor Airborne.

    Porém, temos exemplos de boa otimização (na minha opinião), como no Mass Effect. Enfim, não tenho nada a reclamar da engine source simplesmente porque não a conheço a fundo, assim como não conheço a fundo a UE. Portanto, acho injusto ficar degradando algo na base de "achismopédia". Porém, se você tiver argumentos convincentes, vale a pena postá-los para que os interessados (como eu) conheçam mais.

    []'s
    Última edição por mygotison : 07-01-2010 às 20:23

  7. #6
    Membro Avatar de svee
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    Citação Citando mygotison Ver mensagem
    Quem tem sistema 64-bit em português, sim, pois o Steam é um aplicado 32-bit e é instalado nessa pasta


    Pego de 120 a 160 fps, caindo para 65-80 quando o pau come em mapas PL com uma máquina de 1 ano e meio atrás (Core 2 Duo E8200, 4GB RAM, HD4850), com praticamente todas as opções no máximo e 1440x900 de resolução.
    Não vejo problemas com a engine source, muito pelo contrário. É uma engine com grandes méritos, tanto que o jogo só tem os updates até hoje por causa que a engine assim permite.

    Existem features únicas na engine, como a gravação dos vídeos "Meet the team", sincronia de fala, entre outros, além de ser uma engine desenvolvida in-house, pela própria Valve, portanto, eles, com certezam, conhecem muito mais essa engine do que a UE.

    UE é mais leve? Não é a Engine que determina se o jogo é pesado ou não. Passa-se por uma série de otimizações, adoção de sistemas de cacheamento, pré-geração de shaders para acelerar o jogo (maior tempo de loading, porém evita a criação de shaders "on the fly" (durante o jogo), frameworks utilizados para geração de objetos adicionais (florestas, como no Oblivion), popular mundos, IA, etc...
    Mostre-me os benchmarks especializados. AA3 é leve? Pra mim, um jogo bem lixo, ultra bugado e pesado.

    Outro belo exemplo é o Medal of Honor Airborne.

    Porém, temos exemplos de boa otimização (na minha opinião), como no Mass Effect. Enfim, não tenho nada a reclamar da engine source simplesmente porque não a conheço a fundo, assim como não conheço a fundo a UE. Portanto, acho injusto ficar degradando algo na base de "achismopédia". Porém, se você tiver argumentos convincentes, vale a pena postá-los para que os interessados (como eu) conheçam mais.

    []'s
    Pega um prototype da vida, só com vga mediana vc consegue manter FPS alto tranquilo, agora no tf2 vc mete dx81 quase tudo no low desabilita um pancada de efeito e mesmo assim fica assim:

    Spoiler:



    [email protected]/8600/2gb
    server com 28 players


    Eu preferia que o game ficasse em 60 fps cravados do que ficar em 180 saindo da base e dar esses drops fodidos, pior que vc percebe que o problema nao é vga, essa mesma imagem quem postei com 37fps se fosse num server com 6x6 eu estava com mais de 100fps.

    Engine source no tf2 com até 24 players ingame ainda fica normal, passou disso a performance despenca.
    Última edição por svee : 08-01-2010 às 7:53

  8. #7
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    Citação Citando sveenom Ver mensagem
    Pega um prototype da vida, só com vga mediana vc consegue manter FPS alto tranquilo, agora no tf2 vc mete dx81 quase tudo no low desabilita um pancada de efeito e mesmo assim fica assim:

    Spoiler:



    [email protected]/8600/2gb
    server com 28 players


    Eu preferia que o game ficasse em 60 fps cravados do que ficar em 180 saindo da base e dar esses drops fodidos, pior que vc percebe que o problema nao é vga, essa mesma imagem quem postei com 37fps se fosse num server com 6x6 eu estava com mais de 100fps.

    Engine source no tf2 com até 24 players ingame ainda fica normal, passou disso a performance despenca.
    Para o jogo ficar SEMPRE com 60+ fps sempre, num ambiente tranquilo, o FPS deve estar, por exemplo, na casa de 130, para que, quando o "pau comer", ele caia até 60.

    Isso ocorre com todo e qualquer jogo. Sua placa de vídeo processa o que você está vendo. Para provar esse conceito, simplesmente fique vendo um monte de jogador correndo e depois olhe para o chão e fique abaixado. Certamente, o FPS vai aumentar muito, já que sua placa de vídeo está processando algo muito leve. Outro exemplo: Em qualquer CTF

    Quanto mais jogadores, obviamente, MENOS fps. Lembre-se que, além do vídeo, cada jogador emite sons. Quem tem placa de som onboard (esmagadora maioria), perde mais um pouco de FPS (além de ter uma qualidade pior) pois o som é processado pelo CPU através de emulação, ao invés de ser processado pelo processador da placa de som. 18 jogadores emitindo som é uma coisa... 28 é outra. (Sim, também tenho som onboard e sinto saudades da minha Sound Blaster!).

    Quanto ao Prototype, nunca joguei, mas posso falar de alguns jogos rápidos.

  9. #8
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    Citação Citando mygotison Ver mensagem
    Para o jogo ficar SEMPRE com 60+ fps sempre, num ambiente tranquilo, o FPS deve estar, por exemplo, na casa de 130, para que, quando o "pau comer", ele caia até 60.

    Isso ocorre com todo e qualquer jogo. Sua placa de vídeo processa o que você está vendo. Para provar esse conceito, simplesmente fique vendo um monte de jogador correndo e depois olhe para o chão e fique abaixado. Certamente, o FPS vai aumentar muito, já que sua placa de vídeo está processando algo muito leve. Outro exemplo: Em qualquer CTF

    Quanto mais jogadores, obviamente, MENOS fps. Lembre-se que, além do vídeo, cada jogador emite sons. Quem tem placa de som onboard (esmagadora maioria), perde mais um pouco de FPS (além de ter uma qualidade pior) pois o som é processado pelo CPU através de emulação, ao invés de ser processado pelo processador da placa de som. 18 jogadores emitindo som é uma coisa... 28 é outra. (Sim, também tenho som onboard e sinto saudades da minha Sound Blaster!).

    Quanto ao Prototype, nunca joguei, mas posso falar de alguns jogos rápidos.

    Não é questao de VGA, tanto que do jeito que eu jogo minha vga não é gargalo. Problema é o que eu nao vejo, como disse anteriormente, se a mesma SS que postei com 37fps fosse num server com menos players meu FPS estaria BEM melhor, alias jogando em server com 24 players independente do que aparecer na tela meu drop de FPS fica na casa dos 50.

    Peso do TF2 vai praticamente todo pra CPU, sinceramente jogo no PC desdo q2 e nunca vi um game com um drop de fps tão grande quanto TF2, chega a ser ridiculo.


    ps: uso uma audigy

  10. #9
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    Citação Citando sveenom Ver mensagem
    Não é questao de VGA, tanto que do jeito que eu jogo minha vga não é gargalo. Problema é o que eu nao vejo, como disse anteriormente, se a mesma SS que postei com 37fps fosse num server com menos players meu FPS estaria BEM melhor, alias jogando em server com 24 players independente do que aparecer na tela meu drop de FPS fica na casa dos 50.

    Peso do TF2 vai praticamente todo pra CPU, sinceramente jogo no PC desdo q2 e nunca vi um game com um drop de fps tão grande quanto TF2, chega a ser ridiculo.


    ps: uso uma audigy
    Faz o seguinte...

    Entra num server 28, encosta numa parede fora do respawn, olhando pra ela, use o comando net_graph 1 e veja o FPS... vá dando "um rolê" e acompanhe o FPS. Cara, seu FPS está muito baixo pela config que você comentou... qual placa-mãe utiliza, qual o modelo do processador, qual sistema operacional? Antes de abrir o steam, verifique se não existem processos rodando consumindo CPU.

    Sinceramente? Eu acho o gasto de CPU do TF2 baixo... comparei fazendo overclock/underclock no meu processador e não obtive ganho/perda significativa de FPS.

  11. #10
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    Citação Citando mygotison Ver mensagem
    Quem tem sistema 64-bit em português, sim, pois o Steam é um aplicado 32-bit e é instalado nessa pasta
    Como eu sei que meu vista é 64 ou 32? X-X Sim sou noob

  12. #11
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    click no icone meu computador

    nas info do sistema deve ter o tipo de sistema operacional

  13. #12
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    Citação Citando Jake Olson Ver mensagem
    Como eu sei que meu vista é 64 ou 32? X-X Sim sou noob
    Se existir pasta "Arquivos de Programas (x86)" E "Arquivos de Programas", é 64-bit.

    Outra maneira é acessar o Painel de Controle > Informações do Sistema, onde mostra a pontuação... lá vai ter o tipo de sistema.

  14. #13
    Membro Avatar de TM99
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    Velho, quer um jeito facil e barato de aumentar seu FPS sem fazer merda nenhuma de tweak no windows?!?!?


    COMPRA UM CPU DUAL CORE de 3 GHZ. (Exceto amd athlon x2 modelo 1 ou phenom 1)

    Simples, hj em dia vc vai no camelo e compra um coreDUO e5600 ou qualquer coisa VELHA dessa e overcloca pra 3ghz com 150 reais, pronto FPS grudado no 60 com vsync.

    Eu fiz isso 3 anos atras, to feliz ateh hj. Meu fps fica colado no vsync o TEMPO TODO.

    Minha vga tambem eh velhota, Geforce 8800GT, eu jogo em 1920x1080 4x AA 16 Aniso, @60fps.

    TF2 eh CPU, não adianta mudar grafico mexer em seila oq, vc ganha muito mais aumentando 100mhz de overclock no seu cpu do que fazendo todos esses tweaks que nao adiantam nada.

  15. #14
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    Citação Citando BlackOmega 99 Ver mensagem
    Velho, quer um jeito facil e barato de aumentar seu FPS sem fazer merda nenhuma de tweak no windows?!?!?


    COMPRA UM CPU DUAL CORE de 3 GHZ. (Exceto amd athlon x2 modelo 1 ou phenom 1)

    Simples, hj em dia vc vai no camelo e compra um coreDUO e5600 ou qualquer coisa VELHA dessa e overcloca pra 3ghz com 150 reais, pronto FPS grudado no 60 com vsync.

    Eu fiz isso 3 anos atras, to feliz ateh hj. Meu fps fica colado no vsync o TEMPO TODO.

    Minha vga tambem eh velhota, Geforce 8800GT, eu jogo em 1920x1080 4x AA 16 Aniso, @60fps.

    TF2 eh CPU, não adianta mudar grafico mexer em seila oq, vc ganha muito mais aumentando 100mhz de overclock no seu cpu do que fazendo todos esses tweaks que nao adiantam nada.
    Cara, eu com E8400 @ 3.6 + 9800GX2 não tou fazendo muito mais FPS que vc aí.

  16. #15
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    Citação Citando mygotison Ver mensagem
    Faz o seguinte...

    Entra num server 28, encosta numa parede fora do respawn, olhando pra ela, use o comando net_graph 1 e veja o FPS... vá dando "um rolê" e acompanhe o FPS. Cara, seu FPS está muito baixo pela config que você comentou... qual placa-mãe utiliza, qual o modelo do processador, qual sistema operacional? Antes de abrir o steam, verifique se não existem processos rodando consumindo CPU.

    Sinceramente? Eu acho o gasto de CPU do TF2 baixo... comparei fazendo overclock/underclock no meu processador e não obtive ganho/perda significativa de FPS.
    Não tem mistério. Há um ano atrás TF2 rodava muito bem na minha config antiga. Hoje tem uns drops feios mesmo. POG de forma exagerada destrói.

  17. #16
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    Eu cheguei a baixar o fraps pra monitorar melhor o meu FPS, e ainda não vi baixar de 60 também. Dá quedas bruscas, de 160-180 pra 80, mas menos que 60 ainda não vi. Vou botar o vsync e jogar que fica ainda mais fácil de monitorar.

  18. #17
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    Citação Citando BlackOmega 99 Ver mensagem

    TF2 eh CPU, não adianta mudar grafico mexer em seila oq, vc ganha muito mais aumentando 100mhz de overclock no seu cpu do que fazendo todos esses tweaks que nao adiantam nada.
    Bem por ae, aqui eu tentei de tudo e testei com varias combinações de autoexec.cfg de high FPS, praticamente nao tem efeito grafico nenhum, sem sangue, sem explosões e uber é só uma corzinha opaca nos players hehahaeh
    Aqui é um win XP que inicia só com 20 processos incluindo o AV, ultimos drivers,chrome e TF2, não tem mais nada instalado na maquina.
    Eu cai na besteira de pegar esse x2 quando saiu o game pra economizar R$200, jogava com tudo na high sem AA/AF e fps ficava na casa dos 80-60, depois do update do pyro começou a foder tudo

    Concordo que agora um [email protected] já resolveria meu problema, mas já aguentei até agora com essa bomba de PC e como vou ter que trocar tudo quero algo pra nao esquentar a cabeça por uns anos.


    @mygotison

    olha a diferença no 6x6

    Spoiler:









  19. #18
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    Citação Citando BlackOmega 99 Ver mensagem
    TF2 eh CPU, não adianta mudar grafico mexer em seila oq, vc ganha muito mais aumentando 100mhz de overclock no seu cpu do que fazendo todos esses tweaks que nao adiantam nada.
    Justamente... o tópico visa melhorar os FPS SEM TWEAK, lembrando que scan de antivírus é ciclo de cpu puro.

    Em relação ao "tweak que não adiantam nada", não sei se você está se referindo às dicas que postei, caso sim, só tenho a dizer que você está falando besteira... aí recomendo falar pros 200+ users que postaram no fórum oficial do TF2 agradecendo e informando ganhos de 20-40 fps...
    Última edição por mygotison : 10-01-2010 às 22:13

  20. #19
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    e pro panda antiviurs?

  21. #20
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    Citação Citando mygotison Ver mensagem
    Justamente... o tópico visa melhorar os FPS SEM TWEAK, lembrando que scan de antivírus é ciclo de cpu puro.

    Em relação ao "tweak que não adiantam nada", não sei se você está se referindo às dicas que postei, caso sim, só tenho a dizer que você está falando besteira... aí recomendo falar pros 200+ users que postaram no fórum oficial do TF2 agradecendo e informando ganhos de 20-40 fps...
    ah, eu esqueco que o "average joe" usa anti-virus...

    pra falar a verdade eu nem li o seu post... soh que direto postam um tweaks que nao ajuda em nada aqui.. o seu é especifico pra quem usa AV...

    ta certo.

  22. #21
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    Citação Citando BlackOmega 99 Ver mensagem
    ah, eu esqueco que o "average joe" usa anti-virus...
    Não apenas os "average joe".

    Eu, por exemplo, sou analista de sistemas, mas já programei muito usando MFC, conheço razoavelmente assembly, conceitos de kernel, system calls, já trabalhei com HAL (camada utilizada para abstração do hardware, interface de drivers) e, justamente por saber o que é possível fazer em baixo nível, uso antivírus. Não é o post ideal para debatermos, mas, qualquer falha de segurança no S.O. ou um aplicativo que você usa pode gerar uma dor de cabeça razoável, já que vírus (malware em geral), para os "average joe" só existem se fizer download.

    Na verdade, não tenho contras ao uso de antivírus. Hoje, antivirus já não impactam tanto no desempenho do sistema, caso positivo, aí vale a pena trocar de máquina mesmo.

    []'s

    EDIT:

    FIX ORIGINAL FOI BEM ACEITO PELA VALVE E MUDANÇAS FORAM FEITAS NO CLIENT BETA DO STEAM, APROVEITANDO A IDEIA DO CRIADOR ORIGINAL DO TÓPICO


    http://forums.steampowered.com/forum....php?t=1089626
    Última edição por mygotison : 15-01-2010 às 16:08

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