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  1. #1
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    Balance ("Scramble") Inteligente

    Seguinte, pessoal,

    Há algum tempo o servidor vem sofrido com panelas, desequilíbrio e tudo o mais. Não sou só eu reclamando e não são poucas as vezes que vemos gente reclamando no servidor. Pra combater isso foram tomadas várias medidas, inclusive algumas da Valve (o que endossa ainda mais a constatação do problema). De uns tempos pra cá, a possibilidade de ficar como espectador foi removida, foi implementado o autojoin e o plugin de votescramble. Não foi por falta de esforço da administração.

    Mesmo com essas medidas, o problema permanece. E o problema não é a panela em si, mas o desequilíbrio dos times. Ninguém gosta de jogar sabendo que não há chance alguma de ganhar. Torna-se chato e causa os tão famosos "ragequit"s. O fato de jogador X querer jogar com o jogador Y, que é seu amigo, não gera, por si só, um problema. O problema está no fato de jogador X + jogador Y no mesmo time prejudicar a competitividade da partida.

    O plugin de votescramble deveria ter resolvido este problema, dando aos jogadores uma chance de votar quando essa desigualdade estivesse acontecendo. O que vemos, no entanto, é que o plugin raramente entra em ação, pois é difícil reunir voto de metade dos jogadores do servidor, ainda mais quando eles mesmos testemunharam o funcionamento do votescramble e verificaram que ele não resolveu o problema. O plugin em funcionamento hoje, infelizmente, só troca de 15 a 35% dos jogadores do time e faz isso de forma completamente aleatória. O que acaba, geralmente, causando mais desequilíbrio.

    Como isso estava incomodando, tornando algo que deveria ser prazeroso em alguma coisa frustrante, resolvi procurar uma solução. Desenvolver um plugin de servidor que faça essa tarefa. A solução que encontrei foi a seguinte:

    1) -----------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Como é difícil conseguir voto da metade dos jogadores e os jogadores do time vencedor geralmente tripudiam da vitória fácil com os famosos "mimimi", "pára de chorar" e coisas do gênero (inibindo outros jogadores de até mesmo votarem a favor do scramble), o curso de ação mais simples seria desenvolver um sistema que detecta o desequilíbrio automaticamente. Isso impede que a "reclamação" aconteça e preserva um bom ambiente de jogo no servidor (os "mimimi" várias vezes se desenvolvem para discussões pessoais entre jogadores).

    Esse sistema automático funciona no início de cada turno (impedindo que os times de defesa sejam prejudicados por aqueles scrambles que acontecem no meio da partida) e avalia o somatório do Score por Minuto de cada time e o compara com um fator configurável via console. Por exemplo: O somatório de score/min dos jogadores do BLU é 20.9 e o do RED é 9.4, imaginando que o fator de equilíbrio esteja configurado para 2.0, o script verifica que 20.9 é mais que duas vezes maior que 9.4 e o script entra em ação.

    Aquele score do time (total de capturas e etc.) não é levado em consideração, pois ele não necessariamente reflete um desequilíbrio, mas pode detectar a ação de um scout ou spy esperto que acabou pegando o ponto ou levando o carrinho enquanto o outro time estava distraído.

    2) -----------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Como o script de votescramble troca de 15 a 35% dos jogadores de forma aleatória, muitas vezes desequilibrando ainda mais o jogo, a solução encontrada foi desenvolver um método de dividir os jogadores que estão jogando melhor (e causam o desequilíbrio) de forma igual entre os times.

    Mas como fazer isso?

    Após observar e estudar os estados dos jogos que apresentavam desequilíbrio, constatei que a forma mais eficaz de dividir os jogadores seria por score, pois isso reflete o quão bem o jogador está jogando no momento e não o quão bom ele é. Isso elimina problemas como "hoje o mackbad não tá acertando ninguém" ou "pilger, seu filho de uma rapariga, você tá com muita sorte hoje". Para deixar as coisas justas não somente o score é avaliado, mas sim o Score por Minuto de cada jogador. Isso também elimina o problema de avaliar jogadores que entraram no final da partida, mas contribuíram de forma significativa para a vitória (ilhador entrando nos 5 minutos finais).

    3) -----------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Além do equilíbrio por score, foi implementado um equilíbrio por quantidade (que é óbvio e não necessita maiores explicações) e um sistema prototípico de equilíbrio por médicos. Isso é, o script vai tentar manter a igualdade de médicos entre os times, impedindo que a quantidade de médicos (seja excessiva ou insuficiente) acabe alterando a competitividade, tendo em vista que os médicos geralmente estão entre os jogadores com mais score/minuto do servidor.

    4) -----------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Seria injusto, no entanto, trocar um jogador que realmente se excedeu e deu o sangue pelo seu time. Então, o jogador com mais pontos do time vencedor é sempre poupado, sendo excluído da rotina de equilíbrio. Isso é um incentivo para que todos no time tentem atingir o patamar de Campeão do Time, estando, assim imunes à troca.

    Conclusão) -----------------------------------------------------------------------------------------------------------

    O plugin funciona da forma menos intrusiva possível, tentando trocar o mínimo de jogadores necessários para que a relação de score/minuto dos times seja igualada e o jogo não fique chato para metade das pessoas do servidor.

    Scramble da Valve) -----------------------------------------------------------------------------------------------------------

    No final do desenvolvimento do plugin, a Valve lançou o update que introduziu o Mann co. e trouxe com ele um novo sistema de scramble. A princípio achei que a necessidade tinha sido suprida, mas, ao analisar o funcionamento da rotina deles, percebi algumas coisas que não são desejáveis:

    1) se baseia puramente no score do time, o que causa problemas como um scramble indevido no caso de vitórias rápidas devido a um descuido ou esperteza/distração momentânea de um time;

    2) troca os jogadores de forma aleatória, o que não é garantia que o problema do desequilíbrio se resolva e pode causar ainda mais desequilíbrio;

    3) não leva em consideração a quantidade de médicos em um determinado time, podendo causar aberrações como um time com 5 médicos e outro sem nenhum.

    Devido a isso, ainda defendo que a melhor solução seria a que desenvolvi.

    É isso aí, pessoal. Espero que tenham gostado da ideia, pois deu um trabalhão e despendeu uma quantidade enorme de tempo com testes e debug. Já comentei com o King sobre a possibilidade de instalar o plugin na hM e ele se mostrou favorável, só pediu pra expor o funcionamento pra que vocês pudessem opinar antes. Gostaria que vocês se manifestassem a favor ou contra e dessem sugestões caso as tenham. Não sei se terei tempo de implementar tudo, mas estou sempre aberto a opiniões.
    Última edição por pilger : 22-10-2010 às 20:53

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  3. #2
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    gostei mto das ideias o plugin ja ta pronto pra uso ?
    so falta botarem pra teste agora

  4. #3
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    Já tá pronto e testado, miguxo. Se todos gostarem, entra em funcionamento assim que o King ou outro admin se dispor a instalar.

  5. #4
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    Se todos gostarem não, algumas coisas nós fazemos no servidor e são antipáticas a parte dos jogadores, no entanto são escolhas feitas no sentido de promover um ambiente equilibrado e sadio de diversão. Agora, Pilger, tu tem conhecimento de algum outro plugin para o Team Fortress 2 desenvolvido por um brasileiro?

  6. #5
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    Tenho não, King. Não vi ninguém conhecido enquanto buscava conhecimento (conselho do Bilu).
    Mas pode ser que tenha... mais na parte de CS ou L4D (alguns funcionam pra TF2 também)


    Mas acho que nesse caso antipatia não se aplica. Tenho fé que a idéia será abraçada pela comunidade. \o/
    Última edição por pilger : 22-10-2010 às 21:52

  7. #6
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    Parabensss Miguuxxuuu Pilger !

    Vamu botar esse pligin para funfar no server vey

  8. #7
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    Como sugerido pelo amigo Nyty, estou implementando uma função que bloqueia o comando de mudar de time no meio do jogo. Isso deve impedir aqueles sacanas que esperam alguém sair do time adversário pra entrar e esculhambar o equilíbrio.

  9. #8
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    Vlw, senta o dedo nessa porra e bota para roda! Aprovado e ótima iniciativa!

  10. #9
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    Muito bom, aguardando anciosamente para ver o plugin em ação!

  11. #10
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    Epic pilger is epic! Quando isso entra em funcionamento? Aceita logo isso King, por favor.

  12. #11
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    coloca logo e vamo panl..testar!!

  13. #12
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    Muito bom pilger, parabéns.
    Só fico descontente com o bloqueio pra mudar de time, acho q todos nós temos o direito de jogar no mesmo time de um colega.

  14. #13
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    Bota os caveiras pra trabalhar! vamos combater o malz

  15. #14
    Membro Avatar de pilger
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    Pois é, cara... mas o autojoin já impossibilitou isso. As pessoas que forçavam uma troca de time no meio do jogo está prejudicando o equilíbrio. Se liberarmos a troca durante a parte, fica praticamente impossível garantir uma competitividade. E a possibilidade de jogar com os amigos não fica tão debilitada, pois, afinal de contas, você ainda está jogando com eles, mas em times diferentes e com chances mais próximas de ganhar.

    Acho que o plugin de Voiceall ajudou muito na integração entre times e eliminou parte do problema dos amigos não estarem jogando no mesmo time.

    Futuramente posso pensar em algo para adicionar preferências na hora de distribuir, mas a coisa começa a ficar muito complexa, com bancos de dados e o plugin pode acabar ficando lento.

    Por enquanto, o plugin não irá impor nenhuma limitação nova. Tudo que ele vai fazer é eliminar (ou reduzir) os métodos de burlar o sistema, que alguns jogadores ainda usavam.

  16. #15
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    Não li o textwall enorme mas acompanho o voto da maioria.

  17. #16
    Administrador Avatar de NoRRiTT
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    Está rodando no servidor!

  18. #17
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    Citação Citando NoRRiTT Ver mensagem



    Está rodando no servidor!
    ALELUIA IRMÃO!

    Pena que só testarei à noite

  19. #18
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    Não esqueçam de postar feedback ae. Daqui a pouco edito esse post.

  20. #19
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    Eu apoio o uso do Smartbalance. Adogo matar os meus amiguinhos, principalmente quando sai um critcal e o pilger morre.

  21. #20
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    epic

  22. #21
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    Joguei agora pouco e o server esta realmente muito equilibrado, esta parecendo aquela jogabilidade de quando o tf2 era "jovem", quando nao existiam muitas panelinhas.

  23. #22
    Suspenso
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    Caraca, gostei!

  24. #23
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    o0 nao sei q maracutaia vc fez , mas o pouco q vi, o scramble mudou exatamente as pessoas q balanceram a partida

    aprovado

  25. #24
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    Ô pessoal, bom saber que vocês gostaram!

    E agradeço ao King e ao Norrit por terem instalado e adicionado aquele bannerzinho no canto. Monster thanks.

    Estou preparando uma pequena modificação com sugestões dadas pelo nyty pra impedir que os jogadores burlem. Logo mais divulgo pra vocês.

  26. #25
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    Vo virar bolinha de ping pong então ....,saudades da boa panela,medicos goldencross.

    hardmob ta virando constituição brasileira ,tava perfeito até colocarem milhões de emendas.

    Búa.

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