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  1. #1
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    ENGINEER - Dicas

    Fala, pessoal!!
    Da mesma série do tópico MEDIC - Dicas, criei esse tópico para dicas de como jogar de Engineer.

    Comecei a jogar recentemente e achei uma classe bastante divertida!
    Mas encontrei muita dificuldade...
    Por isso, toda dica é bem-vinda!!!

    []'s

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  3. #2
    Membro Avatar de pilger
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    Bom, aí vão algumas bem óbvias, mas não custa salientar.

    Dicas gerais:
    • Sempre que possível, fique batendo com a chave enquanto suas coisas estão sendo construídas. Isso faz com que elas fiquem prontas mais rápido;
    • Crie um TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo) de ficar virando pra trás e dando chavada no ar pra matar qualquer spy e minimizar oportunidades de backstab;
    • NÃO CONSTRUA TUDO NA PORTA DA BASE E CARREGUE ATÉ O PONTO DE DEFESA. Construir direto ou bem próximo ao local final da estrutura geralmente é BEM mais rápido, além de eliminar o fator vulnerabilidade de ficar andando com a sua sentry nível 3 a 5cm/h sem qualquer possibilidade de defesa, apenas esperando um backstab;
    • Saiba onde estão os pontos de recarga de metal no mapa e saiba aproveitar as oportunidades para pegar armas caídas no chão. Gerenciamento de metal é fator decisivo entre ter a base pronta ou não quando o inimigo atacar;

    Sobre ordem de ereção (ui) das estruturas:
    1. Entrada do Teleporte na saída da base - SEMPRE construa uma entrada ao começar a jogar de engenheiro;
    2. Dispenser em ponto estratégico onde seus colegas de time consigam se curar/recarregar e você consiga pegar metal para manter as estruturas de pé;
    3. Sentry - quando levantar a Sentry, você deve focar em deixá-la nível 3 o mais rápido possível, deixando para upar as outras estruturas quando a base estiver bem defendida;

    Sobre posicionamento -Conheça os mapas e saiba onde posicionar sua Sentry, Dispenser e Teleporte:
    • Sentries devem ficar em pontos que cubram a maior área de tiro possível (aqueles planos azuis que você vê ao construir ou mover a sentry indicam o limite de alcance de tiro) e ofereçam alguma proteção para ela própria e para o engenheiro contra ataques de longa distância;
    • Dispensers devem ficarm em local onde não possa ser atingida direta ou indiretamente e próxima o suficiente para que você não precise se mover para recarregar o metal enquanto mantém a base de pé. Manter a dispenser em um local acessível ao time também é muito importante, pois sem suporte, sua sentry também fica indefesa;
    • Teleportes devem ficar escondidos e virados para um lado que o seu colega de time saiba onde está quando sair dele - NÃO FAÇA TELEPORTES COM A SAÍDA VIRADA PARA UMA PAREDE pois isso desorienta quem está saindo do teleporte e pode acabar - pressione o botão direito do mouse enquanto vai construir a saida para girá-la como desejar;
    • Mudar a base de lugar quando os inimigos já souberem onde ela está também costuma ser uma boa tática. Geralmente dá pra matar alguns desavisados antes que eles percebam onde está a sentry;
    • Conhecer os bons lugares para posicionar a base é uma coisa que vem com o tempo, não espere acertar de primeira. Sempre escute seus colegas de time se eles derem uma sugestão ou fizerem um pedido;

    Claro, que tem muito mais a se pensar do que isso que eu postei, mas já dá pra ter alguma idéia das boas táticas.

  4. #3
    Membro Avatar de eyamamoto
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    E se for na ofensiva:

    bichinha chata , eu sem querer joguei a minha fora

  5. #4
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    O @pilger se aprofundou bastante, parabens
    Ja que ele falou tudo, bem, acho que só poderia ressaltar o que realmente me tornou um eng melhor depois de um tempo. Conhecer o mapa.
    Saber onde fica cada metal (de 200, de 100 e por ai vai), saber melhores posições para por a sentry e o dispenser, descobrir os pontos fracos do local.
    Pelo menos para mim, conhecer o mapa significa 80% de um bom eng para um eng médio ou ruim, basta tentar jogar de eng em um mapa novo, que vc não conhece, vc joga apenas 20% daquilo que vc sabe jogar em mapas conhecidos.

  6. #5
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    Uma outra dica interessante é não construir a sentry muito perto da sua dispenser. Isso evita que você leve um backstab do spy e ele "sapeie" a sua sentry antes dela matar ele. Se o spy estiver usando eternal reward, essa tática não funciona muito bem.

  7. #6
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    Citação Citando Fuck Yea Ver mensagem
    Uma outra dica interessante é não construir a sentry muito perto da sua dispenser. Isso evita que você leve um backstab do spy e ele "sapeie" a sua sentry antes dela matar ele. Se o spy estiver usando eternal reward, essa tática não funciona muito bem.
    não tem jeito. se a sentry estiver virada na direção oposta, mesmo com a knife comum da para dar backstab no engy, sapear a sentry e o dispenser(deixa o sapper no atalho Q ), se disfarçar apertando o b ou camuflar e fugir

  8. #7
    Oxi
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    Citação Citando Fuck Yea Ver mensagem
    Uma outra dica interessante é não construir a sentry muito perto da sua dispenser. Isso evita que você leve um backstab do spy e ele "sapeie" a sua sentry antes dela matar ele. Se o spy estiver usando eternal reward, essa tática não funciona muito bem.
    Não adianta, um spy bom é um spy que mata o eng e sapeia a sentry. Da tempo tranquilo de fazer isso, se a sentry estiver virada para a direção oposta que o spy estiver.
    Unica forma de evitar isso, é o Eng botar a sentry voltada pra cara dele, isso mesmo, caso um spy de um back no eng, na hora a sentry irá disparar e matar o spy. O problema é que... tudo que vier pela frente dela (a sua frente), ela irá demorar o mesmo tempo para virar e atacar, ai da tempo pra soldier e demoman derrubar, até um scout consegue passar por ela correndo, dependendo do espaço que tiver e se for um corredor, é arriscado. Mas é uma forma de evitar sentry down assim que o eng morrer de backstab.
    A melhor tatica anti spy, é um bom pyro de spy check, 1 player de pyro fazendo isso, ganha o jogo, pode ter certeza.
    Última edição por Oxi : 05-12-2011 às 15:02

  9. #8
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    Citação Citando Oxi Ver mensagem
    A melhor tatica anti spy, é um bom pyro de spy check, 1 player de pyro fazendo isso, ganha o jogo, pode ter certeza.
    Sem duvida,a melhor coisa pra mata um spy é um pyro.Se o cara que tiver de pyro não se distrair da pra ver na hora que o spy se camufla/disfarça e deixar ele pensar que vc ñ viu ele,pra surpreender com o lança-chamas ou machado.

  10. #9
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    Citação Citando brunoalvs Ver mensagem
    Sem duvida,a melhor coisa pra mata um spy é um pyro.Se o cara que tiver de pyro não se distrair da pra ver na hora que o spy se camufla/disfarça e deixar ele pensar que vc ñ viu ele,pra surpreender com o lança-chamas ou machado.
    Isso não funciona contra mim! O melhor spy de todos! BHAAHAAHHAAA!

  11. #10
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    Citação Citando Seikitsi Ver mensagem
    Isso não funciona contra mim! O melhor spy de todos! BHAAHAAHHAAA!
    LoL
    Vc era do SL,E? ne??
    rsrsrsrs

    É engraçado agora que o jogo ta free faz um tempo, então existem poucos veteranos, a maioria são freeplayers.
    Só pelo fato de vc matar alguem de pyro no machado de espinhos ou caixa de correios, os caras ja ficam putos, eu ja do risada quando os spys novatos levam uma e depois falam:
    - Esse sabe jogar de pyro, vo de heavy!
    Bl... hahahahha
    Última edição por Oxi : 06-12-2011 às 15:29

  12. #11
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    Citação Citando Oxi Ver mensagem
    Vc era do SL,E? ne??
    Sim, no steam sou o Alive. Na verdade eu parei de jogar de spy, jogo mais de demo a classe mais op do jogo.

  13. #12
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    Citação Citando Seikitsi Ver mensagem
    Sim, no steam sou o Alive. Na verdade eu parei de jogar de spy, jogo mais de demo a classe mais op do jogo.
    Demoman é a tipica classe, hard to play, perfect to kill.
    Se o cara tiver uma mira boa, souber jogars sticks e tudo mais, ele mata geral mesmo.

  14. #13
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    faz tempo que nao jogo mto, mas:

    sentry sempre em posições verticais... (atirando de cima para baixo de pref.)
    acertar qlq um que se aproxime das suas coisas (aquela wrench que faz o sujeito sangrar é perfeita para isso)

  15. #14
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    Citação Citando Seikitsi Ver mensagem
    Isso não funciona contra mim! O melhor spy de todos! BHAAHAAHHAAA!
    Uma bela tarde em Egypt......

    Alive Say: Fecha a porta #%$%$, não ta vendo o sniper.
    Alive Say: Quem da body shot pipi atrofia.
    svee Say: xoro é livre
    svee Dominated Alive
    Alive Say: Para de camperar svee, ta FU#$*& vou de spy na proxima.
    Fecho o TF2 e vou pra casa da muie rindo no caminho imaginando você em rage.

    Quando vejo você no servidor fico dando body de proposito só pra te ver puto, tu é meu miguxinho e tem um lugar no meu coração , mas é muito engraçado quando vc entra em rage




    NT: Aprendam a avançar a sg junto com o time, principalmente no ultimo ponto em mapa de PL.
    Esta vendo seu time avançando, então pega somente a sg level 3 e coloque ela num lugar que faça o time adversário ter que pensar duas vezes antes de sair da base, só o tempo da galera se assustar com sua sg e ir voltar pra base pra pegar demoman e soldier seu time vai ganhar o round
    Última edição por svee : 13-12-2011 às 15:27

  16. #15
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    Citação Citando svee Ver mensagem
    mapa de PL
    O que é mapa PL? Poderia explicar melhor?

  17. #16
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    Citação Citando Denzel Ver mensagem
    O que é mapa PL? Poderia explicar melhor?
    Dentro do TF2 existem diversos tipos de mapas, separados pelo seu objetivo.
    Dentre os tipos, são: CP, CTF, TC, PL, ARENA, PLR, KOTH
    CP: Capturar Ponto.
    CTF: Capture de "Flag", atualmente, "File", ou em portugues, inteligencia.
    TC: Controle de Território
    PL: Payload, famoso "empurrar carrinho, um time empurra, outro apenas defende.
    Arena: Combate, arena...
    PLR: Payload race, onde ambos os times empurram carrinho.
    KOTH: King of the hill, ou seja, o lider do 'lugar', quem captura o unico ponto e segura até o tempo acabar.

    Informações sobre quais mapas são de cada objetivo, basta olhar o site abaixo:
    http://tf2wiki.net/wiki/Maps

  18. #17
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    Podia crirar um Spy Dicas né?!

  19. #18
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    Citação Citando Jesus-420 Ver mensagem
    Podia crirar um Spy Dicas né?!
    Procura no YT por tf2 spy guide tem muito material bom.

  20. #19
    Membro Avatar de Fbpi
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    Citação Citando Seikitsi Ver mensagem
    Procura no YT por tf2 spy guide tem muito material bom.
    Tem em português ou legendado, pelo menos?

  21. #20
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    Uma coisa q faço qdo possivel (depende do mapa e da situação) é ir no canto da sala (ou q seja), ficar de costas pra ele e construir a Sentry no meu lado e do outro lado o dispenser
    assim nenhum Spy fdp vai poder me dar facada nas costas, alias... qq um do meu time q chegue perto toma tiro, so pra garantir q não é spy disfarçado...

  22. #21
    Membro Avatar de Drako
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    eu jogo bastante de eng de ataque, o truque é fazer mini sentry o tempo inteiro em todos os lugares q vc passa, nao se preocupe em destruir a anterior, ela custa só 100 e dependendo do mapa dá pra vc catar bastante ammo, pra fazer sentry quando vc quiser. É bem comum em fase que vc começa com o time oposto em cima da base eu colocar a sentry bem na entrada, voltar pro armario, esperar destruirem ela, colocar denovo e fazer isso até o time conseguir sair.. geralmente consigo uns kills ou assists assim já pra poder sair da sala com uns criticos na shotgun.

    Em todos os momentos vale a pena botar sentry e sair correndo de costas dando tiro, quase 100% das vezes o inimigo vai pra cima da sentry antes de ir pra cima de vc.

    Faça um macro pra destruir a sentry anterior e aparecer a sentry nova e vc só precisar clicar no mouse só botar botar ela no chao, dá uma agilizada em alguns casos..

    shotgun tem que ser a que acumula critico, é o combo perfeito.. mas enquanto vc nao tiver critico, é bom usar a pistola, principalmente de longe.
    Última edição por Drako : 17-02-2012 às 16:39

  23. #22
    Membro Avatar de eyamamoto
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    Citação Citando Drako Ver mensagem
    shotgun tem que ser a que acumula critico, é o combo perfeito.. mas enquanto vc nao tiver critico, é bom usar a pistola, principalmente de longe.
    eu acho que a widowmaker é muito melhor. Apesar de usar 30 de metal para cada tiro, um "bem dado" (meatshot) causa 80 de dano que vc recupera em metal, fora que não precisa recarregar (praticamente munição e tiro infinito se causar mais de 30 pontos de dano por tiro), o que a justiça da fronteira tem como desvantagem (3 tiros no pente apenas).

    Da pra matar até heavy com essa arma tranquilo, se conseguir emboscar.

  24. #23
    Membro Avatar de Rotpar
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    Citação Citando eyamamoto Ver mensagem
    eu acho que a widowmaker é muito melhor. Apesar de usar 30 de metal para cada tiro, um "bem dado" (meatshot) causa 80 de dano que vc recupera em metal, fora que não precisa recarregar (praticamente munição e tiro infinito se causar mais de 30 pontos de dano por tiro), o que a justiça da fronteira tem como desvantagem (3 tiros no pente apenas).

    Da pra matar até heavy com essa arma tranquilo, se conseguir emboscar.
    Desculpa a noobice,mas qual o nome dessa arma na versão em português?
    O fim do horario de verão vai fuder com a ordem da hora das mensagens.

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