Página 1 de 2 Última

Porque o AA do jogo é mais leve que o AA da placa?

Padrão Porque o AA do jogo é mais leve que o AA da placa?

Pessoal, não sabia se postava no JOGOS PC ou no HARDWHAT, mas aki está a minha dúvida. Porque o AA de jogo são mais leves que os AA das placas de video? Tipo se eu colocar o MOTO GP 1 ou 2 com o 4xAA da placa ele roda entre 15 e 45 fps, já se eu coloco o jogo com o 4xAA do jogo, ele roda numa média de 40-93 fps... o MGP2 roda numa média de 20 fps com o 4xAA da placa, porém com o 4xAA do jogo fica constante na base dos 45fps... alguém pode me dizer o porque dessa diferença? Já observei isso com diversos jogos que têm AA no próprio jogo, no 3Dmark é a mesma coisa, se eu coloco sem nada dá 11790 3Dmarks (http://service.futuremark.com/compare?2k1=7019805), com 4xAA da placa cai pra 6789 3Dmarks(vou procurar o link depois posto aki) e com 4xAA do 3Dmark cai pra 11379 3Dmarks (http://service.futuremark.com/compare?2k1=7022167).
    Algém sabe me dizer porque? O AA do jogo exige mais do CPU? Da memória? Porque a maioria dos jogos não implementam AA neles próprios, uma vez que a qualidade é realmente boa?

2. Publicidade

Padrão

MotoGP AA do jogo nem funciona... :/ por isso sua impressao de estar melhor.. pq esta sem AA ahuahahau

Nao existe diferenca entre AA de jogo ou de hardware sao a mesma coisa

a diferenca eh que tem jogos que habilitam pra vc o AA direto do jogo...

Padrão

Originalmente enviada por Pacote-san
    MotoGP AA do jogo nem funciona... :/ por isso sua impressao de estar melhor.. pq esta sem AA ahuahahau

Nao existe diferenca entre AA de jogo ou de hardware sao a mesma coisa

a diferenca eh que tem jogos que habilitam pra vc o AA direto do jogo...
    Opa, acho que têm algum engano, pois sem AA fica horrível o MOTO GP, já com o AA fica blz. Vou ver se consigo umas SS hj quando chegar em casa, mas dá uma diferença brutal jogar com AA sem o AA no MGP, tanto no 1 como no 2.

Padrão

vai ver pq os AA dos jogos sao otimizados...

Padrão

AA do jogo?
    nao existe isso, AA é exclusivamente por hardware
    isso nos jogos é soh opcao pra habilitar AA, se nao muda performace é pq nao ta funcionando

Thumbs up

Originalmente enviada por UmK
    AA do jogo?
    nao existe isso, AA é exclusivamente por hardware
    isso nos jogos é soh opcao pra habilitar AA, se nao muda performace é pq nao ta funcionando
    como eu ja havia dito...

Padrão

Originalmente enviada por Mirage
    vai ver pq os AA dos jogos sao otimizados...
    Não sei o pq e o q eu vou falar agora é chute.
    Os graficos em 3d saum feitos da seguinte maneira:
    O jogo manda a equação da curva do objeto pra vc, e o ponte inicial e ponto final de cada equação de cada curva do objeto (retas tb saum curvas).
    Sua placa de video recebe a equação, interpreta ela e joga a imagem para o monitor.
    Com o AA ativado ela joga uma reta por cima da outra (não exatamente em cima), isso diminuiu o tamanho do serrilhado com uma proporção igual ao numero de retas geradas (sem AA ele gera uma reta, com AA 2x ele gera duas retas, diminuindo o serrilhado pela metade do tamanho, com 16x ele gera 16 retas pra cada equação, diminuindo o tamanho do serrilhado em 1/16 da reta original e etc).
    O q eu falei ate agora é o q acontece, não tem nada de ficção aqui.

Agora começa a ficção, não posso afirmar o q eu vou escrever apartir dessa linha q nunca li nada a respeito.
    Se o AA é feito pelo jogo é bem provavel q ele passe para a placa a equação da reta + a equação de AA da reta.
    Um exemplo de AA 2x é da seguinte reta:
    X²+3x+4
    Se o AA estiver em 2x o jogo vai desenhar no seu monitor as seguintes retas:
    x²+3x+4
    x²/2+3/2x+2
    Diminuindo o serrilhado pela metade.
    Agora vem a minha teoria:
    Se o AA é feito pela placa, ela tem q calcular a equação do AA 2x usando seu proprio processador q ja esta ocupado com várias outras coisas.
    Se o AA é dado pelo jogo, quem calcula ele é o seu processador! como todos sabem os jogos mais pesados naum usam nem 700 mhz do processador! isso para jogos mega pesados como generals ou uma prr#da sinistra no warcraft 3 (q tem várias unidades mágicas com auto-cast e cada unidade tem uns 3 mágias pra saltar e etc). Na maioria dos jogos ele num usam nem 300 mhz.
    Com o AA sendo feito pelo processador (q ta livre enquanto tu joga) a sua placa de video fica livre pra fazer outras coisas, aumentando assim o seu performace.
    Isso é teoria, é claro, acho q se fosse taum facil assim todos os jogos atuais teriam AA do jogo (e muitos tem), talvez seja do jeito ae q eu falei.

Padrão

....e pra terminar conluindo...

NAo! nao existe 2 tipos de FSAA

so existe o via hardware pela placa de video mesmo

Padrão

Em cada driver novo da nvidia os AA ficam mais leves pq ela descobre novas maneiras de calcular o AA em suas placas gastando menos processos.
    Nas radeon os AA tb funcionam bem pq a ATI bota processadores mais potentes nas suas placas, dae ela tem processador de sobra pra calcular os AA.
    Se as duas trabalhassem juntas, ia sair algo monstro e barato Clique para abrir a imagem em nova guia. Provavelmente as placas teriam o dobro de desempenho com o mesmo preço de hoje (se elas não abusassem do monopolio).
    Não sei como funciona o AF (anisio) se alguem souber explica ae.

Padrão

non, nos da nvidia os jogos ficam mais leves pq ela diminui a qualidade da img Clique para abrir a imagem em nova guia

Padrão

Ate onde eu saiba o q eu postei é possivel.
    Se o AA é feito da maneira q eu postei qual o problema de fazer da maneira q eu mencionei?
    Com AA 2x, o jogo vai mandar o dobro de informações para a placa com AA do jogo, isso economiza na placa o tempo q ela ia gastar pra calcular a equação do AA, so isso, o tempo q ela gasta pra desenhar as retas é o mesmo, so economiza mesmo o tempo de calculo da segunda reta.
    Com AA da placa ela gasta tempo calculando as retas de AA.

Uma coisa q tem q se tomar cuidado é o seguinte:
    Se tu liga o AA 2x do jogo e AA 2x da placa, possivel mente os AA vaum se sobrepor, logo usem somente OU o AA do jogo OU da placa.
    Se naum se sobrepor sera legal uma combinação do tipo:
    4x AA do jogo + 4x AA da placa = 16x real. Isso se não sobrepor, o q eu acho q acontece.

Tava refazendo os calculos aqui do AA pq a minha internet caiu.
    Se tu ta com AA do jogo em 4x e AA da placa em 4x vai rolar o seguinte:
    O jogo vai mandar as seguintes equações:
    Equação original
    3/4 da equação
    1/2 da equação
    1/4 da equação

A placa vai desenhar as seguintes retas (depois de calculado o AA)
    Equação original
    3/4 da equação *
    1/2 da equação **
    1/4 da equação ***
    3/4 da equação *
    3/4 X 3/4 da equação
    1/2 X 3/4 da equação ******
    1/4 X 3/4 da equação ****
    1/2 da equação **
    3/4 X 1/2 da equação ******
    1/2 X 1/2 da equação ***
    1/4 X 1/2 da equação *****
    1/4 da equação ***
    3/4 X 1/4 da equação ****
    1/2 X 1/4 da equação *****
    1/4 X 1/4 da equação

Todas as retas q tem X * sobrepoem com retas q tem X * (* com *, *** com *** e etc.) Algumas retas se sobrepoem mais de uma vez! O AA gerado dessa maneira (jogos+placa) cria muitas redundancias! não aconselho a mistura dos dois AAs.

Pra quem ainda não entendeu como q o jogo faz AA ele simplesmente manda a equação do grafico + equação do AA para a placa de video desenhar. No caso do AA da placa ele so manda uma equação para a placa de video, ela calcula a equação de AA e desenha as duas. Por isso AA do jogo é mais rápido (em teoria, nunca li nada a respeito).

13. Publicidade

Padrão

O que tem dentro do jogo é simplesmente uma opção para ativar o anti-aliasing de dentro do jogo........nada mais do que isso. Isso é feito para facilitar a vida do usuário, e talvez possa ser usado para evitar algum problema que possa surgir de ligar o AA pelo painel de controle.

Padrão

Blz, assim que tiver tempo (é foda só ir pra casa pra dormir Clique para abrir a imagem em nova guia) mas um dia desse que eu sair da aula mais cedo e der tempo de ligar o micro quando chegar em casa eu vou tirar umas SS, uns falaram que não afeta não funciona, o caso é que afeta sim, só que quando é ligado pelo jogo afeta bem menos que quando é ligado pela placa, mas como disseram suponho que seja isso mesmo, que quando liga pelo jogo use o CPU e quando liga pela placa usa a própria GPU da VGA.

Padrão

Originalmente enviada por Tilt
    Blz, assim que tiver tempo (é foda só ir pra casa pra dormir Clique para abrir a imagem em nova guia) mas um dia desse que eu sair da aula mais cedo e der tempo de ligar o micro quando chegar em casa eu vou tirar umas SS, uns falaram que não afeta não funciona, o caso é que afeta sim, só que quando é ligado pelo jogo afeta bem menos que quando é ligado pela placa, mas como disseram suponho que seja isso mesmo, que quando liga pelo jogo use o CPU e quando liga pela placa usa a própria GPU da VGA.
    nope...

nenhum jogo usa de AA por processamento....

so pelo hardware

o que pode se como o blacksilver seja q o jogo habilite de um modo diferente do que os proramadores do drivers puseram no painel de controles

mas isso de AA por processamento afff eh possivel mas ficaria MUUUUUUUUUITO lerdo

Padrão

parem de sonhar Clique para abrir a imagem em nova guiaClique para abrir a imagem em nova guiaClique para abrir a imagem em nova guia
    só existe aa pela pela placa de video...
    quanto a nvidia vs ati, a ati tem uma tecnologia patentiada que reduz a queda de fps com esse efeito....ele só processa as linhas que mostram na sua tela....

Padrão

jogo não tem AA...que faz o AA é a VGA... o jogo pede "por favorzinho" pra placa ligar ou não.
    mesma coisa pro driver.

Question Cadê as Screens ?

Mais e aí, cade as screens com AA ligado e sem ? To curioso, nunca joguei nada com AA ligaod, huauahu...

Padrão

o q eu falei é matemática.
    Calculos de AA é simples de serem feitos, não precisam serem feitos pelo GPU. O que eu falei aqui é matemática pura, assim como toda a matemática não tem o q discutir, saum verdades absolutas. Se acontece do jeito q eu falei ou não é a dúvida.
    Depois vou ver no site do 3dmark como ele faz o Anti-alias, provavelmente é o software q manda as equações para a placa.
    Posta ae as screens usando fraps, bora ver se tem alguma diferença entre elas (alem dos FPS).

Padrão

Ai ai me de ajuda boitata e toupera santa

o 3dmark liga apenas o AA da VGA...

nenhum jogo ainda tentou usar AA pelo processador exatamente pelo fato de que ficaria ULTRA lerdo...

todos jogos e benchs apenas ATIVAM o AA da VGA
    nao precisa ser obrigatoriamente pelo painel de controles

as vezes os criadores do bench nao gostam do jeito que o painel de ocntrole lida e usam seus proprios modos

mas longe de o processador criar o AA haUHAUAHAUHA

Padrão

Otima explicação falcon...
    hehehe... mas o q é AA?

Padrão

AA=anti-alias.
    O função q define todas as curvas (q inclui as retas) do seu computador é chamado de alias do objetos.
    Um objeto é formado de vários alias. Cada alias tem o seu ponto inicial e final (aonde começa e termina a reta).
    Com um alias (função) é possível calcular o seu anti-alias (tipo de função complementar). A quantidade de anti-alias calculados e desenhados vc configura na sua placa de video ou o software manda para a sua placa pra ela renderizar (mostrar) no seu monitor.
    Pacote mestre do photoshop deveria conhecer tb um pouco de Maya e outros softwares em 3d, e o tempo q eles gastam para desenhar um modelo tridimensional na sua placa de video, tudo isso pq nesses softwares, para ser gerado uma imagem perfeita, é possível q ele use um nivel de aa até de 64 vezes! Por isso placas de video para fins industriais daum mais valor ao anti-alias, pq é nisso q ela gasta mais tempo quando vai fazer um objeto em 3d de qualidade perfeita .Alguns geram anti-alias até de 256bits, mas isso em softwares para G4 (mac) q trabalham no jornal da band, onde até a mesa q vc vé naum existe, é renderizada em tempo real e mandada para as tv de todos os lares, a unica coisa q existe no jornal é o apresentador e o terno dele, sei disso pq o cara q fez o sistema é colega meu de universidade. Sinceramente os mac ainda dominam o mundo gráfico.

Padrão

Ae no máximo amanhã eu posto uma SCREENS é que ainda tô sem tempo... foda essa semana tá corrido bagarai... Se eu não me engano o MAX PAYNE tb têm AA, se der posto dos dois.

Padrão

Ta... entao se o jogo ou a placa tem o tal do AA.
    É bom ligar ou deixar desligado!? O q q é melhor pra ficar mais rapido?

Padrão

O ideal seria deixar LIGADO, mas têm que ver quanto afeta o desempenho. Aki dependendo do jogo eu ligo ou desligo e tb aumento ou diminuo.

Ué o FRAPS 1.8 não funciona com o MOTO GP 2 :O
    pessoal ontei eu testei, e quando coloco sem AA fica à 60fps cravado, quando coloco em AA: CALIDAD NIVEL 4, ele melhora a imagem e fica 45fps. Quando ligo o quincunxAA fica à 35fps, e melhora mais... eu tô desconfiado que o tal calidade LVL 4, ligue o AA 2X... pois fica bem proximo disso, tanto em qualidade quanto em performance.

Alguém sabe onde têm um FRAPS 2.0 que dê pra gravar videos com mais de 15 segundos? meu ICQ pls 165081818... ou manda uma MP.

Padrão

aih, alguem perguntou como funciona o AF... (anisotropic filtering). COMO funciona eu nao, sei, mas o resultado eh que quanto mais alto o valor de AF, mais definição as texturas guardam quando elas se distanciam... tipo, se vc jogar com o AF desligado, as texturas vao ficando cada vez mais borradas quando estao distantes... fica parecendo ate meio esquisito, as vezes fica uma "linha", e a partir dela a textura fica mais borrada... com o AF em 16:1 esse problema e quase imperceptivel, e as texturas mantem a qualidade, nao importa a distancia.

essa pagina mostra umas comparacoes com varios niveis de AA e AF... da pra notar facinho a diferença. o AA fica bem mais obvio, inclusive, se vc tiver com o jogo em movimento... fica bem mais legal a imagem, sem os jaggies (serrilhados)

SSs de AF (da uma olhada na textura da estrada):
    desligado ->
    http://www.techspot.com/reviews/hard...n9700pro/1.jpg
    ligado em 16:1 -> http://www.techspot.com/reviews/hard...n9700pro/3.jpg

SSs de AA (olha o encontro da parede como teto, as tabuas das mesas)
    desligado->
    http://www.techspot.com/reviews/hard...9700pro/no.jpg
    ligado 6x-> http://www.techspot.com/reviews/hard...9700pro/6x.jpg

SSs de diferentes qualidades de Mipmaps (esse é bem óbvio. olha o anuncio e a fumaça)
    mipmap baixa qualidade ->
    http://www.techspot.com/tweaks/radeon/miphighperf.jpg
    mipmap alta qualidade -> http://www.techspot.com/tweaks/radeon/miphighqual.jpg

(as imagens vêm desse guia -> http://www.techspot.com/tweaks/radeon/)

Página 1 de 2 Última

Tópicos Similares

1. Comentários: 31
    Atualizado: 03-03-2009, 1:57
  2. jogo leve
    Por Storn em Jogos PC
    Comentários: 11
    Atualizado: 04-11-2004, 23:12
  3. Comentários: 19
    Atualizado: 09-02-2004, 8:39
  4. Como deixar o jogo mais leve
    Por Vegetal em Jogos PC