Análise Gráfica

Padrão Análise Gráfica

Dae pessoal, queria saber quem aqui do forum utiliza análise gráfica pra acompanhar o mercado?

Pra confessar nunca fui fã da análise gráfica, mas como um cara conhecido já disse (que eu não lembro o nome) "As coisas não mudam, as pessoas mudam."

Hoje eu aproveitei meu penúltimo dia de féria (facul e trampo) para acompanhar a VALE5.

Meio amador no assunto, fui logo abrindo o gráfico Bovespa X Down Jones do Yahoo!finance e o gráfico técnico da VALE5 no Banif.

A única coisa de útil que aprendi sobre análise técnica foi numa palestra do Didi (não o mocó) no Expomoney do ano passado.
    Ele ensinou a famosa "Agulhada do Didi" (ui), é algo mais ou menos assim:

- Você pega o gráfico de uma ação que tenha volume e liquidez, e ajusta as médias móveis para 7, 14 e 21 (pode ser no Simples mesmo).

- Dae aguarda a linhas se cruzarem num movimento em que a média maior (21) desce e a menor (7) sobe, formando um X com a média 14 passando ao meio, como se elas estivessem passando dentro de uma agulha. Como na figura abaixo:

Clique para abrir a imagem em nova guia

O Didi disse que ele funciona em 95% das vezes, mas funciona somente como um indicativo de compra, pois se você esperar as linhas cruzarem-se ao inverso vai ser muito tarde pra vender.

Aproveitando comecei a fuçar os indicadores técnicos, até que parei no IFR. Fiquei indignado que nesse tempo todo que "trabalho" com ações não havia conhecido essa parada. Pra quem não conhece ae vai um screen:

Marquei alguns pontos para deixar mais claro que o quero dizer.

Se você compra sempre que a linha estiver abaixo de 30 e vender sempre que estiver acima de 70, não tem erro. É melhor deixar pra vender assim que a linha estiver saindo da casa dos 70, e não quando ela está entrando.

--------

Fico imaginando que muitos dos investidores aqui já conheciam essa regra, e isso me leva a pensar quantas ainda não conheço.
    Fica ae o convite pra quem souber alguma ferramenta útil de análise gráfica que possa nos auxiliar a ficar (ou em alguns casos continuar) milionários com a Bolsa.

Aproveitando, acho que não é uma boa época pra comprar VALE5, no gráfico de um ano ela está acima dos 70:

Seria uma boa hora pra jogar umas VALEC56, 58 no mercado?
    Editado por Starfuego em 28-02-2008 às 23:48

2. Publicidade

Padrão

A agulhada de didi eh bem comentada e usada pelo pessoal do forum da agora, IRF nem preciso comentar, um dos indicadores mais classicos e usados no mundo todo.

Quanto a vale, ele ta alto pq estamos perto do TH, rompeu hj os 52,35 e a principio testa os 55. Claro que tudo ficou condicionado ao resultado divulgado hoje, que com certeza no curto tem mais importancia do que analise grafica.

Padrão

95% de acerto é pouco pros professores de análise técnica. Em qq curso, eles acertam 100%.

Padrão

O máximo que eu acompanho de gráfico, são gráficos semanais... se não morre loco ahuahuha

Padrão

grato pelas dicas, tentarei dps

Padrão

Nunca mais compro uma ação sem olhar essa porcaria de IFR Clique para abrir a imagem em nova guia

Foi por uma faísca que não comprei VALE5 a R$ 52,35 ontem.

Padrão

Cara, na XP quando eu fiz um curso, os caras de falaram que eles fizeram vários testes com médias, e de todos os que eles fizeram, o que deu mais certo foi uma combinação de 2 médias: 40 (simples) e 9 (exponencial), num gráfico diário.

E as ordens são feitas nos cruzamentos. Enquanto a exponencial tiver acima da simples, você fica comprado, e assim que elas se cruzarem, você vende, e vice-versa. Quando a simples estiver em cima e cruzar com a exponencial, você compra.

Quem tem esses programinhas ai podia fazer isso e tirar umas screens.

Alguém poderia discursar mais sobre o IFR?

Padrão

O IFR mostra mais ou menos a força de compra e venda do mercado, quando o indice está abaixando, há maior pressão vendedora, quando subindo há maior pressão compradora. Os limites usados, geralmente 20~30 e 70~80 mostra extremos em que o mercado está "overbought" ou "oversold", ou seja, subir ou descer além daquilo é improvável portanto é hora de comprar/vender. Muito bom mesmo esse indicador, o mais legal dele é que tem a resposta bem rápida, analisando medias moveis sempre tem um atraso...

Padrão

Aproveitando: Alguém conhece um livrinho bom de Analise Gráfica?

Abraços

Padrão

Comprar e Vender, Eduardo Matsura

Padrão

Valeu, vo da uma conferida!

Padrão

Bem legal hein!
    Como calcular o IFR no metastock?
    edit: ja descobri como calcular pela propria banif.

O pessoal mais experiente poderia dar umas dicas de indicadores mais utilizados e os que costumam dar melhores dicas de compra venda. Quero estudar e ver se vou poder tirar proveito disso.

Valeu
    Editado por AgileR em 05-03-2008 às 11:52

Padrão

Muito boa a dica...

Tópicos Similares

1. calculadora grafica
    Por roger em softWHERE!!?
    Comentários: 8
    Atualizado: 10-01-2019, 11:13
  2. producao grafica
    Por carlosduarte em Internet, Redes & Telefonia Fixa
    Comentários: 1