Dae pessoal, queria saber quem aqui do forum utiliza análise gráfica pra acompanhar o mercado?
Pra confessar nunca fui fã da análise gráfica, mas como um cara conhecido já disse (que eu não lembro o nome) "As coisas não mudam, as pessoas mudam."
Hoje eu aproveitei meu penúltimo dia de féria (facul e trampo) para acompanhar a VALE5.
Meio amador no assunto, fui logo abrindo o gráfico Bovespa X Down Jones do Yahoo!finance e o gráfico técnico da VALE5 no Banif.
A única coisa de útil que aprendi sobre análise técnica foi numa palestra do Didi (não o mocó) no Expomoney do ano passado.
Ele ensinou a famosa "Agulhada do Didi" (ui), é algo mais ou menos assim:
- Você pega o gráfico de uma ação que tenha volume e liquidez, e ajusta as médias móveis para 7, 14 e 21 (pode ser no Simples mesmo).
- Dae aguarda a linhas se cruzarem num movimento em que a média maior (21) desce e a menor (7) sobe, formando um X com a média 14 passando ao meio, como se elas estivessem passando dentro de uma agulha. Como na figura abaixo:
O Didi disse que ele funciona em 95% das vezes, mas funciona somente como um indicativo de compra, pois se você esperar as linhas cruzarem-se ao inverso vai ser muito tarde pra vender.
Aproveitando comecei a fuçar os indicadores técnicos, até que parei no IFR. Fiquei indignado que nesse tempo todo que "trabalho" com ações não havia conhecido essa parada. Pra quem não conhece ae vai um screen:
Marquei alguns pontos para deixar mais claro que o quero dizer.
Se você compra sempre que a linha estiver abaixo de 30 e vender sempre que estiver acima de 70, não tem erro. É melhor deixar pra vender assim que a linha estiver saindo da casa dos 70, e não quando ela está entrando.
--------
Fico imaginando que muitos dos investidores aqui já conheciam essa regra, e isso me leva a pensar quantas ainda não conheço.
Fica ae o convite pra quem souber alguma ferramenta útil de análise gráfica que possa nos auxiliar a ficar (ou em alguns casos continuar) milionários com a Bolsa.
Aproveitando, acho que não é uma boa época pra comprar VALE5, no gráfico de um ano ela está acima dos 70:
Seria uma boa hora pra jogar umas VALEC56, 58 no mercado?
Compartilhar