Deficiência de vitamina D na gravidez eleva risco de esquizofrenia

  1. #1
    Suspenso
    Registro
    May 2008
    Mensagens
    4.308

    Exclamation Deficiência de vitamina D na gravidez eleva risco de esquizofrenia

    Deficiência de vitamina D na gravidez eleva risco de esquizofrenia, diz cientista australiano

    Nos últimos sete anos, o biólogo Darryl Eyles, diretor do laboratório de neurobiologia do Centro de Estudos em Saúde Mental de Queensland (Austrália), coordenou uma pesquisa sobre o impacto da deficiência de vitamina D na gestação no desenvolvimento da esquizofrenia --distúrbio caracterizado por sintomas como alucinações, cujas causas ainda são pouco compreendidas pela ciência.

    Mães e Filhos

    Os resultados da pesquisa foram apresentados no seminário "Origens Desenvolvimentistas da Saúde e da Doença", realizado no Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da USP (Universidade de São Paulo), nos dias 25 e 26 de setembro, em São Paulo. Na ocasião, Eyles deu a seguinte entrevista à Folha.

    Folha - Por que a associação entre vitamina D e esquizofrenia?

    Darryl Eyles - A hipótese surgiu com um dado dos estudos epidemiológicos. A maioria dos pacientes com esquizofrenia nasceu nos meses de primavera e inverno, quando diminuem os níveis de vitamina D no organismo da mãe.

    Folha - Como foi feita a pesquisa?

    Eyles - Foi um estudo em animais, para ver se os que nasceram de mães com deficiência de vitamina D tinham alterações na morfologia do cérebro relacionadas à esquizofrenia. Quando não houve privação da vitamina, ou quando ela ocorreu só no primeiro trimestre da gestação, não se observou sinais do distúrbio, mas a deficiência no final da gestação provocou alterações no cérebro. Os resultados foram iguais em testes comportamentais.

    Folha - A pesquisa limitou-se aos animais?

    Eyles - Partimos de dados populacionais, mas os testes foram feitos em animais. Há uma parte da pesquisa, ainda em andamento, com humanos. Na Dinamarca, estamos recolhendo amostras de sangue de recém-nascidos, e pretendemos acompanhar o aparecimento de distúrbios na vida adulta.

    Folha - Se a hipótese for confirmada, o que pode ser feito?

    Eyles - Para saber se uma intervenção com vitamina D durante a gestação pode prevenir eventos futuros, precisamos de grandes estudos, que ainda não foram feitos. Mas acho que pode ser uma saída. Há um trabalho no Canadá sustentando que a suplementação na gestação pode prevenir defeitos no feto.

    Folha - Como seria feita essa suplementação?

    Eyles - Em termos de desenvolvimento neurológico do feto, deveria ser feita a partir do segundo trimestre da gravidez.

    Folha - É possível suplementar o bebê após o nascimento?

    Eyles - Suplementar a mãe é o modelo. Mas creio que há uma "janela" entre o terceiro trimestre da gestação e o primeiro ano de vida que, arrisco dizer, pode ser usada para prevenir problemas neurológicos.

    Folha - Em países tropicais, a exposição ao sol garante os níveis de vitamina D?

    Eyles - Fizemos uma pesquisa epidemiológica na Austrália, incluindo regiões de clima tropical e de clima temperado. Observamos que em ambas ocorre deficiência de vitamina D no inverno. Há vários fatores que influem na exposição ao sol, como os hábitos urbanos e o uso de bloqueadores solares.

    Fonte: Folha On Line
    http://www.west1.com.br/news.php?recid=1862
    Temporada de Nascimento - Baixa Exposição à Luz Solar/deficiência de Vitamina D é associada com risco elevado de esquizofrenia

    Estudos indicaram que crianças nascidas durante certos períodos do ano (inverno e começo da primavera) tem um incidência maior que a normal de esquizofrenia.


    Risco relativo de esquizofrenia dependendo do mês de nascimento

    De acordo com um artigo da revista New Scientist, uma pesquisa sugere que pessoas que desenvolvem esquizofrenia na Europa e América do Norte são mais prováveis de terem nascido no inverno e começo da primavera (Fevereiro e Março no Hemisfério Norte).

    Em outras palavras, os indivíduos nascidos durante esses meses tem uma ligeira maior incidência que a média de desenvolver esquizofrenia, enquanto que indivíduos nascidos em Agosto e Setembro tem uma incidência ligeiramente menor que a média. Parece haver uma diferença de 10% no risco de desenvolver esquizofrenia entre os meses de nascimento de alto risco (Inverno e Primavera) e de baixo risco.

    Uma possível razão que os pesquisadores acreditam que possa explicar essa temporada de risco de esquizofrenia é a associação entre os nascimentos ocorridos no inverno/primavera e a esquizofrenia possivelmente causada pela exposição à luz solar. Uma carência de luz solar (por exemplo, durante os dias mais curtos do inverno) poderia levar à deficiência de vitamina D, que os cientistas acreditam poder alterar o desenvolvimento do cérebro da criança no útero da mãe e após o nascimento.

    O que fazer: Para um risco reduzido de esquizofrenia, a mãe poderá se certificar de receber pelo menos o dobro da dose recomendada de vitamina D regularmente antes e durante a gravidez. Em um recente estudo sobre deficiência de vitamina D durante a gravidez, a Dra. Lisa Badner observou que "Enquanto várias vitaminas pré-natais contem 400 unidades internacionais (IU) de vitamina D, absorver por volta de 1.000 seria o preferível". A vitamina D pode ser adquirida como suplemento nutricional que não precise de prescrição médica, ou pode ser incluído na compra em supermercados de leites e sucos de laranja.

    Um casal planejando uma criança também pode tentar marcar o parto para um período fora do intervalo entre "inverno e primavera" (intervalos que foram implicados como mais suscetíveis a um número maior que a média de pessoas nascidas que futuramente desenvolvem esquizofrenia). Pesquisas sugerem que os meses de nascimento que tem menor risco são Julho até Outubro.

    Fonte (sem tradução): http://www.schizophrenia.com/prevention/season.html (tem mais nesse link, um deles que sugere que o nível adequado de vitamina D seria de 2000 IU durante o primeiro ano de vida).

    E que o protetor solar não causa deficiência de vitamina D, apenas reduz o risco real de câncer de pele, sendo que 90% desses são causados por muita exposição ao Sol com a pele desprotegida. Outro problema associado com falta de vitamina D na infância é o raquitismo - amolecimento dos ossos.

    Risk factors in schizophrenia. Season of birth, gender, and familial risk.

    The risk for schizophrenia among first-degree relatives of schizophrenic probands obtained from an epidemiological sample using family history methods was examined to determine whether month of birth of the proband was associated with familial risk.

    The results of this study of the first-degree relatives of 106 female schizophrenics and 275 male schizophrenics suggested that the relatives of probands born in the months February to May had the highest risk, although the association between month of birth and familial risk among the male probands was present only for those relatives who had onset of schizophrenia before the age of 30.
    Prenatal

    Um número de fatores durante o desenvolvimento do feto pode resultar num pequeno aumento no risco de esquizofrenia futuramente na vida incluindo: hipoxia (deficiência de oxigênio nos tecidos orgânicos), e infecção, estresse ou má nutrição da mãe.

    Pessoas diagnosticadas com esquizofrenia são mais suscetíveis a terem nascido no inverno ou primavera (pelo menos no hemisfério norte). Isso pode se dever aos níveis elevados de exposições virais no útero.

    Que fatores ambientais são importantes?

    A meta-analysis has shown that patients with schizophrenia are more likely to have experienced obstetric complications, in particular premature birth, low birth weight, and perinatal hypoxia.

    Eles também são mais prováveis de terem nascido no fim do inverno e começo da primavera, possivelmente refletindo exposições virais intra-uterinas. Esses riscos ambientais prematuros aparentemente tem um efeito sutil no desenvolvimento cerebral.

    In adulthood different environmental stressors act — including social isolation, migrant status, and urban life — and this remains the case even when life events attributable to the incipient psychosis itself are excluded.

    The way parents raise their children does not seem to have a major impact on future vulnerability, but families do have an important part to play in the course of the illness; patients with supportive parents do much better than those with critical or hostile ones.

    Collectively, these risk factors point to an interaction between biological, psychological, and social risk factors that drive increasingly deviant development and finally frank psychosis.


    Fontes:
    http://en.wikipedia.org/wiki/Schizophrenia
    http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC1914490/
    Ainda bem que nasci em Outubro...

    Será que isso explica porquê os nativos de Peixes (o pessoal nascido entre 20/2 e 20/3) são muitas vezes maluquinhos?
    Última edição por Truman : 29-12-2010 às 15:28

  2. # Publicidade
    Publicidade

  3. #2

    Padrão

    Rá! nasci em agosto \o/
    Mas vai ver quem nasce em agosto tem mais chances de nascer sem um olho =/

  4. #3

    Padrão

    Citação Citando Doutor ? Ver mensagem
    Ainda bem que nasci em Outubro...

    Será que isso explica porquê os nativos de Peixes (o pessoal nascido entre 20/2 e 20/3) são muitas vezes maluquinhos?
    Cidadão, as estações se invertem no hemisfério sul. Nascer em outubro aqui equivale nascer em abril lá.

  5. #4

    Padrão

    Citação Citando MobWatcher Ver mensagem
    Cidadão, as estações se invertem no hemisfério sul. Nascer em outubro aqui equivale nascer em abril lá.

  6. #5
    Suspenso
    Registro
    May 2008
    Mensagens
    4.308

    Padrão

    Citação Citando MobWatcher Ver mensagem
    Cidadão, as estações se invertem no hemisfério sul. Nascer em outubro aqui equivale nascer em abril lá.
    Ainda assim escapei... se for mesmo inverno e começo da primavera.

    INVERNO

    HEMISFÉRIO NORTE: 21/12 até 20/03
    HEMISFÉRIO SUL: 21/06 até 23/09

    PRIMAVERA

    HEMISFÉRIO NORTE: 20/03 até 21/06
    HEMISFÉRIO SUL: 23/09 até 21/12

    VERÃO

    HEMISFÉRIO NORTE: 21/06 até 23/09
    HEMISFÉRIO SUL: 21/12 até 20/03

    OUTONO

    HEMISFÉRIO NORTE: 23/09 até 21/12
    HEMISFÉRIO SUL: 20/03 até 21/06
    Última edição por Truman : 29-12-2010 às 15:10

  7. #6

    Padrão

    Citação Citando MobWatcher Ver mensagem
    Cidadão, as estações se invertem no hemisfério sul. Nascer em outubro aqui equivale nascer em abril lá.
    Mas a pesquisa se refere simplesmente ao inverno, indepedentemente do país que você mora.
    Foi o que entendi.
    i7 3770k, 980gtx, benq 24'' xl2420t 144hz 3d, sandisk ssd extreme 240gb, antec hcg 520w, corsair h90, logitech g600
    twitch.tv/fininora

  8. #7

    Padrão

    Eu nasci em fevereiro então não tenho este problema, concorda Marcos e você Julio?

  9. #8

    Padrão

    isso explica muita coisa



    oh wait...
    Hit the road, Jack.

  10. #9

    Smile

    Citação Citando syndragon Ver mensagem
    Mas a pesquisa se refere simplesmente ao inverno, indepedentemente do país que você mora.
    Foi o que entendi.
    Eu sei, mas o cara achou que tinha se dado bem por nascer em Outubro, onde teoricamente teria uma chance abaixo da média, o que não é verdade. Assim como chutou que gente de certo signo astrológico teria alguma desvantagem, o que também não faz sentido.

  11. #10

    Padrão

    fudeu. isso explica os constantes devaneios e bostas que aparecem na minha cabeça e não deixam eu trabalhar.
    Tristeza antiga, perigo eterno. Os anos levam a beleza e o poder.
    Apenas os sonhos permanecem. Trocam contos na estrada dos ventos, eternamente jovens.
    Rip Calvin

  12. #11
    Suspenso
    Registro
    May 2008
    Mensagens
    4.308

    Padrão

    Citação Citando MobWatcher Ver mensagem
    Assim como chutou que gente de certo signo astrológico teria alguma desvantagem, o que também não faz sentido.
    É justamente o período quando o inverno é mais rigoroso lá fora, e aqui é Verão. Eu lembrei de "Peixes" porque é o signo mais "viajado" de todos.

    Provavelmente a incidência da doença deva ser maior nos países ou locais onde o inverno é mais rigoroso...

    (...)
    While the simplest way to get enough vitamin D is to spend more time in the sun, it remains unclear whether there are fewer cases of schizophrenia in a country like Australia which sees a lot more sunlight.

    "We don't have high-quality data on that, but some statistics suggest we do have slightly lower incidences and prevalence of schizophrenia," said McGrath.

    Like many other diseases, like multiple sclerosis, schizophrenia tends to be more common in places further away from the equator. And if you're born in winter and spring you tend to have a slightly increased risk of schizophrenia also, and that was one of the original pieces of the jigsaw puzzle that led us to wonder maybe vitamin D could be implicated."

    Ian Hickie from the Brain and Mind Research Institute in Sydney says he is not surprised by the results, however he says more research is needed.

    "So the real acid test is going to be trying to lift vitamin D levels in pregnant women and newborns and see whether there's an effect on later schizophrenia," said Hickie. "Or even in fact, looking at providing higher levels of vitamin D by vitamin D supplementation in other ways later in life and particularly childhood and the teenage years, to see whether you might reduce the risk of onset of schizophrenia."

    (...)
    Texto completo: http://news.discovery.com/human/vita...zophrenia.html

    Mas acredito que se saiba ainda hoje muito pouco sobre esquizofrenia, apesar de todos os estudos e hipóteses levantados, mas respostas CONCRETAS mesmo, não devem existir. Esse "desequilíbrio químico do cérebro" é um que é apontado como "mito" quando se questiona a psiquiatria - que é apontada como pseudo-ciência.
    Última edição por Truman : 29-12-2010 às 18:48

  13. #12

    Padrão

    Citação Citando Doutor ? Ver mensagem
    É justamente o período quando o inverno é mais rigoroso lá fora, e aqui é Verão. Eu lembrei de "Peixes" porque é o signo mais "viajado" de todos.

    Provavelmente a incidência da doença deva ser maior nos países ou locais onde o inverno é mais rigoroso...
    Ou seja, a influência vem do frio e não do signo, e como dito antes, usar a pesquisa pra corroborar a afirmação de que peixes é mais 'viajado' não faz sentido.

  14. #13

    Padrão

    nah

    ...
    Última edição por asdasda : 30-12-2010 às 1:17

  15. #14
    Membro
    Registro
    Dec 2008
    Mensagens
    10.821

    Padrão

    Citação Citando tmp Ver mensagem
    Rá! nasci em agosto \o/
    Mas vai ver quem nasce em agosto tem mais chances de nascer sem um olho =/
    Estudos indicaram que crianças nascidas durante certos períodos do ano (inverno e começo da primavera) tem um incidência maior que a normal de esquizofrenia.

    Se bem que já disseram antes.

  16. #15

    Padrão

    nasci em 30 de março

    FUCK YEAH

Tópicos Similares

  1. Resp: 100
    Última mensagem: 11-05-2008, 20:11
  2. Resp: 111
    Última mensagem: 15-01-2007, 17:21
  3. Resp: 41
    Última mensagem: 19-11-2006, 3:06
  4. [PoliticaMob]Sintomas de Deficiência Mental
    Por Quiron em Boteco hardMOB
    Resp: 36
    Última mensagem: 11-05-2006, 1:58

Compartilhar

Permissões