[PluginMOB] Guia do mcMMO (Atualizado em 12/03/2011 para versão 0.8.21)

  1. #1

    Lightbulb [PluginMOB] Guia do mcMMO (Atualizado em 12/03/2011 para versão 0.8.21)

    Como o mcMMO está disponível no servidor da hM e o king perguntou se alguém poderia escrever tutoriais sobre os plugins utilizados, aqui vai o do mcMMO que é grande e precisa de um tópico pra ele mesmo.

    O que é o mcMMO?

    É um plugin inspirado em RPG onde você ganha habilidades em diversas profissões fazendo algo correspondente àquela profissão. Por exemplo, ao minerar você ganha experiência em Mining, ao cortar madeira, ganha experiência em Wood Cutting, ao acertar inimigos com uma flecha, em Archery, e por ai vai. Você poderá também reparar itens com a habilidade Repair. Ou ganhar itens extras ao cavar terra, areia, pedras.

    As profissões disponíveis no mcMMO são listadas pelo comando /mcc e o seu progresso em cada uma é listado pelo comando /stats.

    Clique para abrir a imagem em nova guia
    Ao digitar /stats você receberá toda a lista de profissões disponíveis, seguidos de seus níveis atuais, da quantidade de experiência acumulada no nível e quanto falta para alcançar o próximo nível. Por exemplo, no screenshot acima o usuário possui nível de Mineração 80 e 45 de experiência das 260 necessárias para atingir o nível 81.

    E o que você ganha com isso? Ao atingir certos níveis, cada profissão lhe garante um certo bônus. Seja uma chance de ganhar um item a mais, de absorver dano sofrido, de causar mais dano, e por ai vai. Abaixo entro em detalhes e explico o que cada nível em cada profissão representa e o que fazer pra ganhar experiência.

    Abaixo a descrição detalhada de cada profissão e como ganhar experiência nelas.

    - Mining (Mineração)
    Spoiler:

    Ganho de experiência: minerando os seguintes itens:
    • Pedra lisa (Stone) - 3 XP
    • Carvão (Coal) - 10 XP
    • Ferro (Iron) - 25 XP
    • Ouro (Gold) - 35 XP
    • Redstone - 15 XP
    • Diamante (Diamond) - 75 XP
    • Lapis - 40 XP

    Bônus inerente à profissão: chance que receba um item extra pelo bloco minerado.

    Chances de ganhar o bônus por nível: (Nivel / 10)%
    ex:
    Mining: 130 = 13%
    Mining: 53 = 5.3%


    - Repair (Reparo)
    Spoiler:

    Para reparar um item você precisa:
    1. Construir o que o autor do plugin chama de Anvil, que nada mais é que um bloco de ferro. A receita são 9 tijolos de ferro derretido (Iron Ingot). E em seguida por o Anvil no chão.
      Receita: Clique para abrir a imagem em nova guia
    2. Que o material de que é feito o item a ser reparado esteja no inventário.
    3. Colocar o item que deseja reparar em mãos, e em seguida clicar com o botão direito no Anvil.


    Dependendo do estado do item, uma parte ou todo o item será reparado e uma unidade do material será removido do seu inventário.
    Caso não repare o item por completo, deverá clicar no Anvil novamente até que todo o item esteja reparado. E a cada clique, um material será consumido. A diferença para construir um item novo é que o reparo nunca precisará de mais material que o necessário pra construir um novo. Por exemplo, para reparar uma armadura do peito, precisará entre 1-5 materiais, sendo que pra construir um novo é necessário 8 materiais.

    Ganho de experiência:

    Por material, tanto para armadura ou ferramenta:
    • Ferro (Iron) - 20 XP (Disponível para todos os níveis)
    • Ouro (Gold) - 50 XP (Disponível para todos os níveis)
    • Diamante (Diamond) - 75 XP (Disponível a partir do nível 50)

    Bônus inerente à profissão: chance de que o reparo completo necessite de apenas 1 material.

    Chances de ganhar o bônus: (Nivel / 10)%
    ex:
    Repair: 130 = 13%
    Repair: 53 = 5.3%


    - Wood Cutting (Cortar madeira)
    Spoiler:

    Ganho de experiência: fazendo o óbvio, cortando madeira de árvores.

    Bônus inerente à profissão: chance de que receba uma madeira a mais que a cortada.

    Chances de ganhar o bônus: (Nível / 10)%



    - Unarmed (Desarmado)
    Spoiler:

    Ganho de experiência: atacando monstros sem usar armas.
    Experiência por monstro:
    • Squid - 10 XP
    • Creeper - 20 XP
    • Spider - 15 XP
    • Skeleton - 10 XP
    • Zombie - 5 XP
    • PigZombie - 15 XP
    • Jogador - 0 XP

    Bônus inerente à profissão:
    • Chance de desarmar o jogador atacado, derrubando a arma sendo utilizada por ele
    • Aumentar o dano causado pelo combate com espada (Sword) e machado (Axe)


    Chance de desarmar o oponente por nível:
    • 350 - 40% se o adversário tiver nível menor que 750
    • 750 - 40% independente do nível do adversário

    Dano extra por nível:
    • 50 - 1
    • 100 - 2
    • 200 - 3
    • 325 - 4
    • 475 - 5
    • 600 - 6
    • 775 - 7
    • 950 - 8



    - Herbalism (Plantas)
    Spoiler:

    Ganho de experiência: colhendo flores, cogumelos ou plantações de trigo.
    Experiência por planta:
    • Red Rose - 3 XP (Flor vermelha)
    • Yellow Flower - 3 XP (Flor amarela)
    • Mushrooms - 10 XP (Cogumelos marrom e vermelho)
    • Crops - 5 XP (Plantação de trigo)

    Bônus inerente à profissão:
    • Chance de dobrar o número de itens colhidos.
    • Aumentar a vida recuperada ao comer Bread (Pão) e Stew (Ensopado).

    Chance de dobrar os itens recolhidos por nível:
    • 50 - 20%
    • 150 - 40%
    • 350 - 60%
    • 500 - 80%
    • 750 - 0% (bug no código, logicamente deveria ser 100%)

    Vida extra recuperada por pão e ensopado por nível:
    • 50 - 1
    • 150 - 2
    • 250 - 3
    • 350 - 4
    • 450 - 5
    • 550 - 6
    • 650 - 7
    • 750 - 8




    - Excavation (Escavação)
    Spoiler:

    Ganho de experiência: escavando Dirt/Grass (Terra/Grama), Sand (Areia) e Gravel (cascalho) e recebendo algum dos bônus que oferecem experiência extra, além do bloco escavado.

    Por item:
    • Dirt/Sand/Gravel - 4 XP

    Bônus que dão experiência:
    • Eggs (Ovos) - +10 XP
    • Apple (Maçã) - +10 XP
    • Cake (Bolo) - +300 XP
    • Music (Musica) - +300 XP
    • Diamante (Diamond) - +100 XP
    • Glowstone dust - +8 XP se vier da areia ou +5 XP da terra
    • Slowsand - +8 XP
    • Netherrack - +3 XP
    • Gunpowder (Pólvora) - +3 XP
    • Bones (Ossos) - +3 XP

    Bônus inerente à profissão: chance de que receba um item pela escavação.

    Chance do bônus por material e nível:
    • Sand (Areia)
      • 50 - 5% Glowstone
      • 500 - 0.2% Diamond (Diamante)
      • 650 - 0.5% Slowsand

    • Grass (Grama apenas)
      • 250 - 1% Eggs (Ovos) e 1% Apple (Maçã vermelha)


    • Dirt/Grass (Terra e grama)
      • 25 - 5% Glowstone

    • Gravel (Cascalho)
      • 75 - 10% Gunpowder (Pólvora)
      • 175 - 10% Bones (Ossos)
      • 850 - 0.5% Netherrack


    • Sand, Dirt/Grass ou Gravel (Todos os 4)
      • 250 - 0.05% Music (Música Amarela - Disco)
      • 350 - 0.05% Music (Música Verde - Disco)
      • 350 - 0.13% Diamond (Diamante)
      • 750 - 0.05% Cake (Bolo)




    - Acrobatics (Acrobacias)
    Spoiler:

    Ganho de experiência: recebendo dano de queda. Quanto mais dano você sofrer na queda, mais experiência você ganha.

    Bônus inerente à profissão: quanto maior seu nível maior a chance de receber ZERO dano na queda de qualquer altura.

    Chance de receber o bônus: (Nível / 10) %


    - Archery (Arco e flecha)
    Spoiler:

    Ganho de experiência: acertando monstros com suas flechas.

    Experiência ganha dividida por monstros:
    • Creeper - 10 XP
    • Spider - 7 XP
    • Skeleton - 5 XP
    • Zombie - 3 XP
    • PigZombie - 7 XP

    Bônus inerente à profissão:
    • Chance de receber uma flecha do monstro.
    • Chance de atirar uma flecha de fogo.
    • Chance de paralizar oponente por alguns instantes
    • Maior dano causado pelas flechas.


    Chance de receber flecha: (Nível / 10) %

    Chance de atirar flecha de fogo: (Nível / 15)%

    Chance de causar paralisia por nível:
    • 300 - 30%
    • 600 - 60%

    Dano extra por nível:
    • 50 - 1
    • 250 - 2
    • 575 - 3
    • 725 - 4
    • 1000 - 5



    - Swords (Espadas)
    Spoiler:

    Ganho de experiência: atacando monstros com uma espada.
    Experiência ganha dividida por monstro:
    • Creeper - 10 XP
    • Spider - 7 XP
    • Skeleton - 5 XP
    • Zombie - 3 XP
    • PigZombie - 7 XP

    Bônus inerente à profissão:
    • Chance de causar sangramento no oponente. O oponente pode sangrar 4 ou 6 vezes.
    • Chance de se esquivar de um ataque do oponente.

    Chance de causar sangramento por nível:
    • 50 - 20% - 4x
    • 200 - 40% - 4x
    • 600 - 60% - 6x
    • 775 - 75% - 6x


    Chance de se esquivar de um ataque por nível:
    • 50 - 5%
    • 250 - 10%
    • 450 - 15%
    • 775 - 20%



    - Axes (Machado)
    Spoiler:

    Agora os machados servem para mais do que cortar madeira, você pode atacar oponentes com eles.

    Ganho de experiência: atacando monstros com um machado. Assim como espadas, o tipo do material influência no dano causado. Machados de diamante causam o maior dano.
    Experiência ganha dividida por monstro:
    • Creeper - 10 XP
    • Spider - 7 XP
    • Skeleton - 5 XP
    • Zombie - 3 XP
    • PigZombie - 7 XP

    Bônus inerente à profissão: chance de matar o oponente instantaneamente (Critical Hit).

    Chance do bônus por nível:
    • 50 - 5%
    • 250 - 10%
    • 500 - 20%
    • 750 - 30%
    • 1000 - 40%



    PvP agora aumenta o XP ganho nas seguintes profissões: Axes, Swords, Unharmed e Archery
    Bônus Geral de PVP: ((Dano causado * 3) * X) - onde X é um modificador definido pelo server admin.
    --------------------------------------------------------------------------------

    Novidades importantes (Selective ChangeLog):

    0.8.21 - PvP XP baseada em dano causado.
    0.8.17 - Bônus de Excavation ajustados.

    --------------------------------------------------------------------------------
    Todo este guia foi baseado no código de fonte do plugin disponível aqui, e portanto está sujeito a inconsistências a medida que o plugin for modificado pelo autor.
    Editado por neptune em 12-03-2011 às 10:35

  2. Publicidade

  3. #2

  4. #3

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    Pow, seria muito foda se desse para ganhar skill na construção de armas, podendo fazer armas ou ferramentas (de um certo tipo) mais resistentes, aí sim daria para fazer um comércio MUITO foda. Tipo o cara se especializar na confecção de picareta, e vendê-las por um precinho camarada.

  5. #4

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    Achei os valores muito altos... mining entao nem se fala.. chegar a 2000 vai demorar uma eternidade!

  6. #5

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    Cara!!! Curti mto esse negocio de RPG! (Meu olhinho brilhou qdo li)
    Agora vai fika MTO mais divertido os torneios de gladiadores na arena q tem na cidade, o cara q ta mais evoluido tem mais chance.. isso vai animar o povo a UPAR! caraca... essa palavra só lembro de ter falado em WoW/Ragnarok... agora no Minecraft!!!
    Eh claro... tem q arruma algumas coisas ainda, como o que o TIGOS falou, dos valores, mas ja eh um COMEÇO!!!

  7. #6

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    HAHáaaa vo arranca mta cabeça de creeper com machado! Muahahahahaaaa

  8. #7

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    Acho que o King ou alguem poderia editar esse MOD para diminuir um pouco esses valores.... muito alto.

  9. #8

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    Bem, concordo que os valores são altos, mas também não podem ser muito baixos ou todo mundo iria andar por ai com os skills no máximo.

  10. #9

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    Tenso...
    Oi Genti ._.
    O Treco me passo antes o link pra ver isso, deixei a preguiça pra ler agora ._.
    Kra, Interessante, mas pow 2000 de skill pra conseguir um bonus ._. pqp em ¬¬
    Sei la, como o neptune falou, mto alto os level de skill tbm nao da... Mais mto baixo tbm fode ._.
    Nao seria mais interressante tornal as skills de 0~100, porem com mais dificuldade de dar um "up level"??

  11. #10

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    Só uma opiniao, eu axo que eh ateh melhor ter valores altos desse jeito, pq dae vai ser dificil achar alguem q eh bom em tudo, entao um cara que quer treinar com espada, por exemplo, vai conseguir upar a skill de espada, depois de um tempo eh claro. Outro que quer arco vai ser bom em arco e assim vai. Assim as classes serao mais valorizadas e saira grupos de carinha, cada um com sua classe pra caçar ou guerriar, etc... Voto pra fika do jeito que ta, pelomenos por enquanto. Deem suas opniões!!!

    Só mais uma coisa, se o Server tem como objetivo ser o mais realista possível, pense como demoraria pra VOCÊ, na vida real, aprender a manusear uma espada ou atirar de arco, não demoraria??? tente encarar o Minecraft do mesmo jeito...
    afinal, ninguem eh bom em tudo neh? só com muito treino!

  12. #11

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    To nem ai pros outros mas o Mining é absurdamente alto... não da pra chegar nisso esse ano ainda...

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  14. #12

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    Pessoal reclamando das xp O.o

    qual a graça de tu chegar no level máx em, digamos, menos de um mês? Se fosse assim, daqui a uns 4 meses todo mundo teria tudo no level máx, qual a motivação pra usar o plugin?

    Eu só achei alguns bônus meio toscos, não vejo porque iria querer chegar no lvl máx de mineração só para ganhar um item extra. Claro que é uma ajuda, mas não motiva o suficiente.

    Prefiro ter recompensas maiores e maior dificuldade para ganhar lvl, do que recompensa pequena e facilidade para upar.

  15. #13

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    sou a favor de deixar desse jeito mesmo

    pessoal reclamando que é dificil atingir o lvl 2000.... mas é claro, quer ganhar o dobro de recurso 100% das vezes facilmente? fora os bonus de ataque, 1 de dano a mais faz muita diferença!

  16. #14

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    Entao... mais pra frente vai ter varias pessoas no server, daria pra monta varias vilas... e agora, pra incentivar mais a parte de evoluir as habilidades de combate do plugin, tem a arena, ainda nao terminada (falta só os acabamentos), que eh um bom lugar pra combate pvp. =)

  17. #15

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    Atualizado dados para versão 0.8.16 que está sendo usada no servidor. A forma como os bônus são calculados foi alterada em muitas profissões. Novidades: Archery pode atirar flechas de fogo e o bônus de Sangramento da Espada já está funcionando.

  18. #16

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    Fiquei triste... sai de 40% de chance... pra 17%!

  19. #17

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    Irairairai! To postando aki só pro topico n fika mto pra baixo xD

  20. #18

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    Eu achei razoavel. Os bonus bons só vem com skills altas, e ainda assim as chances são pequenas.

    Acho que deviam reduzir um pouco os valores, ou então fazer com que os niveis garantam uns bonus pequenos, tipo aumentando o nivel de escavação você escavaria um pouco mais rápido ( pode ser 0,01% por nivel, mas aumentaria um pouco), etc

  21. #19

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    Nossa muito bacana, um sistema RPG no Minecraft, hardMOB é o servidor!

  22. #20

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    HAHAHA Clique para abrir a imagem em nova guia, o mais engraçado que quando você cai, você ainda ganha Stats

  23. #21

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    Qual o maximo de level pra cada skill? 1000?
    Editado por CiB | Sid em 05-04-2011 às 20:16

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