Página 1 de 2 Última

Tatooine é real

Padrão Tatooine é real

kepler-16b-e-o-primeiro-planeta-que-orbita-duas-estrelas.jpg

Astrônomos da Nasa descobrem planeta com dois sóis

Para quem curte Star Wars, uma novidade que vai deixar muita gente intrigado. A Nasa divulgou hoje a descoberta do planeta Kepler 16b, que, como o Planeta Tatooine, onde Luke Skywalker passou sua infância e adolescência, possui dois sóis.

O planeta recém-descoberto fica há 200 anos-luz da Terra, tem o tamanho e massa aproximados de Saturno e é o primeiro ter essa característica.

O Kepler 16b foi descoberto pelo Kepler Space Vehicle, um satélite-telescópio que procura por planetas habitáveis.

Os cientistas, porém, acreditam que não haja vida no "Tatoonie" real, pois sua temperatura fica na faixa dos -75 a -101.2 Celsius, pelo fato de seus dois sóis serem mais "fracos" que o do nosso sistema.

Além disso, o planeta é composto por 50% rochas e 50% gases.

Com informações do The Huffington Post e Jornal do Brasil

2. Publicidade

Padrão

eu sabia! George Lucas na verdade é Luke Skywalker que veio pra Terra contar sua história em forma de filme

Padrão

Qual a composição da terra em relação a sólidos, gases e água?
    E como funciona a órbita desse planeta ae? Ou nele os sóis que orbitam o planeta?

Padrão

se ele esta a 200 anos luz da terra, e eu viajar na velocidade da luz, em aproximadamente quanto tempo conseguirei chegar em tal planeta?

edit:

Ou nele os sóis que orbitam o planeta

santo deus batman, tirou até a graça da minha flodagemClique para abrir a imagem em nova guia
    Editado por Queen em 15-09-2011 às 22:22

Padrão

se ele esta a 200 anos luz da terra, e eu viajar na velocidade da luz, em aproximadamente quanto tempo conseguirei chegar em tal planeta?
    Depende se o planeta está se afastando ou não

Padrão

Clique para abrir a imagem em nova guia

Padrão

Prr#, como um planeta vai ter uma órbita qualquer (circular, elíptica ou outra qualquer, não manjo de astronomia) em volta de DOIS sóis? Sério, na minha ignorância não consigo nem imaginar.

Eu entendo que os planetas precisam de rotação e translação pra se estabilizarem numa órbita. Rotação não tem erro, mas translação? Comofas?

Padrão

Prr#, como um planeta vai ter uma órbita qualquer (circular, elíptica ou outra qualquer, não manjo de astronomia) em volta de DOIS sóis? Sério, na minha ignorância não consigo nem imaginar.

Eu entendo que os planetas precisam de rotação e translação pra se estabilizarem numa órbita. Rotação não tem erro, mas translação? Comofas?
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema...8astronomia%29
    http://en.wikipedia.org/wiki/Binary_star

Padrão

o sol menor deve orbitar o maior, como se fosse um planeta....

e o planeta orbita o sol maior tb.

perfeitamente possível.

Padrão

Provavelmente uma elipse em volta dos 2 sóis.

13. Publicidade

Padrão

eu sabia! George Lucas na verdade é Luke Skywalker que veio pra Terra contar sua história em forma de filme
    exato! e aos poucos ele vai lembrando do que aconteceu e vai alterando os filmes a cada edição...

Spoiler:
    george lucas fdp maldito!

Padrão

Acho que os fãs da série são "nerds" o suficiente pra saber que sistema binários são mais comuns que sistemas monoestrela como o nosso. Clique para abrir a imagem em nova guia

Padrão

Supondo uma órbita elíptica, tipo essa aqui:
    Clique para abrir a imagem em nova guia
    Onde que orbitaria o planeta?

Duas estrelas orbitando em volta de um "centro de gravidade" (que na verdade é o centro de massa das duas estrelas considerado durante toda a órbita) dá pra entender, mas daí um planeta orbita independentemente, tipo, orbita em relação a esse centro de gravidade e dane-se?

Padrão

Quer dizer que lá nunca fica de noite então?

Padrão

Duas estrelas orbitando em volta de um "centro de gravidade" (que na verdade é o centro de massa das duas estrelas considerado durante toda a órbita) dá pra entender, mas daí um planeta orbita independentemente, tipo, orbita em relação a esse centro de gravidade e dane-se?
    Olha ele ali no alvo bem no meio Clique para abrir a imagem em nova guia

Padrão

Quer dizer que lá nunca fica de noite então?
    Sim, esta é a parte mais interessante de tudo isso Clique para abrir a imagem em nova guia.

Padrão

Na verdade fica de noite sim,depende do tempo levado pra completar a volta,em um determinado momento ele vai ter um lado 'de costas' para ambos sóis,agora de quando tempo em quanto tempo isso acontece,vai saber...

Padrão

http://upload.wikimedia.org/wikipedi...0px-Orbit5.gif

Não orbita sempre o centro de gravidade e dane-se, não.

Até onde sei, para gozar de uma órbita estável o planeta possui duas alternativas: uma é estar próximo o suficiente de uma das estrelas, e nesse caso orbitaria apenas a estrela mais próxima, e a outra é estar longe o suficiente das duas estrelas e orbitar o centro de gravidade do sistema binário (e dane-se Clique para abrir a imagem em nova guia).

Se não se encaixar em nenhum dos perfis, o planeta poderá até ter uma órbita (estranha) por algum tempo, mas eventualmente será ejetado do sistema para nunca mais voltar.

Em qualquer caso, o planeta vai ter noite sim. Os sóis não vão permanecer um em cada hemisfério o tempo todo!
    Editado por Carranca em 16-09-2011 às 9:54

Padrão

Sim.

12

Padrão

http://kepler.nasa.gov/Mission/discoveries/kepler16b/

muito da horinha esse site da nasa Clique para abrir a imagem em nova guia

edit: tem uma animação (154MB que mostra direitinho a orbita)
    Editado por yblub em 16-09-2011 às 10:25

Padrão

sim.. no caso, as 2 estrelas também estão orbitando em torno do centro de massa entre elas

assim como os planetas

Padrão

Perai.Se ta a ano-luz comé q um satélite descobre o planeta?quanto equivale um ano luz?

Página 1 de 2 Última

Tópicos Similares

1. Real ?
    Por + Kinder Ovo + em Boteco hardMOB
    Comentários: 39
    Atualizado: 24-05-2006, 14:01
  2. tim a 1 real ?
    Por vitorscs em Internet, Redes & Telefonia Fixa
    Comentários: 6
    Atualizado: 17-08-2004, 20:54
  3. Comentários: 73
    Atualizado: 20-05-2004, 13:50