Layout "fluido" em .Net Windows Forms

Padrão Layout "fluido" em .Net Windows Forms

Sou acostumado a programar para a Web, mas ultimamente tenho feito alguns projetos em windows forms. Em HTML criamos os divs com tamanhos relativos, que ficam de acordo com o tamanho da janela do usuário, com bastante flexibilidade, mas no windows forms eu não vejo isso, me forçando a deixar janelas com tamanho fixo para o usuário.

Em um projetinho onde continha somente um textbox no topo e um ritchtextbox multilinha no fundo eu cheguei até a criar um evento "onResize" do Form que alterava o tamanho do richtextbox para preencher todo o Form, porém isso é muito pouco flexível.

Minha pergunta é se existe uma forma de deixar o layout mais fluido (como em HTML) em windows forms (além de usar a propriedade "Dock" em um componente), ou tenho que me contentar em usar o "onResize" ou deixar o Form de tamanho fixo?
    - Conan, what is best in life?
    - To crush your enemies, see them driven before you... and to hear the lamentation of their women!

2. # Publicidade
    Publicidade

Padrão

No Qt tem o esquema de layouts e política de redimensionamento. Cada QWidget tem sua política de crescimento na vertical e na horizontal, e quando você instala um layout numa janela, ao redimensionar a janela o layout é redimensionado e os widgets junto.

Padrão

Os controles TableLayoutPanel, Panel e as propriedades Dock e Anchor são suficientes pra isso ai que vc quer.
    No caso de imitar o posicionamento relativo com margem automatica do CSS, basta definir o tamanho de colunas e linhas do TableLayoutPanel em porcentagem ao invés de tamanho absoluto.

Padrão

Citação Citando OutlanderZOR Ver mensagem
    Os controles TableLayoutPanel, Panel e as propriedades Dock e Anchor são suficientes pra isso ai que vc quer.
    Voltei pro projeto agora e estou usando Panels. Valeu!
    - Conan, what is best in life?
    - To crush your enemies, see them driven before you... and to hear the lamentation of their women!

Tópicos Similares

1. " Joomla'r " layout
    Por bLakito :D em Programação & Desenvolvimento
    Resp: 1
    Última mensagem: 07-06-2008, 20:30
  2. "COMMAND WINDOWS" ou "EXECUTAR" sempre a vista!
    Por andre_dod em softWHERE!!?
    Resp: 3
    Última mensagem: 27-03-2007, 14:01
  3. """COMPRO""" Importadores do PY quem traz da INFOSHOP ??""&q
    Por Pacheco em Classificados (Vendas Usados)
    Resp: 1
    Última mensagem: 04-07-2005, 14:40
  4. Resp: 11
    Última mensagem: 17-03-2005, 18:46

Compartilhar

Permissões