Steam no Linux! HELLLL YEAAH

  1. #1
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    http://www.engadget.com/2012/04/25/steam-for-linux/

    Vazou uma imagem do L4D2 rodando nativamente no Linux, no Ubuntu 11.10. Aparentemente o pessoal de dev da Valve tem liberdade pra fazer "o que quiser", e daí que surgiu o cliente pro Linux.

    Caras, se isso vingar, o Linux vai ganhar muuuuita força. Não vejo a hora da Blizzard lançar um cliente Linux pro SC2, WoW e D3.

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  3. #2

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    Boa notícia!

  4. #3

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    Será que vai pra frente ? Linux esta engatinhando em relação a games ainda....
    Última edição por jairlpinheiro : 25-04-2012 às 16:56

  5. #4

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    problema é API, alguem tem que lançar um concorrente pro DX
    Dell 7559 - DS Lite - PS4 - Thrustmaster T100 - T.flight Hotas 4 - PSVR
    PSN: matheusocBR / Steam: matheusoc

  6. #5
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    Citação Citando Matheusoc Ver mensagem
    problema é API, alguem tem que lançar um concorrente pro DX
    OpenGL pros gráficos tá mais que o suficiente. É chato, mas usando uma UDK por exemplo, fica abstraído. E quem quer lançar pra Mac obrigatoriamente tem que programar em OpenGL de qualquer forma.

    Com o PulseAudio ganhando cada vez mais território, vamos chegar em pouco tempo a um padrão definitivo do que é Linux no desktop: X.org + ALSA/PulseAudio + OpenGL.

    Vamos só ver o que vai ser do Wayland, possível sucessor ou mais uma camada do X.org. Eu tô ficando animado.

  7. #6

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    Espero que volte também desenvolvimento da API OpenGL para games.

  8. #7

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    só nao vale começar a onda dos nerds revoltados comunas reaças de dizer que linuquis é o futuro e o lixux vai dominar o mundo e engolir a MS porque eu já ouço isso faz quase 20 anos!!! sim 2 décadas mesmo hahaha
    nhoi tudo bem?

  9. #8

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    Citação Citando Spidey Ver mensagem
    OpenGL pros gráficos tá mais que o suficiente. É chato, mas usando uma UDK por exemplo, fica abstraído. E quem quer lançar pra Mac obrigatoriamente tem que programar em OpenGL de qualquer forma.

    Com o PulseAudio ganhando cada vez mais território, vamos chegar em pouco tempo a um padrão definitivo do que é Linux no desktop: X.org + ALSA/PulseAudio + OpenGL.

    Vamos só ver o que vai ser do Wayland, possível sucessor ou mais uma camada do X.org. Eu tô ficando animado.
    mas aí é que ta, nao é só grafico, tem som, input, entre outras coisas que não estão padronizadas nem unificadas...
    Dell 7559 - DS Lite - PS4 - Thrustmaster T100 - T.flight Hotas 4 - PSVR
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  10. #9

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    Seria bom se as softhouses libertassem os jogos do domínio da M$.

  11. #10

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    Citação Citando Spidey Ver mensagem
    . Não vejo a hora da Blizzard lançar um cliente Linux pro SC2, WoW e D3.
    Você nunca rodou o SC2 no linux?? Easy.
    Considerando que a ATI tem drivers próprios para o linux tudo rodou perfeitamente bem

    (já o D3 e WoW) não sei hehehe.

    Eu configurei uma vez o SC2 no linux, joguei na mesma forma que no windows, atualmente so estou preso ao win por causa da maldição de alguns jogos do steam.

    ---

    Steam saindo pra linux, ja é quase provavel que eu migre de vez...
    ps.: tb preciso me acostumar com algum mensageiro bom pra linux e as formas de notificação no linux (ubuntu é uma desgraça que o nativo dele é uma droga.)
    Última edição por ChusCky : 26-04-2012 às 9:58
    Enviado de meu Megazord usando o TopaTudoPorDinheiro2

  12. #11
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    No WINE né, eu quero nativo, poxa. WoW roda bem no WINE também, mas rodar bem é BEM diferente de rodar perfeitamente.

    E outra, os jogos vindo pro Linux as grandes (intel, nVidia e AMD) vão dar mais atenção aos drivers fechados, ou, se tudo der certo, investem nos drivers open source.

    Sobre padronização, input já tá padronizado, é evdev basicamente pra tudo quanto é input, mouse, teclado e joystick. Som é justamente o PulseAudio, por chavear em tempo real, tratar cada som como um stream, sem ligação direta e fixa com as saídas.

  13. #12

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    Sim, pelo Wine, bom vendo por esse ponto, vc tem razão, não é a mesma coisa hehee.
    Enviado de meu Megazord usando o TopaTudoPorDinheiro2

  14. #13

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    Agradeçam ao osx, certamente o port foi 1000x facilitado.

  15. #14
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    Com certeza, se não fosse o sucesso do iPhone e a volta da Apple como opção viável pra notebooks e desktops, a gente tava no sal. A App Store que abriu as portas.

  16. #15
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    Um dos fatores para o linux não ter decolado nos desktop é justamente os jogos, quem sabe agora a chegada do Steam isso mude.
    .: Nintendo Switch [SXOS] / Nintendo Wii U Deluxe [Haxchi] / Nintendo New 3DS XL [Luma3DS] / Nintendo Wii [BootMii] :.
    .: Sony PS4 Pro / Sony PS3 Super Slim / Sony PS2 Slim / Sony PSVita OLED / Microsoft Xbox One S :.
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  17. #16

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    Meu p4, 1gb ram, fx5200 fica aqui do lado pra quando dá saudade de jogar neverwinter nights no ubuntu. haha
    E pro porn stash, claro.

    Com steam nele vai ser PHoda.

  18. #17
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    Citação Citando Matheusoc Ver mensagem
    mas aí é que ta, nao é só grafico, tem som, input, entre outras coisas que não estão padronizadas nem unificadas...
    Tem o SDL, que é usado por diversos jogos portados nativamente pro Linux. É o "DirectX" do Linux, digamos assim.

    http://www.libsdl.org
    http://en.wikipedia.org/wiki/Simple_DirectMedia_Layer
    memento mori

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