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DRM de Diablo III causa desapontamento em vários fãs

  1. #1
    Redação
    hardMOB
    Avatar de Gabriel Meireles
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    Padrão DRM de Diablo III causa desapontamento em vários fãs

    Diablo III foi lançado na última terça-feira, e diversos fãs já estavam a postos para iniciar o jogo, prontos para começar uma tão esperada jogatina após 12 anos. Porém, muitos tiveram que se contentar com uma fria mensagem de "Error 37", "Error "3005", ou mesmo "Error 315300". Cada erro exige soluções diferentes, mas talvez fosse mais útil enumerar todos os erros como "Error 666", o que, além de ser bem coerente com a temática do jogo, demonstra que todos esses defeitos tem uma única causa: a sua proteção digital.

    Com esses problemas no dia de lançamento, vários consumidores tem externado sua insatisfação, sendo que algumas manifestações tem gerado boas gargalhadas na comunidade em geral. Todavia, não há como deixar de razão aos 2004 jogadores que, nesse momento, deram notas tão baixas a Diablo III no Metacritic que resultaram numa média 3.6 no "user score".

    O DRM - a proteção digital do game - de Diablo III atua de uma maneira mais densa que o normal, uma vez que apenas permite que certos elementos do gameplay sejam realizados através de uma conexão ativa permanente com a internet. É como se fosse um MMO, mesmo que o jogador queira jogar sua campanha single-player sem a intervenção de qualquer outra pessoa no universo. Assim, é impossível jogar o game offline e, ao que parece, para jogar é necessário mais do que uma simples validação online, o que requer uma maior capacidade dos servidores da Blizzard, algo que não está sendo oferecido, em virtude das diversas manutenções de urgência já realizadas. Segundo a Blizzard, esse mecanismo tem a principal função de evitar os jogadores trapaceiros, todavia, é notório que o principal alvo dos DRMs é a inibição da pirataria.

    Tal iniciativa da Blizzard retrata bem o período de falta de criatividade da indústria, que vem usando a tecnologia não para entregar melhores produtos para seus consumidores, mas para punir justamente aqueles que optam por comprar o produto original. Assim, cria-se a contradição de que, para preservar os direitos autorais, é necessário punir justamente os jogadores que respeitam tais direitos. Como diria Gabe Newell, da Valve, é preciso combater a pirataria com serviços melhores para os consumidores, e não com o contrário.
    Última edição por Gabriel Meireles : 16-05-2012 às 14:27

  2. # Publicidade
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  3. #2

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    Enquanto isso, Diablo III já está nos torrents da vida. Essas empresas ainda não acordaram?

  4. #3

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    Mas o que que interfere se está ou não nos torrents?
    Precisa estar ATIVO na conta do battle.net pra poder logar.

  5. #4

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    Citação Citando Darktag Ver mensagem
    Enquanto isso, Diablo III já está nos torrents da vida. Essas empresas ainda não acordaram?
    Qualquer um pode baixar o jogo de qualquer lugar, a própria Blizzard libera o torrent dos jogos, se não autenticar nos servidores da Blizzard, não joga.
    Eu consegui logar era umas 5 da manhã e a maioria que ficou no TS aqui da hardmob também jogou de boa apenas 1 hora depois que os servidores abriram.
    É muita nerdice pro meu gosto, não conseguir esperar uma hora? por favor.
    Citação Citando Dision Ver mensagem
    Acho que, pra isso ter qualquer valor como prova (se é que isso importa), vão ter que cruzar data, hora e IP da máquina que criou ou leu o rascunho (será que o GOOGLE guarda isso?) com uma imagem de uma das duas usando a tal máquina naquele mesmo dia e horário. Difícil, heim?!

  6. #5
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    Eu não vejo problema. Sempre que jogo alguma coisa estou na internet. Claro que se a internet cai vai dar problema mas nem ligo, acho tranquilo refazer desde o ultimo checkpoint.

  7. #6

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    Citação Citando Gabriel Meireles Ver mensagem
    Porém, muitos tiveram que se contentar com uma fria mensagem de "Error 37", "Error "3005", ou mesmo "Error 315300". Cada erro exige soluções diferentes, mas talvez fosse mais útil enumerar todos os erros como "Error 666", o que, além de ser bem coerente com a temática do jogo, demonstra que todos esses defeitos tem uma única causa: a sua proteção digital.


    Acho que todos sabiam que o game era totalmente online, antes do lançamento. Claro que a Blizzard poderia ter previsto melhor a quantidade de gamers jogando. Os problemas são provavelmente a quantidade gigantesca de requests no server.

  8. #7

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    Na moral a galera só sabe reclamar.

  9. #8

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    o jogo liberou as 4, era 4h40 eu e mais uns 20 amigos de um grupo, conseguimos logar e jogar perfeitamente

  10. #9
    Membro Avatar de Drako
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    nao sei se dá pra colocar a culpa no DRM nao viu..

    o diablo 3 simplesmente nao tem como funcionar offline, ele basicamente funciona como um mmo, os itens, dinheiro, criaturas e etc são todos controlados pelos servidores da blizzard e nao pelo cliente, um dos motivos de terem feito o jogo assim é obvio, foi para inibir hacking, item dupe e etc, coisas que estragaram os 2 primeiros diablos. E o maior motivo na verdade foi por conta da auction house, que vai vender itens por dinheiro real e dando uma porcentagem pra blizzard.

    Pra mim tudo isso foi muito claro, eles sabem que vao perder jogadores de WoW pro Diablo, e vao sair de um jogo que paga mensalmente pra um que nao paga nada. Porem com a auction house, eles tem como gerar capital, mas se tivesse como dupar item e etc, tudo ia perder o valor e nao ia gerar prr# nenhuma.
    -x-

  11. #10
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    Citação Citando Drako Ver mensagem
    nao sei se dá pra colocar a culpa no DRM nao viu..

    o diablo 3 simplesmente nao tem como funcionar offline, ele basicamente funciona como um mmo, os itens, dinheiro, criaturas e etc são todos controlados pelos servidores da blizzard e nao pelo cliente, um dos motivos de terem feito o jogo assim é obvio, foi para inibir hacking, item dupe e etc, coisas que estragaram os 2 primeiros diablos. E o maior motivo na verdade foi por conta da auction house, que vai vender itens por dinheiro real e dando uma porcentagem pra blizzard.

    Pra mim tudo isso foi muito claro, eles sabem que vao perder jogadores de WoW pro Diablo, e vao sair de um jogo que paga mensalmente pra um que nao paga nada. Porem com a auction house, eles tem como gerar capital, mas se tivesse como dupar item e etc, tudo ia perder o valor e nao ia gerar prr# nenhuma.
    Tirou as palavras da minha boca...

  12. #11

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    Traduzindo

    "Para ser um topplayer vai ter que pagar"

    Qual a graça de pagar por um item?

    O divertido mesmo é se foder matando uns uberboss 30 vezes até conseguir um equipamento decente...

    Agora vc sobe de level compra o equipamento e vira top ¬¬

    Sem graça alguma.

  13. #12

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    Vou pegar meu D3 hoje e provavelmente começar a jogar no sábado, espero que até lá as coisas já tenham melhorado.

  14. #13

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    A verdade é que pra Blizzard o Diablo É um MMORPG. Da pra ver claramente na nova postura do jogo, onde os personagens tem todas as habilidades do nível, não há como escolher os atributos e a diferença entre os personagens ocorre basicamente dos itens. Assim, fica facil tornar o jogo "viciante" já que pros personagens se tornarem fortes eles precisam procurar itens, o famoso "grinding", matar monstros de forma repetitiva para conseguir completar um set de armadura, encontrar itens legendários ou novas runas mais poderosas. Expansão? Facil, lançar um novo ATO com itens mais poderosos. Isso já da uma "renovação" na série e faz com que as pessoas continuem jogando para conseguir os novos itens "mais poderosos".

    Obviamente, aqueles que querem "cortar caminho" simplesmente compram itens nos mercados, o que faz com que a Blizzard ganhe com isso. E o PVP? Não é mais uma forma das pessoas continuarem jogando, conseguindo itens e realizando transições? Acho muito engraçado que o PVP não saiu, mesmo com todo esse atraso, considerando que transações, até agora, foram proibidas na Coreia do Sul, local famoso pelos aficcionados por MMORPG e grande mercado consumidor desse tipo de jogo. Não seria essa demora em lançar o PVP tambem condicionada às discussões na Coréia?

    Me parece que a Blizzard simplesmente decidiu incorporar os sistemas que tornam os seus MMORPGs viciantes dentro do Diablo, que não deveria ter nada de MMORPG. Afinal, porque aqueles que realizam uma assinatura anual de WOW ganharam uma cópia do D3 de graça? Porque são os mesmos jogadores, aqueles que vão se viciar nesse sistema de loot/grinding/pvp/compra de itens e dar lucro pra empresa.

  15. #14
    Suspenso
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    Citação Citando ManoMetal Ver mensagem
    Traduzindo

    "Para ser um topplayer vai ter que pagar"

    Qual a graça de pagar por um item?

    O divertido mesmo é se foder matando uns uberboss 30 vezes até conseguir um equipamento decente...

    Agora vc sobe de level compra o equipamento e vira top ¬¬

    Sem graça alguma.
    Mas os itens da auction house são colocados à venda pelos outros jogadores, né? Se fossem da Blizzard, dai sim seria totalmente sem graça.
    A única vantagem da AH (auction house) é que você ganha mais tempo procurando ou vendendo o item que quiser.. sem precisar ficar oferecendo no chat do jogo.
    Se nao tivesse auction house, ia dar no mesmo.. quem tem grana, compra tudo TOP rapidao, quem nao tem, joga até dropar

  16. #15
    Redação
    hardMOB
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    Citação Citando VaiCorinthians Ver mensagem
    É muita nerdice pro meu gosto, não conseguir esperar uma hora? por favor.
    De fato, os Nerd Rage em geral são exagerados hehe.

    Mas é foda, não deixa de ser desapontador essa perspectiva da indústria. Online pass, bloqueio de jogos usados, DRM...

    Mas sobre esperar, pra muita gente não rola. Vi bastante gente reclamando que chegou do trabalho ontem doido pra jogar pela primeira vez e nada. Ontem a noite os servers ficaram down por muito tempo e o pessoal foi dormir sem jogar.

    O foda é que fazem um marketing do escambau, martelam na sua cabeça a todo o tempo pra vc fazer o pre-order, e qdo tu faz, não cumprem a parte deles. Não me parece muito certo isso.


    Citação Citando Drako Ver mensagem
    nao sei se dá pra colocar a culpa no DRM nao viu..

    o diablo 3 simplesmente nao tem como funcionar offline, ele basicamente funciona como um mmo, os itens, dinheiro, criaturas e etc são todos controlados pelos servidores da blizzard e nao pelo cliente, um dos motivos de terem feito o jogo assim é obvio, foi para inibir hacking, item dupe e etc, coisas que estragaram os 2 primeiros diablos. E o maior motivo na verdade foi por conta da auction house, que vai vender itens por dinheiro real e dando uma porcentagem pra blizzard.

    Pra mim tudo isso foi muito claro, eles sabem que vao perder jogadores de WoW pro Diablo, e vao sair de um jogo que paga mensalmente pra um que nao paga nada. Porem com a auction house, eles tem como gerar capital, mas se tivesse como dupar item e etc, tudo ia perder o valor e nao ia gerar prr# nenhuma.
    Mas será que não dava pra fazer um modo single-player old school, pra quem não tem o mínimo interesse nessas coisas?

    Isso deveria ser só um bônus no jogo. Tipo, os itens "vendíveis" nessa auction house deveriam ser apenas os achados no modo online. Quem jogasse offline, não ganharia itens possíveis de serem vendidos na auction house. Acho que essa era uma alternativa bem viável e bem menos problemática.

    O DRM é sim um dispositivo anti-pirataria, não vejo como não ver de outra forma.

    Sobre ser MMO, não veria problema se o jogo fosse mesmo vendido como um MMO, se fosse de fato um MMO (pq aí os players old school talvez nem se interessassem), mas não é, só usam os features de um MMO pra impedir a pirataria.

    Não comprei diablo e nem vou comprar, mas não gostaria que as franquias que gosto seguissem esse caminho.

  17. #16
    Membro Avatar de Drako
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    Citação Citando Gabriel Meireles Ver mensagem
    De fato, os Nerd Rage em geral são exagerados hehe.

    Mas é foda, não deixa de ser desapontador essa perspectiva da indústria. Online pass, bloqueio de jogos usados, DRM...

    Mas sobre esperar, pra muita gente não rola. Vi bastante gente reclamando que chegou do trabalho ontem doido pra jogar pela primeira vez e nada. Ontem a noite os servers ficaram down por muito tempo e o pessoal foi dormir sem jogar.

    O foda é que fazem um marketing do escambau, martelam na sua cabeça a todo o tempo pra vc fazer o pre-order, e qdo tu faz, não cumprem a parte deles. Não me parece muito certo isso.




    Mas será que não dava pra fazer um modo single-player old school, pra quem não tem o mínimo interesse nessas coisas?

    Isso deveria ser só um bônus no jogo. Tipo, os itens "vendíveis" nessa auction house deveriam ser apenas os achados no modo online. Quem jogasse offline, não ganharia itens possíveis de serem vendidos na auction house. Acho que essa era uma alternativa bem viável e bem menos problemática.

    O DRM é sim um dispositivo anti-pirataria, não vejo como não ver de outra forma.

    Sobre ser MMO, não veria problema se o jogo fosse mesmo vendido como um MMO, se fosse de fato um MMO (pq aí os players old school talvez nem se interessassem), mas não é, só usam os features de um MMO pra impedir a pirataria.

    Não comprei diablo e nem vou comprar, mas não gostaria que as franquias que gosto seguissem esse caminho.
    só teria como fazer isso se fizessem 2 jogos diferentes, no mesmo jogo é impossivel, ia criar milhares de brechas pra hacking, mesmo em MMOs com tudo server side acontece hacking/duping.

    DRM pra mim são dispostivos que impedem a pirataria, nesse caso nao tem nao deve ter nada de mais impedindo, so que vc vai jogar um jogo vazio sem nada, pq nao tem servidor

    mas pode ficar tranquilo, nao dou 1-2 meses pra sair um server pirata toscao cheio de hackers pra vc se divertir =)
    -x-

  18. #17

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    pirata= versão torresmo sem lag

    original= jogadores com ping 500 a 1000ms com lag frequente

  19. #18

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    Sei lá, os jogo da Blizzard tem tanta fama, mas desde o Warcraft 2 eu não me interesso por nenhum deles, eles parecem que não inovam nunca, e são tão superficiais...


    PEDRAS!

  20. #19

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    o que adianta o jogo estar no torrent a emulação do jogo é toda feita no servidor da blizzard nada adianta crackear o game se não vai ter npcs e nenhum monstro ingame. sistema de segurança está muito bom nessa geração vide guild wars 1

  21. #20
    Redação
    hardMOB
    Avatar de Gabriel Meireles
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    Citação Citando Drako Ver mensagem
    mas pode ficar tranquilo, nao dou 1-2 meses pra sair um server pirata toscao cheio de hackers pra vc se divertir =)
    O bacana é que vc já admite que o pirata vai dar pra se divertir, tipo, sem fila e pans hehe.

    Bom, mas o que eu quero dizer sobre a tendência atual da indústria o mega64 diz bem melhor do que eu:


    O futuro é próspero.
    Última edição por Gabriel Meireles : 16-05-2012 às 20:25

  22. #21

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    nao curto rpg, mas esse parece ser legalzinho

    crack deve sair em menos de 1 mês, é tipo motivaçao pra esses grupinhos de hacker

  23. #22

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    Na verdade ja tem mais de 1 mes que tem a versao "generica"...

  24. #23

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    É daqui pra frente muitos jogos vão sair nesse esquema. A Blizzard que teve bolas de ser a primeira a bater de frente com os fãs, pra isso ela apostou na nostalgia...
    Última edição por Pearson : 16-05-2012 às 21:30
    ///////

  25. #24

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    Igual o BF3 quando saiu, totalmente instável. Eu vou pegar só que não agora.
    RaD - Red Army Division
    Intel Core i5 2500k / Crucial Ballistix Sport 2x8gb 1600mhz / ECS GTX 460 1gb / Asrock B75M-DGS R2.0 / Corsair CX500M / BenQ G2220HDA / Win 7 x64

  26. #25

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    Citação Citando APPDNails Ver mensagem
    É daqui pra frente muitos jogos vão sair nesse esquema. A Blizzard que teve bolas de ser a primeira a bater de frente com os fãs, pra isso ela apostou na nostalgia...
    Você postou isso como se fosse algo bom.
    Sou doador de sangue. Seja um você também
    "Quando o direito ignora a realidade, a realidade se vinga, ignorando o direito". (George Ripert)

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