Oculus Rift - Finalmente os games voltam a se tornar Realidade Virtual!!!

  1. #51
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    Essa parada da esteira não achei muito legal, da pra ver o cara jogando ele fica com a movimentação bem comprometida, ninguém vai conseguir se mover com a mesma agilidade de W A S D numa esteira. Principalmente os movimentos laterais A e D que se usa muito em fps, fica muito complicado fazer.

    No resto, o OR + Mouse e teclado achei bem válido, deu pra ver que tem vários modos pra misturar mouse e VR no video do TF2, com certeza todos podem se adaptar e jogar bem.

    Agora como já falaram por aí, o que teve de projeto que falhou de VR não ta no papel. Eu lembro que em 1998 por aí, eu muleque joguei Doom2 numa demonstração num shopping com um capacete de realidade virtual, era bem maior que o oculus rift mas o propósito era o mesmo, só que você ficava em pé numa cabine e tinha um pequeno controle na mão pra ir "pra frente, pra trás e atirar". É legal de ver e tal jogar uns 15min... mas é muito dificil substituir mouse+teclado ou gamepad.
    Última edição por wing : 23-04-2013 às 12:20
    There must be some kind of way out of here
    said the joker to the thief

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  3. #52

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    @DouglasteR a menos que você vá fazer um review pro hardmob não acho que seja vantagem comprar seu versão para desenvolvedores sendo que a versão final vai ter várias melhorias como : painel full hd, design mais arrojado e inúmeras melhorias que serão implementadas baseadas no feedback dos desenvolvedores que estão utilizando o Oculus Rift.
    @AnARcHo há video em que chefe do projeto lá fala que haverão no futuro versões do Oculus Rift como camera frontal para aplicações e games com realidade aumentada. Eles também comentam que a câmera pode ajudar a pessoa a não ter que ficar tirando e colocando o Oculus Rift quando tiver de olhar algo de fora do mundo virtual.
    @Wing aquela esteira tem como objetivo apenas a imersão e com certeza não vão ser apropriada para nenhum tipo de jogo competitivo, mas tente imaginar as possibilidades de uso para aquele acessório em games lentos como Penumbra, Dead Space ou Silent Hill... Aí a cena é outra, de qualquer forma a esteira continua sendo apenas um extra para os mais entusiastas. Sobre os projetos de realidade virtual antigos, sim eles existem a mais de 20 anos, mas só agora com as tecnologias atuais se tornaram eficientes e viáveis para o usuário final. Da uma olhada no próprio vídeo do kickstarter do rift, o líder do projeto fala sobre respeito disso.


    Em um vídeo mais recente (não sei se postei) o idealizador do projeto comenta que foi procurado pela Sony e Microsoft a respeito do rift e diz ainda que enxerga potencial para o surgimento de novos gêneros de games completamente focados no uso com realidade virtual.


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  4. #53
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    Bom, vamos para uma posição clara da valve e não de meros usuários e da própria criadora:

    We have now have a working VR, in the form of the cheap, light and ergonomic Oculus Rift, which Abrash is relatively positive about. “When a rocket goes past you in Team Fortress 2 on the Oculus Rift, it’s like God on steroids.” That sounds _relatively_ positive to us. However, the Rift is only a start, because there are many problems it ignores or dodges. For example, “The math for resolution at wide fields of view is brutal. If you take the (best available display for the next year) and apply it across a hundred degree field of view, you end up with a pixel density that’s less than 1/50th of a phone held at normal viewing distance.” Ouch. “The bottom line is that, as with 3D, it will take years, if not decades, to fully refine VR – and AR is even harder.”

    So, with a series of spacetime diagrams that befuddled the less-technical brains in the audience, Abrash showed that there are fundamental disadvantages to all commonly available display technologies. Tracking in VR, and especially AR, is extremely difficult because of problems like colour fringing and blurring caused by body, head and extremely-rapid eyeball movements. Similarly, the combined latency of the device can be no more than 20ms total for tracking, rendering, transmitting to the display, and getting photons to come out of the display – and to stop coming out. The Rift in particular doesn’t track sideways motion, such as strafing – and a failing correspondence with the real world is one of the things that makes players nauseous.

    VR may well be the future, and the Oculus Rift offers a thrilling glimpse of it, but it seems there’s a lot of work to be done before that future arrives.:

    Fonte: pcgamer
    Bye

  5. #54
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    Eh, acho que um begulho 100% soh daki uns 2, 3 anos.

    Eu to mais entusiasmado pelo fator simulacao, FPS eu ja tava ligado que ia ser meio estranho. Se custar uns 300 doletas, ainda ta melhor que 3 monitores e um track ir por exemplo.

  6. #55

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    Citação Citando AnARcHo Ver mensagem
    Eh, acho que um begulho 100% soh daki uns 2, 3 anos.

    Eu to mais entusiasmado pelo fator simulacao, FPS eu ja tava ligado que ia ser meio estranho. Se custar uns 300 doletas, ainda ta melhor que 3 monitores e um track ir por exemplo.
    Não acho que vá demorar tanto, se não me engano o planejamento deles e para lançar o rift em algum momento de 2014 que dá aí cerca de mais um ano para o projeto responder ao feedback dos desenvolvedores e permitir que estes comecem os trabalhos com VR.

    O oxi comentou alguma coisa sobre a visão de VR dele ser a implementação física ou parcialmente física da realidade do jogo na sua sala (algo como projeção) e embora extremamente inviável o que ele descreveu pode vir a ser o que haverá de mais moderno em VR e AR, mas isso é coisa pra 10 anos ou mais.

    A idéia do rift é a de imersão estereoscópica e aumento do campo de visão e isso aparentemente o Rift parece fazer bem.

    Acredito que independente das dificuldades existentes para alcançar o nível que o oxi descreveu o Rift é um passo na direção certa.

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  7. #56

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    Olá Srs,

    Faz um tempinho que não posto aqui e acabei achando o topic via Google, já estou a quase um mês com o meu Rift (fui o backer #117 no Kickstarter) e posso dizer que mesmo com as limitações atuais (resolução, etc) o negócio é animal, já devo ter mostrado para umas 50 pessoas e todas ficaram impressionadas, a sensação é de realmente estar em outro ambiente, é algo muito dificil de descrever.

    Em cerca de uma hora consegui "portar" um jogo simples que estou fazendo para iOS para o Rift, e a sensação de correr ficou bem legal:

  8. #57
    Moderador Avatar de DouglasteR
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    Citação Citando Capyvaso Ver mensagem
    Olá Srs,

    Faz um tempinho que não posto aqui e acabei achando o topic via Google, já estou a quase um mês com o meu Rift (fui o backer #117 no Kickstarter) e posso dizer que mesmo com as limitações atuais (resolução, etc) o negócio é animal, já devo ter mostrado para umas 50 pessoas e todas ficaram impressionadas, a sensação é de realmente estar em outro ambiente, é algo muito dificil de descrever.

    Em cerca de uma hora consegui "portar" um jogo simples que estou fazendo para iOS para o Rift, e a sensação de correr ficou bem legal:
    E ae Capy =*

    Que tal criar um tópico review ?
    ╔═══════════════════╗
    ґґ ≈≈≈ ≡ FUUU ║
    ╚═══════════════════╝

  9. #58

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    Citação Citando DouglasteR Ver mensagem
    E ae Capy =*

    Que tal criar um tópico review ?
    Doug qto tempo bicho!

    Tem algum fórum pra review ou é no Jogos PC mesmo?

  10. #59

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    Acho que no Hardwhat seria o ideal.
    Deixando um link aqui nesse tópico...
    "Para evitar as críticas, é simples:
    Não faça nada, não diga nada, não seja nada." - Elbert Hubbard


    Referências AQUI

  11. #60

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    Citação Citando DouglasteR Ver mensagem
    E ae Capy =*

    Que tal criar um tópico review ?
    Por favor, faça esse review. Isso vai ajudar a amolecer um pouco o coraçãozinho dos haters.

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  12. #61
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    Citação Citando Capyvaso Ver mensagem
    Doug qto tempo bicho!

    Tem algum fórum pra review ou é no Jogos PC mesmo?
    Citação Citando Meanie Ver mensagem
    Acho que no Hardwhat seria o ideal.
    Deixando um link aqui nesse tópico...
    Exatamente, ai a gente linka os dois.
    ╔═══════════════════╗
    ґґ ≈≈≈ ≡ FUUU ║
    ╚═══════════════════╝

  13. #62

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    Citação Citando wing- Ver mensagem
    Essa parada da esteira não achei muito legal, da pra ver o cara jogando ele fica com a movimentação bem comprometida, ninguém vai conseguir se mover com a mesma agilidade de W A S D numa esteira. Principalmente os movimentos laterais A e D que se usa muito em fps, fica muito complicado fazer.
    E o bunny jump? ehauehauhea
    i7 3770k, 980gtx, benq 24'' xl2420t 144hz 3d, sandisk ssd extreme 240gb, antec hcg 520w, corsair h90, logitech g600
    twitch.tv/fininora

  14. #63
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    Citação Citando syndragon Ver mensagem
    E o bunny jump? ehauehauhea
    Quero ver esses gordões do quake bunnarem + q 4 vezes antes de suarem a máquina toda ! aeuaueauhe
    ╔═══════════════════╗
    ґґ ≈≈≈ ≡ FUUU ║
    ╚═══════════════════╝

  15. #64

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    Citação Citando Capyvaso Ver mensagem
    Doug qto tempo bicho!

    Tem algum fórum pra review ou é no Jogos PC mesmo?
    Sei que deve ter pouco tempo livre, mas por favor faça o review.

    Iremos adorar saber das impressões de um brasileiro sobre o produto.

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  16. #65

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    Muito legal esse vídeo em que o desenvolvedor Kelly Weaver demonstra a utilização em conjunto do Oculus Rift e o controle Razor Hydra.



    Os resultados são realmente impressionantes e responsivos, o próprio Kelly Weaver desenvolveu a aplicação e notem que ele ate consegue visualizar o próprio corpo, função que provavelmente vai se tornar padrão em fps depois do lançamento do Rift.
    Última edição por Feradgmaster : 03-05-2013 às 0:42

  17. #66
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    Será que o vídeo tá em tempo real ou foi sincronizado? Não tem delay quase nenhum ali.

    Joguei no Move e achei uma merda o delay e a precisão. Joguei Killzone.

  18. #67

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    Citação Citando Spidey Ver mensagem
    Será que o vídeo tá em tempo real ou foi sincronizado? Não tem delay quase nenhum ali.

    Joguei no Move e achei uma merda o delay e a precisão. Joguei Killzone.
    Não acho que haja sincronização O controle Hydra da Razer foi desenvolvido para ter um tempo de resposta ULTRA BAIXO e uma precisão milimétrica... Ao contrario do Wii mote, PS Move e Kinect o Hydra utiliza uma base (não visível no video) que gera um campo magnetico e se basea nas referencias de movimento que os controles do Hydra fazem dentro desse campo.

    Ambos Hydra e Oculus Rift são desenvolvidos com o mercado de PC gamers em mente, sabemos que no PC a galera é exigente com relação a precisão, resposta e confiabilidade.

    Desde o Kick starter ate os videos mais atuais o pessoal do Oculus Rift frisa que a ideia é trazer um Novo Padrão de Imersão e não apenas uma acessório com firulas como os controles de movimento dos consoles.


    Estou ansioso pelo review do Capyvaso acredito que vai esclarecer bastante da nossas duvidas e ajudar a ter uma boa visão do potencial do acessório.

  19. #68
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    me lembrou um power ranger..

    o cara tem que falar gesticulando hehe

    legalzinho o video, mas nao sei como vai funcionar isso, ele tem o controle nas maos? ou é só pra game de dança, luta parada, esses tipo de coisa? pq nao da pra usar um mouse nem nada.
    nao entendi como iria funcionar pra fps.
    Bye

  20. #69

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    Citação Citando Yang Ver mensagem
    me lembrou um power ranger..

    o cara tem que falar gesticulando hehe

    legalzinho o video, mas nao sei como vai funcionar isso, ele tem o controle nas maos? ou é só pra game de dança, luta parada, esses tipo de coisa? pq nao da pra usar um mouse nem nada.
    nao entendi como iria funcionar pra fps.
    Imagine uma arma de plastico com os sensores, você segura e a mira vai acompanhando seus movimentos.
    Trabalhando e Relaxando

    QUE DELICIA CARA

  21. #70
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    Citação Citando LuisCorinthiano Ver mensagem
    Imagine uma arma de plastico com os sensores, você segura e a mira vai acompanhando seus movimentos.
    isso eu sei, mas e pra andar como faz?
    Bye

  22. #71

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    Citação Citando Yang Ver mensagem
    isso eu sei, mas e pra andar como faz?
    Tem duas opções legais que eu vi por aí.

    Uma é colocar analógicos perto de onde você segura a arma.

    Outro é usar algo estilo Kinect que criaria um circulo virtual em volta de você e dependendo de onde você pisa o seu personagem move. Esse seria mais complicado, mas imagina a imersão que daria com isso + Oculus + Hydra
    Trabalhando e Relaxando

    QUE DELICIA CARA

  23. #72
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    Citação Citando LuisCorinthiano Ver mensagem
    Uma é colocar analógicos perto de onde você segura a arma.
    ah sim, tipo o psmove mesmo..

    mas ai vc teria q ter uma metralhadora e usar as duas mãos.. pq nao da pra ter um analogico e mirar ao mesmo tempo com uma mao só...

    no fim das contas é como ter um psmove com um rift..
    enfim, se pelo menos o delay for pequeno, menos mal..

    eu ja tive um psmove e o delay pra mim eh bem parecido com do video, acho q depende do game e da implementaçao.

    pra fps entao acho que as maos nao teria utilidade nenhuma.
    Bye

  24. #73

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    Citação Citando Yang Ver mensagem
    ah sim, tipo o psmove mesmo..

    mas ai vc teria q ter uma metralhadora e usar as duas mãos.. pq nao da pra ter um analogico e mirar ao mesmo tempo com uma mao só...

    no fim das contas é como ter um psmove com um rift..
    enfim, se pelo menos o delay for pequeno, menos mal..

    eu ja tive um psmove e o delay pra mim eh bem parecido com do video, acho q depende do game e da implementaçao.

    pra fps entao acho que as maos nao teria utilidade nenhuma.
    O hydra e BEM sensível e um produto completamente diferente do move e do mote da até para controlar o mouse do Windows com ele.

    Quase comprei o Razer Hydra na época do lançamento, mas o preço era proibitivo.

    Não acho que o Oculus Rift vá precisar from nenhum controle de movimento para incrementar a experiência o simples fato de você ter uma visão periférica aprimorada e poder olhar para um lado e atirar para o outro já abre margem para várias melhorias na jogabilidade.



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  25. #74

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    Preço proibitivo?
    O Hydra hoje custa 100 dólares pelo que eu ví no site.
    Quando custava no lançamento?

    Porque o Rift não vai vir abaixo de 300 dólares nem a pau juvenal...
    "Para evitar as críticas, é simples:
    Não faça nada, não diga nada, não seja nada." - Elbert Hubbard


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  26. #75

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    Citação Citando Meanie Ver mensagem
    Preço proibitivo?
    O Hydra hoje custa 100 dólares pelo que eu ví no site.
    Quando custava no lançamento?

    Porque o Rift não vai vir abaixo de 300 dólares nem a pau juvenal...
    Era algo em torno de 140 ou 180 dólares + frete (cerca de 40) e 300% de chance de ser taxado na alfandega, sendo que no varejo brasileiro ele custava de 600 a 800 reais.

    Pra mim isso é caro, dado que o hydra é apenas uma acessório para brincar uma vez que são poucos os jogos que tinham suporte nativo ao acessório. Configurar outros games manualmente e com chances de não ficar bom não me pareceu tentador.

    O Oculus Rift é outro assunto, aqui temos um acessório capaz de transformar a experiência de quase tudo que você joga no PC, bem como substituir um acessório importantíssimo para gaming, seu monitor, disseram que a versão final custaria menos de 300 Obamas, mas mesmo custando mais vai valer a pena.


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