Página 1 de 2 12 ÚltimaÚltima

Oi Velox - Oi Wifi Fon - TD5130v2

Padrão Oi Velox - Oi Wifi Fon - TD5130v2

Estava com problemas na minha conexão Oi Velox, que raramente atingia a velocidade contratada e com grande quantidade de perda de pacotes.
    Reclamei, o técnico da Oi reparou os conectores externos e trocou o modem/roteador, cabos e filtros de linha na minha casa.
    Solucionou o problema, a qualidade do sinal está ótima, SNR 26 e ruído 11.

O novo modem é modelo Technocolor TD5130v2.

A troca dos equipamentos internos não foi cobrada e os equipamentos antigos ficaram comigo.

Mas uma coisa me incomodou bastante.
    O técnico recomendou veementemente que o modem deveria ficar ligado 24hs por dia, pois segundo ele, consumia pouca energia e teria maior risco de estragar o equipamento ao ligar e religar.
    No modem tem um adesivo da Oi recomendando não desligar o modem, alegando um motivo diferente.

Ao verificar as configurações do modem, percebi que foi criada a rede wifi comum com senha e uma segunda chamada Oi WiFi Fon.

Ao pesquisar e testar, descobri que a minha conexão de 10mb, é compartilhada automaticamente com qualquer usuário de Oi Velox que esteja no alcance dessa rede. No caso, são compartilhados até 1mb da minha rede.
    Ao conectar nesta rede Oi WiFi Fon, entrando no navegador, aparece uma página de login, pedindo o número fixo e cpf do Oi Velox, e à partir daí, se navega com 1mb de velocidade, com wifi, sem precisar de 3G e sem cobrança de nenhum valor adicional.
    Para quem não tem Oi Velox, o recurso é cobrado.
    A rede pode ser acessada por PC o ou smartphones.
    Percebi que em vários pontos da cidade, encontro a rede Oi WiFi Fon e sempre aqui de casa consigo sinal também, mesmo com meu modem desligado.
    No site da Oi, tem um mapa que mostra muitíssimos pontos de acesso em toda a cidade. No meu bairro, quase todas as ruas possui esses pontos, segundo o site.

Achei a idéia interessante. Exceto, pela opção da empresa cobrar por quem não colabora e o consumidor não receber nenhum desconto por compartilhar sua rede com quem também não compartilha.
    No entanto, é absurdo isso ser feito sem o conhecimento e/ou consentimento do consumidor.

Descobri também que pode-se desligar a rede fon do modem, entrando no navegador em 192.168.1.1/fon no entanto, ao recusar o serviço, aparece uma tela de erro e não uma confirmação que foi desativada, mas é realmente desativada apesar do erro. Mas aí, deixa-se de ter acesso aos pontos com essa rede pela cidade.

Seguem algumas informações oficiais da empresa.

http://www.oiwifi.com.br/home.htm

http://www.oi.com.br/oi/oi-pra-voce/...s/rede-oi-wifi

Última edição por rogeriocostamed : 08-06-2014 às 10:44

2. # Publicidade
    Publicidade

Padrão

Citação Citando rogeriocostamed Ver mensagem
    Estava com problemas na minha conexão Oi Velox, que raramente atingia a velocidade contratada e com grande quantidade de perda de pacotes.
    Reclamei, o técnico da Oi reparou os conectores externos e trocou o modem/roteador, cabos e filtros de linha na minha casa.
    Solucionou o problema, a qualidade do sinal está ótima, SNR 26 e ruído 11.

O novo modem é modelo Technocolor TD5130v2.

A troca dos equipamentos internos não foi cobrada e os equipamentos antigos ficaram comigo.

Mas uma coisa me incomodou bastante.
    O técnico recomendou veementemente que o modem deveria ficar ligado 24hs por dia, pois segundo ele, consumia pouca energia e teria maior risco de estragar o equipamento ao ligar e religar.
    No modem tem um adesivo da Oi recomendando não desligar o modem, alegando um motivo diferente.

http://i57.tinypic.com/kcdqmq.jpg

http://i60.tinypic.com/wgxkzn.jpg

Ao verificar as configurações do modem, percebi que foi criada a rede wifi comum com senha e uma segunda chamada Oi WiFi Fon.

Ao pesquisar e testar, descobri que a minha conexão de 10mb, é compartilhada automaticamente com qualquer usuário de Oi Velox que esteja no alcance dessa rede. No caso, são compartilhados até 1mb da minha rede.
    Ao conectar nesta rede Oi WiFi Fon, entrando no navegador, aparece uma página de login, pedindo o número fixo e cpf do Oi Velox, e à partir daí, se navega com 1mb de velocidade, com wifi, sem precisar de 3G e sem cobrança de nenhum valor adicional.
    Para quem não tem Oi Velox, o recurso é cobrado.
    A rede pode ser acessada por PC o ou smartphones.
    Percebi que em vários pontos da cidade, encontro a rede Oi WiFi Fon e sempre aqui de casa consigo sinal também, mesmo com meu modem desligado.
    No site da Oi, tem um mapa que mostra muitíssimos pontos de acesso em toda a cidade. No meu bairro, quase todas as ruas possui esses pontos, segundo o site.

Achei a idéia interessante. Exceto, pela opção da empresa cobrar por quem não colabora e o consumidor não receber nenhum desconto por compartilhar sua rede com quem também não compartilha.
    No entanto, é absurdo isso ser feito sem o conhecimento e/ou consentimento do consumidor.

Descobri também que pode-se desligar a rede fon do modem, entrando no navegador em 192.168.1.1/fon no entanto, ao recusar o serviço, aparece uma tela de erro e não uma confirmação que foi desativada, mas é realmente desativada apesar do erro. Mas aí, deixa-se de ter acesso aos pontos com essa rede pela cidade.

Seguem algumas informações oficiais da empresa.

http://www.oiwifi.com.br/home.htm

http://www.oi.com.br/oi/oi-pra-voce/...s/rede-oi-wifi

Pra mim isso não tem nada de interessante em termos de ideia.

Ao invés de ter antenas e internet dedicada em pontos estratégicos da cidade para oferecer o oi WiFi fon aos assinantes, ela "rouba" banda de quem já paga pelo serviço.

Que não ofereça oi wifi fon se for dessa forma.

Encontrou algo no contrato relacionado a isso? Acho que cabe até processo.
    [I5 4570] + [GA-H87-D3H] + [16GB Corsair Vengeance] + [MSI 770 Lightning] + [Sandisk Extreme Pro 240gb] + [Seagate 1TB] + [EVGA NEX 650G] + [NEPTON 280L] + [SOURCE 530] + [LG IPS 236] + [Logitech G700] + [A4TECH KD-600L] + [Steelseries QCK] + [Logitech Z313] + [ATH-M50]

Padrão

O técnico da Oi instala e configura o modem/roteador, de forma que a rede WiFi Fon fique ativa. Ao realizar a ativação, há uma assinatura virtual de um contrato, no mesmo estilo de termos de uso de sites e programas.

Descobri que ela existe e como ligar/desligar, pesquisando e porque eu mexi no modem para abrir portas UDP/TCP do uTorrent.
    A configuração desta rede está ESCONDIDA e não aparece no setup normal do modem.

Um usuário comum nem imaginaria essa realidade. O técnico ou a empresa não avisou NADA sobre o assunto.

Penso que pode caber o processo.

Tem algum advogado para nos orientar ?

Padrão

hsuahsuahsuahsuahu que patifaria, pior que eu já suspeitava disso, pois quando prestava serviço para alguns clientes que usam Velox sempre tinha uma rede desses ativada por perto.

Mas como eu não ia pra resolver problemas de conexão, mas outras coisas, nunca vi configuração alguma nos modens. Lá na empresa a gente recomenda também deixar ligado o modem, mas não pra isso, e só pra monitoração de sinal e que o modem receba novos parâmetros em caso de configuração da área.
    Negociei com: Umbro,DE-SP,NiltonBR,Honorato,marciocrosara,MarceloMM,sasqu at,Jarod,
    Boto®,jtedaldi,Nforce2,titijr,Kkiller,matheus.pre, Leandro_preda,MatthauS, Wolfmancs,rodigos, Talocoze, ElMuyLoko, Firemax
    Referências: http://www.hardmob.com.br/showthread.php?t=357987
    Brilha muito nas referências!

Padrão

Cara, li isso tem pouco tempo no lifehacker, obviamente sobre uma empresa americana, mas o caso era o mesmo: para criar uma rede pública que atende a todos os usuários a empresa usa o seu modem. A diferença é que lá as coisas são feitas as claras e os responsáveis pela empresa dizem que o equipamento não compete com vc por banda, já que a infra é muito superior ao que se contrata.

Mas já suspeitava disso a tempos, pois assim que a oi começou a alardear que teria um acesso público (não sei o nome técnico certo) aos seus usuários eu encontrei uma conexão perto da casa do meu sogro que mora numa rua de meia-duzia de casas qua não faria o menor sentido investir ali, o que deixou claro: a infra rstá na casa das pessoas.

Eu uso esse OI wifi fon quando estou na rua (basta entrar com o cpf + o numero de tel da oi) mas na minha casa eu deixaria meu modem servir de infra para a Oi, e isso aqui no Rio se chama gozar com o pau dos outros.

O problema principal é que vc relata que há uma disputa de banda entre vc e os usuários públicos, então o que te recomendo é comprar o seu modem por cem merréis e guardar esse na gaveta.

edit: como falei eu uso modem particular e acesso o wifi fon, logo esse lance de te proibir de acessar a rede deles se vc cortar a sua "pode" ser balela. Digo pode porque não conheço o contrato novo, mas no meu caso não aconteceu. E digo mais, ela não anuncia isso é obrigado a cooperar, apenas que vc assina o velox e pode usar os milhares de pontos pela cidade, logo não pode de proibir de usar o ponto público e nem de mudar o seu modem.
    Última edição por N-Viper : 17-06-2014 às 23:44

Padrão

nossa, eles realmente comem banda do usuário pra fazer isso?
    não usam nem VLAN/PVC separado?
    pqp essa Oi é uma tremenda montanha de merda mesmo
    Citação Citando Teobaldo de lo pagode Ver mensagem
    queria perfume com cheiro de repelente
    sem ser repelente
    alguem conhece:?

Padrão

eu tenho esse modem (creio que a v1), mas comprei por falta de opcao, ja que meu siemens foi pro ceu....

o modem nem acho ruim...mas e bugado demais o firmware dele...tem horas que ativa o fon (mesmo eu desativando o mesmo), tem horas que some....solucao...deixei em bridge e meti no roteador...pra nao ter problemas, ainda abri e arranquei a antena interna

acho que vou comprar outro pra casa da minha mae e fazer o mesmo esquema (ta baratinho...uns 25 e nao encontro nada decente pra vender hj em dia....os tplink 8816 prestam?)

agora isso da oi e patifaria...(novidade a oi fazer isso)...bota ele como bridge e usa um roteador...teu firmware e diferente do meu (deve ser pq o teu e v2)....mas tem uma opcao pra desligar o fon ou pelo cd da oi.....eu nunca tentei..fui na mao mesmo, mas como ja disse o meu e bugado o firmware e vez em quando ativa de novo....infelizmente no meu caso, so tem firmware mais antigo da gvt...queria um mais atual.

se estiver com preguica, ligue pra oi e reclame isso...exija um tecnico para tirar isso ou pelo menos desligue o modem quando nao estiver usando...ma fe do tecnico sem vergonha que foi ai (outra grande novidade)...nunca repararam nos comerciais da oi?? adivinha como conseguem tantos pontos de acesso?

Membro Avatar de MF.
    Registro
    Aug 2007

Padrão

Tenho um modem desses que a Oi forneceu. Primeira coisa que fiz foi colocar o firmware da GVT, que não tem essa rede Fon.
    Citação Citando XOTISNEGUER Ver mensagem
    ...eu atocho 5 dedo no meu fiofó e rasgo até sair sangue e fezes...

Padrão

Citação Citando N-Viper Ver mensagem
    como falei eu uso modem particular e acesso o wifi fon, logo esse lance de te proibir de acessar a rede deles se vc cortar a sua "pode" ser balela.
    Testei e realmente autentica mesmo com o Fon desativado.

Padrão

Citação Citando MF. Ver mensagem
    Primeira coisa que fiz foi colocar o firmware da GVT, que não tem essa rede Fon.
    Vou procurar um firmware e trocar.
    Obrigado.

Membro Avatar de MF.
    Registro
    Aug 2007

Padrão

Vou procurar um firmware e trocar.
    Obrigado.
    Pega ai

http://www.speedtouch.com.br/td5130/....05.C17GVD.zip
    Citação Citando XOTISNEGUER Ver mensagem
    ...eu atocho 5 dedo no meu fiofó e rasgo até sair sangue e fezes...

Membro Avatar de Justice
    Registro
    Oct 2002
    Blogs
    1

Padrão

deve estar havendo algum engano, pq que eu saiba o fon é somente PJ

Padrão

Citação Citando Justice Ver mensagem
    Nenhum engano.
    Aqui na minha cidade, estão trocando todos os modens pelo modelo citado.
    Tenho um smartphone e baixei um programa da Oi que faz ele autenticar na rede Fon automaticamente, tem esses pontos por toda a cidade, mesmo em lugares afastados.

Padrão

Chateado com a Oi.
    Passem no tópico do link.

http://www.hardmob.com.br/internet-r...-indevido.html

Padrão

Citação Citando MF. Ver mensagem
    Tenho um modem desses que a Oi forneceu. Primeira coisa que fiz foi colocar o firmware da GVT, que não tem essa rede Fon.
    mas o da gvt nao e mais antigo nao??? nao atualizei justamente por isso....regredir firmware ja bugado acho vacilo....se tivesse como fazer backup do meu antes de "atualizar" pro gvt eu fazia....acho que so rola esse dai (fora alguns que encontrei europeus ha algum tempo atras)

Padrão

Citação Citando Justice Ver mensagem
    eu tenho CERTEZA da patifaria da oi....tanto que na minha mae e totalmente residencial e mal tem sinal wifi de vizinhos...esses dias apareceu 2 incautas na minha area de recepcao...."coincidentemente" 2 redes oi fon com o mesmo nivel de sinal das 2 inocentes.....

num pais serio a oi ja tinha sido fechada ha anos....mas tem desembargador la dentro com ferias pagas....cala-te boca

Membro Avatar de Justice
    Registro
    Oct 2002
    Blogs
    1

Padrão

Citação Citando gugumalvado Ver mensagem
    coincidentemente" 2 redes oi fon com o mesmo nivel de sinal das 2 inocentes.....
    instale o xirrus e veja se é o mesmo mac

Membro Avatar de Justice
    Registro
    Oct 2002
    Blogs
    1

Padrão

Nenhum engano.
    Aqui na minha cidade, estão trocando todos os modens pelo modelo citado.
    Tenho um smartphone e baixei um programa da Oi que faz ele autenticar na rede Fon automaticamente, tem esses pontos por toda a cidade, mesmo em lugares afastados.
    a proposta do Fon enquanto serviço é trazer clientela pro negócio. E mesmo assim é muito enganosa.
    Enfiar isso no contrato de pessoa física não é só ilicitio, é fora da noção do ridículo. Obrigar alguem a prestar serviço, e de graça? O nome disso é escravidão. E vc nao tem direito nem a manga com leite!

Nao precisa instalar app no celular. É só criar o logon. E funfa tambem no pc windows.

Padrão

Citação Citando gugumalvado Ver mensagem
    eu tenho esse modem (creio que a v1), mas comprei por falta de opcao, ja que meu siemens foi pro ceu....

o modem nem acho ruim...mas e bugado demais o firmware dele...tem horas que ativa o fon (mesmo eu desativando o mesmo), tem horas que some....solucao...deixei em bridge e meti no roteador...pra nao ter problemas, ainda abri e arranquei a antena interna

acho que vou comprar outro pra casa da minha mae e fazer o mesmo esquema (ta baratinho...uns 25 e nao encontro nada decente pra vender hj em dia....os tplink 8816 prestam?)

agora isso da oi e patifaria...(novidade a oi fazer isso)...bota ele como bridge e usa um roteador...teu firmware e diferente do meu (deve ser pq o teu e v2)....mas tem uma opcao pra desligar o fon ou pelo cd da oi.....eu nunca tentei..fui na mao mesmo, mas como ja disse o meu e bugado o firmware e vez em quando ativa de novo....infelizmente no meu caso, so tem firmware mais antigo da gvt...queria um mais atual.

se estiver com preguica, ligue pra oi e reclame isso...exija um tecnico para tirar isso ou pelo menos desligue o modem quando nao estiver usando...ma fe do tecnico sem vergonha que foi ai (outra grande novidade)...nunca repararam nos comerciais da oi?? adivinha como conseguem tantos pontos de acesso?
    sabe se tem TR-069 nesse roteador?
    nem sei se a Oi tem isso, mas se já tiver, provavelmente esse é o motivo da rede "reaparecer" do nada, deve ter um script maroto rodando no servidor ACS deles e que reconfigura o Wifi publico quando passa por um modem que o usuario desativou e ja tinha aceito o contrato

o ideal é desativar o TR069 hue
    Citação Citando Teobaldo de lo pagode Ver mensagem
    queria perfume com cheiro de repelente
    sem ser repelente
    alguem conhece:?

Padrão

Citação Citando corvin Ver mensagem
    sabe se tem TR-069 nesse roteador?
    nem sei se a Oi tem isso, mas se já tiver, provavelmente esse é o motivo da rede "reaparecer" do nada, deve ter um script maroto rodando no servidor ACS deles e que reconfigura o Wifi publico quando passa por um modem que o usuario desativou e ja tinha aceito o contrato

o ideal é desativar o TR069 hue
    como eu vejo isso??

meu modem nao e da operadora....eu tinha um siemens, mas ele morreu, ai comprei um zte horroroso e consegui trocar por esse (infelizmente nao me devolveram o dinheiro, senao pegava um tp link 8816). Nunca instalei o cd pq nem tenho cd , e estranhamente a tal pagina wizard que a oi "manda" acessar quando preciso de suporte, nao funciona, assim como a pagina para aceitar ou nao o fon....apenas vi a opcao de desativar no setup e deixei desativada, porem aparece como no op a conexao fon como "ativa"

como achei ele muito bugado como roteador, matei o wifi dele e joguei no roteador...mas nao duvido nada que a oi acesse ele remotamente....sera que mudando a senha padrao adianta ou nada?? dependendo meto o firmware da gvt mesmo

Padrão

Rogerio aonde desativa no TD5130 esse OI Fon, no meu caso como é versão é WLAN_vap0 e ta habilitado essa porcaria ¬¬, usei o filtro mac para filtrar as ips ou seja só deixar as ips que eu quero que seja usado, mas esse do Oi Fon queria fazer a mesma coisa mas não sei aonde se clica.

Descobri aonde desativa ¬¬, mas a m**** do modem não deixa e reativa ¬¬

Gugu é ir em Advanced e depois clicar em MBssid Setting e ali vai ver a WLAN_vap0, por mais que desmarque, a porcaria ativa automaticamente ¬¬ e não tem opção de bloquear ¬¬
    Última edição por marciacristina : 02-07-2014 às 10:14

Padrão

@marciacristina , eu não desativei o meu. Deixei pro pessoal da rua usar no smartphone.

Padrão

@marciacristina aqui eu consegui desativar sim....o modem e bugado demais, inclusive meu macbook se estranhava com ele e vivia perdendo a conexao. Aproveitei pra testar um roteador siroco que nao ta funcionando o wan de modo algum (ainda vou meter dd-wrt ou transformar ele em tp-link pra ver se e algum bug, ja que ele funcionava antigamente) e resolvi colocar meu modem em bridge...mas nao funcionou...tive que resetar....so funcionou roteado com o wifi desativado (foi um parto salvar as configuracoes), ai sim o fon aparece desativado (pela logica, sem wifi nao tem fon) e pluguei o cabo de rede no roteador como repetidor wifi....nao e a maneira que quero que fique, mas devido ao problema do meu roteador, esta aceitavel assim, resolvi o problema de queda de conexao do meu mac , os bugs bizarros do wifi e ativacao do fon.....ainda mudei a senha padrao pra prevenir qq alteracao remota nao autorizada por eles (se e que isso e possivel). Estou usando ha 2 semanas e estou satisfeito......mas pretendo ainda mudar pra bridge com wifi desativado ligado ao roteador (resolvendo o problema dele ou comprando outro).

mas repito...esse modem e MUITO bugado.....foi um parto so manter e gravar as configuracoes...

Padrão

A rede Fon desativaria na tela da imagem.
    Confirmei com o técnico que me mostrou.
    No entanto, ela misteriosamente reativa automaticamente. Única solução é trocar o modem ou usar outro firmware.

Esse firmware certamente tem algum script para reativar automaticamente a rede Fon ou algum recurso oculto de TR 069, que reativa via acesso remoto da operadora.

Padrão

o meu modem nao foi cedido pela oi...eu comprei ele (por falta de opcao), mas e o tal kit oi velox....

comprei em jan/2013....meu firmware é Firmware Version : V2.05.C24OI

nunca encontrei um firmware "puro"pra ele...so o tal da gvt que nao coloquei por ser mais antigo (acho que c17).

fato é que esse endereco pra acessar o fon, aqui NÃO funciona! so faltou testar com o cd que veio com ele...mas nao funciona pq tenho mac.....

realmente como vc falou essa desgraca se ativa sozinha...provavelmente ativam da central....aparentemente resolvi assim:

mudei a senha admin
    desativei o wifi do modem e uso um roteador como repetidor pra ativar o wifi (nao consegui colocar o modem como bridge, as configuracoes nao salvavam ou travava tudo)

fiz essa papagaiada toda pq simplesmente meu mac nao funcionava com esse modem...bizarro que nunca tive problema com outros aparelhos da apple...usando o wifi do roteador nunca mais tive problemas.

so pra constar....fato engracado que aconteceu comigo ha alguns meses....estava num "maravilhoso" atendimento velox quando a atendente querendo configurar meu modem (segundo ela, esse era o problema de nao autenticar - claro que nao era isso), me fala "senhor...agora aperte a tecla do windows + r e me fale o que acontece" e eu falo "meu computador nao tem tecla do windows! eu uso mac"...ela..."o que senhor?? por favor aperte a tecla do windows + r"....e eu respondo de novo "eu nao tenho pc! meu computador é mac, nao tem windows! é mac os! aquele da maça mordida que tem celular, tablet, etc"......nao contente ela insiste "senhor...é IMPOSSIVEL o seu computador nao ter a tecla do windows! windows é o sistema do seu computador...procure a tecla do windows e tecle o que eu falei".....eu ja praticamente rindo..."pois aqui nao é windows....eu posso ate tentar instalar...mas tecla do windows so decalcando uma, pq esse é concorrente....nao existe so windows no mundo....vc nao conhece apple?"......dai so ouço tu tu tu tu ...desligou ....e depois falam que eu pego pesado com os atendentes velox....

Página 1 de 2 12 ÚltimaÚltima

Compartilhar

Permissões