Página 1 de 4 12 ... ÚltimaÚltima

[VidaNoSofa] HTPC rodando seriados e filmes no XBMC (Kodi) numa micro itx... (pics)

Padrão [VidaNoSofa] HTPC rodando seriados e filmes no XBMC (Kodi) numa micro itx... (pics)

Bom, resolvi criar esse topico pois varios amigos ja me perguntaram como eu fiz o meu mini HTPC. Uns nem sabiam quem tal coisa existia, para outros é algo comum mas dá preguiça montar. Enfim, o intuito deste topico é AJUDAR, e dar o maximo de informações de como eu montei meu mini HTPC no qual rodo meus filmes e seriados que estao salvos no meu PC e na minha NAS

Sou preguiçodo, quero saber qual a aparencia desse treco quando pronto, na tela da minha TV?

Exatamente essa (existem outras skins):

Como eu chego la? O que eu preciso?

Primeiramente vc precisa algum equipamento para rodar o midia center XBMC (que agora se chama KODI). Vc pode usar um WD Live, um Roku3 ou diversos outros "tocadores de midia", mas esse guia aqui mostra como EU rodo ele baseado num computador em placamae MICRO-ITX! com tudo onboard comprado no ML que ;e muito mais rapido que esses outros citados.

>> Exemplo de uma mobo MSI em padrão micro-ITX

>> Link do ML para produtos micro-itx: http://lista.mercadolivre.com.br/micro-itx

Sugiro vc comprar um combo placa mae + memoria de um mesmo vendedor, e comprar um gabinetezinho separado - vc vai gastar uns 450 reais no pacote completo entregue na sua casa.

Por se tratar de um CPU onboard, seja um J1800 ou J1900, ele roda filmes full HD e 3D tranquilamente e vc apenas usa a saida HDMI da placa mae pra ligar direto na TV.

Qual a aparencia disso montado e pronto num gabinete desses do ML?

Fotos do MEU micro htpc do lado de um PS4 (efeito de comparacao de tamanho)

Comprei as peças no ML, chegou mostei no gabinete, ficou lindo e agora como instalo essa parada toda??

Eu uso um sistema operacional baseado em Linux que roda APENAS no XBMC, chamado OPENELEC - ele é um build que roda um Linux ultra leve e instala apenas o basico... logo quando apertar ON, o XBMC carrega automaticamente na sua tv.

Site do OpenElec http://openelec.tv/
    Link para download: http://openelec.tv/get-openelec

Basta jogar o install dele num pendrive (intrucoes no site), e dar boot pelo USB no pczinho e sair dando NEXT nas telas que aparecerem, em 5 minutos o bixo ta instalado.

vc pode rodar o sistema direto de um pendrive, ou usar um HDD qu tenha sobrando... no meu caso eu tinha um SSD de 120Gb sobrando, coloqeui no HTPC - exagero puro, pois o HTPC esta usando apenas 2.5 Gb de espaço

Instalei, to na tela principal, o que eu faço?

Vai no menu, depois em VIDEOS, la dentro vc consegue mapear seus drives de rede: num desktop, ou numa share de uma NAS (meu caso)
    Apenas configurei um folder da minha NAS chamado "Seriados de TV" e configurei a "fonte" como (TV Shows), isso faz que o XBMC escaneie TODAS suas pastas, indexe todos seus arquivos e os organize em sequencia, ordem, titulo, serie, episodios, etc...

se vc adicionar uma pasta "Filmes" e configurar como (Movies), o xbmc tentara fazer o scan contra scrapers online de filmes, e repetindo toda a indexacao.

Quando finalizado o index de todo que vc tem, vc tera algo desse tip aqui:
    Ele insclusive baixa TODAS as imagens, sinapses dos filmes, textos, capas, arts, etc... vc nao faz NADA a nao ser falar pra ele onde estao seus arquivos q serao indexados..

Pera, vc controla isso deitado no Sofa com um iPad / Android?

>> SIM.

Baixe na apstore o XBMCRemote, configure o IP do seu xbmc e controle ele deitado do sofa.

Basta selecionar o que quiser, dar PLAY no ipad que o filme toca instantaneamente no XBMC

===================================
    EDITS:

Nao quero me comprometer sem antes saber como funciona.. da p testar no meu desktop ??

Caso queira testar / usar o XBMC/KODI no seu PC, basta baixa-lo no link indicado no post acima, e roda-lo. ele funciona em iOS, Windows 7/8 e Linux... assim vc pode provar de perto e rapidamente o quao versatil e pratico ele é. depois q vc testar e brincar com ele, vc parte para uma build dedicada como a mostrada.

Qual é esse gabinete q vc comprou??

Link pro ML do gabinete das fotos:
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...i-itx-m-01-_JM
    Última edição por daniel_cps : 14-03-2015 às 17:42

2. # Publicidade
    Publicidade

Padrão

caralho, mandou bem demais.

Padrão

Nesse seu, é possível integrar o Popcorn-time
    ?

Membro
    Registro
    Sep 2005

Padrão

@daniel_cps cara parabéns pelo tópico, tava a tempos querendo instalar o xbmc.

Você poderia postar as specs desse seu mini pc detalhada? Achei bem legal o gabinete.

Obrigado.

Padrão

Citação Citando vmcunha Ver mensagem
    Nesse seu, é possível integrar o Popcorn-time
    ?
    Daria se vc rodasse um OS base tipo windows por baixo, e abrisse o aplicativo.. como o OpenElec ja é uma buld do Linux com apenas o XBMC, nao creio...

mas o treco é um pc, nada impede vc de rodar um Tiny Win7 nele e instalar o popcorntime e o xbmc... mas ao ligar vc precisa sempre falar que aplicativo abrir... (parte chata)

Padrão

Citação Citando AthlonZ Ver mensagem
    @daniel_cps cara parabéns pelo tópico, tava a tempos querendo instalar o xbmc.

Você poderia postar as specs desse seu mini pc detalhada? Achei bem legal o gabinete.

Obrigado.
    placa mae - biostar com AMD e350 Fusion (40% mais lerdo que o J1800 citado no post acima, ne epoca o J1800 ou J1900 nao existiam.) - paguei 239 com 4Gb de ram. (2 pentes de 2gb markvision)

o gabinete com fonte paguei 149,90 no ML - existem de varios tamanhos.. so procurar por gabinete micro-itx

o HD pode ser um de notebook (2,5) ou um pendrive USB. :-)

Padrão

sempre pensei em montar um xbmc, mas acabei optando pelo WD
    tenho um PC normal com uns 5 hds, o que seria impossível no xbmc ...
    e ligo o WD que busca os 5 hd´s via wifi

Membro
    Registro
    Sep 2005

Padrão

um intel nuc não seria mais vantajoso?

achei combo j1800 por 250+frete
    4gb memoria por 200+frete (mas acho q o xbmc roda bem com 2gb né?)
    gabinete não achei um tão pequeno quanto o teu, um parecido que vi tava mto caro, cerca de 280+frete.

Padrão

Citação Citando CPF Na Nota Ver mensagem
    sempre pensei em montar um xbmc, mas acabei optando pelo WD
    tenho um PC normal com uns 5 hds, o que seria impossível no xbmc ...
    e ligo o WD que busca os 5 hd´s via wifi
    Impossivel PQ? vc mapeia o drive que vc quiser no XBMC... o meu tem path mapeado em duas NAS diferentes que eu tenho via compartilhamento em Samba.

nao existe limite pra isso.

Padrão

um intel nuc não seria mais vantajoso?

achei combo j1800 por 250+frete
    4gb memoria por 200+frete (mas acho q o xbmc roda bem com 2gb né?)
    gabinete não achei um tão pequeno quanto o teu, um parecido que vi tava mto caro, cerca de 280+frete.
    Entao vc olhou errado ... pois veja - gabinete c/ fonte a 179 + frete e esse gabinete um coisa de 40% maior que o meu, mas a fonte é interna... o meu usa fonte externa, tipo notebook.

http://produto.mercadolivre.com.br/M...fonte-180w-_JM

Placa mae + 4Gb RAM por 349 (certeza que o vendedor vende com menos ram p ser mais abrato...)

http://produto.mercadolivre.com.br/M...z-4gb-ddr3-_JM

Total de 528,00...
    Última edição por daniel_cps : 03-03-2015 às 21:26

Membro
    Registro
    Sep 2005

Padrão

Citação Citando daniel_cps Ver mensagem
    Entao vc olhou errado ... pois veja - gabinete c/ fonte a 179 + frete e esse gabinete um coisa de 40% maior que o meu, mas a fonte é interna... o meu usa fonte externa, tipo notebook.

http://produto.mercadolivre.com.br/M...fonte-180w-_JM

Placa mae + 4Gb RAM por 349 (certeza que o vendedor vende com menos ram p ser mais abrato...)

http://produto.mercadolivre.com.br/M...z-4gb-ddr3-_JM

Total de 528,00...
    Então, realmente essa combo ai ta com preço ótimo, pena que a garantia seja de 3meses so.

Qt ao gabinete achei esse muito grande, queria um bem peqno mesmo. Pq fonte externa vc bota no chão perto da tomada e o gabinete fica bem mais compacto.

De qlq jeito, obrigado =]

Padrão

Então, realmente essa combo ai ta com preço ótimo, pena que a garantia seja de 3meses so.

Qt ao gabinete achei esse muito grande, queria um bem peqno mesmo. Pq fonte externa vc bota no chão perto da tomada e o gabinete fica bem mais compacto.

De qlq jeito, obrigado =]
    entao vc quer um desse, do tamanho do meu:

http://produto.mercadolivre.com.br/M...te-externa-_JM

Padrão

Para contribuir:

Uma coisa que fiz há pouco tempo foi passar o db do xbmc/kodi para o NAS, instala um mysql no NAS e e cria um arquivo advancedsettings.xml na pasta do kodi, não sei se é útil para todos mas é para mim e formato de vez em quando a máquina e, isso também permite você assistir um filme num lugar, pausar e continuar assistindo em outro.

http://kodi.wiki/view/MySQL/Setting_up_MySQL

Outra coisa que usava mas por enquanto parou de funcionar até atualizarem o plugin é usar o trakt.tv, que marcava o progresso das séries e filmes que assisto, e perguntava ao final de cada que nota eu dava para o episódio.

Padrão

Citação Citando CoachCarter Ver mensagem
    Para contribuir:

Uma coisa que fiz há pouco tempo foi passar o db do xbmc/kodi para o NAS, instala um mysql no NAS e e cria um arquivo advancedsettings.xml na pasta do kodi, não sei se é útil para todos mas é para mim e formato de vez em quando a máquina e, isso também permite você assistir um filme num lugar, pausar e continuar assistindo em outro.

http://kodi.wiki/view/MySQL/Setting_up_MySQL

Outra coisa que usava mas por enquanto parou de funcionar até atualizarem o plugin é usar o trakt.tv, que marcava o progresso das séries e filmes que assisto, e perguntava ao final de cada que nota eu dava para o episódio.

Exatamente o que eu fazia com o meu Raspberry Pi. Deixava o servidor MySQL no PC do quarto e o Pi aproveitava a base de dados e só tinha o trabalho de rodar o filme mesmo. Como o Pi também aceita hdmi cec, eu uso o controle da própria TV para controlar o Kodi. Não tem como ficar mais compacto que isso

Lembrando que uma nova versão do Raspberry Pi foi lançada coisa de 1 mês atrás, custando $35 e com muito mais performance que o antecessor. Mas claro que uma solução usando o Pi da mais trabalho para configurar, e não é tão "elegante" quanto montar um htpc mini-itx, na minha opinião.

@daniel_cps acho que vale a pena colocar no primeiro post que quem quiser só testar o Kodi não precisa comprar um hardware dedicado, já que ele funciona normalmente como um programa Windows/Linux/OSX.
    ///////

Padrão

Esqueceu Android tb, aqui em casa comprei o slimport para usar o tablet ou o celular para ver na sala, mas infelizmente tô tendo problema. (problema com qualidade do cabo ou então do próprio adaptador slimport)

Lembrei que eu tinha um atrix que tinha cabo hdmi, se ainda tivesse ele acho q rolava

Padrão

Uso xtrio a 2 anos

Apesar dos vários bugs por causa da bosta do android me atende bem, vejo tudo nele...

Membro
    Registro
    Jul 2003

Padrão

Depois de perder, 35TB em filmes e series, de Caverna do Dragão a Serie completa do Senhor dos Aneis por exemplo, eu percebo que XBMC não me pertence mais, uso Popcorn Time normalmente, exceto pra series que ainda prefiro baixar e ver em 720p, mas depois deleto TUDO!

Padrão

@daniel_cps nas fotos não consegui observar, mas por acaso você teria um HT com suporte aos codecs de audio HD (DTS-HD, True-HD) para testar se esta transmitindo corretamente pela HDMI? Aqui tenho um Sony NSZ-GS7 que não suporta codec HD (por ser android) e que já esta dando sinais de velhice, então estava pensando em montar uma build parecida com a sua.

E parabéns pelo projeto!

Padrão

Citação Citando Zotz Ver mensagem
    Depois de perder, 35TB em filmes e series, de Caverna do Dragão a Serie completa do Senhor dos Aneis por exemplo, eu percebo que XBMC não me pertence mais, uso Popcorn Time normalmente, exceto pra series que ainda prefiro baixar e ver em 720p, mas depois deleto TUDO!
    cara, manter os arquivos no mesmo local onde o Openelec está instalado com o XBMC que é crime.... TODOS meus arquivos estao numa NAS, bonitinhos e guardados... ja fiz merda no XBMC umas 2x mexendo em setups avançados (sou curioso), fazendo upgrade de versao e alterando plugins que simplesmente dei boot pelo USB, resinstalei tudo e apertei "SCAN" em 1 hora toda minha biblioteca e index estavam recriados funcionando igual se nada tivesse acontecido.

JAMAIS armazene os filmes no mesmo pc.... :-)
    Última edição por daniel_cps : 05-03-2015 às 14:06

Padrão

Citação Citando junecaz Ver mensagem
    @daniel_cps nas fotos não consegui observar, mas por acaso você teria um HT com suporte aos codecs de audio HD (DTS-HD, True-HD) para testar se esta transmitindo corretamente pela HDMI? Aqui tenho um Sony NSZ-GS7 que não suporta codec HD (por ser android) e que já esta dando sinais de velhice, então estava pensando em montar uma build parecida com a sua.

E parabéns pelo projeto!
    estou no momento sem um HT, pois dei o meu p um amigo e vou montar um novo...
    Vou colocar um Harman Kardon AVR 3700, caixas Monitor Audio e tbm fazer um ambilight atras da TV processado por um Raspberry Pi por meio de um splitter do sinal HDMI que vai pra tv, para ter o ambilight de todas as fontes .;-)

mas isso é projeto no qual ainda estou comprando as peças e esperando as entregas.. em breve tem mais topicos aqui...

Membro
    Registro
    Jul 2003

Padrão

cara, manter os arquivos no mesmo local onde o Openelec está instalado com o XBMC que é crime.... TODOS meus arquivos estao numa NAS, bonitinhos e guardados... ja fiz merda no XBMC umas 2x mexendo em setups avançados (sou curioso), fazendo upgrade de versao e alterando plugins que simplesmente dei boot pelo USB, resinstalei tudo e apertei "SCAN" em 1 hora toda minha biblioteca e index estavam recriados funcionando igual se nada tivesse acontecido.

JAMAIS armazene os filmes no mesmo pc.... :-)
    Eu tenho(ainda tenho né...) um Servidor, com placa mãe de server, placa raid super micro e bla bla, não sou tão leigo assim querido, eu tinha 35tb com 12hd de 3tb, não é pra qualquer um...eu perdi 1 hd numa semana, gerei o rma mandei pra rma e depois de 14 dias eu perdi dois hds, não tinha como estar preparado para um desastre assim, somente com maior investimento, tenho nobreak de 2kva com desligamento inteligente, meu utorrent me avisa no iphone quando baixa uma serie por RSS, meu HTPC é um core i3, meu servidor é um Xeon 5440, com 30gb de ram...

Padrão

Aqui uso um Android TV Box com 2GB de RAM e processador quad core, o XBMC roda normalmente. Paguei cerca de R$200 nele.

Padrão

@Zots, ahhh bom.. bem q bati o olho em 35Tb e pensei, pourra, isso é arquivo pra caraaaaaaaaaaleo... perder tanto HD assim e de forma sequencia é azar dos bravos hein ?

Padrão

Usava ele no Windows mesmo para acessar arquivos de uma NAS.
    Assistia de tudo.. muito bom mesmo. Rodava tranquilo 720p, 1080p mas exige da sua rede.
    Vendi meu raspberry PI e meu odroid U3.
    Senão teria feito um com eles..

Edit:
    Por falar nisso, eu usava a versão 12..
    Sabem me dizer se teve grandes melhorias?
    Última edição por amoebao : 06-03-2015 às 11:23

Membro
    Registro
    Jul 2003

Padrão

@Zots, ahhh bom.. bem q bati o olho em 35Tb e pensei, pourra, isso é arquivo pra caraaaaaaaaaaleo... perder tanto HD assim e de forma sequencia é azar dos bravos hein ?
    fazer oq né hehe, eu sempre tive HTPC, meu primeiro HTPC foi um Atlhon 64 3.2ghz e meu servidor era um Celeron D alguma coisa na época e eu ja tinha alguns TB em dados....uahuah triste.

Página 1 de 4 12 ... ÚltimaÚltima

Compartilhar

Permissões