Página 1 de 3 12 ... ÚltimaÚltima

[VidaNoSofa2] DIY Ambilight que funcione com qualquer HDMI. (pics) - ATUALIZADO

Padrão [VidaNoSofa2] DIY Ambilight que funcione com qualquer HDMI. (pics) - ATUALIZADO

Isso ae galera, outro projeto que venho compartilhar com vcs, mostrar como eu fiz, com fotos, etc etc... e se possivel ajudar alguem que queira fazer a mesma coisa.

Como criar seu proprio AMBILIGHT.

O que é um Ambilight?

É aquela iluminação atras da TV que muda de acordo com a imagem sendo mostrada, originalmente criada pela Philips em algumas linhas de suas TVs, cuja idea foi muito bem recebida pelo publico em geral, especialmente aqueles que gostam de ver tv/filmes de noite onde comprovadamente ter uma fonte de luz atras da TV evita a fadiga e aquele impacto nos olhos.

Imagem de propaganda da Philips:

Com um Ambilight "caseiro" vc consegue colocar muito mais leds e inclusive controlar pelo celular, ficando exatamente assim:

Como que isso acontece?

Usamos o RaspberryPi para processar a imagem capturada da tv; usando um software (Hyperion) definimos quantos leds temos instalados na fita de LED atras da TV e este irá processar a imagem e ligar os leds na cor predeterminada fazendo o efeito mostrado nesse video:

Blz, entendi a parte do Ambilight, qual a logica por tras de "pegar" a imagem da TV?? como que vou fazer os leds piscarem na mesma cor da imagem que ta passando na tela? que fita de LED é essa?

Vamos lá, é aqui que fica interessante, basicamente a imagem é gerada e enviada pelo HDMI pra TV, a idea é pegar uma "copia" no meio do caminho, a logica disso está abaixo:

- Sinal HDMI sai do (PS3/PS4/HTPC/NET/SKY) e passa por um split hdmi
    - No Split um cabo vai para a TV (pra sair a imagem lá ) e o outro cabo vai para o RaspBerry Pi, para processar uma "copia" da mesma imagem
    - Convertemos o Sinal HDMI em Analogico com um conversor HDMI > AV
    - Processamos o sinal AV com uma placa de captura instalada na porta USB do Raspberry Pi.
    - Usamos um software (Hyperion) instalado no Raspberry Pi para pegar essa imagem, interpretar a cor das bordas, e ligar os leds.

A fita de LED RGB nao é essa tradicional nao, é uma programavel !! As fitas de led programaveis sao aquelas que vc consegue atraves de um controlador (arduino / raspberrypi) falar algo como; o led 4 fica Azul, o led5 fica verde.. o led 6 apaga, o led 7 fica roxo.. etc... led a led pode ser controlado de forma individual..

Foto da Fita:

Vamos lá, o que preciso p construir essa parada?

1 RaspberryPi
    Comprado no ML - RasPi + Case acrilico + cartao sd4gb + disispadores termicos me custou 189 reais, igual da foto abaixo

1 Fita de Led programavel, modelo WS2801
    Isso vc raramente acha no Mercadolivre - mais facil comprar no Ebay - comprei 5M de fita, custou uns 40 dolares e em 15 dias estava na porta de casa.

Notem que existem 4 terminais:
    V+ - 5Volts
    CI - Clock
    DI - Data
    GND - Terra

1 Split HDMI
    Usado para duplicar a imagem, uma vai pra tv, a outra pro Raspberry.

1 Conversor HDMI > AV
    Usado p converter a imagem HDMI de Digital para Analogico

Placa de Captura EASYCAP com Chipset STK1160 (Precisa ser esse chipset !!!) tem no ML
    Vai capturar o video analogico p ser processado pelo RaspberryPi.

Como que eu ligo isso tudo junto?

Basicamente assim:
    HDMI > HDMItoAV > Placa de Captura EasyCap > HUB USB (pra alimentar a placa de Captura) > RaspberryPi.

Com isso dessa forma vc ja consegue capturar imagem de QUALQUER fonte HDMI.

Construindo isso

a primeira coisa q eu fiz foi colocar uma chave liga / desliga no Rasp - PQ?? pq quando vc coloca ele na energia ele ja liga, que queria um botao, assim ele pode ficar na tomada e liga qnd eu quero apenas...

O DC Jack e a Chave se conectam dessa forma:

Depois disso basta ligar as pontas que sobram no primeiro capacitor do Rasp logo atras da entrada USB de energia

Outra coisa que eu fiz foi colocar uma fonte externa e a liguei direto no capacitor de entrada do Rasp. assim nao preciso usar a fonte USB, feitos os devidos furos com uma furadeira...

Instalado o botao e o DC Jack

é hora de fazer o cabo onde os Leds se conectam... nada q um conector de 4 pinos qualquer nao resolva...

COMO LIGAR OS CABOS

PRETO - TERRA (emende ele no outro fio preto)
    VERMELHO - 5V (emende no outro fico vermelho da chave liga desliga)
    VERDE - CLOCK - PINO 23 do Raspberry !
    AZUL - DATA - PINO 19 do Raspberry !

Cole as fitas atras da sua TV

Faça as emendas de forma limpa e organizada

VAMOS AO PRIEMIRO TESTE !!!

Conecte APENAS o Raspberry e a Fita de led.... NADA de splitter / conversor / captura... vamos ao teste primario basico - ligue apenas o Rasp na tomada, conecte o cabo de led - aperte o botao (LIGA) que instalamos, e voilá !! Funciona !

Agora basta vc entrar pelo aplicativo de celular (Hyperion Remote) e colocar a COR que vc quiser, ou efeito para testar sequencia, movimento, etc...
    Na foto acima eu coloquei o efeito de ArcoIris p mostrar como que o treco fica, e como que cada led pode ligar de uma cor de uma forma controlada e programada.

Na foto abaixo, com tudo instalado, funcionando, configurado pelo celular para a cor AMBAR, e vendo filme no telecine...

O LED funciona, o Raspberry funciona, seus cabos e conexoes funcionam, vc testou o app de celular que tb, funciona, mas e agora, como raios ele faz o efeito ambilight??? Veja a PArte #2 abaixo !!

PARTE #2 - Como fazer ele ter o efeito Ambilight???

Bom, essa é a parte FACIL da coisa, basta baixar essa imagem (.img) abaixo, e usar o Win32DiskImager para gravar a imagem em seu SD de 8Gb - só isso !.

>> Essa imagem ja tem tudo instalado, e configurado pra voce... BASTA COLOCAR NO SD E LIGAR O RASPI <<

LINK : https://mega.co.nz/#!s5MFGIhR!3umd_z...zTOO6-b-2Pq9W4

Descompacte essa imagem, Abra o Win32 Imager e aperte WRITE

passo a passo Abra o Win32 Imager, clique no icone da pasta, ache o arquivo .img baixado no passo anterior, escolha o drive do seu SD e clique em Write !

Quando Pronto basta colocar o SD no Raspberry Pi, e liga-lo na energia... o Rasp irá ligar e iniciar automaticamente os programas do LED.

IMPORTANTE:
    -----------------

Conecte em seu Raspberry pelo Putty:
    Login: pi
    senha: raspberry

e digite:

Código:
    cd /etc/modprobe.d
    sudo nano easycap.conf
    Copie e cole isso no arquivo:

Código:
    # Fix grey bars problem
    options easycap bars=0
    Aperte CTRL+X
    Aperte Y para salvar

Pronto.

PARTE #2 - Como configurar os LEDs pra minha TV ??

Ai voce usa o Hyperion Configurator Tool:

LINK : http://www.instructables.com/files/o...Y1HXUCTZVI.zip

Abra um prompt de DOS (CMD) e vá até a pasta onde vc salvou o programa e digite isso:

java -jar HyperCon.jar.zip

A seguinte tela aparecerá

Vamos as configurações:

ABA HARDWARE

Direction Counter_clockwise (mas depende de que lado vc começou a instalar na sua tv)
    Led in to corners False
    Led in bottom corners False

Baudrate 250.000
    Horizontal# 32
    Vertical# 18
    Bottom Gap# 32 (como nao tenho led na parte de baixo, coloquei um "espaço" de 32 leds.
    1st led offset -19, p colocar o primeiro led no canto inferior direito)

Demais settings em sequencia:
    8
    5
    0
    0
    0
    On
    1

ABA PROCESS

Enabled
    Width 96
    Height 54
    Interval 40

Smoothing Enabled
    Linear Smoothing
    Time(ms) 100
    Update Frq Hz. 25

RED 0,2 | 2 | 0 | 1
    GREEN 0,2 | 2 | 0 | 0,8
    BLUE 0,2 | 2 | 0 | 0,5

Saturation 2
    Value Gain 1,5

ABA EXTERNAL

Nao mude nada.

Salve o Arquivo .json no no seu PC.

Abra um WINSCP, conecte no seu Raspberry pelo IP de rede dele... e copie o Arquivo .json que vc acabou de criar na raiz da pasta /etc/ Confirme para substituir o arquivo existente.

Reinicie o Raspberry com o comando:

Código:
    sudo reboot
    Agora seu Raspi tá configurado para receber a imagem do EasyCap, pegar as bordas e mandar as cores certas para seus LEDS.

Basta ligar todos os componentes

Raspberry, spltter, conversor HDMI para AV, que irá funcionar.

LEMBRE-SE:

- o USB do raspberry nao consegue alimentar de energia o EasyCap, logo conecte-o a uma HUB USB que voce possa ligar na tomada para garantir que o EasyCap funcione, caso contrario voce verá apeans uma tela verde.

- O conversor HDMI > AV tem um botao PAL / NTSC do lado dele, alterne entre os modos até voce achar qual deles mantem a imagem estavel e colorida com seu EasyCap no raspi.

- Usar um splitter BOM faz toda diferença, um splitter HDMI vagabundo vai fazer downscale na sua imagem, a a copia dela que vai pra sua tv chegará numa resolução baixa, tenha certeza de comprar um BOM que suporte 3D ou o 1080P nao chegará na TV nao.

Se voce quiser ver o que está sendo capturado pelo Raspberry Pi, basta ligar um cabo HDMI na saida dele direto na TV e voce verá em tempo real a imagem que está sendo processada pelo Raspberry.
    Última edição por daniel_cps : 10-04-2015 às 15:33

2. # Publicidade
    Publicidade

Padrão

Cara, parabéns pelo tópico! Bem explicado!

Fiz um parecido com esses a um tempo, mas precisava do PI + PC, pra rodar o filme... E o pi só controlava os LEDs...

No meu caso, não comprei a fita (era muito mais cara na época) e sim aqueles que tem os led ligados por fios... Como não fiz uma moldura decente pra colocar atrás da TV, acabei tirando tudo e guardando...

Mas agora que serve pra qualquer fonte de video, acho que vou remontar isso!

Só uma duvida, no lugar do conversor hdmi-av pode usar a saída av da TV direto? Não é todas que tem hoje, mas se tiver, já fica menos gambiarra!

Obrigado por compartilhar! Toma sua verde!

Padrão

Citação Citando rcchicoli Ver mensagem
    Cara, parabéns pelo tópico! Bem explicado!

Fiz um parecido com esses a um tempo, mas precisava do PI + PC, pra rodar o filme... E o pi só controlava os LEDs...

No meu caso, não comprei a fita (era muito mais cara na época) e sim aqueles que tem os led ligados por fios... Como não fiz uma moldura decente pra colocar atrás da TV, acabei tirando tudo e guardando...

Mas agora que serve pra qualquer fonte de video, acho que vou remontar isso!

Só uma duvida, no lugar do conversor hdmi-av pode usar a saída av da TV direto? Não é todas que tem hoje, mas se tiver, já fica menos gambiarra!

Obrigado por compartilhar! Toma sua verde!
    se sua tv tiver - coisa rara que pouquissimas tem hj em dia... liga o AV-out da TV direto na placa de captura - o ruim disso é tem um cabo a mais voltando da TV...

no melhor dos cenarios vc tem um receiver e todos teus aparelhos (dvd, ps4, xbox, net, htpc) ficam ligados nele... e tem uma unica saida pra tv... dai nela vc coloca o splitter, assim todas suas fontes teriam a imagem passando por la.

o importante é fazer a mesma imagem q ta na tv, chegar no PI, seja como for.

Padrão

Bom, vou postar algo que estranhei na sua ligação... Pra por uma chave liga/desliga no Pi, voce pode usar os pinos do GPIO e alimentar ele pelos pinos 2(VCC) e o pino 6(GND)
    Você já tem pratica, mas não é todo mundo que manja de solda, então, fica a dica
    Só que pra fazer isso, você precisa de uma fonte bem regulada, pra não ter problemas

Se eu não me engano, a fita led é alimentada por 5V também, sendo possivel alimentar os dois juntos

Padrão

a chave serve pra ligar o PI.... se vc conectar o USB de energia ele liga direto - eu nao queria isso. e outra, com a fonte externa de 5V e 3A que coloquei eu ligo o 5V direto na chave, assim alimento de uma só vez o PI, e a fita de led de forma direta sem precisar passar os 1.2A requeridos pela fita de led pelo GPIO.

Padrão

Muito bom esse Tópico! Estava procurando já fazia algum tempo um Tutorial em Portugues para fazer meu proprio ambilight.
    Parabens daniel_cps. Aguardo a continuação do Tutorial. Vlw

Padrão

Já estou no aguardo do fim do tutorial.... Top de mais...só tenho uma duvida:
    Vi q tem a fita de led e tem o modulo q são vários LEDs separado por um cabo...quase sera q fica melhor? A fita ou o modulo?

Padrão

Cara achei muito legal essa sua ideia e o resultado ficou muito show de bola parabéns

Padrão

Citação Citando leonardofnas Ver mensagem
    Já estou no aguardo do fim do tutorial.... Top de mais...só tenho uma duvida:
    Vi q tem a fita de led e tem o modulo q são vários LEDs separado por um cabo...quase sera q fica melhor? A fita ou o modulo?
    não sou ele, mas...

Eu comprei os leds ligados por fio, era bem mais barato quando tentei fazer..
    mas tem um GRANDE problema... Os ligados por fio voce precisa fazer uma moldura em volta da TV, e colocar os leds na moldura, se não, fica uma gambiarra gigantesca atras da TV
    tem que fazer algo asssim https://blog.adafruit.com/wp-content...714_142258.jpg

A fita, você só precisa soldar os fios nas quinas da Tv, e cola ela com dupla face (que normalmente já vem na fita), então fica um serviço mais limpo

e muda também a quantidade de leds, a fita tem uma quantidade maior, então dá uma melhorada nos efeitos, já que a parte da tv que o led fica responsavel é menor

Padrão

pois eh, tinha visto isso da moldura e realmente fica complicado.
    Agora vi que a fita led tem um modelo novo que pode vim com 32,60 ou até 140 leds por metro... que deve dar um efeito muito top.

Padrão

Primeiro Post atualizado !!

TO fazendo upload do video pro youtube, ja ja tem o video do Ambilight rodando...
    Última edição por daniel_cps : 10-04-2015 às 15:38

Padrão

Parabéns meu camarada, show de bola seu tutorial, penas que essa fita de led seja cara e meio difícil de conseguir...

Padrão

pega os tutoriais que você faz e coloca na sua assinatura, por favor

Padrão

acho que vc esqueceu de postar o video que disse que tava upando pro youtube.
    Última edição por leonardofnas : 15-04-2015 às 17:08

Padrão

Citação Citando daniel_cps Ver mensagem

TO fazendo upload do video pro youtube, ja ja tem o video do Ambilight rodando...
    Boa noite amigo, me aventurei nesta area tambem, ja pesquisava em sites gringos, e agora que vi seu topico aqui me impulsionou de vez a comprar os itens, no caso estou curioso pra saber qual o tamanho da sua tv e como voce ligou o led no raspberry, preciso saber se a voltagem da fonte é suficiente para alimentar o rasp e a fita led.
    Citação Citando Baskiat Ver mensagem
    "Entao eu disse: - Troquem o avatar pelo do PESCA e vcs terao boletos! AEHaheA" - @The Toy
    "E a maioria dos bobos acreditou e trocou! LOL" - @PESCA

hardMOB Staff - Moderação Avatar de OriOn
    Registro
    Aug 2001

Padrão

Já tem o link?
    Em busca de um mundo mais justo e perfeito.

Padrão

Citação Citando OriOn Ver mensagem
    Já tem o link?
    puts, esqueci...

hardMOB Staff - Moderação Avatar de OriOn
    Registro
    Aug 2001

Padrão

puts, esqueci...
    Mas funciona ainda? Se funcionar faz um vídeo aí é posta pra gente.
    Em busca de um mundo mais justo e perfeito.

Padrão

puts, esqueci...
    qual modelo e vendedor/anuncio voce comprou o rasp??

eu tenho um kit lightpack que comprei a 2 anos atrás de um cara que montagem e vendia no ebay... me enviou de israel... mas ele é só pra PC e parou de funcionar...

agora quero investir num kit pra ligar PC, PS4, TV a cabo, etc...

o bom é que já tenho as tiras de led...

alguns fotos/videos de como era meu ambilight:

Trailer Iron Man 3 (preto = desligado)
    https://instagram.com/p/hcGAvktivM/

Abertura Simpsons (preto = iluminação fraca)
    https://instagram.com/p/hcCdPFNipk/

atualmente minha TV não esta mais num hack... foi pra parede:

Abertura The Walking Dead
    https://instagram.com/p/vzPq9ltisP

no video parece fraco... mas a olho nu a experiencia é outra... bem diferente do video...

também quero ver se consigo fazer o rasp transformar o audio do hdmi pra saída analógica 5.1
    Última edição por fabozo : 15-07-2015 às 13:28

Padrão

to reformulando meu rack da sala, tive que desmontar tudo temorariamente... assim que montar tudo posto fotos novas.

Padrão

to reformulando meu rack da sala, tive que desmontar tudo temorariamente... assim que montar tudo posto fotos novas.
    e a compra? chegou o rasp direitinho? pode me passar o vendedor?

Padrão

Citação Citando fabozo Ver mensagem
    e a compra? chegou o rasp direitinho? pode me passar o vendedor?
    tudo funcionando de boa... o rasp comprei no ML mesmo. pequei o primeiro vendedor q vi na frente.. hehehe

Padrão

Tinha uma promoção da Microsoft que dava o Raspberry de graça ano passado... O ML tá cheio dele por causa disso.
    Citação Citando Toskoforce Ver mensagem
    nenhum momento eu falei ou sequer insinuei que queria perder a virgindade, somente que nao aguento lidar com mulher e me sentia bem assim

Padrão

Cara achei show, pode me passar o link do vendedor do eBay?

Padrão

tudo funcionando de boa... o rasp comprei no ML mesmo. pequei o primeiro vendedor q vi na frente.. hehehe
    Pelas fotos o teu é o modelo A né? Funciona de boa... sem travar nem nada?

Achei uns anuncios no ML... me coçando pra comprar... problema que custa praticamente o dobro do que importar... mas chega rapidinho!

Citação Citando Todeswunsch Ver mensagem
    Tinha uma promoção da Microsoft que dava o Raspberry de graça ano passado... O ML tá cheio dele por causa disso.
    pois é... os cara ganham de graça e anuncio por preço de revenda! sacanagem!

Citação Citando murilohn Ver mensagem
    Cara achei show, pode me passar o link do vendedor do eBay?
    a pergunta foi pra quem?
    o vendedor que comprei o kit montado pra PC não vende mais... porém tem outros lá... procura por "lightpack"... porém é um kit pra usar no PC... não é a mesma proposta do daniel.

Página 1 de 3 12 ... ÚltimaÚltima

Compartilhar

Permissões