[NAS] Monte sua propria NAS - Hp Microserver Rodando a NAS + Aplicativos (pics)

Padrão [NAS] Monte sua propria NAS - Hp Microserver Rodando a NAS + Aplicativos (pics)

Bom, ensinando como montar sua propria NAS.
    Seja num MicroServer dessa de HP abaixo, ou em qualquer placa mae mini itx com alguns discos na palca SATA - a logica é a MESMA.

Como montar a NAS? vamos por partes

VIDEO instalando o OMV numa virtual machine pra testes... sempre bom simular numa VM antes de fazer o treco " pra valer" - video ficou meia boca, mas funciona.

https://vimeo.com/130699967

Dado interessante, uma NAS da Western Digital ou da QNAP nos USA de 4 baias sem nenhum disco custa 500 dls. (aprox. 1600 reais) - na Kabum comprei esse microserver por R$1274 (boleto) Logo foi uma Beeeeela compra.

SPECS

- Processador Intel Pentium G2020T 2.5GHz (Monoprocessado)
    - 4GB de memória UDIMM (possui 2 slots de memória)
    - SEM Discos
    - Controladora SATA (Raid 0/1)
    - Placa de rede Gigabit Dual-Port integrada
    - Fonte fixa de 150W
    - Gabinete Micro-Torre
    - Placa de Rede (Mbps): (2x) 10/100/1000
    - Qtde de Processador Suportado: 1
    - Memória Máxima: 16GB
    - Disco Máximo: 3TB SATA
    - Interface de Disco: SATA
    - Slot PCI Express (PCI-E): 1
    - Slot de Memória Livre: 1
    - Slot de Memória Total: 2 µSafe
    - Controladora: Smart Array B120i SATA (Raid 0, 1)
    - Baias de Discos Livres: 4

TAMANHO e PESO

(23.24 x 23 x 24.5 cm)
    6.8 Kg (Sem discos)
    10.2 Kg (Com discos)

MOD #1

A primeira e melhor modificação a se fazer é instalar um SSD no lugar do drive de CD (sata) e ter assim um quinto HDD.
    Como ele nao vem com CD (a baia vem fechada) o espaço ali é perfeito!

Basta pegar um baco sata, liga-lo na porta AZUL livre do lado do conector de energia - vide foto

zoom de um SSD instalado no lugar do CD ROM

MOD #2

Instalar mais 4Gb de RAM - Comprei, mas ainda nao chegou.

INSTALL E SETUP

Para evitar quais quer problemas, a primeira coisa q vc deve fazer ao ligar é:
    - Conectar teclado
    - Conectar mouse
    - Conectar cabo de rede
    - Conectar cabo de VGA
    - Ligar
    - Apertar F10
    - Ir na opção de Firmware e apertar UPDATE.

Isso vai atualizar o que precisa e evitar quaiquer problemas - no meu caso apenas o firmware da ILO precisava ser atualizado.

BOOT PELO SSD

Feito isso, como fazer para o Drive SSD novo ser reconhecido e ser dado boot por ele?? A resposta é simples.
    - Crie um Array em Raid 0 com apenas um disco.

Isso vai colocar seu SSD no primeiro da fila do BOOT. deixando assim seus 4 discos abaixo puramente para uma NAS.

***** DAQUI P BAIXO O PROCESSO DE INSTALL EH O MESMO, INDEPENDENTE DO HARDWARE ******

Instalando o OS

Baixa a .iso de sua escolha, coloca ela num pendrive, e de boot pelo USB. - a aprtir dai é um install qualquer
    Passado isso basta baixar o seu software de NAS de escolha, seja FreeNAS, NAS4Free ou OpenMediaVault (minha opção)

Em questao de 5 minutos o OMV estava instalado, e pronto para ser configurado.

Dai é apenas escolher o que fazer, RAID1,0, 10 5, ZFS, como alocar os discos, quantos shares voce quer, etc etc...

PRONTO.!!

vc tem uma bela NAS, cheia de apps p automatizar tudo relacionado a seriados, filmes alem de poder rodar outras coisas extras em casa. :-)

Qnd quiser, basta clicar em plugins e instalar as diversas extensoes pra ele:
    SOnarr, pyload, nzbget, jdownlaoder, couchpotato, mySQL. etc... ai fica a gosto do cliente.

Lista de plugins: http://omv-extras.org/simple/index.p...plugins-stable

Quero Fazr upgrade, ele suporta? SIM

Veja a tabela de CPUs compativeis e testados pra ele. Neste caso o meu G2020T é cerca de 166% mais rapido que o antigo N40L, ou 229% mais rapido que m N36L.

ele aguenta N CPUs diferentes.

Examplo, se eu colocar um iE 3220T de 35W nele, obteria um desempenho 42% acima do meu.

Barulho / Ruido / Fan ?

Depois de configurado = barulho ZERO. o fan da minha VGA (gtx 770) em idle faz mais baulho que a NAS ligada. - sério !!

No primeiro boot como o fan vai ao max - vc assusta e fala "pooooura, lascou" mas como todo server HP, ele liga com fans no max e reduz a virtualmente nada.

LINK DE PERGUNTAS UTEIS (FOrum americano)

http://homeservershow.com/forums/ind...er-gen8-links/

95% das perguntas tecnicas ja foram de alguma forma abordadas aqui. esse site é um MUST HAVE para os donos de server Gen8 da HP.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------

CONSUMO DE ENERGIA

Voce pode setar nas configs pro server parar o disco (spindown) após 1, 5, 10, 20... 30.. minutos...
    Coloquei o meu setup como no abaixo para a max. eficiencia energetica.

To apenas com UM seagate 4Tb pq os outros ainda nao comprei (1 coisa de cada vez, ne?)

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------

ALTERNATIVA DE INSTALAÇÃO - INSTALANDO UM HOST ESXi

O site abaixo em ingles mostra o passo a passo com fotos de como instalar um servidor ESXi - nele voce pode criar varias maquinas virtuais, e por exemplo, rodar 3 servidores distintos dentro do mesmo servidor. - Tudo virtualizado.

http://seiler.it/vmware-esxi-5-5-ins...roserver-gen8/

Interessante para quem quiser rodar por exemplo 2 Distros diferentes de Linux cada uma com sua função e de forma independente.
    Última edição por daniel_cps : 18-06-2015 às 12:21

2. # Publicidade
    Publicidade

Padrão

Bem legal seu projeto parabéns.

Padrão

Muito bom o tutorial.

Fico com algumas dúvidas:

1- Por que usar o OpenMediaVault ao invés do XPEnology?

2- É realmente necessário mais RAM?

3- Tem como montar um NAS com um notebook antigo (TurionX2 + 2GB RAM) para as mesmas finalidades?
    Otimismo é para os fracos: sou realista!

Padrão

Amigos, desculpem a ignorância, mas pra que serve um NAS ?

Não sei do que se trata, mas parabéns pelo tutorial, achei dahora! Rs

Padrão

Citação Citando Metagem Ver mensagem
    Muito bom o tutorial.

Fico com algumas dúvidas:

1- Por que usar o OpenMediaVault ao invés do XPEnology?

2- É realmente necessário mais RAM?

3- Tem como montar um NAS com um notebook antigo (TurionX2 + 2GB RAM) para as mesmas finalidades?
    1 - o OMV é mais flexivel em termos de customização, plugins e afins... nao queria me limitar ao XPE - porém é uma bela opção.

2 - Não, to colocando mais RAM puramente pq ao inves de RAID5 (4 discos 3 utilizaveis) vou usar ZFS RAidZ (basicamente a mesma config de RAID5, porém mais rapida que usa o cache da RAM para acessar tudo mais rapido. mas respondendo - se nao usar ZFS, nao precisa mais ram nao. 4Gb tá de Muuuuito bom tamanho.

3 - TEM, vc pode montar uma NAS em qquer PC... veio, novo NB, etc... basta conectar os HDs na porta SATA da placa mae, e instalar qualquer um dos 3 sistemas operacionais:

- OpenMediaVault
    - FreeNAS
    - NAS4Free

todos os 3 vao fazer um PC velho virar uma NAS na hora.

Citação Citando r4h4u Ver mensagem
    Amigos, desculpem a ignorância, mas pra que serve um NAS ?

Não sei do que se trata, mas parabéns pelo tutorial, achei dahora! Rs
    Armazenar todos seus arquivos num drive na rede interna da sua casa. Assim, se vc tem um filme, vc pode acessa-lo do desktop, laptop, ipad, celular de forma independente.

NAS = Network Attached Storage.

seria algo como traduzir para = Armazenamento de dados anexado a rede.

Padrão

Tu tinha um hp n40l antes? Valeu mesmo a pena trocar?
    Pergunta pra um psiquiatra o que quer dizer ad hominem, acusando os outros de alguma coisa sem base nenhuma. Dica: projeção
    Citação Citando Kal-El Ver mensagem
    Vc tem problemas mentais seríssimos....

Padrão

daniel sempre mandando mto bem!

Padrão

Citação Citando Xi+Yj+Zk Ver mensagem
    Tu tinha um hp n40l antes? Valeu mesmo a pena trocar?
    tinha nao.. eu tinha antes NAS da WD - single disk - agora sai da liga amadora e parti p liga premiere. hahaha :-)

Membro
    Registro
    Oct 2006

Padrão

Citação Citando daniel_cps Ver mensagem
    tinha nao.. eu tinha antes NAS da WD - single disk - agora sai da liga amadora e parti p liga premiere. hahaha :-)
    Até o dia que o orçamento permitir um SAN Hitachi ou EMC.

Pode informar mais sobre a controladora dos discos? Raid nativo com uma controladora tipo Smart Array ou ele via software? Suporte a disco SAS?
    Citação Citando David Nelson Ver mensagem
    Atualmente to comendo um cara

Padrão

@daniel_cps

Esse server parece ser um excelente custo x benefício. Você consegue medir o consumo dele durante alguns dias?

Seria interessante medir o consumo dele em IDLE e depois e LOAD para termos uma noção do real gasto na conta de energia ao final do mês pois com o custo do KwH beirando R$ 1,00 é a hora de calcular todos os gastos!

Padrão

Bom, ensinando como montar sua propria NAS.
    Seja num MicroServer dessa de HP abaixo, ou em qualquer placa mae mini itx com alguns discos na palca SATA - a logica é a MESMA.

Como montar a NAS? vamos por partes

VIDEO instalando o OMV numa virtual machine pra testes... sempre bom simular numa VM antes de fazer o treco " pra valer" - video ficou meia boca, mas funciona.

https://vimeo.com/130699967

Dado interessante, uma NAS da Western Digital ou da QNAP nos USA de 4 baias sem nenhum disco custa 500 dls. (aprox. 1600 reais) - na Kabum comprei esse microserver por R$1274 (boleto) Logo foi uma Beeeeela compra.

SPECS

- Processador Intel Pentium G2020T 2.5GHz (Monoprocessado)
    - 4GB de memória UDIMM (possui 2 slots de memória)
    - SEM Discos
    - Controladora SATA (Raid 0/1)
    - Placa de rede Gigabit Dual-Port integrada
    - Fonte fixa de 150W
    - Gabinete Micro-Torre
    - Placa de Rede (Mbps): (2x) 10/100/1000
    - Qtde de Processador Suportado: 1
    - Memória Máxima: 16GB
    - Disco Máximo: 3TB SATA
    - Interface de Disco: SATA
    - Slot PCI Express (PCI-E): 1
    - Slot de Memória Livre: 1
    - Slot de Memória Total: 2 µSafe
    - Controladora: Smart Array B120i SATA (Raid 0, 1)
    - Baias de Discos Livres: 4

TAMANHO e PESO

(23.24 x 23 x 24.5 cm)
    6.8 Kg (Sem discos)
    10.2 Kg (Com discos)

http://www.wegotserved.com/wp-conten...ver-gen8-3.jpg

http://hsto.org/getpro/habr/post_ima...0f38419bcf.jpg

MOD #1

A primeira e melhor modificação a se fazer é instalar um SSD no lugar do drive de CD (sata) e ter assim um quinto HDD.
    Como ele nao vem com CD (a baia vem fechada) o espaço ali é perfeito!

Basta pegar um baco sata, liga-lo na porta AZUL livre do lado do conector de energia - vide foto

http://homeservershow.com/wp-content.../05/Fig-02.jpg

zoom de um SSD instalado no lugar do CD ROM

http://homeservershow.com/wp-content.../05/Fig-06.jpg

MOD #2

Instalar mais 4Gb de RAM - Comprei, mas ainda nao chegou.

INSTALL E SETUP

Para evitar quais quer problemas, a primeira coisa q vc deve fazer ao ligar é:
    - Conectar teclado
    - Conectar mouse
    - Conectar cabo de rede
    - Conectar cabo de VGA
    - Ligar
    - Apertar F10
    - Ir na opção de Firmware e apertar UPDATE.

Isso vai atualizar o que precisa e evitar quaiquer problemas - no meu caso apenas o firmware da ILO precisava ser atualizado.

BOOT PELO SSD

Feito isso, como fazer para o Drive SSD novo ser reconhecido e ser dado boot por ele?? A resposta é simples.
    - Crie um Array em Raid 0 com apenas um disco.

Isso vai colocar seu SSD no primeiro da fila do BOOT. deixando assim seus 4 discos abaixo puramente para uma NAS.

***** DAQUI P BAIXO O PROCESSO DE INSTALL EH O MESMO, INDEPENDENTE DO HARDWARE ******

Instalando o OS

Baixa a .iso de sua escolha, coloca ela num pendrive, e de boot pelo USB. - a aprtir dai é um install qualquer
    Passado isso basta baixar o seu software de NAS de escolha, seja FreeNAS, NAS4Free ou OpenMediaVault (minha opção)

http://www.jose-crispim.pt/artigos/a...s/omv_06_1.jpg

Em questao de 5 minutos o OMV estava instalado, e pronto para ser configurado.

http://distrowatch.com/images/screen....5-monitor.png

Dai é apenas escolher o que fazer, RAID1,0, 10 5, ZFS, como alocar os discos, quantos shares voce quer, etc etc...

http://cdn.eteknix.com/wp-content/up.../4_raid5-2.png

PRONTO.!!

vc tem uma bela NAS, cheia de apps p automatizar tudo relacionado a seriados, filmes alem de poder rodar outras coisas extras em casa. :-)

Qnd quiser, basta clicar em plugins e instalar as diversas extensoes pra ele:
    SOnarr, pyload, nzbget, jdownlaoder, couchpotato, mySQL. etc... ai fica a gosto do cliente.

Lista de plugins: http://omv-extras.org/simple/index.p...plugins-stable

Barulho / Ruido / Fan ?

Depois de configurado = barulho ZERO. o fan da minha VGA (gtx 770) em idle faz mais baulho que a NAS ligada. - sério !!

No primeiro boot como o fan vai ao max - vc assusta e fala "pooooura, lascou" mas como todo server HP, ele liga com fans no max e reduz a virtualmente nada.

Quero Fazr upgrade, ele suporta? SIM

Veja a tabela de CPUs compativeis e testados pra ele. Neste caso o meu G2020T é cerca de 166% mais rapido que o antigo N40L, ou 229% mais rapido que m N36L.

ele aguenta N CPUs diferentes.

Examplo, se eu colocar um iE 3220T de 35W nele, obteria um desempenho 42% acima do meu.

http://homeservershow.com/forums/upl..._67_163176.jpg

Ele aceita memorias sem ser ECC? se trocar o processador para um xeon e3 1230 vou precisar trocar a fonte?

Vlww

Padrão

Citação Citando newegg Ver mensagem
    Até o dia que o orçamento permitir um SAN Hitachi ou EMC.

Pode informar mais sobre a controladora dos discos? Raid nativo com uma controladora tipo Smart Array ou ele via software? Suporte a disco SAS?
    Cara, não é por nada não mas isso é um home server de baixo custo. Duvido muito que suporte sas. Talvez até tenha algum raid por software tipo aqueles da intel.

Quem em estado normal colocaria uma storage em casa? O preço é insanamente maior, com switch fc, placas hba, etc, e o objetivo da storage é completamente diferente do nas. Pode até alegar que vai utilizar iscsi com rede gigabit, mas aí é jogar no lixo o dinheiro que gastou com a storage

Quem quiser algo menos semi-pro que esse NAS do @daniel_cps , pode comprar algum intel nuc mais baratinho, tipo o nuc com celeron 2820, colocar um ssd interno para o SO e ligar nele uma gaveta usb 3.0 com alguns discos. Não gasta nem 5w em idle. Eu fiz assim e recomendo!
    Última edição por AgileR : 15-06-2015 às 10:40

Padrão

Citação Citando guz22 Ver mensagem
    Ele aceita memorias sem ser ECC? se trocar o processador para um xeon e3 1230 vou precisar trocar a fonte?
    nao, memoria tem que ser ECC - no ML uma 4Gb custa $299.

A fonte dele é de 150W, em teoria aguentaria de boa - vc olhou a tabela de TDP que postei ? esse CPU tem 70W de TDP, seu problema ai se torna consumo de energia e precisa um cooler melhor que o passivo dele...

ja seria um fan extra (+barulho) etc... mas claro, ele aguenta
    Última edição por daniel_cps : 15-06-2015 às 11:32

Padrão

Citação Citando GLAZAR Ver mensagem
    Esse server parece ser um excelente custo x benefício. Você consegue medir o consumo dele durante alguns dias?

Seria interessante medir o consumo dele em IDLE e depois e LOAD para termos uma noção do real gasto na conta de energia ao final do mês pois com o custo do KwH beirando R$ 1,00 é a hora de calcular todos os gastos!
    Vou fazer isso e te falo, mas vai levar tempo.

Padrão

nao, memoria tem que ser ECC - no ML uma 4Gb custa $299.

A fonte dele é de 150W, em teoria aguentaria de boa - vc olhou a tabela de TDP que postei ? esse CPU tem 70W de TDP, seu problema ai se torna consumo de energia e precisa um cooler melhor que o passivo dele...

ja seria um fan extra (+barulho) etc... mas claro, ele aguenta
    Vi sim, mas sempre ficou na duvida pensando em tudo o que ele tem que aguentar, processador de 69w + 4hds+ placa mae e por ai vai...

Obrigado,

Padrão

Citação Citando newegg Ver mensagem
    Controladora: Smart Array B120i SATA (Raid 0, 1)

PDF da HP: http://www8.hp.com/h20195/v2/GetDocu...name=c04168333

Essa controladora nao suporta SAS nao, mas como ele tem um PCI livre, compra uma controladora SAS a parte, coloca la e entope de disco.

Padrão

a aprte boa desse Server - Muito gringo tbm usa ele...

http://homeservershow.com/forums/ind...er-gen8-links/

O site acima é uma lista dos links uteis divididos por uma dezena de topicos, CPU, RAM, TEMP, HD, etc... 95% das perguntas mais tecnicas que vc tiver, provavelmente ja foram abordadas ali de alguma forma.

TOpico, MUITO util pros donos desses Gen8.

Padrão

Olá Daniel, tudo bem ?

Será que eu consigo instalar um Linux nesse SSD + ZoneMinder (Software de CFTV) + FreeNAS + 12GB (4x HDD WD Purple 3TB).

E ter um sisteminha all-in-one de CFTV ?

Padrão

Citação Citando Phryx Ver mensagem
    Olá Daniel, tudo bem ?

Será que eu consigo instalar um Linux nesse SSD + ZoneMinder (Software de CFTV) + FreeNAS + 12GB (4x HDD WD Purple 3TB).

E ter um sisteminha all-in-one de CFTV ?
    Sim, funciona de boa.

pq mesmo instalando o OMV 9OpenMediaVault) vc continua tendo acesso a shell do linux.

da uma olhada:
    http://forums.openmediavault.org/ind...r-on-debian-7/

Instala o zoneminder conforme tutorial abaixo - e depois coloca ele no startup da do server...

Spoiler:

Update the system and install Zoneminder:

apt-get update && apt-get upgrade
    # apt-get install zoneminder

Add user to supplementary group:

# usermod -aG video www-data

Link Apache to Zoneminder

# nano /etc/zm/apache.conf

Check the file to look as below:

Alias /zm /usr/share/zoneminder
    ScriptAlias /cgi-bin /usr/share/zoneminder/cgi-bin
    <Directory /usr/share/zoneminder>
    php_flag register_globals off
    Options FollowSymLinks
    <IfModule mod_dir.c>
    DirectoryIndex index.php
    </IfModule>
    </Directory>

MAKE Apache Listen on port 81 temporarily (you can leave this or change it later. I have changed it back to 80 later on in my config):

# nano /etc/apache2/ports.conf

Link Apache file:

# ln -s /etc/zm/apache.conf /etc/apache2/conf.d/zoneminder.conf

Restart Daemons

# service apache2 restart
    # service zoneminder restart

Padrão

Fala Daniel,

Pelo que eu entendi há centenas de possibilidades, e caiu muito bem para que estava tentando fazer.

Abraço!

Padrão

@daniel_cps , esse openmediavault funciona bem com ambiente headless? Essa interface de gerenciamento está disponível pela web?

Não pretendo sequer plugar o cabo hdmi ou displayport. Tenho usado ubuntu mas tudo configurado na mão e dá um certo trabalho. Gostei muito dessa solução grafica

Padrão

Citação Citando AgileR Ver mensagem
    @daniel_cps , esse openmediavault funciona bem com ambiente headless? Essa interface de gerenciamento está disponível pela web?
    Totalmente headless. o meu ta no rack da sala, do lado do receiver e do router WIfi (centro da casa) - apenas 3 cabos nele:
    - energia
    - Rede (ILO)
    - Rede

Tudo que vc viu acima é acessado pelo browser de qualquer pc da sua casa, ate mesmo tablet e celular. basta colocar o IP da NAS e entrar no painel de gerenciamento dela.

e outra, para controlar o servidor em SI, vc conecta pela ILO - a ILO p quem nao sabe é uma porta de acesso remoto aos servers da HP onde vc liga, desliga, reinicia acompanha a tela de boot (pode apertar f8,f10, f12 durante o boot) para entrar em setups etc... tudo remoto.

Exemplo.

minha NAS roda no IP 10.0.0.20 - a ILO, ta no 10.0.0.21 usando o remote ilo client pra windows, ele abre uma janela tipo remote desktop e vejo a tela do servidor, direto no meu desktop. qnd chegar em casa posto fotos pra voces.

Padrão

Totalmente headless. o meu ta no rack da sala, do lado do receiver e do router WIfi (centro da casa) - apenas 3 cabos nele:
    - energia
    - Rede (ILO)
    - Rede

Tudo que vc viu acima é acessado pelo browser de qualquer pc da sua casa, ate mesmo tablet e celular. basta colocar o IP da NAS e entrar no painel de gerenciamento dela.

e outra, para controlar o servidor em SI, vc conecta pela ILO - a ILO p quem nao sabe é uma porta de acesso remoto aos servers da HP onde vc liga, desliga, reinicia acompanha a tela de boot (pode apertar f8,f10, f12 durante o boot) para entrar em setups etc... tudo remoto.

Exemplo.

minha NAS roda no IP 10.0.0.20 - a ILO, ta no 10.0.0.21 usando o remote ilo client pra windows, ele abre uma janela tipo remote desktop e vejo a tela do servidor, direto no meu desktop. qnd chegar em casa posto fotos pra voces.
    Essa interface de gerenciamento é bem comum em servidor, até porque se o ambiente for minimamente seguro, você trabalha em um local e os servers ficarão em uma sala cofre, cpd, etc. Não dá pra ficar indo toda hora no local pra ligar, instalar so, dar boot em iso do seja lá qual for o S.O., etc. Uso isso sempre aqui nas blades e é uma mão na roda.

Valeu pela ajuda. Em breve vou instalar e testar esse openmediavault

Padrão

Excelente!

Tenho uma caixa parecida aqui, mas com XenServer em vez do ESXi e FreeNAS em vez do OMV.

Muito bom mesmo.
    Intel Inside, Idiot Outside!

MacBook Pro 15" MJLT2BZ with Retina Display
    Core i7 4870HQ @ 2.5GHz | 16GB DDR3 1600MHz | AMD Radeon R9 M370X 2GB | 512GB SSD | OS X

Membro
    Registro
    Sep 2012

Padrão

Opa, possuo em casa um Synology DS213j. Estive pensando em comprar outro para por no trabalho (função principal de backup e servidor de arquivos, talvez utilizar o ZoneMinder). Em relação ao consumo de energia, seria muito maior que o Synology? Valeria mais a pena qual? Vlw!

Outra coisa, nas especificações diz: Disco Máximo: 3TB SATA
    Como está usando um de 4TB? Firmware update?
    Última edição por slc : 23-06-2015 às 15:14

Compartilhar

Permissões