Página 17 de 41 PrimeiraPrimeira ... 7151617181927 ... ÚltimaÚltima

[ClubeMob] Notebook's Samsung Expert X51, X50 e X31

Padrão

@faleng você consegue ainda testar a questão dos jogos para verificar se existe alguma temperatura na qual o aparelho reduz a performance? E qual o RPM da ventoinha ele chega durante o jogo?

2. # Publicidade
    Publicidade

Padrão

Citação Citando vinhom Ver mensagem
    @faleng você consegue ainda testar a questão dos jogos para verificar se existe alguma temperatura na qual o aparelho reduz a performance? E qual o RPM da ventoinha ele chega durante o jogo?
    Vou tentar fazer isso esse fds!!!
    Qual o software de monitoramento que vc usa?

Padrão

Obrigado a todos que contribuíram com informações deste note, me ajudaram bastante.
    Ficaram algumas dúvidas: no modelo 2016, com processador iX-6XXX, o slot da placa Wi-fi é PCIExpress x1 ou x4. E o m.2, tem quantas linhas PCI? A ideia seria colocar uma eGPU.

Padrão

Citação Citando faleng Ver mensagem
    Vou tentar fazer isso esse fds!!!
    Qual o software de monitoramento que vc usa?
    Uso o HwInfo64 junto com o RTSS, tem um tutorial nesse link:

Fica mais ou menos desse jeito:

Spoiler:

Essas imagens mostram como o Dell i14-7460 capa a velocidade na memória de video em 400 MHz quando as temperaturas sobem.
    Última edição por vinhom : 30-06-2017 às 18:33

Padrão

@vinhom eu testei Dota 2 nas mesmas configurações que você. As temperaturas ficaram estáveis, com 70º na média, e variando até 75/77º na máxima. O desempenho ficou ~105 FPS, sem diminuição de performance alguma (http://imgur.com/a/EqEAL). Não consegui verificar o RPM, pq não consegui habilitar no HW, mas ele ficou silencioso durante todo o tempo que joguei (1 hora). A carcaça esquentou um pouco no canto superior esquerdo, mas não incomodou. Não sei se faz tanta diferença, mas o teste foi com 16 Gb em dual-channel e com EVO 960.
    Última edição por faleng : 02-07-2017 às 4:23

Padrão

@vinhom eu testei Dota 2 nas mesmas configurações que você. As temperaturas ficaram estáveis, com 70º na média, e variando até 75/77º na máxima. O desempenho ficou ~105 FPS, sem diminuição de performance alguma (http://imgur.com/a/EqEAL). Não consegui verificar o RPM, pq não consegui habilitar no HW, mas ele ficou silencioso durante todo o tempo que joguei (1 hora). A carcaça esquentou um pouco no canto superior esquerdo, mas não incomodou. Não sei se faz tanta diferença, mas o teste foi com 16 Gb em dual-channel e com EVO 960.
    Se meu 7560 fizer isso sem cair desempenho, vai ser uma alegria pura.

Padrão

No momento a capacidade máxima comprovada de SSD m2 Sata foi 500 GB e SSD m2 NVMe 250 GB
    Então quer dizer que este slot é compatível tanto com M.2 SATA 2280 quanto com M.2 PCIe NVMe? O tamanho do SSD é 22mm x 80mm?

Acabei comprando o X51, consegui pelo menos preço que estava no boleto sábado, porém parcelado no cartão submarino.

Padrão

Citação Citando alvaroednilson Ver mensagem
    Então quer dizer que este slot é compatível tanto com M.2 SATA 2280 quanto com M.2 PCIe NVMe? O tamanho do SSD é 22mm x 80mm?
    Exatamente. O socket m2 dele permite as duas interfaces; SATA (Chave B&M) ou PCIe (Chave M), e como já mencionei o barramento é de 4 canais. Um proprietário relatou que conseguiu instalar o EVO 850 de 500 GB com sucesso: https://imgur.com/a/dJSt6. E eu consegui instalar o EVO 960 de 250 GB. Pode ser que sejam aceitas capacidades maiores, mas isso foi o confirmado até o momento, no caso para o uso simultâneo com HDD original. As dimensões são essas mesmo: 22mm x 80mm.
    Última edição por faleng : 04-07-2017 às 15:40

Padrão

Exatamente. O socket m2 dele permite as duas interfaces; SATA (Chave B&M) ou PCIe (Chave M), e como já mencionei o barramento é de 4 canais. Um proprietário relatou que conseguiu instalar o EVO 850 de 500 GB com sucesso: https://imgur.com/a/dJSt6. E no meu caso consegui o EVO 960 de 250 GB. Pode ser que sejam aceitas capacidades maiores, mas isso foi o confirmado até o momento, no caso para o uso simultâneo com HDD original. AS dimensões são essas mesmo: 22mm x 80mm.
    Obrigado por responder mais uma vez faleng, vou providenciar um NVMe PCIe. Estou usando SSD há 2 anos em meu notebook atual, não consigo mais viver sem

Padrão

Quem pretende instalar um SSD M.2 e tem receio em relação à garantia, seguem algumas informações.....

Primeiramente eu clonei o HD original usando o software próprio da Samsung, o Migration Data. Nesse caso, tive que remover o HD original pro sistema inicializar pelo SSD, porque o boot fica confuso com dois sistemas idênticos e não consegue priorizar o SSD, mesmo desativando a inicialização do HD na BIOS. Então resolvi baixar a ISO do Windows 10 no site da Microsoft, fiz o boot da instalação por um pen-drive e realizei uma formatação limpa no SSD. Agora tenho acesso tanto ao SSD quanto o HD no boot. Pode-se formatar o HD original se quiser, e deixar as partições de Recovery da Samsung e do Windows, pra restaurar o sistema de fábrica em qualquer necessidade, ou pode-se realizar o backup inteiro do sistema com qualquer ferramenta que faça isso. Preferi não alterar o HD original no momento, e uso ele pra guardar arquivos da mesma maneira, só está com 40 GB a menos disponível do que se tivesse formatado. Eu só precisei instalar o Samsung Update no sistema formatado do SSD pra ter os mesmos drivers e programas que vieram de fábrica. Basta baixar no site da Samsung, e o software atualiza tudo. É ainda melhor porque você pode escolher o que quer ou não instalar, já que muita coisa que vem no sistema original é desnecessário. A única coisa que precisei atualizar por fora foi NVMe Driver pro SSD, que também tem disponível no site da Samsung.
    Última edição por faleng : 05-07-2017 às 18:09

Padrão

Será que reinstalar o sistema operacional ocasiona perda da garantia? Pretendo fazer uma instalação limpa do W10 no SSD quando o meu chegar.

Não pretendo perder 40GB do HD deixando algo que não vou usar.
    Última edição por alvaroednilson : 06-07-2017 às 13:39

Padrão

Exatamente. O socket m2 dele permite as duas interfaces; SATA (Chave B&M) ou PCIe (Chave M), e como já mencionei o barramento é de 4 canais. Um proprietário relatou que conseguiu instalar o EVO 850 de 500 GB com sucesso: https://imgur.com/a/dJSt6. E eu consegui instalar o EVO 960 de 250 GB. Pode ser que sejam aceitas capacidades maiores, mas isso foi o confirmado até o momento, no caso para o uso simultâneo com HDD original. As dimensões são essas mesmo: 22mm x 80mm.
    Isto é apenas para a versão 2017 com processadores 7ª geração? Ou se aplica para os 6ª geração (2016)?

Padrão

Será que reinstalar o sistema operacional ocasiona perda da garantia? Pretendo fazer uma instalação limpa do W10 no SSD quando o meu chegar.

Não pretendo perder 40GB do HD deixando algo que não vou usar.

Acionamento de garantia no Brasil é problemático de qualquer maneira. Eu não tenho certeza se formatar completamente o HD original ocasiona perda de garantia, mas mesmo que eles informem que não há problema, eu não deixaria margem pra empresa se isentar de qualquer responsabilidade. Por isso deixei o sistema original, pelo menos até acabar a garantia, e estou usando outro W10 limpo no SSD. Se eu fosse formartar o original agora, deixaria pelo menos as partições de Recovery, que soman uns 15 GB, ou usuaria algum software eficiente pra clonar o HD original.
    Última edição por faleng : 06-07-2017 às 14:48

Padrão

Citação Citando Erich777 Ver mensagem
    Isto é apenas para a versão 2017 com processadores 7ª geração? Ou se aplica para os 6ª geração (2016)?
    Isso seria somente para o X51 2017 (NP500R5M-xxxxx)....das informações que obtive do X51 2016 (NP500R5L-xxxxx), ele não foi compatível com o EVO 950 nem com o 960. Segundo os testes feitos pelos proprietários, somente SSD M.2 SATA pôde ser confirmado. Eu vi um portal afirmando que ele seria compatível com o SSD PCIe 600p da Intel (taxas bem baixas comparado com outros NVMe). No entanto, não encontrei nenhum relato que comprovasse essa informação do site, acho que somente um proprietário desse modelo pode lhe orientar melhor.

hardMOB Staff - Moderação Avatar de ThunderBolt
    Registro
    Oct 1999

Padrão

Pessoal, não existe limitação de tamanho para a interface de HDDs/SSDs hoje em dia. Qualquer capacidade de SSD SATA ou NVMe vai ser reconhecida normalmente.
    Eu ainda vou pesquisar mais a fundo, mas pelo que parece todo computador com slot M2 apto a receber um SSD NVMe também aceita SSDs M.2 SATA: a BIOS que lida com os diferentes protocolos de acesso aos dados.

Outra coisa: comprei para amigos o Samsung Essentials E34 (i3 Kaby Lake + 4GB + 1TB de HDD - 1407,00 no Shoptime) e confirmei tb que ele tem um slot M2 2280. Samsung matando a pau no c/b em Notebooks hoje em dia.

Enviado de meu LG-V500 usando Tapatalk
    Registrado em 09/10/1999 - 9+1+1+9+9+9 = 38 - 3+8 =11
    Nascido em 11/11 as 11hs / as
    "ThunderBolt" tem 11 letras!!! - 20 anos de HardMOB!!!
    [BOT] - Botequeiros da HardMOB - ThunderBolt - Membro nº 11

Padrão

Citação Citando ThunderBolt Ver mensagem
    Pessoal, não existe limitação de tamanho para a interface de HDDs/SSDs hoje em dia. Qualquer capacidade de SSD SATA ou NVMe vai ser reconhecida normalmente.
    Então as especificações que são fornecidas pelo fabricante em relação ao armazamento, como essas do Odyssey: http://imgur.com/rGLSkaC, não devem ser levadas em consideração? No caso de um produto novo como o X51, em que as as informações são escassaz, fica complicado definir a compatibilidade dele com 100% de certeza.

Citação Citando ThunderBolt Ver mensagem
    Eu ainda vou pesquisar mais a fundo, mas pelo que parece todo computador com slot M2 apto a receber um SSD NVMe também aceita SSDs M.2 SATA: a BIOS que lida com os diferentes protocolos de acesso aos dados.
    Ainda existe muita dúvida em relação NVMe mesmo. Pelo que li, os slots M.2 PCIe com suporte a SSD NVMe desses novos modelos de placa-mãe são híbridos, com retrocompatibilidade do sistema ao protocolo SATA.
    Última edição por faleng : 08-07-2017 às 12:21

hardMOB Staff - Moderação Avatar de ThunderBolt
    Registro
    Oct 1999

Padrão

Então as especificações que são fornecidas pelo fabricante em relação ao armazamento, como essas do Odyssey: http://imgur.com/rGLSkaC, não devem ser levadas em consideração? No caso de um produto novo como o X51, em que as as informações são escassaz, fica complicado definir a compatibilidade dele com 100% de certeza.
    Pelo que eu entendi da figura, ele está informando que o modelo pode vir até com 512GB de SSD, não que essa é a capacidade máxima que ele suporta.

Ainda existe muita dúvida em relação NVMe mesmo. Pelo que li, os slots M.2 PCIe com suporte a SSD NVMe desses novos modelos de placa-mãe são híbridos, com retrocompatibilidade do sistema ao protocolo SATA.
    Exato. Foi o que minhas pesquisas também mostraram.

[]'s

Enviado de meu LG-V500 usando Tapatalk
    Registrado em 09/10/1999 - 9+1+1+9+9+9 = 38 - 3+8 =11
    Nascido em 11/11 as 11hs / as
    "ThunderBolt" tem 11 letras!!! - 20 anos de HardMOB!!!
    [BOT] - Botequeiros da HardMOB - ThunderBolt - Membro nº 11

Padrão

@faleng fiquei com outra dúvida, esse note desliga a ventoinha quando o processador tá com baixa utilização?

Acabei de fazer o boleto do meu no valor de 2879.

Citação Citando EseveN Ver mensagem
    Se meu 7560 fizer isso sem cair desempenho, vai ser uma alegria pura.
    E aí, seu Dell deu conta da parada?
    Última edição por vinhom : 09-07-2017 às 23:15

Padrão

Citação Citando vinhom Ver mensagem
    fiquei com outra dúvida, esse note desliga a ventoinha quando o processador tá com baixa utilização?
    Uma das coisas que ainda não veriquei foi o comportamento do cooler com o sistema em modo ocioso e também em alto desempenho. Eu nunca prestei atenção se a ventoinha desliga ou não, porque o note é bem silecioso de forma geral. Inclusive é possível habilitar o "Silent Mode" no software da Samsung, pra deixar o cooler em rotações baixas constantemente. Consequentemente, habilitar esse modo afeta a perfomance da CPU.
    Última edição por faleng : 10-07-2017 às 17:15

Padrão

Recebi o meu X51 na terça, estou gostando até agora (exceto pelo HDD de 5400rpm que fica com 100% de utilização quase o tempo todo, estou testando uns dias antes de abrir e colocar o NVMe). Faleng ocorre vazamento de luz em sua tela? Acontece isso no meu, principalmente no lado esquerdo. É bem perceptível em telas pretas, como a de inicialização do notebook.
    Última edição por alvaroednilson : 13-07-2017 às 6:08

Padrão

Recebi o meu X51 na terça, estou gostando até agora (exceto pelo HDD de 5400rpm que fica com 100% de utilização quase o tempo todo, estou testando uns dias antes de abrir e colocar o NVMe).
    Esse sobrecarregamento do HD é devido as atualizações do W10 em segundo plano, depois de um tempo normaliza. Mesmo assim, ele não vai deixar de ser um gargalo pro sistema. Você vai perceber a diferença quando instalar o SSD.

Faleng ocorre vazamento de luz em sua tela? Acontece isso no meu, principalmente no lado esquerdo. É bem perceptível em telas pretas, como a de inicialização do notebook.
    Eu cheguei a mencionar esse vazamento na primeira avaliação que fiz, tanto ele como o Odyssey têm essa característica. O meu é na borda inferior, mas só percebo na inicialização mesmo. Durante o uso dele não me incomoda em nada, nem quando tô assistindo alguma coisa. Muitas telas de notebooks estão vindo com algum vazamento, não sei se é algo relacionado a essas construções mais atuais.
    Última edição por faleng : 13-07-2017 às 16:15

Padrão

Acho que todas as telas são assim, aqui também é na borda inferior que é mais perceptível.

Realmente, após iniciar não percebi mais o vazamento. E a qualidade da imagem é excelente, estou saindo de um Asus X550LN-BRA e posso dizer que a tela do X51 é 1000 vezes melhor.

Padrão

Todas as telas com painel IPS (como o usado no x51) são notoriamente conhecidas pelo vazamento de luz, é uma limitação da tecnologia. Algumas têm mais, outras menos, em pontos diferentes... Mas todas têm, infelizmente.

Alguém pode me confirmar se o x51 tem aquele HDR mode usado em alguns modelos da Samsung? Grato desde já!
    Última edição por cardosy : 14-07-2017 às 11:57

Padrão

Citação Citando cardosy Ver mensagem
    Alguém pode me confirmar se o x51 tem aquele HDR mode usado em alguns modelos da Samsung? Grato desde já!
    X51 2017 tem, só apertar FN + F10 e é exibido na tela "Vídeo HDR: Ligado ou Desligado". A imagem realmente fica melhor quando ligado.

Padrão

Citação Citando cardosy Ver mensagem
    Como o Alvaro disse, ele tem suporte a HDR sim. Você pode ativar no software Samsung Settings também. Se for formartar o HD, é bom reinstalar esses programas da Samsung pra não perder os atalhos do teclado e algumas ferramentas interessantes, como esse HDR Mode, o Silent Mode pra controlar a rotação do cooler e o Battery Life Extender, que promete aumentar a vida útil da bateria, desativando ela quando você conecta o note na tomada, nesse caso só carrega até 85% da capacidade.
    Última edição por faleng : 14-07-2017 às 18:03

Página 17 de 41 PrimeiraPrimeira ... 7151617181927 ... ÚltimaÚltima

Compartilhar

Permissões