[Opiniao] Jogos de Mundo Aberto

  1. #1

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    Ola pessoal. Estou em vias de começar uma pesquisa sobre jogos de mundo aberto, e gostaria de pedir a opiniao de voces a respeito de alguns jogos do genero.

    Entao, segundo a visao de voces, queria pedir para que elegessem 2 jogos de mundo aberto que mais lhes marcaram (e queria saber os porques das opçoes escolhidas/destacadas), levando em conta os seguintes quesitos:



    - Imersao (o quanto o ambiente do jogo "te absorve", e o quanto se aproxima de alguma realidade ou identificaçao com algo particular a voce)

    - Exploracao (aquilo que instiga a descoberta, a curiosidade, a entrar e a conhecer mais e mais do ambiente do jogo)

    - Viagem/Turismo (o quanto o ambiente do jogo eh apelativo, no sentido de ser um destino atraente, que "te convida a conhece-lo"... pense no deslocamento, no escape, no destino de ferias, peregrinacao, mochilao, viagem de luxo, etc.)



    Bom, por agora eh isso entao.
    Obrigado pela participacao!

    (ignorem a falta de acentos, ha algum problema na hora de transcrever a mensagem do bloco de notas pra ca)

  2. # Publicidade
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  3. #2

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    Mount & Blade: Warband



    O próximo jogo chegará em breve.

  4. #3

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    Gta V, o mapa é gigantesco, pra mim foi o melhor nesse gênero de jogo
    It's easier to fool people than to convince them that they have been fooled.Mark Twain

  5. #4

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    Citação Citando Shakmatton Ver mensagem
    Bom, por agora eh isso entao.
    Obrigado pela participacao!

    bls, valeu


    de nada
    "The supreme misfortune is when theory outstrips performance." - Leonardo da Vinci
    "A hipocrisia é a homenagem que o vício presta à virtude" - François duc de la Rochefoucauld
    The devil is in the details
    "Be beer, my friend" - Bruse Leer

  6. #5

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    Citação Citando Baskiat Ver mensagem
    bls, valeu


    de nada
    aky naun eh buteku bazquiabu!

    @Topic

    Ia falar gta 5 tambem, mas o OP pediu pra esclarecer tanta firula que nao deu vontade de postar
    Última edição por Kazeshin1x : 07-10-2019 às 13:37
    Citação Citando HKMp5K Ver mensagem
    Não cara, pode me chamar de hater de pessoas sem personalidade.
    TT For All, For Life

  7. #6

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    Citação Citando Kazeshin1x Ver mensagem
    aky naun eh buteku bazquiabu!

    mto menos palanque pra pesquisa de opiniao


    sefodeae vlw
    "The supreme misfortune is when theory outstrips performance." - Leonardo da Vinci
    "A hipocrisia é a homenagem que o vício presta à virtude" - François duc de la Rochefoucauld
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  8. #7
    Membro Avatar de svee
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    99% dos jogos de Mundo Aberto, na verdade são um vazio fechado.
    Porque você pode ir sim pra qualquer lugar, mas é tudo como se fosse um gerador de lero lero gamistico. Tido parece igual, todo NPC é parecido e o mundo criado não é suficiente divertido pra te fazer jogar por muito tempo.

    Unico jogo onde o mundo aberto é realmente isso, no sentido literal da palavra. É o the witcher 3.

  9. #8

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    Todos os Jogos da Série STALKER

  10. #9

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    GTAV e RDR2

  11. #10

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    Citação Citando svee Ver mensagem
    99% dos jogos de Mundo Aberto, na verdade são um vazio fechado.
    Porque você pode ir sim pra qualquer lugar, mas é tudo como se fosse um gerador de lero lero gamistico. Tido parece igual, todo NPC é parecido e o mundo criado não é suficiente divertido pra te fazer jogar por muito tempo.

    Unico jogo onde o mundo aberto é realmente isso, no sentido literal da palavra. É o the witcher 3.
    Um jogo nos moldes que vc opinou iria exigir uma quantidade absurda de armazenamento, mas eventualmente será lançado um jogo assim, e não dou 10 anos.
    It's easier to fool people than to convince them that they have been fooled.Mark Twain

  12. #11
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    Citação Citando Demented Ver mensagem
    Um jogo nos moldes que vc opinou iria exigir uma quantidade absurda de armazenamento, mas eventualmente será lançado um jogo assim, e não dou 10 anos.
    Não sei porque essa obrigatoriedade de mundo aberto. Não adianta nada fazer jogo assim se o mundo criado é tedioso como uma as 500 milhas de Indianópolis.

    Pega Portal 2, Hellblade senua's sacrifice ou o Bloodstained Ritual of the Night, todos extremamente lineares. Mas incrivelmente divertido.
    Só da opinião que ou faz jogo de mundo aberto bom, no nivel do the witcher 3 ou não faz.

  13. #12

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    Citação Citando svee Ver mensagem
    Não sei porque essa obrigatoriedade de mundo aberto. Não adianta nada fazer jogo assim se o mundo criado é tedioso como uma as 500 milhas de Indianópolis.

    Pega Portal 2, Hellblade senua's sacrifice ou o Bloodstained Ritual of the Night, todos extremamente lineares. Mas incrivelmente divertido.
    Só da opinião que ou faz jogo de mundo aberto bom, no nivel do the witcher 3 ou não faz.

    Concordo, um exemplo clássico de mapas enormes e entendiantes são as franquias The Crew e Just Cause, que pra mim são jogos extremamente enjoativos.
    It's easier to fool people than to convince them that they have been fooled.Mark Twain

  14. #13
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    Mundo aberto?

    A referência hoje é Zelda:BOTW, tem até diversos videos mostrando todo o estudo que foi feito pra montar o mapa. Recomendo procurar no google. Acho que é um vídeo dos desenvolvedores que foi apresentado em alguma PAX. Cada montanha e elevação tem um propósito pra te deixar curioso no que vem "depois", é bizarro e eu realmente senti isso ao jogar esse jogo (joguei antes de ver o video).

    Diferente de openworlds genéricos que muitas vezes só atrapalham e deixam o jogo mais "devagar".
    Última edição por wing : 09-10-2019 às 9:16
    There must be some kind of way out of here
    said the joker to the thief

  15. #14
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    Citação Citando wing- Ver mensagem
    Mundo aberto?

    A referência hoje é Zelda:BOTW, tem até diversos videos mostrando todo o estudo que foi feito pra montar o mapa. Recomendo procurar no google. Acho que é um vídeo dos desenvolvedores que foi apresentado em alguma PAX. Cada montanha e elevação tem um propósito pra te deixar curioso no que vem "depois", é bizarro e eu realmente senti isso ao jogar esse jogo (joguei antes de ver o video).

    Diferente de openworlds genéricos que muitas vezes só atrapalham e deixam o jogo mais "devagar".
    Um dos motivos de ter arrumado um joypad foi pra jogar esse zelda, ainda não tive tempo pra jogar ele e fazer o emulador rodar, mas esse vou jogar com certeza.

  16. #15

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    Cara, o que veio na mente rápido lendo os três tópicos das características foi:

    FarCry3

    Ao menos pra mim, esse jogo foi de uma imersão absurda...
    A história colou muito, ficou quase perfeita, além dos gráficos, paisagens lindas.


    No Farcry4 por exemplo já não senti isso, pra mim não conseguiram fazer outra história impactante e que desse tamanha imersão.

    Já tem alguns anos que zerei (por umas 03 vezes) e de vez em quando ainda jogo o 3 pra dar um rolê nas ilhas.

  17. #16

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    Único mundo aberto que já joguei foi MMORPG. Tipo Lineage 2. Esses MMORPG tem tipo zero interatividade. O PoE mesmo tem lá eventos e labirintos com 99 trilhões de padrões aleatórios, mas no fundo o cenário não interage com vc e os bixos são todos pré programados pra fazer uma coisa só: atacar. Aquele No Man's Sky tem não sei quantos quatrilhões de planetas com geração aleatória de criaturas, flora, fauna, mas.... qual a história?

    O problema de mundo aberto com interatividade é como vc vai programar a IA? Quando é linear fica mais fácil saber a ordem dos eventos. Mas sem ordem, altas chances de dar pau. Eu fico imaginando se um dia conseguirão fazer um Simcity onde no lugar de jogar sob a perspectiva do prefeito, vc joga em primeira pessoa na perspectiva do morador. Mas aí, com trilhões de eventos possíveis não sei como se programa um jogo desses. O armazenamento tambem é um problema, o No Man's Sky só consegue ter zilhões de lugares pra ir pq nada foi criado na mão, é tudo geração aleatória.

    MMORPG o cenário é aberto mas tudo é estático. Todo NPC e bixo é um robô com umas 3 ou 4 ações repetidas. Simplesmente não deve existir poder computacional pra fazer um jogo onde chove, a água acumula, os NPCs reagem a isso. Ou mesmo um FPS onde vc explode lá uma usina de energia, fica tudo escuro no mapa e muda toda a estratégia, ou alguém reestabelece a energia com um gerador, sei lá. O GTA é todo aberto, mas o foco é nas ruas, nada do jogo se volta pra dentro das casas ou prédios. Aí acho q não dá muito certo querer ser aberto e fechado ao mesmo tempo, se preocupar com as ruas e tambem com detalhes indoor ao mesmo tempo. O GTA tem uma limitação de memória q é o mundo persistente. Não dá pra destruir uma casa e o jogo ficar com isso guardado na memória até o fim pq não tem memória suficiente. Todo script da história tem q levar isso em consideração. Se não me engano os servidores piratas de mmorpg reiniciam todos os dias pq chega uma hora que acumula tanto "lixo" no mundo persistente q tem q limpar tudo.

    Me envolvi mais com jogos lineares do q mundo aberto.

  18. #17

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    Citação Citando zero K Ver mensagem
    Único mundo aberto que já joguei foi MMORPG. Tipo Lineage 2. Esses MMORPG tem tipo zero interatividade. O PoE mesmo tem lá eventos e labirintos com 99 trilhões de padrões aleatórios, mas no fundo o cenário não interage com vc e os bixos são todos pré programados pra fazer uma coisa só: atacar. Aquele No Man's Sky tem não sei quantos quatrilhões de planetas com geração aleatória de criaturas, flora, fauna, mas.... qual a história?

    O problema de mundo aberto com interatividade é como vc vai programar a IA? Quando é linear fica mais fácil saber a ordem dos eventos. Mas sem ordem, altas chances de dar pau. Eu fico imaginando se um dia conseguirão fazer um Simcity onde no lugar de jogar sob a perspectiva do prefeito, vc joga em primeira pessoa na perspectiva do morador. Mas aí, com trilhões de eventos possíveis não sei como se programa um jogo desses. O armazenamento tambem é um problema, o No Man's Sky só consegue ter zilhões de lugares pra ir pq nada foi criado na mão, é tudo geração aleatória.

    MMORPG o cenário é aberto mas tudo é estático. Todo NPC e bixo é um robô com umas 3 ou 4 ações repetidas. Simplesmente não deve existir poder computacional pra fazer um jogo onde chove, a água acumula, os NPCs reagem a isso. Ou mesmo um FPS onde vc explode lá uma usina de energia, fica tudo escuro no mapa e muda toda a estratégia, ou alguém reestabelece a energia com um gerador, sei lá. O GTA é todo aberto, mas o foco é nas ruas, nada do jogo se volta pra dentro das casas ou prédios. Aí acho q não dá muito certo querer ser aberto e fechado ao mesmo tempo, se preocupar com as ruas e tambem com detalhes indoor ao mesmo tempo. O GTA tem uma limitação de memória q é o mundo persistente. Não dá pra destruir uma casa e o jogo ficar com isso guardado na memória até o fim pq não tem memória suficiente. Todo script da história tem q levar isso em consideração. Se não me engano os servidores piratas de mmorpg reiniciam todos os dias pq chega uma hora que acumula tanto "lixo" no mundo persistente q tem q limpar tudo.

    Me envolvi mais com jogos lineares do q mundo aberto.
    Concordo.. No Man's Sky é um jogo lindo.. explorar planetas e tal, mas depois de um tempo (pouco tempo) vc percebe que os animais e planetas são tudo igual, variando cor e a forma como foram montados, e aí perde a graça totalmente..
    Ainda bem que lançaram estas ultimas atualizações que mudaram e melhoraram bastante a diversão e o fator novidade.

  19. #18

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    Aproveitando o gancho do tópico, o Red DEad Redemption 2 será lançado pra PC, mas infelizmente tem um lado negativo nessa ótima noticia, pois o jogo irá ocupar cerca de 150 gb .
    It's easier to fool people than to convince them that they have been fooled.Mark Twain

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