[Opiniao] Jogos de Mundo Aberto

Padrão [Opiniao] Jogos de Mundo Aberto

Ola pessoal. Estou em vias de começar uma pesquisa sobre jogos de mundo aberto, e gostaria de pedir a opiniao de voces a respeito de alguns jogos do genero.

Entao, segundo a visao de voces, queria pedir para que elegessem 2 jogos de mundo aberto que mais lhes marcaram (e queria saber os porques das opçoes escolhidas/destacadas), levando em conta os seguintes quesitos:

- Imersao (o quanto o ambiente do jogo "te absorve", e o quanto se aproxima de alguma realidade ou identificaçao com algo particular a voce)

- Exploracao (aquilo que instiga a descoberta, a curiosidade, a entrar e a conhecer mais e mais do ambiente do jogo)

- Viagem/Turismo (o quanto o ambiente do jogo eh apelativo, no sentido de ser um destino atraente, que "te convida a conhece-lo"... pense no deslocamento, no escape, no destino de ferias, peregrinacao, mochilao, viagem de luxo, etc.)

Bom, por agora eh isso entao.
    Obrigado pela participacao!

(ignorem a falta de acentos, ha algum problema na hora de transcrever a mensagem do bloco de notas pra ca)

2. # Publicidade
    Publicidade

Padrão

Mount & Blade: Warband

O próximo jogo chegará em breve.

Padrão

Gta V, o mapa é gigantesco, pra mim foi o melhor nesse gênero de jogo
    It's easier to fool people than to convince them that they have been fooled.Mark Twain

Padrão

Citação Citando Shakmatton Ver mensagem
    Bom, por agora eh isso entao.
    Obrigado pela participacao!

bls, valeu

de nada
    "The supreme misfortune is when theory outstrips performance." - Leonardo da Vinci
    "A hipocrisia é a homenagem que o vício presta à virtude" - François duc de la Rochefoucauld
    The devil is in the details
    "Be beer, my friend" - Bruse Leer

Padrão

Citação Citando Baskiat Ver mensagem
    bls, valeu

de nada
    aky naun eh buteku bazquiabu!

@Topic

Ia falar gta 5 tambem, mas o OP pediu pra esclarecer tanta firula que nao deu vontade de postar
    Última edição por Kazeshin1x : 07-10-2019 às 13:37
    Citação Citando HKMp5K Ver mensagem
    Não cara, pode me chamar de hater de pessoas sem personalidade.
    TT For All, For Life

Padrão

Citação Citando Kazeshin1x Ver mensagem
    aky naun eh buteku bazquiabu!

mto menos palanque pra pesquisa de opiniao

sefodeae vlw
    "The supreme misfortune is when theory outstrips performance." - Leonardo da Vinci
    "A hipocrisia é a homenagem que o vício presta à virtude" - François duc de la Rochefoucauld
    The devil is in the details
    "Be beer, my friend" - Bruse Leer

Membro Avatar de svee
    Registro
    Apr 2003

Padrão

99% dos jogos de Mundo Aberto, na verdade são um vazio fechado.
    Porque você pode ir sim pra qualquer lugar, mas é tudo como se fosse um gerador de lero lero gamistico. Tido parece igual, todo NPC é parecido e o mundo criado não é suficiente divertido pra te fazer jogar por muito tempo.

Unico jogo onde o mundo aberto é realmente isso, no sentido literal da palavra. É o the witcher 3.

Padrão

Todos os Jogos da Série STALKER

Padrão

GTAV e RDR2

Padrão

Citação Citando svee Ver mensagem
    99% dos jogos de Mundo Aberto, na verdade são um vazio fechado.
    Porque você pode ir sim pra qualquer lugar, mas é tudo como se fosse um gerador de lero lero gamistico. Tido parece igual, todo NPC é parecido e o mundo criado não é suficiente divertido pra te fazer jogar por muito tempo.

Unico jogo onde o mundo aberto é realmente isso, no sentido literal da palavra. É o the witcher 3.
    Um jogo nos moldes que vc opinou iria exigir uma quantidade absurda de armazenamento, mas eventualmente será lançado um jogo assim, e não dou 10 anos.
    It's easier to fool people than to convince them that they have been fooled.Mark Twain

Membro Avatar de svee
    Registro
    Apr 2003

Padrão

Citação Citando Demented Ver mensagem
    Um jogo nos moldes que vc opinou iria exigir uma quantidade absurda de armazenamento, mas eventualmente será lançado um jogo assim, e não dou 10 anos.
    Não sei porque essa obrigatoriedade de mundo aberto. Não adianta nada fazer jogo assim se o mundo criado é tedioso como uma as 500 milhas de Indianópolis.

Pega Portal 2, Hellblade senua's sacrifice ou o Bloodstained Ritual of the Night, todos extremamente lineares. Mas incrivelmente divertido.
    Só da opinião que ou faz jogo de mundo aberto bom, no nivel do the witcher 3 ou não faz.

Padrão

Citação Citando svee Ver mensagem
    Não sei porque essa obrigatoriedade de mundo aberto. Não adianta nada fazer jogo assim se o mundo criado é tedioso como uma as 500 milhas de Indianópolis.

Pega Portal 2, Hellblade senua's sacrifice ou o Bloodstained Ritual of the Night, todos extremamente lineares. Mas incrivelmente divertido.
    Só da opinião que ou faz jogo de mundo aberto bom, no nivel do the witcher 3 ou não faz.

Concordo, um exemplo clássico de mapas enormes e entendiantes são as franquias The Crew e Just Cause, que pra mim são jogos extremamente enjoativos.

Membro
    Registro
    May 2004

Padrão

Mundo aberto?

A referência hoje é Zelda:BOTW, tem até diversos videos mostrando todo o estudo que foi feito pra montar o mapa. Recomendo procurar no google. Acho que é um vídeo dos desenvolvedores que foi apresentado em alguma PAX. Cada montanha e elevação tem um propósito pra te deixar curioso no que vem "depois", é bizarro e eu realmente senti isso ao jogar esse jogo (joguei antes de ver o video).

Diferente de openworlds genéricos que muitas vezes só atrapalham e deixam o jogo mais "devagar".
    Última edição por wing : 09-10-2019 às 9:16
    There must be some kind of way out of here
    said the joker to the thief

Membro Avatar de svee
    Registro
    Apr 2003

Padrão

Citação Citando wing- Ver mensagem
    Mundo aberto?

A referência hoje é Zelda:BOTW, tem até diversos videos mostrando todo o estudo que foi feito pra montar o mapa. Recomendo procurar no google. Acho que é um vídeo dos desenvolvedores que foi apresentado em alguma PAX. Cada montanha e elevação tem um propósito pra te deixar curioso no que vem "depois", é bizarro e eu realmente senti isso ao jogar esse jogo (joguei antes de ver o video).

Diferente de openworlds genéricos que muitas vezes só atrapalham e deixam o jogo mais "devagar".
    Um dos motivos de ter arrumado um joypad foi pra jogar esse zelda, ainda não tive tempo pra jogar ele e fazer o emulador rodar, mas esse vou jogar com certeza.

Padrão

Cara, o que veio na mente rápido lendo os três tópicos das características foi:

FarCry3

Ao menos pra mim, esse jogo foi de uma imersão absurda...
    A história colou muito, ficou quase perfeita, além dos gráficos, paisagens lindas.

No Farcry4 por exemplo já não senti isso, pra mim não conseguiram fazer outra história impactante e que desse tamanha imersão.

Já tem alguns anos que zerei (por umas 03 vezes) e de vez em quando ainda jogo o 3 pra dar um rolê nas ilhas.

Padrão

Único mundo aberto que já joguei foi MMORPG. Tipo Lineage 2. Esses MMORPG tem tipo zero interatividade. O PoE mesmo tem lá eventos e labirintos com 99 trilhões de padrões aleatórios, mas no fundo o cenário não interage com vc e os bixos são todos pré programados pra fazer uma coisa só: atacar. Aquele No Man's Sky tem não sei quantos quatrilhões de planetas com geração aleatória de criaturas, flora, fauna, mas.... qual a história?

O problema de mundo aberto com interatividade é como vc vai programar a IA? Quando é linear fica mais fácil saber a ordem dos eventos. Mas sem ordem, altas chances de dar pau. Eu fico imaginando se um dia conseguirão fazer um Simcity onde no lugar de jogar sob a perspectiva do prefeito, vc joga em primeira pessoa na perspectiva do morador. Mas aí, com trilhões de eventos possíveis não sei como se programa um jogo desses. O armazenamento tambem é um problema, o No Man's Sky só consegue ter zilhões de lugares pra ir pq nada foi criado na mão, é tudo geração aleatória.

MMORPG o cenário é aberto mas tudo é estático. Todo NPC e bixo é um robô com umas 3 ou 4 ações repetidas. Simplesmente não deve existir poder computacional pra fazer um jogo onde chove, a água acumula, os NPCs reagem a isso. Ou mesmo um FPS onde vc explode lá uma usina de energia, fica tudo escuro no mapa e muda toda a estratégia, ou alguém reestabelece a energia com um gerador, sei lá. O GTA é todo aberto, mas o foco é nas ruas, nada do jogo se volta pra dentro das casas ou prédios. Aí acho q não dá muito certo querer ser aberto e fechado ao mesmo tempo, se preocupar com as ruas e tambem com detalhes indoor ao mesmo tempo. O GTA tem uma limitação de memória q é o mundo persistente. Não dá pra destruir uma casa e o jogo ficar com isso guardado na memória até o fim pq não tem memória suficiente. Todo script da história tem q levar isso em consideração. Se não me engano os servidores piratas de mmorpg reiniciam todos os dias pq chega uma hora que acumula tanto "lixo" no mundo persistente q tem q limpar tudo.

Me envolvi mais com jogos lineares do q mundo aberto.

Padrão

Citação Citando zero K Ver mensagem
    Único mundo aberto que já joguei foi MMORPG. Tipo Lineage 2. Esses MMORPG tem tipo zero interatividade. O PoE mesmo tem lá eventos e labirintos com 99 trilhões de padrões aleatórios, mas no fundo o cenário não interage com vc e os bixos são todos pré programados pra fazer uma coisa só: atacar. Aquele No Man's Sky tem não sei quantos quatrilhões de planetas com geração aleatória de criaturas, flora, fauna, mas.... qual a história?

O problema de mundo aberto com interatividade é como vc vai programar a IA? Quando é linear fica mais fácil saber a ordem dos eventos. Mas sem ordem, altas chances de dar pau. Eu fico imaginando se um dia conseguirão fazer um Simcity onde no lugar de jogar sob a perspectiva do prefeito, vc joga em primeira pessoa na perspectiva do morador. Mas aí, com trilhões de eventos possíveis não sei como se programa um jogo desses. O armazenamento tambem é um problema, o No Man's Sky só consegue ter zilhões de lugares pra ir pq nada foi criado na mão, é tudo geração aleatória.

MMORPG o cenário é aberto mas tudo é estático. Todo NPC e bixo é um robô com umas 3 ou 4 ações repetidas. Simplesmente não deve existir poder computacional pra fazer um jogo onde chove, a água acumula, os NPCs reagem a isso. Ou mesmo um FPS onde vc explode lá uma usina de energia, fica tudo escuro no mapa e muda toda a estratégia, ou alguém reestabelece a energia com um gerador, sei lá. O GTA é todo aberto, mas o foco é nas ruas, nada do jogo se volta pra dentro das casas ou prédios. Aí acho q não dá muito certo querer ser aberto e fechado ao mesmo tempo, se preocupar com as ruas e tambem com detalhes indoor ao mesmo tempo. O GTA tem uma limitação de memória q é o mundo persistente. Não dá pra destruir uma casa e o jogo ficar com isso guardado na memória até o fim pq não tem memória suficiente. Todo script da história tem q levar isso em consideração. Se não me engano os servidores piratas de mmorpg reiniciam todos os dias pq chega uma hora que acumula tanto "lixo" no mundo persistente q tem q limpar tudo.

Me envolvi mais com jogos lineares do q mundo aberto.
    Concordo.. No Man's Sky é um jogo lindo.. explorar planetas e tal, mas depois de um tempo (pouco tempo) vc percebe que os animais e planetas são tudo igual, variando cor e a forma como foram montados, e aí perde a graça totalmente..
    Ainda bem que lançaram estas ultimas atualizações que mudaram e melhoraram bastante a diversão e o fator novidade.

Padrão

Aproveitando o gancho do tópico, o Red DEad Redemption 2 será lançado pra PC, mas infelizmente tem um lado negativo nessa ótima noticia, pois o jogo irá ocupar cerca de 150 gb .

Tópicos Similares

1. Resp: 8
    Última mensagem: 29-07-2016, 14:44
  2. Resp: 0
    Última mensagem: 27-08-2014, 3:22
  3. Mundo Mineração ABERTO!!!
    Por Treco em Jogos PC
    Resp: 5
    Última mensagem: 12-11-2012, 19:47
  4. Veja se seu micro ta aberto ao mundo...
    Por MacTrash em hardWHAT!!?
    Resp: 16
    Última mensagem: 23-08-2003, 18:16

Compartilhar

Permissões