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Jogo Fursan al-Aqsa - Os Cavaleiros da Mesquita de al-Aqsa

  1. #51

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    Citação Citando itsmeMario Ver mensagem
    Achei muito bem feito e de uma fidelidade de detalhes impressionante, a galera do politicamente correto precisa se atentar que e só um jogo e por sinal brasileiro e deveria apoiar e não trazer discursos políticos.
    Mano, teu comentário me fez ganhar o dia. Não esquenta, no geral, a galera tá me dando todo o apoio, tanto BR, gringos, turcos (kkkkk). Graças a Allah (Deus), consegui criar uma boa estrutura de divulgação do meu jogo, já tem uma comunidade no twitter tbm (alcançei os 1000 seguidores ontem). Já consegui criar um hype bacana para esse game.

    Sim, sou descendente de Árabe, sou Muçulmano, mas sou BR na veia. Gosto de Mulheres Gostosas (prefiro as morenas e popozudas, hahaha) e Futebol (só não bebo cerveja pq é proibido na minha religião). Ou seja, tudo o que brasileiro gosta

    Piadas à parte (se minha mulher vê essa minha postagem estarei lascado ), segue mais uma atualização do meu game

    Antes de ir para a última etapa do desenvolvimento do meu game (finalizar os mapas da campanha), eu só queria garantir que tudo o que fiz até agora, especialmente as últimas atualizações do jogo, funcionem perfeitamente nos consoles (Xbox360 e PS3). Aqui você pode ver o Mapa de Testes das Armas rodando lisinho no meu RGH Xbox360.

    * Desculpem a qualidade do vídeo, pois estou usando uma Easy Crap lol!

    https://www.indiedb.com/games/fursan...wcase-xbox3601


  2. # Publicidade
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  3. #52

  4. #53

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    Estou ansioso para quando lançar o jogo eu conseguir testar o mesmo.

    Parabéns novamente pelo apoio, vamos juntos buscar alternativas para incentivar o mercado de games Brasileiro.

    Para quem quiser já ficar por dentro quando eu fazer o Review desse game é só se inscrever: https://www.youtube.com/channel/UCtu...BfKqoxw/videos

  5. #54

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    Quase não respondo as mensagens mas sempre acompanho o fórum, em especial esta seção de jogos de PC.

    Entretanto, este tópico sempre me chamou a atenção. Acredito que o produtor do jogo é bem intencionado, me parece ser um rapaz esforçado (desenvolver um jogo sozinho não é mole) e que não quer incentivar o terrorismo ou antisemitismo de qualquer forma.

    Entretanto, vou deixar minha opinião: O Nome do jogo não me atraiu, e não pagaria por ele, mesmo que fosse excelente. Mas isso é uma questão de gosto pessoal.

    Agora a temática do jogo, as fotos do marketing (mulheres e crianças se assustando com soldados) e o tema de TERRORISMO não é resistência não me atraiu nenhum pouco. Na realidade acredito que passa dos limites e inclusive dá voz e tenta justificar aqueles que cometem atos terroristas. No fundo acho que essa é a intenção do developer do jogo. Ele deve acreditar que o terrorismo islâmico tem sua razão de ser e tentou fazer um jogo para comover as pessoas quanto a essa "resistencia".

    Por mim este tópico deveria ser fechado.
    Uma vez hardmobiano, sempre seremos!

  6. #55

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    Citação Citando BalthamoS Ver mensagem
    Quase não respondo as mensagens mas sempre acompanho o fórum, em especial esta seção de jogos de PC.

    Entretanto, este tópico sempre me chamou a atenção. Acredito que o produtor do jogo é bem intencionado, me parece ser um rapaz esforçado (desenvolver um jogo sozinho não é mole) e que não quer incentivar o terrorismo ou antisemitismo de qualquer forma.

    Entretanto, vou deixar minha opinião: O Nome do jogo não me atraiu, e não pagaria por ele, mesmo que fosse excelente. Mas isso é uma questão de gosto pessoal.

    Agora a temática do jogo, as fotos do marketing (mulheres e crianças se assustando com soldados) e o tema de TERRORISMO não é resistência não me atraiu nenhum pouco. Na realidade acredito que passa dos limites e inclusive dá voz e tenta justificar aqueles que cometem atos terroristas. No fundo acho que essa é a intenção do developer do jogo. Ele deve acreditar que o terrorismo islâmico tem sua razão de ser e tentou fazer um jogo para comover as pessoas quanto a essa "resistencia".

    Por mim este tópico deveria ser fechado.
    Primeiramente obrigado pelo elogio amigo!

    Referente a sua opinião sobre a temática do jogo, eu compreendo o teu ponto de vista, e respeito, porém, não vou entrar em discussões de cunho político.

    Apenas queria que as pessoas vissem esse projeto como um videogame, e não como "propaganda política", apesar de que o material de marketing que estou criando tem sim uma pitada de política, mas é mais para fazer a galera "entrar no clima" do jogo, e não para "doutrinar" as pessoas.

    Valew!

  7. #56

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    Citação Citando nidalwsd Ver mensagem
    Primeiramente obrigado pelo elogio amigo!

    Referente a sua opinião sobre a temática do jogo, eu compreendo o teu ponto de vista, e respeito, porém, não vou entrar em discussões de cunho político.

    Apenas queria que as pessoas vissem esse projeto como um videogame, e não como "propaganda política", apesar de que o material de marketing que estou criando tem sim uma pitada de política, mas é mais para fazer a galera "entrar no clima" do jogo, e não para "doutrinar" as pessoas.

    Valew!
    pitada de politica? teu jogo é basicamente um terrorist simulator, e vc ainda diz que é justificável todas as ações terroristas em Israel. Francamente, eu nao sei porque este tópico ainda não foi fechado, se isto nao é discurso de ódio, não sei mais o que é.
    It's easier to fool people than to convince them that they have been fooled.Mark Twain

  8. #57

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    Desde quando terrorismo é tema político??

    Nego tem talento e força de vontade pra fazer um projeto destes, mas é simpatizante de terroristas, lamentável!

  9. #58

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    Para todos que são contra o meu game.

    Eu respeito a opinião de todos vocês, nós vivemos em uma democracia, e cada um tem o direito de gostar ou não gostar, concordar ou não concordar com qualquer coisa.

    O mais importante para mim, como cidadão brasileiro, é que esse meu projeto não infringe a legislação deste país. Inclusive meu jogo está registrado no Ministério da Justiça, departamento de Classificação Indicativa:

    http://portal.mj.gov.br/Classificaca...001703/2019-04

    Se meu jogo fosse realmente algo criminoso, ou "apologia ao terrorismo", ou "discurso de ódio", certamente não obteria essa classificação indicativa.

    Portanto, eu simplesmente estou exercendo o meu direito constitucional à liberdade de expressão de idéias e pensamentos, através de uma produção artística e midiática, apresentada em forma de um jogo eletrônico.

    E assim como muitas pessoas aqui são simpatizantes ao Estado de Israel, simpatizantes à Força Militar Israelense, simpatizantes ao Exército Americano, eu tenho direito de simpatizar com qualquer grupo islâmico.

    Porém, para a narrativa meu jogo, eu criei uma história fictícia, criei um grupo militar islâmico fictício, justamente para não usar o nome de grupos islâmicos conhecidos, para evitar que alguns preconceituosos acusem meu game de "propaganda terrorista".

    Tenho certeza absoluta que se meu game fosse sobre "Matar terroristas Árabes" estaria ok, ninguém ia falar que meu game é "terrorist simulator".

    Minhas últimas palavras: Se eu fosse ligar para os comentários negativos sobre o meu game, nem teria iniciado meu projeto.

    Ou seja, eu vou continuar desenvolvendo esse meu game, em seguida estarei lançando o primeiro episódio (tbm vem uma demo nos próximos dias), tenho certeza que esse meu game será um sucesso (Insha Allah - se Deus quiser), e que vou faturar um din din bacna, doa a quem doer (seja por inveja ou qualquer outro motivo).

    Para cada pessoa que mostra aversão ao meu game, tenho 10 que mostram apoio. Já tenho uma lista de streamers, youtubers, reviewers, brazucas e gringos, que estão ansiosos para testar o meu game e fazer um review.

    Inclusive já consegui contato e fiz amizade com 2 jornalistas de um dos maiores sites de games do Brasil, que vão, se Deus quiser, me dar essa força, fazendo um review do meu game.

    Ou seja, a receita do sucesso já foi para o forno, agora é só esperar o bolo ficar pronto, e me deliciar com o doce sabor da vitória.


  10. #59
    Moderador Avatar de Spidey
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    21.997

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    Não joguei, não olhei em detalhes, e mesmo que seja um "terrorist simulator" não vejo grandes problemas, é um jogo, tendo o cuidado de não usar nomes reais.

    Todo mundo que joga Counter-Strike e se recusa a jogar de terrorista também faz apologia? Nada a ver.

    Definitivamente não é um jogo infantil, porque tem relação direta com a realidade, muito fácil fazer o paralelo.
    Mas por enquanto segue o jogo.

  11. #60

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    Bela inciativa

    só tem jogo de guerra aonde americano mata árabe

    pq não jogar um na pele do árabe? o último jogo que joguei como árabe deve ter sido Prince of Persia

    o jogo ta bem polido, parabéns
    A terra é redonda.

  12. #61

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    Citação Citando Hasgul Ver mensagem
    Bela inciativa

    só tem jogo de guerra aonde americano mata árabe

    pq não jogar um na pele do árabe? o último jogo que joguei como árabe deve ter sido Prince of Persia

    o jogo ta bem polido, parabéns
    Valeu mano pelo elogio

  13. #62

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    Citação Citando Hasgul Ver mensagem
    Bela inciativa

    só tem jogo de guerra aonde americano mata árabe

    pq não jogar um na pele do árabe? o último jogo que joguei como árabe deve ter sido Prince of Persia

    o jogo ta bem polido, parabéns

    KKKK

    Pérsia não é árabe, o idioma persa não tem nada a ver com árabe, eles apenas usam uma versão um pouco modificada do alfabeto árabe.
    It's easier to fool people than to convince them that they have been fooled.Mark Twain

  14. #63

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    Qual seria o esforço para portar o jogo para os consoles XB1 e PS4? Você precisa pagar algo para a SONY por exemplo, para lançar os jogos no PS?

  15. #64

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    Citação Citando Tony Ramos Ver mensagem
    Qual seria o esforço para portar o jogo para os consoles XB1 e PS4? Você precisa pagar algo para a SONY por exemplo, para lançar os jogos no PS?
    Opa blz. Cara, eu somente vou conseguir lançar esse game para PS3 e Xbox360 porque será um homebrew, jogo não oficial. E somente posso lançar homebrew comercial pois nem a SONY nem a Microsoft aceitam mais novos jogos para essas plataformas.

    Eu acho difícil a SONY ou Microsoft autorizar esse meu jogo para ser lançado oficialmente nos consoles.

    Mas e mesmo se fosse, eu não tenho conhecimento técnico suficiente para fazer o port da Unreal Engine 3 para Xbox One ou PS4.

    A única opção seria recriar esse game na Unreal Engine 4, mas isso aí está fora de cogitação. Por isso vou ficar como está, meu game é um game de PC, e as versões de PS3 e Xbox360 são um game homebrew, brinde para quem adquirir a versão PC (não posso vender diretamente a versão de consoles).

    Valew!

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    Fursan al-Aqsa Dev Blog #10 - Updated UI - Scaleform Showcase



    Fala galera!

    https://www.indiedb.com/games/fursan...qsa-updated-ui

    Neste vídeo eu mostro a UI (Interface de Usuário) finalizada, incluindo um menu básico de opções, menu de pausa, e uma tela personalizada de "Game Over".

    O design da interface foi criada no 3dsmax + Photoshop + Scaleform (Flash CS4).

    A programação é em Action Script 2.0 + Unreal Script.

    Eu sempre tento deixar as coisas o mais simples possível. Eu sempre gosto de começar com uma estrutura pronta, em vez de começar do zero.

    No caso da interface do usuário do meu jogo, optei por usar a interface do usuário padrão do UDK Engine, Scaleform (Flash), que já vem por padrão e funciona "fora da caixa", porém, eu personalizei bastante, para dar meu próprio toque artístico.

    A estrutura Scaleform é uma solução de interface do usuário muito avançada da Autodesk, e foi usada em muitos jogos de grande sucesso como Grand Theft Auto V e Borderlands 3


    GTA V Options menu (done with Scaleform)


    Bordelands 3 HUD (done with Scaleform)

    Sobre o menu Opções , como meu jogo roda tranquilo, até mesmo no PC mais fudido kkkkk (ignore o lag do vídeo, é porque o software de captura Bandicam usa muito da minha CPU e memória), decidi não adicionar opções para reduzir a qualidade gráfica do jogo (detalhes do modelo e resolução da textura). Eu deixei na melhor qualidade que meu PC consegue rodar (também o PS3 / XBOX360). Portanto, o jogo roda usando a qualidade original dos assets (modelos e texturas).

    Sobre a resolução de vídeo , como queria uma estrutura padrão entre PC e consoles, decidi adicionar apenas 2 opções de resolução, que são 720p (1280x720) e 1080p (1920x1080), pois ambas as resoluções são suportadas no PS3 e Xbox360. De qualquer forma, é muito fácil alterar manualmente a resolução para qualquer valor, apenas editando os arquivos ini (incluirei um README). No entanto, a resolução mínima para o jogo é 720p e todos os meus assets da interface do usuário estão em 1080p, o que significa, se você rodar o jogo em 4K, por exemplo, a interface do usuário ficará embaçada, e em uma resolução menor que 720p, a interface do usuário ficará cortada. Desculpe por isso, mas o UDK / UE3 não suporta o layout de interface do usuário responsivo. Eu acho que UE4 suporta, porque você pode criar interface do usuário em HTML5.

    Sobre as opções de áudio , não consegui adicionar um controle deslizante de volume (ia dar muita bronca), porém, fiz algo mais simples, que funciona bacana. Muitas pessoas que não entendem o árabe querem ter a opção de desligar as músicas do jogo (músicas árabes), deixando apenas os efeitos sonoros (muitos consideram que dessa maneira o jogo ficará mais realista). Então eu adicionei essa opção, um botão simples para desligar e ligar a música do jogo, a qualquer momento, deixando apenas o SFX tocando. Eu fiz muitos testes e, mesmo com a música ligada, você poderá ouvir todos os efeitos sonoros ao seu redor, pois eu configurei o volume da música em um nível muito baixo, o suficiente para quem deseja ouvir a música sem perder os efeitos sonoros.

    Sobre a configuração de controle , como o modo de campanha do meu jogo terá muitas seqüências programadas para botões específicos , decidi não permitir a alteração do esquema do controle (porém você também pode alterar manualmente apenas no PC, editando os arquivos ini).

    Sempre que você pausar o jogo, verá o esquema do controle. Além disso meu jogo é 100% compatível com o Xbox360 Controller (acho que até o XboxOne porque usa o protocolo XInput). Apenas plug e play. Além disso, você pode usar QUALQUER Gamepad (estou usando o Nykko Airflo) através de um emulador de controle Xbox360 (vou incluí-lo no meu jogo). E o menu de pausa detecta qual controle você está usando para mostrar o esquema de configuração do controle. Se você estiver jogando no PC com teclado e mouse, verá o esquema do controle de teclado e mouse do PC. Se você estiver jogando no PC com um controle Xbox360, ele mostrará o esquema do controle Xbox360. E se você estiver jogando em Consoles (PS3 ou Xbox360), ele mostrará o esquema do controle de cada console.

    Espero que todos gostem (estou muito feliz com os resultados).

    Valew e até a próxima atualização!

  16. #65

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    Agora estou trabalhando em um novo mapa para o meu jogo, baseado no Camp Filon, uma base militar israelense localizada nas colinas de Golan, na fronteira com a Síria. Esse mapa não é uma réplica real dessa base, porque estou usando muitos assets de Marketplaces (modelos e texturas adquiridos em sites como Turbosquid, Unity Assets Store, Unreal Engine Marketplace, etc.) para montar este mapa. Mas estou tentando o meu melhor para fazer com que esses mapas tenham pelo menos uma semelhança com os locais reais.

    Esta missão será no melhor estilo Metal Gear, você precisa invadir a base inimiga à noite, eliminá-los sem ser descoberto. Também estou fazendo variações uniformes para o protagonista do jogo, Ahmad al-Ghazzawi. Para esta missão, o jogador estará usando um uniforme preto para agir como uma sombra na escuridão, para ser um verdadeiro pesadelo para seus inimigos. É apenas algo cosmético, mas acho que acrescenta um grau extra de polimento ao meu jogo.








  17. #66

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    Fursan al-Aqsa Dev Blog #11 - Mapas - Camp Filon









    Clique aqui para ver mais Screenshots:
    https://www.indiedb.com/games/fursan...-mosque/images

    Clique aqui para ver o video deste mapa rodando em tempo real:
    https://www.indiedb.com/games/fursan...filon-showcase

    Fala galera!

    Desculpe pelo atraso em postar atualizações. Embora eu não tenha postado aqui nos fóruns, mas tenho trabalhado direto neste game, e mostrarei agora algumas atualizações e informações importantes.

    Antes de tudo, quero me desculpar pela data de lançamento do episódio 1 do meu game. Eu estava planejando lançar em 10 de maio, porque quero enviar meu game para o Brazil Independent Games Festival (BIG), e tinha um prazo para enviar o game até 11 de maio, então decidi lançar o game um dia antes, em seu estado atual.

    Como todos sabem, devido ao Coronavirus, todos os principais eventos de games foram cancelados, e o mesmo ocorreu com o BIG Festival. Agora, o prazo foi prorrogado até novembro.

    Então continuei desenvolvendo meu game e montando os mapas (a última etapa do meu projeto). Passei o último ano de 2019 trabalhando nas animações dos personagens e programação, e desde 2018, não criei mais nenhum novo mapa para o meu game (eu estava criando apenas pequenos mapas de teste para testar a programação e as animações). Então comecei a montar este mapa, Camp Filon, consegui finalizar esse mapa em menos de 10 dias. Por isso, percebi que em um mês eu posso finalizar 3 mapas, o que significa 3 missões (para o modo de campanha) e também algumas missões extras usando esses mesmos mapas com algumas variações de ambientação.

    Então cheguei a conclusão de que seria muito injusto da minha parte lançar este game com apenas 1 mapa, quando eu posso adicionar mais conteúdo para tornar esse game mais divertido e variado.

    Por todas essas razões, decidi adiar o lançamento deste game um pouco mais, talvez um mês ou dois (não mais que isso), para aperfeiçoar o game, adicionar mais conteúdo e aumentar a qualidade geral, então Fursan al-Aqsa vai atender as expectativas da comunidade, talvez este possa ser um dos melhores games independentes de 2020

    Acho que não estou prejudicando ninguém com esse atraso, porque não fiz nenhum tipo de pré-venda.

    Estou muito feliz com os resultados, e este novo mapa que mostra a qualidade final do game é de longe o melhor mapa que eu já criei no Unreal Engine 3, e os próximos mapas serão ainda melhores.

    Também uma outra atualização, eu dei uma melhorada no site do game, ficou mais profissional agora, com informações completas sobre o game, especificações, recursos e assim por diante:

    https://www.fursanaqsa.com/



    Sobre o lançamento do game, depois de pensar muito, pesquisar e pesquisar, analisando vários fatores, decidi seguir sozinho, mesmo no lançamento e distribuição do meu game.

    Vou pular sites como Steam, Itch.io e outros sites e lançár esse game no meu próprio site, um pequeno sistema de e-commerce que desenvolvi com o PHP Cake Framework, integrado ao Paypal IPN Payments (sou desenvolvedor web com +10 anos experiência na criação de sites e e-commerce).

    Esta é a loja virtual do meu game (ainda não dá para comprar):

    https://store.fursanaqsa.com/



    O motivo é simples: reduzir os custos!

    O Steam é muito caro, 30% da taxa de revenda, além disso, tem a retirada do governo dos EUA sempre que o Steam envia dinheiro dos EUA para minha conta bancária no Brasil, que pode atingir até 30% (não há acordo entre o Brasil e os EUA sobre esso taxa). Por último, mas não menos importante, é a taxa do governo brasileiro IOF para receber dinheiro de fora do Brasi. E, adicionando a esse problema, está a conversão de moeda, que hoje, U$ 1,00, é quase R$ 6,00 !!!

    Então, como você pode ver, o Steam não é uma opção viável. A única diferença em relação ao Itch.io é que a taxa de revenda pode ser de até 0%. Mesmo assim, ainda existem os 30% de retirada e a taxa do IOF.

    Por todas essas razões, decidi vender meu próprio game em meu próprio site. Este site é 100% seguro, pois usa criptografia SSL da Let's Encrypt e os pagamentos são processados ​​pelo Paypal. O processo de compra é muito simples, não há necessidade de se registrar neste site. Basta clicar no botão comprar agora e você será redirecionado para a página de pagamento do Paypal. Você faz login na sua conta paypal e efetua o pagamento. Após a conclusão do pagamento, você receberá em seu e-mail (registrado no Paypal) um link de download para o game que você comprou. Esse link é temporário e expira após três tentativas de download ou após 24 horas.

    Eu sei que é impossível evitar a pirataria, e quem quiser piratear meu game vai piratear, independentemente de onde eu lançe o game. É muito fácil comprar um game no Steam, depois alterar alguns arquivos e configurações, tornar este game um game não-Steam e distribuí-lo gratuitamente pela web. Quero dizer, o Steam não evita a pirataria. Pessoalmente, não me preocupo com a pirataria, porque sei que nesta comunidade tem pessoas incríveis que vão me dar uma força comprando meu game (será MUITO BARATO: D).

    Portanto, não há razão para eu pagar todas essas taxas para o Steam ou qualquer outro site, sendo que eu posso pagar apenas 5% pelo paypal pela venda do meu game, e nada mais.

    Desculpe por este longo post, mas espero que todos vocês me entendam e continuem hypados com o meu game: D: D: D

    Valew e até a próxima atualização (Jenin, o Campo de Resistência).

  18. #67

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    Fala galera, apenas uma atualização bacana aqui!

    O grande Bruno Micalli, um jornalista de games muito conhecido no Brasil, um cara super gente fina, faz parte da equipe do portal voxel.com.br, fez uma menção a minha pessoa (Nidal Nijm) e ao meu game nessa live dele aqui (eu tava lá comentado) sobre o game Ghost of Tsushima (e falando nesse game, promete ser um jogão mesmo):



    https://youtu.be/FaJ-8vNhF78?t=814

    Eu sei que para muitos pode não ser nada, mas para mim isso é uma porta aberta para o sucesso do meu game.

    Conforme comentei anteriormente, sou bastante ativo lá no twitter, e estou fazendo amizade com muitos nomes importantes do jornalismo de games do Brasil, e de fora do Brasil (IGN International e Gamespot) para quem sabe conseguir um review para o meu game.

    O pessoal do voxel me prometeu fazer um review do meu game assim que for lançado.

    Pois é pessoal, eu estou muito feliz, e como falei, estou trabalhando bem o marketing do meu game, que é um dos ingredientes do sucesso (além do jogo em si, é lógico ), e estou imensamente optimista, e tudo está andando conforme o planejado, graças a Allah (Deus).

    Abraço e bom final de semana!

  19. #68

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    Fursan al-Aqsa Dev Blog # 12 - Otimização de desempenho para consoles



    Neste artigo, explico as novas alterações que eu fiz na Unreal Engine 3 para corrigir o streaming de texturas nos consoles e fazer o jogo rodar e renderizar corretamente no PS3 e Xbox360.

    Depois de uma semana intensa de trabalho, dores de cabeça, e estresse e quase jogar tudo (meu PC e meus consoles) pela janela , finalmente consegui fazer o último mapa, o Camp Filon, rodar lisinho nos consoles, como você pode ver neste vídeo abaixo. Não capturei no Xbox360 pq é a mesma coisa:

    https://www.indiedb.com/games/fursan...mance-test-ps3

    Até agora, todos os recursos de jogabilidade que eu implementei no meu jogo, como Knife Kills, interface do usuário, menu de pausa, tela de game over, contador de headshots e assim por diante, se você percebeu, eu testei em mapas debug, mapas vazios, apenas blocos, sem textura, partículas ou qualquer outro efeito. Quero dizer, esses mapas não representavam como o jogo final iria rodar. Então, assim que eu compilei o último mapa, Camp Filon, para rodar no PS3 e Xbox360, eu descobri outro bug, que eu não havia observado antes. Todas as texturas no mapa estavam borradas a tal ponto que o visual do game ficou horrível !!!

    Eu sei que os consoles têm menos memória RAM do que o PC, e especificamente PS3 e Xbox360, em termos não técnicos, eles têm 256 MB e 512 MB de RAM, respectivamente. O que estava me deixando louco é o fato de o mapa estava rodando perfeito no PC. Nos consoles, as texturas ficaram extremamente borradas. Após pesquisar nos fóruns antigos da UDK Engine (https://forums.epicgames.com/udk) e na UDN Network (https://docs.unrealengine.com/udk/Three/WebHome.html), comecei a aprender mais sobre a Unreal Engine 3 nos consoles. O bom de desenvolver um jogo sozinho é que ele pode ser uma verdadeira sala de aula. Eu mesmo, aprendi MUITO neste projeto. Quando comecei a desenvolver este jogo, não sabia muito sobre a linguagem Unreal Script. Agora, aprendi MUITO, e sou capaz de fazer muitas coisas que não podia fazer antes.

    Voltando à minha jornada, descobri sobre o Texture Pool na Unreal Engine 3, que, em termos gerais, é tipo um espaço de memória fixa usado para carregar (streaming) as texturas na tela. Pelo que entendi (posso estar errado, mas o que importa aqui é que agora está funcionando), a Unreal Engine 3 joga todas as texturas atualmente carregadas (que podem ser vistas pela câmera do jogador) dentro desse pool de textura e, em seguida, ele carrega o mipmap dessas texturas conforme necessário. Os mipmaps aqui são versões diferentes da mesma textura em diferentes resoluções, para serem carregadas de acordo com a distância da câmera, por exemplo, quanto mais próxima a câmera de uma textura, maior será a resolução da textura, e quanto mais afastada, ele carregará uma versão de resolução mais baixa da textura. Isso é essencial para o desempenho do game.

    Então o que estava acontecendo? O texture pool nos consoles estava cheio, portanto, ele carregava apenas a resolução mais baixa de cada textura (16x16). O tamanho padrão do texture pool na UE3 é de 140 MB, então eu aumentei para 200 MB e pronto! Problema resolvido! Ainda não...

    Mais uma vez eu compilei o mapa e rodei no PS3 e Xbox360. Ele rodou lindo e sem problemas, com as texturas na resolução máxima e os mipmaps sendo carregados corretamente. Porém, outro problema aconteceu, assim que eu adicionei os inimigos no mapa, ele simplesmente deu crash nos consoles com o erro OUT_OF_MEMORY.

    Eu já estava entrando em desespero com esse problema, mas a minha última tentativa foi comprimir todas as texturas TGA deste mapa no photoshop usando o algoritmo RLE. Criei um pequeno script do photoshop para compactar em lote todas as 465 texturas TGA (diffuse, normal e especular) e consegui reduzir em quase metade do tamanho total das texturas. Antes da compactação, elas somavam o tamanho total de 576MB e, depois de comprimir ficou 278MB !!!

    Então, essa compactação de texturas compensou o aumento no tamanho do texture pool, permitindo a execução do jogo, sem travamentos, e com os mipmaps funcionando perfeitamente, como você viu no vídeo acima.

    Finalizando, agora posso usar esse novo mapa como um template sempre que montar os meus outros mapas, porque agora sei que preciso otimizar os mapas o máximo possível e manter o tamanho dos mapas pequeno, por uma questão de desempenho e jogabilidade.

    Valeu!

  20. #69

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    Pra q ter como alvo consoles q já pararam de fabricar? E o próprio UDK não tem mais suporte depois q a Epic liberou o UE4 pra todo mundo.

  21. #70

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    Citação Citando zero K Ver mensagem
    Pra q ter como alvo consoles q já pararam de fabricar? E o próprio UDK não tem mais suporte depois q a Epic liberou o UE4 pra todo mundo.
    Fala mano.

    O game é de PC, mas como tem uma galera aí que ainda joga PS3 e Xbox360, e porque esse projeto nasceu de um outro projeto desde 2015, o Port que eu fiz da UDK para o PS3 e Xbox360, por isso eu estou compilando o game para PS3 e Xbox360.

    Além do que acho legal aprender sobre optimização do game, das texturas, dos modelos 3D. Estou pensando em fazer uma versão desse game para Android e iOS também, então já vai servir esse conhecimento sobre optimização do game.

    Depois que eu completar o episódio 1, vou tentar portar para o Xbox One através da conversão do game versão windows para UWP (Universal Windows Platform). Já vi um tutorial da Microsoft, dá para fazer, ainda mais como eu tenho o código fonte do game, as APIs, vai ficar mais fácil ainda.

    Mas para isso preciso de din din $$$$ para comprar um PC novo com Windows 10 e comprar um Xbox One.

    Valew mano!

  22. #71

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    Fursan al-Aqsa - Demo Chegando...

    Finalmente, depois de muito trabalho, estou finalizando, para os próximos dias, uma demo gratuita do game "Fursan al-Aqsa - Os Cavaleiros da Mesquita de al-Aqsa", para que qualquer pessoa possa testar a jogabilidade, aprender as mecânicas de combate e se preparar para a grande batalha, que vem no Episódio 1 (e tbm me dar um feedback bacana para melhorar o game).




  23. #72

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    بسم الله الرحمن الرحيم
    Em nome de Allah, o Mais Beneficente, o Mais Misericordioso

    وصلى الله وسلم على نبينا محمد وعلى آله وصحبه أجمعين
    Que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre o Profeta Muhammad, sua família e companheiros

    السلام عليكم
    Que a paz esteja com vocês

    https://www.indiedb.com/games/fursan...elease-trailer

    Esta é a demonstração gratuita do jogo Fursan al-Aqsa - Cavaleiros da Mesquita de al-Aqsa. O principal objetivo desta demo é permitir que os jogadores testem a Mecânica de Combate, me dêem um feedback e se divirtam matando alguns sionistas

    Download PC Version:

    https://www.indiedb.com/games/fursan...l-aqsa-pc-demo

    Download PS3 Version:

    https://www.indiedb.com/games/fursan...-aqsa-ps3-demo

    Download Xbox360 Version:

    https://www.indiedb.com/games/fursan...a-xbox360-demo

    Este é apenas um mapa de teste que não representa o visual final do jogo, o mapa foi projetado para focar na jogabilidade e na combate urbano (cenário de treinamento), simulando as situações de combate que os jogadores enfrentarão no jogo final, Insha Allah (se Deus quiser).

    A inteligência artifical dos inimigos está bastante dinâmica, os inimigos podem sentir sua presença, se você ficar muito perto deles ou se atirar em sua direção. Eles também irão caçá-lo até a morte

    Tentei tornar o jogo bem realista, mas sem deixar de ser um videogame. Por isso, morrer é muito fácil, também matar inimigos não é muito difícil. Coloquei muitos kits médicos em todo o mapa para ajudá-lo a recuperar-se dos tiros.

    Você precisa planejar cada tiro, precisa ser muito estratégico e tentar evitar as balas dos inimigos o máximo que puder. Você precisa pular muito e usar o botão de agachamento, para se desviar manualmente das balas, para se esconder atrás de objetos e paredes. Optei por não implementar um sistema de cobertura como o Gears of War. Em vez disso, optei por um sistema de cobertura manual, pois é mais realista, orgânico e desafiador. Pressionando o botão de pausa (tecla ESC no PC), você pode ver as configuração dos controle/teclado com todos os comandos de jogo.

    Você pode matar qualquer inimigo com apenas um tiro na cabeça e, quanto mais tiros na cabeça, você obtém um ranking maior.

    Dentro do pacote de download da demo, adicionei 3 arquivos Leia-me (inglês, português e árabe) com informações completas sobre como instalar e configurar o jogo, como usar o gamepad no PC, a lista de alguns bugs conhecidos e outras informações. Por favor, leia antes de jogar.

    Espero que todos gostem desta demo e se divirtam jogando. Esta é apenas uma pontinha do que vem no jogo final.

    Valeu e até a próxima atualização!

    P.S: Preciso fazer uma pausa alguns dias para recarregar minhas baterias

    PS: MEU GAME AGORA CHEGOU A NÚMERO 1 DA LISTA POPULAR GAMES NO SITE indiedb.com

  24. #73

    Padrão

    Deixou muita a desejar o demo. Gráficos defasados/toscos, IA praticamente inexistente e a tematica bastante controversa, pra dizer o minimo. Não irei passar pano por ser um jogo br e feito "nas coxas" por nao ter um orçamento adequado.
    It's easier to fool people than to convince them that they have been fooled.Mark Twain

  25. #74

    Padrão

    Mano, respeito a tua opiniao, mas nao e isso que TODO o pessoal esta dizendo, inclusive galera importante da midia e jornalismo gamer.

    Meu game chegou agora numero 1 da lista Popular Games no Site IndieDB:



    https://twitter.com/valzinnn/status/1272218802319765511

    Mesmo assim valeu pelo feedback!

  26. #75

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