Página 2 de 5 Primeira Última

A era de ouro dos jogos passou?

  1. #26

    Padrão

    Isso pra mim é muito relativo e pessoal, como mencionaram aí os gêneros de jogos estão muito bem definidos, difícil aparecer algo totalmente inovador, mas eu por exemplo gosto do momento atual porque de todas grandes mudanças na história dos jogos o que mais mexeu com minha cabeça foi com certeza o multiplayer, lembro do primeiro contato com lanhouses lá por 2002 quando descobri o MoH:AA, nossa, como eu era fissurado nesse jogo, tempos depois colocamos ADSL em casa e eu não fazia outra coisa, era escola de manhã e medal até de madrugada.

    Depois disso dificilmente um jogo singleplayer me prendeu, o lance de ser competitivo com outros jogadores reais sempre foi mais motivador pra me prender em um jogo do que história, etc. Acho que estamos na época de ouro nesse quesito, jogos sendo tratados praticamente como esportes, muita grana rolando no cenário competitivo, queria eu que nos meus 16 anos os e-sports fossem como hoje.

  2. Publicidade

  3. #27

    Padrão

    Eu parei nos jogos de 15/20 anos atrás: comand conquer, age of empires, primeiro cs, e outros. Nós últimos 10 anos só consegui jogar FIFA, sempre fico pulando a cada 2 anos(2012/14/...). Meu último é o FIFA 18, mas estou pra comprar o 20 (só pra poder jogar online).

    Até pensei comprar Battlefield 4 (10 reais na origin), porém acho que não vou ter paciência de jogar. Outro jogo que pensei comprar nas últimas semanas é F1 2019, mas todo lugar que pesquiso dizem que é ruim como simulador...

  4. #28

    Padrão

    Discordo. Essa geração que tá caminhando pro fim teve MUITO jogo bom. Muita coisa um pouco diferente pra agradar todo mundo.
    Tem até jogo "mediano" que é bom.

  5. #29

    Padrão

    Discordo. Essa geração que tá caminhando pro fim teve MUITO jogo bom. Muita coisa um pouco diferente pra agradar todo mundo.
    Tem até jogo "mediano" que é bom.
    Exato.

    Qualquer estúdiozinho com 20 pessoas consegue fazer jogo com qualidade de estúdio AAA que emprega 500. Tem gemas raras que foram feitas por 1 ou 2 caras.

    Tem muito, mas muito, mas muito jogo pra todos os gostos, para todos os nichos. Quer triple A com narrativa parecida com filme? Acha algo melhor que o último uncharted ou TloU, te desafio! (Sem nostalgia).

    Quer shooter arena? Tem os novos DOOMs que são muito melhor (o singleplayer ao menos) doq todos os quakes e dooms antigos somados.

    Enfim, tem tudo mais foda e melhor da história com novas opções, a época de ouro é agora.















    mas é claro que qdo eu tinha 10 anos e bootei pela primeira vez o primeiro command and conquer eu nunca me senti a mesma pessoa e a minha vida nunca foi a mesma.


    Nostalgia é uma verdade e a gente tem que saber filtrar, a vida passa, as coisas se repetem, os tempos mudam, etc. Mas mudam pra VOCE, o seu parametro que é desregulado, e não "os jogos tao ruimmmm" "os filmesss sao chatos" blablabla.

    Mas se vc pudesse RENASCER e ter seus 7-12 anos nesse momento, ia ser muito mais espetacular do que era em 1998-2005 (seila se a infancia nostalgica desse povo foi nessa epoca, chutando).
    Editado por wing em 13-05-2020 às 12:15

  6. #30

    Padrão

    Uma coisa que está me incomodando bastante nessa geração são as DLCs pagas. O jogo base sai já com expansão anunciada e com data de lançamento. E relacionado a isso as microtransações, me dá uma preguiça jogar qualquer coisa no celular, é abrir o jogo e pipocar mil missões, bônus, ofertas, e os carai. Hoje fui jogar um Call of Duty Mobile no trono e deu uma preguiça... E tá tudo assim.

    Daí me retiro nos consoles, GamePass tá maneiro.

  7. #31

    Padrão

    Outra coisa, quem gosta de single player esquece os grandes estudios e foca em jogo indie, tem muita, mas MUITA coisa boa sendo lançada por empresa com 1/2 duzia de pessoas.

    Citei varias vezes aqui o Grim Dawn
    https://store.steampowered.com/app/219990/Grim_Dawn/

    Empresa com 13 pessoas fez isso, tenho 175 horas nesse jogo e ainda não fiz nada. Só fechei um charzinho level 100, maioria das dungeons end-game não fiz, tenho conhecido que já passou de 400hs nele e ainda joga, historia boa, fator replay quase infinito.

    PoE e outro que pode ser considerado indie ou ao menos era no lançamento, jogão unico problema é que vicia muito, larguei um pouco com 400hs porque estava muito viciado Clique para abrir a imagem em nova guia



    Até pensei comprar Battlefield 4 (10 reais na origin), porém acho que não vou ter paciência de jogar. Outro jogo que pensei comprar nas últimas semanas é F1 2019, mas todo lugar que pesquiso dizem que é ruim como simulador...

    Battlefield e Cod são os piores jogos possiveis pra gente que tem pouco tempo, como vem aquela monte de DLC e no ano seguinte já lança um novo, as vezes nós nem mesmo chegamos a conhecer o mapa e o jogo já foi virou velho porque lançou outra versão/DLC e a grande base de jogadores migrou para o mais novo.

    Sobre o jogo ter avaliação ruim, não liga. Veja o que você acha.
    Por exemplo esse jogo :


    Todo mundo fala que é mediano pra ruim, eu gostei pra caramba. Atualmente estou jogando o valorant, tem muita gente que não gostou eu estou adorando, acho que vai ser meu main MP quando for lançado.
    Editado por svee em 13-05-2020 às 14:18

  8. #32

    Padrão

    sei la acho meio relativo, depende como como executar a coisa digamos assim...

    exemplo, bfv 5 na mesma tematica batida da segunda guerra mundial nao e ???????
    porem mesmo assim e um otimo jogo pra brincar..

    entao acho que o problema sera isso fazer a mesma tematica funcionar de maneira que faça a gente gastar nossa grana hahahahahahhaahha

  9. #33

    Padrão

    Estão focando muito nos gráficos e não no desafio que o jogo possa proporcionar, isto é, os jogos atuais estão muito fáceis, talvez para cativar uma audiência mais "preguiçosa". O Red Redemption 2 é um jogo maravilhoso, disso não se discute, mas é incrivelmente fácil, e esta mesma receita é replicada em todos os novos jogos. Alguém concorda comigo?

  10. #34

    Padrão

    Não acho que a era de ouro passou não. Acho que, sim, a última geração não teve muita inovação, mas não quer dizer que necessariamente foi uma geração ruim. Apenas uma geração de transição até o próximo grande breakthrough.

    A gente que é mais velho pegou a revolução do 3D. O Multiplayer local, depois a popularização da Internet e o Multiplayer global e massificado. Foram muitas mudanças. Sempre a sensação de coisas novas aparecendo. Mas faz um tempo que nada realmente revolucionário aparece e fica essa sensação de estagnação, onde os anos passam e apenas temos um aprimoramento dos conceitos já existentes.

    Mas isso dura até aparecer a próxima grande novidade. O que vai ser? Não sei. VR parece a tecnologia ja existente mais capaz de revolucionar o cenário dos games atualmente, mas precisa ser aprimorada, barateada e massificada.

  11. #35

    Padrão

    so pra quem é hipócrita o suficiente pra viver no passado

  12. #36

    Padrão

    so pra quem é hipócrita o suficiente pra viver no passado
    Clique para abrir a imagem em nova guia

  13. Publicidade

  14. #37

    Padrão

    so pra quem é hipócrita o suficiente pra viver no passado
    Clique para abrir a imagem em nova guia

  15. #38

  16. #39

    Padrão

    Vivo com isso. Sempre volto para jogar jogos clássicos

    Heroes 3
    X-com 2
    Mario 64
    Ffx (comprei o remaster essa semana)
    Banjoo

  17. #40

    Padrão

    Fim da era de ouro nada, SERIOUS SAM 4 está chegando!!
    Já para agosto.
    https://store.steampowered.com/app/2...Serious_Sam_4/
    Editado por Paradise Lost em 21-05-2020 às 13:09

  18. #41

    Padrão

    Eu tenho essa mesma sensação!! Ano passado dei uma jogada no novo CoD mas cansei do jogo muito rápido. Acabei voltando pro UO e recentemente baixei Age of Empires. Está cada vez mais difícil embalar um novo jogo!


    Obs; eu não sou muito de jogar história, gosto de competir no online!

  19. #42

    Padrão

    Se ignorarmos o contexto social, os jogos de hoje estão costurando o tecido que chamaremos de Época de Ouro no futuro.

    Um não tão recente presente, mas fiel cliente, é o Hellblade: Senua's Sacrifice, o jogo é absurdo, absurdo, absurdo! Tu joga com uma moça bem elegante e esquizofrênica, as vozes falam o tempo inteiro, jogar de fone é essencial para apreciar cada segundo de melodia e pedidos de socorro. Recomendo procurarem no YouTube informações adicionais. Fora tantos outros inovadores que estão sendo lançados e agendados... Posso dizer que os caras que prenderam Galileu teriam este mesmo pensamento do tópico.

    https://upload.wikimedia.org/wikiped...ade_poster.jpg
    na minha opinião, o melhor jogo que saiu pra pc nos ultimos tempos...


    qt ao questionamento do tópico, não sei se a era de ouro passou, mas o que eu sei é que cada vez mais saem jogos genéricos. um monte de fps frenético que só muda a skin dos personagens.

    jogos iguais q só muda a skin: cs, fortnite, pubg, rainbow six, valorant, overawtch, cod warzone, apex legends....

    tudo a mesma m3rda....pc gamer se resume a isso hj em dia infelizmente. parece que as desenvolvedoras não cansam de lançar fps genérico, pois é isso que o grosso de quem joga no pc quer.

    cs ta ai com 20 anos de idade e é o jogo n1 da steam...como explicar isso? hahahaha

  20. #43

    Padrão

    Nos últimos 5 anos eu perdi a capacidade de curtir títulos mainstream. Simplesmente todos jogos que instalo, jogo 5 minutos e desisto. E acabo jogando sempre Dota, ou algum survival craft, que é só o que me interessa, tipo 7 Days to Die, ARK e Subnautica.

  21. #44

    Padrão

    Sendo sincero, eu nunca entendi muito bem o que é uma Era de Ouro de um nicho, se é o início de algo, se é o ápice mesmo que tardio. Nas HQ's por exemplo a Era de Ouro é nos anos 60 e há uma Era de Prata nos anos 70, enfim.

    Para mim, a Era de Ouro foi a passada, a época do PS3 e Xbox 360, entre 2007 e 2013 mais ou menos. Pois neste período os games apresentaram tudo o que a geração anterior (PS2) queria e não conseguia, foi a consolidação de todos os desejos. A atual, de 2014 em diante, eu não considero que seja uma nova etapa separada em sentido estrito. Não houve o mesmo salto entre o PS3 e o PS4 da mesma forma que ocorreu entre PS2 e PS3, por exemplo.

    E sim, acho que os games estão galopando em direção a decadência e estagnação. Cada vez mais, muitas franquias antigas de games se tornarão grifes, que é o que a Nintendo tenta fazer. Pega um Zelda, um Mario e faz daquilo um objeto de fetiche, como se o jogador fosse um degustador de um vinho de bom gosto.

    Outra coisa, produzir um jogo na era atual e na próxima é caro, precisa de super especialistas, de modo que só algumas poucas desenvolvedores farão jogos e a criatividade com títulos realmente inéditos cairá muito (como já tem caído). A Rockstar lança um GTA por década, a Bethesda é um TES por década (a série Fallout ela já matou), a Microsoft e Sony com seus exclusivos cada vez mais cinemáticos e pasteurizados para atender um público muito amplo e morno.

    E além de tudo isso, tem o fato de que muita coisa interessante foi morta, cagada e rifada da indústria dos games nos últimos 10 anos. Todas as crocodilagens que a EA fez com estúdios menores depois de os comprar, a morte prematura de certos títulos consagrados por simples incompetência técnica (Fallout 76 e Mass Effect Andromeda), os estelionatos vendidos como algo inovador (No Man's Sky), os novos segmentos de jogos que morreram precocemente (Battle Royales, PUBG), enquanto outros estilos foram enterrados e não mais renovados (RTS). Outros enfrentam um futuro incerto como os MMORPG's.

    Em 2010 a gente olhava para o futuro dos games e pensava "vai ser muito divertido!". Em 2020 olhamos os últimos 5 anos e pensamos "acho que nos enrolaram, tem coisa boa mas precisa pescar uma entre 10 coisas meia boca".

  22. #45

    Padrão

    Sou gamer desde 1996, acompanhei coisas incríveis nos games (se conectar com um gamer através de modem) e isso o que acontece hoje na minha opinião tem 3 pontos: Público, tecnologia e criatividade.

    Público: o maior público dos jogos são as crianças/adolescentes e jovens e adultos que estão em fases diferentes da vida. Normalmente este último já tem outras preocupações e não podem se dedicar tanto aos jogos. Quando se dedicam já tem uma experiência anterior com jogos antigos, então preferem mais qualidade ao invés da enxurrada de merda de jogos indies de R$ 2 por aí. No ciclo de vida do público, os mais velhos não querem pay to win ou DLCs, porque na época deles não tinha isso, mas o pessoal mais novo aceita numa boa.

    Tecnologia: A cada 10 anos os gráficos evoluem de uma maneira que dificilmente você volta a jogar um jogo da época anterior, por exemplo, antes de 2010 os gráficos eram em sua maioria quadrados e horríveis, se você tem uma versão mais atual do jogo, você dará preferência a isso (Por isso muitos colocam HD edition etc.). O próprio XCOM de 1994 se reinventou no XCOM 2 (que na minha opinião é muito melhor), O The Witcher você é mais inclinado a jogar o 3 do que os 2 primeiros devido a isso. A indústria dos games se transformou do Single Player > Multiplayer. O único game competitivo que inovou nos últimos 3 anos foi o Fortnite: é um jogo online, faz evento ao vivo pra milhões de pessoas ao redor do mundo (não, você nunca tinha visto um jogo fazer isso), nenhum jogo consegue concorrer com ele atualmente. Jogo single player tem que ser muito bom hoje em dia e ter uma história excelente também e o trabalho que isso dá é imenso e talvez não compense a produtora. Sem contar que online tem continuidade de gameplay, singleplayer não.

    Criatividade: O gênero RTS por exemplo, foi dizimado pelos de MOBA. Anunciaram Age of Empires 4 da era atual mas cadê? Esse gênero foi um que travou na criatividade, não se reinventou e hoje paga o preço. Como a galera não tem mais o que inventar, pega a tecnologia e da uma repaginada no game antigo pra tentar vender, não existe mais criatividade pra criar algo novo e impactante que as pessoas vão querer jogar.

  23. #46

    Padrão

    Cara, tá faltando jogo em 2020?

    Clique para abrir a imagem em nova guia


    Ainda nem joguei o Ashen, Sekiro, Outer Wilds, Cloudpunk, Bright Memory, Weird West, Override: Mech City Brawl...

    É tanto jogo, de tantos tipos diferentes que não nem sei quando vou conseguir jogar. Só esse mês finalmente joguei o Dishonored 2, e recentemente fechei o Ghost 1.0, dos mesmos criadores do Unepic, e também o Dead Cells.

    Fora a puta tensão de jogar no fim do ano passado o Hellblade, sabiamente citado aqui pelo @GoldenPants e a emoção em jogar What Remains of Edith Finch.

    Fico imaginando onde você pode estar procurando jogos para não encontrar algo interessante.

    Nem sei que era de ouro é essa que você falou... Se precisou terminar para ter esses jogos, ela já foi tarde.
    Editado por pcapinheiro em 01-10-2020 às 15:29 Motivo: erro de digitação

  24. #47

    Padrão

    a real eh q tem jogo bom e polido pra todos os gostos hoje, tem gamer E gamer, varios tipos.

    nao eh igual em 1990 em q gamer jogava sempre os mesmos 5 jogos, duke nukem, quake, etc.

    eu vejo mta gente dando exemplo de varios fps parecidos freneticos, foda-se meu, não curte não joga!! tem muita coisa boa em qqer genero

    por exemplo: eu joguei UMA vez fortnite na vida pq era grátis, odiei, todos esse battle royales (q começou com pubg, fortnite, apex, etc.) eu ignoro, e são jogos ultra-relevantes, mas não pra mim

    quer dizer q eu fico reclamando q a época de ouro passou e os jogos são tudo iguais e pra criançada? claro q nao

    ao mesmo tempo tem Civilization 6+Expansões, o ápice dos civs que pra quem é fã é a melhor época possível, ao mesmo tempo tem Anno 1800 pra quem gosta de estratégia, Planet Zoo

    ao mesmo tempo tem TLOU2, spiderman, God of War, pra quem gosta de singleplayer, o suprassumo do gênero

    tem vários indies, exemplo: Hades que saiu agora que é animal

    cara, tem muita opção e melhor OPÇÃO DE QUALIDADE.

    até os jogos tipo "tycoon" q tavam sumidos voltaram com tudo: tem um remake do theme hospital que é animal, Planet Zoo renomadissimo



    eu to jogando mais do que nunca apesar de, igual muita gente por aqui, ficar totalmente de fora desses jogos "modinha": fortnite, minecraft, apex, pubg, r6 siege, gta v online (só curto o SP), dota/lol (não gosto de moba), etc.

    e mesmo assim eu só "arranho" a superficie da quantidade de jogos bons que existe hj: ainda tem jogos em VR, tem jogos nichados ultra viciantes tipo: Factorio, Kerbal Space Program, Rimworld, etc. que eu sempre quis dar uma chance mas nunca tive tempo. Olha a porra do novo Flight Simulator!!! Olha o último F1!!! Os simuladores de corrida, dá vontade de comprar um volante, ou comprar um manche (HOTAS) e só jogar flight simulator, etc.

    a época de ouro dos jogos é hoje.
    Editado por wing em 02-10-2020 às 10:40

  25. #48

    Padrão

    Não tenho do que reclamar de variedade e acesso a jogos. É muito mais do que eu seja capaz de jogar. A coisa é tão boa que, via emuladores, você tem acesso a praticamente toda a biblioteca de games já feitos até hoje. Você atende tanto os nostálgicos quanto os que gostam de novidades. O que pode ser melhor que isso?

    Games como Zelda Breath of the Wild, Witcher III, Darks Souls III e Sekiro mostram que estamos em boa forma. São clássicos. E ainda tem toda a indústria indie.

  26. #49

    Padrão

    Não tenho do que reclamar de variedade e acesso a jogos. É muito mais do que eu seja capaz de jogar. A coisa é tão boa que, via emuladores, você tem acesso a praticamente toda a biblioteca de games já feitos até hoje. Você atende tanto os nostálgicos quanto os que gostam de novidades. O que pode ser melhor que isso?

    Games como Zelda Breath of the Wild, Witcher III, Darks Souls III e Sekiro mostram que estamos em boa forma. São clássicos. E ainda tem toda a indústria indie.
    Exatamente, pra mim a explicação é totalmente lógica e certeira:

    Quem fala que perdeu a graça, que antigamente era melhor, etc., etc. está puramente sendo nostálgico, o que não tem problema algum, todos somos.

    As pessoas também enjoam de certos hobbies, trocam por outras coisas, mudam um pouco o estilo de vida e isso acontece com gaming também.

    Tem que se enxergar o pouco, não é que antigamente era melhor, é que você não tem mais saco pra esse hobby.

    Acontece. Alguns retornam depois de uns anos, outros não.

    Eu tive um hiato de videogame/pc nos meus 18-25 anos, época de faculdade, cachaçada, bar, balada, solteiro, etc.

    Mas voltei de uns anos pra cá.
    Editado por wing em 02-10-2020 às 16:07

  27. #50

    Padrão

    Me parece que está começando com os jogos o mesmo que aconteceu com o cinema. Quando começam os remakes e sequências sem fim é pq a era de ouro já passou.

    O que acham? Será que agora os jogos que mais chamarão a atenção serão só remakes, como os Resident Evil? Já vimos o que tinha de melhor?
    Tá faltando uma mudança radical na jogabilidade, física de cenários destrutíveis, carros amassados realísticos, física e interação dos personagens. Sabe o que acho? Na minha opinião, com estas engines já prontas, temos jogos já pré fabicados, então os jogos hoje são cópias carbono um dos outros e fabricados em série. Então na minha experiência quando começo a jogar um jogo, dá aquela sensação de já ter sentido aquela experiência em outros jogos, ficando tudo muito previsível, não me prendendo a continuar jogando, então deixo o jogo de lado e parto para outro, e acontece a mesma coisa em outro jogo, e fica em um ciclo.... Raro o jogo que me entretém a jogar até o final hoje em dia

Página 2 de 5 Primeira Última

Tópicos Similares

  1. [OFICIAL] PREMIAÇÕES: Oscar, Globo de Ouro, Emmy, Palma de Ouro e etc...
    Por Toonces em Cinema, Música, Televisão & Quadrinhos
    Comentários: 4
    Atualizado: 26-09-2019, 22:19
  2. Comentários: 14
    Atualizado: 08-08-2016, 19:55
  3. Vivemos em uma Era de Ouro da humanidade?
    Por Daniel Friedman 2 em Boteco hardMOB
    Comentários: 30
    Atualizado: 16-03-2014, 23:28
  4. Vendo Ouro - Troco Ouro
    Por MORTOQUEIRO em Classificados (Vendas Usados)
    Comentários: 7
    Atualizado: 18-05-2007, 9:51
  5. [FudesteMOB] Vc passou numa opção q num era a primeira?
    Por all_blind_eyes em Boteco hardMOB
    Comentários: 5
    Atualizado: 13-01-2007, 13:52

Compartilhar

Permissões