Medicina está tomando o lugar do Direito, nos concursos.

Padrão Medicina está tomando o lugar do Direito, nos concursos.

Não, esse NÃO É mais um tópico de CONCURSO X TI X MEDICINA. A discussão aqui tem outro objeto.

https://economia.uol.com.br/empregos...de-emprego.htm

Concursos públicos oferecem 19.254 vagas com salários de até R$ 33,7 mil.

Caros colegas, hoje me deparei com esta notícia e, analisando os concursos em aberto, concluo que, talvez, o Direito não seja mais a melhor opção pra quem quer concursar. Penso que medicina tomou esse lugar... basta ver que tem muito mais vagas pra concurso de medicina, pagando inclusive ótimos salários, com uma concorrência bem abaixo que os concursos de Direito. O que os senhores acreditam? Medicina hoje é o curso mais indicado pra concursos?

Mais uma vez: Não, esse NÃO É mais um tópico de CONCURSO X TI X MEDICINA. A discussão aqui tem outro objeto.

2. # Publicidade
    Publicidade

Padrão

Sinceramente, nunca vi concurso pra médico que pague esse valor máximo aí, mas sim, certames que exigem medicina são infinitamente menos concorridos que pra delegado ou analista judiciário, que exigem o curso de Direito. O bom de Medicina é que a oferta de vagas em empresas privadas é bastante alta, e acredito que esta situação deva perdurar por muito tempo ainda.
    Última edição por Stive_38 : 23-11-2020 às 10:53

Padrão

A vantagem da medicina é poder acumular cargos.

Uma vez vi no estratégia uma entrevista com um médico que trabalha em 2 tribunais, tirava uma grana boa.

Padrão

Concursos médicos raramente pagam tão bem e raramente são dedicação exclusiva.
    O que conheço que paga melhor é o do hospital Sarah, que remunera cerca de 28 a 33 mil por 44 h semanais com dedicação exclusiva. Tirando esses tem os de peritos federal (esse com dedicação exclusiva) e civil e das prefeituras. O bom de concurso de prefeituras é que dá pra trabalhar em outros empregos nos horários vagos.
    Citação Citando In$4no Ver mensagem
    Esse Cesar não me engana cara. Magrinho tosquinho e com aquele sorrizinho de lado.. filho da #@$%! deve ter uma bengala do caramba pqp...

Padrão

Citação Citando kruz Ver mensagem

Uma vez vi no estratégia uma entrevista com um médico que trabalha em 2 tribunais, tirava uma grana boa.
    Eu trabalhei como perito já, final do ano passado. Esse mês ainda recebi alguns valores. É uma ótima opção pra quem quiser trabalhar e levar UM ANO INTEIRO PRA RECEBER.

Padrão

Citação Citando birgerbrosa Ver mensagem
    Eu trabalhei como perito já, final do ano passado. Esse mês ainda recebi alguns valores. É uma ótima opção pra quem quiser trabalhar e levar UM ANO INTEIRO PRA RECEBER.
    Entendo. No caso que me referi não era como perito, e sim como servidor do tribunal em si.

Padrão

Citação Citando kruz Ver mensagem

Exatamente cara, se acumular 2 cargos de 10k, já tá ótimo e nem se esforçou tanto.
    Citação Citando Nobrum Ver mensagem
    Concursos médicos raramente pagam tão bem
    Oloco cara, vi vários pagando 10k pra 20hs, com concorrência baixíssima. Tudo bem que pode ser pouco para o padrão dos médicos, mas para o padrão da sociedade em geral, já é muito bom.

O grande lance é que um cara do Direito, pra alcançar esses 10k no concurso, vai ter que se matar de estudar, já o médico, não.

Padrão

Conheço um ortopedista/traumatologista que tem dois cargos. Perito do INSS e perito em tribunal. Em cada um dos cargos ele tira 9k líquidos. No INSS ele precisa estar lá de segunda a sexta no período da manhã inteira. Já no tribunal ele vai uma fez por semana e tem que fazer 20 laudos e mandar pro juiz (examina no tribunal e elabora os laudos de casa)

Além disso, no período da tarde (com exceção do dia que ele vai pro tribunal), ele faz consultório em clínica (que não é dele) e opera também. Diz que os cargos públicos valem a pena pra ele pela questão da aposentadoria.

Agora, eu sei que a PF, por exemplo, paga uma miséria pra médico.

Padrão

Citação Citando karlboucher Ver mensagem
    Agora, eu sei que a PF, por exemplo, paga uma miséria pra médico.
    Oloco, geralmente os peritos da PF tiram 18k+, não sei pra médico.
    Além disso, tem todo o status de ser 'policial federal' + médico hahaha

Padrão

Citação Citando Matheushenriq Ver mensagem
    Oloco, geralmente os peritos da PF tiram 18k+, não sei pra médico.
    Além disso, tem todo o status de ser 'policial federal' + médico hahaha
    Para os médicos, o inicial é de R$ 7.841,95, incluindo o salário básico de R$ 4.804,95 e a gratificação, no valor de R$ 3.037

Padrão

Citação Citando karlboucher Ver mensagem
    Para os médicos, o inicial é de R$ 7.841,95, incluindo o salário básico de R$ 4.804,95 e a gratificação, no valor de R$ 3.037
    Esse salário é para o cargo de médico 20 horas de diversas especialidades. Médico perito é mais de 24 mil bruto, porém muitíssimo concorrido e dedicação exclusiva
    Citação Citando In$4no Ver mensagem
    Esse Cesar não me engana cara. Magrinho tosquinho e com aquele sorrizinho de lado.. filho da #@$%! deve ter uma bengala do caramba pqp...

Padrão

Medicina é mais garantido no curto prazo que concurso

Padrão

Que curto prazo meus amigos? São 8 anos pra ser médico. Fora o tempo de cursinho pra entrar, bota aí 1-2, já foram 10. Com a mesma dedicação necessária pra medicina vc entra em algum concurso de 5k em 2 anos e depois vai se resolvendo.
    A vantagem da medicina é a mesma da advocacia privada: não tem teto.

Porque você ouve mas não escuta?

Padrão

Um solteiro hoje com 5k entrando todo mês se o cara for ligado em investimentos e não gastador, ele fica melhor que a maioria dos médicos

Padrão

Citação Citando MobWatcher Ver mensagem
    Que curto prazo meus amigos? São 8 anos pra ser médico. Fora o tempo de cursinho pra entrar, bota aí 1-2, já foram 10. Com a mesma dedicação necessária pra medicina vc entra em algum concurso de 5k em 2 anos e depois vai se resolvendo.
    A vantagem da medicina é a mesma da advocacia privada: não tem teto.
    Citação Citando pach04 Ver mensagem
    Um solteiro hoje com 5k entrando todo mês se o cara for ligado em investimentos e não gastador, ele fica melhor que a maioria dos médicos
    2 anos pra entrar em concurso de 5k. -> 6 anos ganhando 5k = 360 mil reais acumulados.

8 anos pra se formar médico. -> 2 anos como médico recém formado (média de 20k de salário) = 480 mil reais acumulados.

Não é possível que vocês achem que o primeiro cenário compensa mais.

Porém, a discussão não é essa. A discussão é que hoje, pra quem quer concurso, compensa mais medicina do que direito.
    Última edição por Matheushenriq : 26-11-2020 às 14:22

Padrão

2 anos pra entrar em concurso de 5k. -> 6 anos ganhando 5k = 360 mil reais acumulados.

8 anos pra se formar médico. -> 2 anos como médico recém formado (média de 20k de salário) = 480 mil reais acumulados.

Porém, a discussão não é essa. A discussão é que hoje, pra quem quer concurso, compensa mais medicina do que direito.
    ???

Você tirou o elemento principal, juros compostos..

Padrão

5k pode ser um salário bom pra classe-média baixa brasileira.. mas comparado com medicina é uma merreca.

Tem médico que faz isso em menos de uma semana.

Padrão

Citação Citando 1ronM4n Ver mensagem
    5k pode ser um salário bom pra classe-média baixa brasileira.. mas comparado com medicina é uma merreca.

Tem médico que faz isso em menos de uma semana.
    Tem médico que faz isso em um dia, eu sei, eu tô falando da maioria, o cara tem um excelente padrão de vida mas patrimônio mesmo não tem, nisso que eu me refiro

Padrão

Os números vão variar, mas o que estou dizendo é que, a curto prazo, não compensa ir atrás de medicina.

A conta também ficou desigual, são 2 anos pra entrar no concurso e também pra entrar em medicina eu diria.
    Além disso, vc não vai ficar pra sempre no concurso de 5k, certo? Nesses 6 anos já consegue um 'upgrade' e etc.

Mas ainda assim, estamos comparando períodos diferentes, igualando ficaria:
    Concurso: 2 anos pra ganhar 5k, 10 anos ganhando isso = 600 mil
    2 anos pra entrar em medicina, 8 pra formar, 2 ganhando 20 mil = 480 mil

E vc ficou 10 anos estudando, ao invés de 2 (ou 5 se considerar que fez direito)

Eu acho que esse horizonte de tempo muda muita coisa sim e não torna a medicina mais atrativa pra quem quer concurso.

Mas aí a rigor todo mundo pode investir né? Nada impede o médico de também colocar a grana dele pra trabalhar.

Porque você ouve mas não escuta?

Padrão

???

Você tirou o elemento principal, juros compostos..
    E você esqueceu do mais principal ainda: contas a pagar.

Um cara que ganha 5k, depois de aluguel, mercado e contas terá, no máximo, 2 ou 3k sobrando pra investir.

Um que ganha 20, terá 18k sobrando pra investir.

Padrão

O Brasil tá convergindo, devagar, para um país normal. Aqui sempre foi um país que formava muito mais advogado que engenheiro, médico... Nunca precisamos de tanto advogado - e uma máquina de puxá-los era essa imensidão de concursos que só gastam o dinheiro dos impostos sem um retorno claro à sociedade.

Ajustar essa distorção, contratando cada vez mais médicos em relação à advogados, pra mim, é coisa saudável. Se é que temos de contratar funcionário público, que ao menos o lema seja "Menos papel e mais bem estar".

Padrão

Citação Citando neolight Ver mensagem
    Nunca precisamos de tanto advogado
    Nunca precisamos de tantos engenheiros.

Postado originalmente por [email protected]
    Eu casava com o Bernerd se fosse mais novo.

Padrão

Citação Citando Repolho Roxo Ver mensagem
    engenheiro faltou na epoca de 2010 a 2013 por ai.

hoje muitos estao fudidos e seguindo pra area financeira

Padrão

Citação Citando Repolho Roxo Ver mensagem
    Isso aí é fenômeno não apenas nosso - você encontra facilmente no Youtube americanos engenheiros reclamando de falta de emprego ou desvio de finalidade. Muito porque o eixo da indústria se voltou para a Ásia, não está mais na Europa ou nas Américas. Sem indústria, pra que tanto engenheiro?

Os engenheiros nos países acabam sendo direcionados para a manutenção das coisas ou então, em países onde haja criação de coisas / invenção, eles ainda são necessários - porém, em número muito menor que seria caso houvesse um grande parque industrial reprodutor das coisas já inventadas.

Como o caso do Brasil é reproduzir coisas já inventadas, nossa indústria replica apenas o que o custo permite aqui. Não é uma conspiração mundial contra os engenheiros.

Padrão

Citação Citando neolight Ver mensagem
    Isso aí é fenômeno não apenas nosso - você encontra facilmente no Youtube americanos engenheiros reclamando de falta de emprego ou desvio de finalidade. Muito porque o eixo da indústria se voltou para a Ásia, não está mais na Europa ou nas Américas. Sem indústria, pra que tanto engenheiro?

Os engenheiros nos países acabam sendo direcionados para a manutenção das coisas ou então, em países onde haja criação de coisas / invenção, eles ainda são necessários - porém, em número muito menor que seria caso houvesse um grande parque industrial reprodutor das coisas já inventadas.

Como o caso do Brasil é reproduzir coisas já inventadas, nossa indústria replica apenas o que o custo permite aqui. Não é uma conspiração mundial contra os engenheiros.
    A grande verdade é que estamos vivendo uma anomalia: gente demais com ensino superior.
    Não era pra ser assim... o mercado não tem capacidade de absorver esse tanto de gente.

Precisamos de mais ubers (sem ensino superior) do que advogados ou engenheiros. E é por isso que advogados e engenheiros estão virando uber.

Tópicos Similares

1. Partiu Medicina ou focar em concursos?
    Por MrFederer em Educação & Profissões
    Resp: 70
    Última mensagem: 05-01-2021, 12:10
  2. Concursos jurídicos ou medicina?
    Por Delta3 em Educação & Profissões
    Resp: 96
    Última mensagem: 01-08-2019, 14:03
  3. Concursos na Área Fiscal ou Medicina (ENEM e Vestibulares)
    Por Gygga em Educação & Profissões
    Resp: 16
    Última mensagem: 01-12-2017, 3:12
  4. Resp: 0
    Última mensagem: 13-09-2016, 7:50
  5. Resp: 18
    Última mensagem: 19-07-2013, 21:11

Compartilhar

Permissões