Sim. As coisas realmente encareceram de uns tempos para cá e o atual governo tem sim sua parcela de culpa tanto pela precária gestão da comunicação quanto por aspectos de gestão econômica em si.
PORÉM...
Vou deixar um gráfico para você:
https://pt.tradingeconomics.com/brazil/food-inflation. Coloque em 5 ou 10 anos e analise a curva. Você pode fazer a mesma coisa que algumas pessoas fazem para tentar isentar o atual governo de suas responsabilidades (criar explicações exógenas) ou reconhecer o óbvio: o governo anterior
também fez muitas besteiras no controle inflacionário, especialmente quanto ao grupo alimentos. Na verdade, salvo uma hecatombe que piore os números de Lula 3, o Governo Bolsonaro seguirá tendo sido incomparavelmente mais cruel com os mais pobres, tanto pelo perfil inflacionário permitido quanto pelo sucateamento de outros programas sociais diversos.
Agora, para tentar sair dessa dicotomia tola, a verdade é que desde 2018, ao menos, o Congresso Nacional vem progressivamente aumentando sua ingerência direta na pauta econômica e, principalmente, na fatia do orçamento discricionário que aplica. Nesse sentido, culpar apenas o Executivo Federal, seja com Bolsonaro ou sob Lula é péssimo. O problema fiscal, por exemplo, do qual tanto se fala e que tem muitos reflexos no quadro inflacionário, só vai ter saída quando deputados e senadores pararem de agir irresponsavelmente na contemplação dos grupos de interesse que os sustentam.
Triste é saber que enquanto tiver gente se dedicando diariamente para vir alimentar o tópico aqui na Hardmob com "notícias selecionadas" para criar ódio irrefletido estaremos longe desse cenário.
Compartilhar