[Dúvida] Como começar?

Question [Dúvida] Como começar?

Boa tarde senhores,
    gostaria trabalhar na área mas não sei ao certo como começar. Uma graduação, seja bacharelado ou tecnólogo, é essencial ou posso fazer cursos de linguagens? O que acham ?

2. Publicidade

Padrão

Boa tarde!

Aproveitando o tópico, gostaria de orientação de carreira de pessoas que já estão no mercado.

Tenho 26 anos, finalizo minha graduação em Administração agora no primeiro semestre de 2023, no entanto, pretendo começar a migrar para área de T.I / Programação. Não pretendo continuar nesta área, sendo assistente/analista de p0rr* nenhuma e ganhando <3k pelo resto da minha vida.

a) Quais são os melhores lugares para consumir conteúdo/cursos? Udemy, Alura....;
    b) Cursos de graduação, qual a real diferença entre eles? (ciências da computação, análise e desenvolvimento de sistemas, etc.);
    c) Conselhos gerais...

Agradeço.

Padrão

boas questões, Nexxor... também me interesso pelo tema!

Padrão

Façam algum tecnólogo em qualquer Instituição Federal e estudem para caralho em 3 anos.

Não existe essa ilusão que é posta pelas propagandas de que em 3 meses fazendo curso de coach vcs vão conseguir alguma coisa.

No mais: https://roadmap.sh/

Padrão

Coach só serve para deixar o palestrante rico

a) Udemy/etc... são bacanas para aprender algo novo
    b) Ciencia da computação, até onde sei, é sempre mais focado em análise/suporte. Se quer algo focado 100% em analise/dev é analise e desenv. de sistemas
    c) Seja bom em lógica, dane-se a linguagem que estiver usando. A melhor linguagem é aquela que tu domina e que te atende melhor. Quem manja de lógica consegue ler código em qualquer linguagem (escrever demanda prática e vivência na inguagem)

O mais importante, tem que gostar do que faz e não achar igual muitos que fazendo curso vai ganhar 5k logo de cara.

Outro dado importante que muitos passam batido: Não caia nessa de 'codar um tempo, cansar e virar lead, manager, etc....', pois os 1os a bailar em corte de pessoal são esses, linha de frente sempre demora mais.

Eu por exemplo sou mais um evangelist de linguagem/framework/código do que um lead (apesar de ter experiencia para isso). Não me vejo somente mandando e não pondo a 'mão na massa'

Quando se vira lead e principalmente manager, tu deixa de programar e tem gente (eu, por exemplo) que não curte ficar sem
    Obrigado pela resposta.

Eu comecei a estudar por conta própria e logo depois fui aprovado para um curso da Alura+Oracle, onde podia escolher o foco entre frontend ou backend. Acabei escolhendo front, mas confesso que não está me agradando tanto. Acho que me daria muito melhor trabalhando com tratamento/análise de dados.

Quanto a essa questão de ser manager, entendi o que você quis dizer e eu, guardada as devidas proporções, já senti isso na minha atual área de atuação. Estou em uma posição que me permite delegar algumas atividades e gerir outras pessoas (e tenho me saído melhor do que esperava). Mas esse não seria o meu foco, tenho ciência que no início não tem pra onde correr, tem que botar a mão na massa.

Tem sido difícil, cansativo e desgastante, mas sigo firme.

Padrão

Não é essencial um diploma, 80% ou mais das vagas de TI para programação não pedem. 40% dos programadores do mundo não tem diploma.

Alguns fatos:
    - Programador não fica desempregado, independente do diploma.
    - Você consegue um emprego com 3 a 6 meses de estudo.

Um diploma vai ser relevante para você nao pelo diploma, mas pelos fundamentos que voce vai aprender, porem é questionável se o custo desses 3 ou 4 anos vão se pagar. Segundo os survey do stackoverflow, um diploma vai te fazer apenas ganhar 20% a mais que alguem que nao tem diploma, mas e o quanto voce pagou pela faculdade? Pois você pode simplesmente fazer um curso bem completo e alguns meses depois estar trabalahndo e ja ganhando dinheiro.

Eu trabalho a 12 anos na area de TI e trabalho para fora e ganho em dolar e nao tenho diploma, ganho um salario que é o dobro do que pagam para senior no BR. Ano passado fiz 20 entrevistas em 1 mês quando estava me recolocando, nenhuma pediu diploma.

Agora para onde começar:

para web:

backend: python ou nodejs tao em alta
    frontend e mobile: react e vuejs

você acha cursos na udemy por 1/1000 de uma mensalidade de faculdade e que te da mais chances de emprego que a faculdade(pois a faculdade so te ensina o basico das coisas e nao o que o mercado espera), não acredita? Compara a taxa de emprego de pessoas formadas em Ciencia da computação e pessoas que fizeram bootcamp de programação.

abraços.

Padrão

E aí galera, alguma novidade? seguindo as recomendações eu comprei um curso "básico" da udemy e iniciei, escolhi Python.

Tópicos Similares

1. Dúvida sobre como começar
    Por Esquilo em Saúde & Bem-estar
    Comentários: 11
    Atualizado: 29-02-2012, 16:29
  2. Comentários: 11
    Atualizado: 05-08-2011, 1:49
  3. Comentários: 43
    Atualizado: 16-07-2003, 9:21
  4. Como Começar A Jogar!?
    Por Mandr4ke em Jogos PC
    Comentários: 8