Página 71 de 78 Primeira Última

[ElétricosMOB] Carros elétricos - discussões

Padrão

Esses dias fiquei olhando vídeos do King.

Um pessoal comentando nos vídeos a estratégia que fazem em viagens mais curtas, de cerca de 200km.

No GS, vão no EV até ele descarregar o máximo possível, com isso andam uns 100km, ai o carro começa a carregar a bateria, andam até o carro ter de novo mais 40km de autonomia no elétrico, que se dá depois de uns 60km rodados, e aí voltam pro modo 100% elétrico. Falam que assim dá pra fazer essa viagem de 200km gastando 4-5L de combustível.

Achei tentador demais pq meu uso vai ser uns 100km no dia, que a bateria aguentaria de boas, e de finais de semana acabo sempre fazendo uma viagem de 200km cada perna.

Se tivesse ACC já teria comprado, mas acho que vou acabar esperando o Flex e torcer pra adicionarem isso. Enquanto isso vou ficar de olho em uns usados, vi gente comentando que achou o GL por uns 145k. Ou gastar mais e ir atrás de um Song Pro logo.

2. Publicidade

Padrão

Para os haters de EV que dizem que a bateria vai acabar logo, procure um outro carro a combustão que rodou a mesma milhagem e que esteja em melhores condições, pega uma alemão ou mesmo um japonês e postem por aqui, mas tem de ser carro equivalente, não vale uma picape ou SUV de chassis.

Padrão

Eu encontrei uma reportagem de 4 anos atrás sobre o sistema de direção autônoma da Huawei
    Ou seja, vc nao sabe o que esta falando da versao atual.

Padrão

Clique para abrir a imagem em nova guia ghd
    Ou seja, vc nao sabe o que esta falando da versao atual.
    Há menos de 2 anos atrás no salão do automóvel de Shanghai de 2023 eles disseram que iriam desenvolver uma tecnologia alternativa aos HD maps, pois era muito caro inclusive citando esses custos por kilometro.

Voce acha que menos de 1,5 anos depois eles coletaram todos os dados necessários para desenvolver a inteligência artificial a ponto de a tornar madura o suficiente para uma autonomia completa?
    É piada né?

O mais provável é que eles continuam utilizando a tecnologia de HD maps com os radares LIDAR para poder funcionar de modo autônomo nas principais cidades da China, mas ao mesmo tempo eles já estão introduzindo a tecnologia de cameras e processadores com inteligência artificial para ser usado nas outras cidades que não possuem HD maps. Porém até voce conseguir formar um banco de dados robusto o suficiente para conseguir treinar IA de modo eficaz lá se vão muitos anos. O Elon Musk levou mais de 10 anos montando o seu banco de dados e treinando a IA para finalmente poder anunciar que a versão 14.xx do FSD virá com a função de direção autônoma "unsupervised", que já é um passo bem mais próximo da direção autônoma completa..
    Editado por gutopereira em 09-02-2025 às 7:10

Padrão

Esse tópico tá muito bom
    Altas tretas

E o senhor @ghd pentelhando como sempre Clique para abrir a imagem em nova guia

Padrão

Voce acha que menos de 1,5 anos depois eles coletaram todos os dados necessários para desenvolver a inteligência artificial a ponto de a tornar madura o suficiente para uma autonomia completa?
    É piada né?
    Não sei. E você também não sabe.

Padrão

Clique para abrir a imagem em nova guia ghd
    Não sei. E você também não sabe.
    Também não sei, mas 1,5 anos é uma eternidade pro ritmo chinês.

Padrão

Fala galera, não consegui ler o tópico todo, mas vi alguns pontos e venho pedir sugestões do que é melhor a fazer...

Atualmente tenho um C4 Lounge THP 2016 e estou mudando de trabalho do interior pra SP Capital, total de 220km por dia. Considerando um consumo de 11km/l = 20L * 6,30 = 126 reais por dia.

22 dias * 126 = 2772 por mês

Acredito com um dolphin mini o custo com combustível seria bem menor, instalaria o wallbox em casa e carregaria durante a noite.
    Futuramente até poderia instalar painéis solar na casa...

Objetivo é ficar pelo menos 5 anos com o carro, dando 80mil e financiando o restante, compensa pegar um dolphin mini 0km?

Ou loucura pegar o mini pensando em rodar na estrada diariamente?
    Editado por Vosmiklasnitsa em 11-02-2025 às 0:13

Padrão

Fala galera, não consegui ler o tópico todo, mas vi alguns pontos e venho pedir sugestões do que é melhor a fazer...

Atualmente tenho um C4 Lounge THP 2016 e estou mudando de trabalho do interior pra SP Capital, total de 220km por dia. Considerando um consumo de 11km/l = 20L * 6,30 = 126 reais por dia.

22 dias * 126 = 2772 por mês

Acredito com um dolphin mini o custo com combustível seria bem menor, instalaria o wallbox em casa e carregaria durante a noite.
    Futuramente até poderia instalar painéis solar na casa...

Objetivo é ficar pelo menos 5 anos com o carro, dando 80mil e financiando o restante, compensa pegar um dolphin mini 0km?

Ou loucura pegar o mini pensando em rodar na estrada diariamente?
    Melhor esticar um pouco mais e pegar um Dolphin GS ou plus mesmo usados, não vejo nenhum problema crônico nestes carros usados da BYD.
    O Dolphin mini é mais indicado para a cidade , a potência dele na estrada é bastante limitada.

Padrão

@Vosmiklasnitsa
    Pelo PBE do Inmetro, as versões do Dolphin tem autonomia de 280 a 330 KM. Vale essa leitura https://quatrorodas.abril.com.br/tes...em-recarregar/ para referências.

Lembrando que nas rodovias, para a carga durar mais é bom andar com o piloto automático a 80~100 KM/h.

GWM Ora é de 232 a 319 KM de autonomia (e lembro que eles entregam o carregador portátil de graça, a depender do acordo você recebe até o wallbox de forma gratuita).

Padrão

Como o colega disse logo abaixo, eu acho que vale a pena pegar um dolphin normal (o gs seria o ideal)
    Ou então ir de king mesmo, e usar a técnica que o Buli compartilhou ali em cima, pra ter um carro que seja mais seguro de aguentar as rodagens.
    Ainda assim, dá tranquilo pra ser um dolphin mini também. Só vai ter que andar mais de boa. entender que vai ser um deslocamento mais monótono, pois não vai poder ficar variando e acelerando.
    De qualquer forma, tem carros mais economicos pra se garimpar também.
    Eu mesmo faço trajeto de 120km diário e uso um UP, Consigo constantemente médias superiores a 20km/l na gasolina, o tanque é grande (50L) o que faz com que ele aguente uma rodagem bem generosa.
    Ainsa assim, elético fica mais barato.
    Mas eu, fazendo uma matemática burra não vi que ia compensar muito trocar de carro
    80mil de diferença de valor ~500reais/mes
    ipva 4mil x 1500 - 2500 de diferença - 200 reais mês
    Seguro - 1200 x 3000 (chutei o valor do seguro de um mini) - 1800 de diferença - 150 de diferença

O que gasto por mês de combustível atualmente é 700~750 reais.

Todo o resto seria bonus pro mini... Conforto, tecnologia, segurança, manutenção, etc etc.
    Mas não soube estimar isso pra ver se compensar a diferença de valor,

13. Publicidade

Padrão

É possível ter um desses elétricos plug-in sem ter carregador no condomínio? Levando em conta que o uso seria boa parte do tempo dentro da cidade

Padrão

É possível ter um desses elétricos plug-in sem ter carregador no condomínio? Levando em conta que o uso seria boa parte do tempo dentro da cidade
    Depende de onde voce carregaria entao. Eu tenho carregador no trabalho (que nem sempre ta disponivel) e tenho carregadores rápidos a 4km de distancia, entao pra mim tem funcionado, mas é bom avaliar seu caso especifico.

Padrão

Um híbrido plug-in até consegue ter, mas não vai conseguir aproveitar a eficiência total dele.

Um 100% elétrico não recomendo. Estou de mudança e no prédio novo ainda não tem carregador, já estou passando raiva.

Padrão

Depende de onde voce carregaria entao. Eu tenho carregador no trabalho (que nem sempre ta disponivel) e tenho carregadores rápidos a 4km de distancia, entao pra mim tem funcionado, mas é bom avaliar seu caso especifico.
    Minha rotina é exatamente esta, a duas quadras do meu trabalho tem um estacionamento que possui tanto carregador lento quanto rápido, no caso do rápido o custo é de R$2,00 o kw/h (mas não paga estacionamento) e no lento a recarga é gratuita mas paga-se estacionamento (turno de 12horas é R$40,00). Como trabalho no presencial 1x por semana, tem casado muito bem esta rotina, se faço alguma viagem ou rodei além do habitual, a menos de 3km da minha residência tem dois eletropostos com carregamento rápido a custo de R$2,50 kw/h.

Padrão

Minha rotina é exatamente esta, a duas quadras do meu trabalho tem um estacionamento que possui tanto carregador lento quanto rápido, no caso do rápido o custo é de R$2,00 o kw/h (mas não paga estacionamento) e no lento a recarga é gratuita mas paga-se estacionamento (turno de 12horas é R$40,00). Como trabalho no presencial 1x por semana, tem casado muito bem esta rotina, se faço alguma viagem ou rodei além do habitual, a menos de 3km da minha residência tem dois eletropostos com carregamento rápido a custo de R$2,50 kw/h.
    Minha rotina é parecida, carrego quando dá no trabalho, mas normalmente uma vez por semana. É bem caro, custa uns R$2,10. No rápido da rodovia, é R$2,25, mas recentemente descobri outro rápido perto que é R$1,99 e vou começar a ir nele quando houver necessidade. Pra viajar, eu quase sempre saio do escritório, então chego mais cedo pra garantir uma vaga e saio sempre com 100%. Hoje dei sorte e consegui carregar, mas tinha 70% de bateria ainda, o plano essa semana seria carregar na sexta.

Esqueci de mencionar, mas no trabalho é lento, de 7kw de potência.
    Editado por Oujii em 11-02-2025 às 12:59

Padrão

Sim, só colocar gasolina e andar como se fosse um híbrido normal. O consumo será pior obviamente, mas ainda assim menor que de um carro a combustão normal.

Padrão

Eu moro em prédio e, para evitar discussões e autorizações, instalei o wallbox na casa do meu sogro, aproveitando ainda que lá tem energia fotovoltaica.

De qualquer sorte, perto de minha casa tem carregador DC rápido de 60kw, caso precise.

Então, de forma resumida, a resposta é "depende".

Padrão

Dolph Mini para Uber vale a pena? Ou um Nissan Leaf
    Editado por KillinG em 11-02-2025 às 16:03

Padrão

Pelo o que tenho visto, SIM!

Padrão

Eu moro em prédio e, para evitar discussões e autorizações, instalei o wallbox na casa do meu sogro, aproveitando ainda que lá tem energia fotovoltaica.

De qualquer sorte, perto de minha casa tem carregador DC rápido de 60kw, caso precise.

Então, de forma resumida, a resposta é "depende".
    Como assim depende?
    É possível ter um híbrido plugin sem nunca carregar ele na vida, vai funcionar normal.
    Faz sentido? Eu acho que não, mas nada impede de usar assim, inclusive muita gente na Europa usa assim só pra pegar os descontos de imposto.

Padrão

Concessionaria GWM de Guarulhos tendo inúmeros carros afetados pela chuva.Clique para abrir a imagem em nova guia
    Editado por uturn em 11-02-2025 às 21:12

Padrão

Concessionaria GWM de Guarulhos tendo inúmeros carros afetados pela chuva.https://s2-g1.glbimg.com/GzWx2I4Kuvd....57.38-2-.jpeg
    A turma do leilão já dev estar sedenta pra comprar e repassar no mercado.

Padrão

Andei em um Mini no uber recentemente.. E olha, fiquei surpreso.

O carro parece muito pequeno por fora, mas por dentro ele tem um espaço mto bom.

O Leaf eu vi alguns comentários que estão dando alguns problemas que a Nissan não tá cobrindo. Tem que ficar esperto pra não pegar algum que foi de locadora. Tem mais nos comentários desse vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=AbkreLmZ5OU

Padrão

Leaf usa bateria NMC sem sistema de arrefecimento ativo. Por isso se vê tanto caso de problemas por aí.

O Kwid por exemplo tb não tem arrefecimento pra bateria mas pelo menos usa LFP.

Pra rodar no Uber sem dúvidas é mais jogo um Mini Dolphin 0km.

Página 71 de 78 Primeira Última

Tópicos Similares

1. Comentários: 34
    Atualizado: 24-03-2014, 9:11
  2. Comentários: 0
    Atualizado: 15-12-2011, 20:38
  3. Comentários: 39
    Atualizado: 31-08-2011, 2:03
  4. Byd F0 esse chinesinho dá pra encarar fácil fácil
    Por renatotovi em Carros, Motos & Som Automotivo
    Comentários: 53
    Atualizado: 01-06-2011, 4:33