Página 76 de 76 Primeira

[ElétricosMOB] Carros elétricos - discussões

Padrão

Fora a China eu acho muito dificil estes carregadores serem viaveis de instalar mundo a fora, porque não existe multiplos de 1 MW de potencia disponível para instalar estes carregadores nos pontos de maior movimento, seria necessário pesados investimentos na infraestrutura de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica.
    E não adianta falar de painéis solares, a area requerida para instalar paineis solares para alimentar só 1 carregador deste tipo seria bem grande.
    Enfim é um projeto para a realidade da China, onde o capital estatal está disponível para financiar projetos deste tipo.
    É o que eu digo, um carregador conseguir fornecer 1MW é financeiramente inviável, isso é energia pra atender umas 500 casas.

Um EV ser recarregado em 5min pra rodar 400km depende mais de infra de energia do que dele próprio, e não irá rolar tão cedo, esqueçam.

2. Publicidade

Padrão

Eu nem vejo necessidade disso! Além do mais recarregar o carro com uma potência desse tamanho certamente irá degradar a bateria.

Carregadores de 250Kw já é mais que suficiente, 20 minutos é o tempo que normalmente levamos para ir no banheiro e esticar um pouco as pernas. Ninguem aguenta ficar mais que 3-4h dirigindo sem parar...

Por falar em China, a Tesla começou a liberar o FSD por lá.
    Para poder fazer o treinamento da IA eles tiveram que recorrer a imagens do google streetview e videos das ruas na China disponíveis na internet, pois o governo não permitia que eles exportassem para fora da China as imagens gravadas pelas câmeras dos carros da Tesla. Eles precisavam levar essas imagens para o data center da Tesla no Texas, aonde ficam os computadores que treinam a IA.

Ainda é uma versão Beta com limitações, mas parece estar funcionando razoavelmente bem.
    https://www.facebook.com/share/r/1EGz3AWt4B/
    Editado por gutopereira em 20-03-2025 às 13:30

Padrão

Fora a China eu acho muito dificil estes carregadores serem viaveis de instalar mundo a fora, porque não existe multiplos de 1 MW de potencia disponível para instalar estes carregadores nos pontos de maior movimento, seria necessário pesados investimentos na infraestrutura de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica.
    E não adianta falar de painéis solares, a area requerida para instalar paineis solares para alimentar só 1 carregador deste tipo seria bem grande.
    Enfim é um projeto para a realidade da China, onde o capital estatal está disponível para financiar projetos deste tipo.
    É colocar 3 desses e GG:
    Clique para abrir a imagem em nova guia

É o que eu digo, um carregador conseguir fornecer 1MW é financeiramente inviável, isso é energia pra atender umas 500 casas.

Um EV ser recarregado em 5min pra rodar 400km depende mais de infra de energia do que dele próprio, e não irá rolar tão cedo, esqueçam.
    3 geradores diesel de 440kVA à plena carga consomem uns 100l/H cada, ou seja 300 litros total. Se pegarmos pra 5 minutos são 25 litros de diesel pra carregar o carro, ou 150 reais de custo para os 80kWh da bateria. Num seal isso roda 372km, o que gera uma economia de 14.9 km/l de diesel, sem contar o lucro do eletroposto.

Alternativamente é possível a utilização de outros sistemas mais otimizados para carregar e descarregar tipo usar um sistema DC com uma centena de baterias de chumbo auxiliando a rede a carregar o carro em 1kW.

De toda maneira isso seria uma obra de alguns milhões para subir o eletroposto, não é impossível mas não vejo isso acontecendo hoje no Brasil de forma massiva.

Aliás vários locais que tem gerador, especialmente os de 440kVA que são bem difundidos por aí poderiam ser razoavelmente adaptados para "eletroposto eventual" e fornecer um serviço pra pagar o diesel (que hoje apodrece nos tanques em alguns lugares)
    Editado por Felipe em Ontem às 12:10

Padrão

De toda maneira isso seria uma obra de alguns milhões para subir o eletroposto, não é impossível mas não vejo isso acontecendo hoje no Brasil de forma massiva.
    Para o empreendedor, montar um eletroposto com carregador de 150Kw que custa uns 100 mil reais vai gerar o mesmo retorno financeiro que colocar um carregador de 1000Kw que custa mais de 1 milhão, afinal o custo do Kwh para quem esta com o carro ali carregando é o mesmo independente do carregador.
    Esse tipo de coisa só acontece mesmo na China onde o governo faz oque quer com o dinheiro sem se preocupar com licitações ou custos...
    Editado por gutopereira em Ontem às 13:18

Padrão

Para o empreendedor, montar um eletroposto com carregador de 150Kw que custa uns 100 mil reais vai gerar o mesmo retorno financeiro que colocar um carregador de 1000Kw que custa mais de 1 milhão, afinal o custo do Kwh para quem esta com o carro ali carregando é o mesmo independente do carregador.
    Esse tipo de coisa só acontece mesmo na China onde o governo faz oque quer com o dinheiro sem se preocupar com licitações ou custos...
    Na China o governo usa seu poder de emitir dinheiro para se construir infraestrutura, bens e serviços para a sociedade e no Brasil isso é usado para se criar divida publica e remunerar capital fiduciario parado no sistema financeiro.
    Esta é a razão fundamental, se vc tivesse o poder de imprimir dinheiro e convencimento das pessoas trabalhar para vc nas suas idéias vc não faria o mesmo?
    Então a China pode fazer isso e nós não podemos.

Padrão

se vc tivesse o poder de imprimir dinheiro e convencimento das pessoas trabalhar para vc nas suas idéias vc não faria o mesmo?
    Só não concordo com essa parte, a China é uma ditadura e lá não existe isso de convencimento das pessoas. Ou as pessoas aceitam e fazem exatamente oque o estado quer, ou elas vão se ferrar. Lá as pessoas precisam de autorização do governo até para viajar ou simplesmente mudar de cidade...

Padrão

Só não concordo com essa parte, a China é uma ditadura e lá não existe isso de convencimento das pessoas. Ou as pessoas aceitam e fazem exatamente oque o estado quer, ou elas vão se ferrar. Lá as pessoas precisam de autorização do governo até para viajar ou simplesmente mudar de cidade...
    Pois é, cada um com seus problemas.
    A cabeça de um chinês não pensa da mesma forma que pensamos, sobre quem está certo ou errado bem podemos dizer que pensamos estar certo e eles podem pensar que estão certos.
    Na verdade nós também não temos a liberdade que pensamos, dinheiro por exemplo nem eu nem vc podemos criar do nada, mas bancos podem criar dinheiro do nada quando emprestam.
    No final das contas só muda para quem falamos amém, lá na China o povo precisa se submeter as diretrizes do governo que são rígidas e prioriza mais a sociedade, do que a liberdade individual.
    Nós agimos e pensamos de outra forma, então ambos estão certos dentro da sua cultura.
    Mas voltando a falar de EV, esta transição na China está indo muito mais rápida do que o próprio governo projetou.
    Parece que chinês adora EV, realmente com várias vias de trens rápidos para viajar o país com preços decentes não compensa viajar de carro, também não sei se chinês viaja tanto pelo país.
    Enfim o planejamento central e metas de longo prazo parece ter funcionado para eles.

Padrão

Cara, eu estou nesse momento na China e você não poderia estar mais enganado, o partido controla a nação através de propaganda e censura, mas as pessoas ainda tem um certo nível de livre arbítrio.

Isso de viajar e mudar de cidade é simplesmente falso, as pessoas aqui viajam e mudam como em qualquer outro lugar do mundo.

No momento estou em Shangai e é uma das cidades mais capitalistas que já fui na vida, nunca vi lojas de grife tão gigantescas como aqui, os shoppings são bizarros de opções ocidentais e orientais. A variedade de carros nas ruas é bizarra, Porsche é mato, Ferrari é mato.

Você não faz ideia do que está falando.

Padrão

É nessas horas que vejo como tem muita gente que foi completamente enviesada com propaganda anti China. Que loucura...
    Tem tanta informação por ai na Internet, se liberta.

Se vc possui dominio do ingles recomendo acompanhar este canal abaixo.
    É de um cidadão dos EUA que atualmente mora na China e trabalha lá. O foco é tecnologia, economia e ate um pouco de geopolitica.

Editado por ghd em Ontem às 20:51

Padrão

Isso de viajar e mudar de cidade é simplesmente falso, as pessoas aqui viajam e mudam como em qualquer outro lugar do mundo.
    Voce esta bastante enganado sobre isso, esta vivenciando a bolha dos turistas ou dos extrangeiros que trabalham na China mas pelo visto não conhece a realidade do povo chinês.

Quem tiver curiosidade, nesse video o Sergio Habib explica muito bem como funciona esse controle estatal da migração interna lá na China, esta entre os minutos 02:30 e o minuto 15:00
    Em relação a viagens, eu quis dizer viajar para o exterior, voce só pode sair do país com autorização do governo, um tipo de visto...

Padrão

Voce esta bastante enganado sobre isso, esta vivenciando a bolha dos turistas ou dos extrangeiros que trabalham na China mas pelo visto não conhece a realidade do povo chinês.

Quem tiver curiosidade, nesse video o Sergio Habib explica muito bem como funciona esse controle estatal da migração interna lá na China, esta entre os minutos 02:30 e o minuto 15:00
    Se não quiser emburrecer recomendo fortemente parar de consumir conteúdo desse Sergio Habib, ele fica soltando várias polêmicas na internet pra engajar os vídeos dele, mas é só um charlatão, pode ver que tudo que ele toca é um fracasso total.

Na China existe um sistema chamado de Hukou, como se fosse um sistema de imigração só que dentro do próprio país, esse sistema é pra garantir que as pessoas não migrem para regiões sem ter condição de se manter e também ajuda com o planejamento dos custos das cidades.

Por exemplo, quando uma pessoas se muda de uma cidade pra outra os custos de saúde é cobrado da cidade natal dela e as escolas públicas não são de graça, existe uma taxa. Se tiver interesse genuíno procura mais sobre, mas procura fontes confiáveis de pessoas sem viés que conhecem a China.

Eu acho esse sistema bem razoável, é pra evitar que tenha cidades igual SP cheias de mendigos que não conseguem sustentar o custo de vida, mas obviamente tem alguns problemas também.

Se você é um trabalhador normal, esse sistema pouco te afeta, agora se você é um catador de latinha aí a coisa complica.

13. Publicidade

Padrão

Na China existe um sistema chamado de Hukou, como se fosse um sistema de imigração só que dentro do próprio país, esse sistema é pra garantir que as pessoas não migrem para regiões sem ter condição de se manter e também ajuda com o planejamento dos custos das cidades.
    Sim, ele explica isso no video de forma bem didática, por isso que eu postei para quem quisesse entender um pouco melhor.

Obs: eu conheço as falas polêmicas do Sergio Habib, principalmente em relação a veículos elétricos e híbridos distorcendo muitas das coisas sobre eles. Mas ele não é um crítico da China, pelo contrário ele elogia muitas coisas como aliás ele faz nesse vídeo se voce quiser assistir ele inteiro.

Padrão

Não quero desvirtuar muito o tópico, mas por curiosidade estou nesse momento na estação de trem de Xangai, indo pra Pequim e chega a ser cômico ler um comentário de alguém falando que um chinês precisa de autorização pra viajar na China, a maioria dos turistas aqui são chineses, eles viajam muito dentro do país.

Segue uma foto da estação (humilha qualquer aeroporto no Brasil):

Clique para abrir a imagem em nova guia

Em breve estarei embarcando em um trem bala que vai me levar até Pequim em 4h30 minutos, uma viagem de 1000 km.
    Editado por AG47 em Ontem às 22:21

Padrão

Sim, ele explica isso no video de forma bem didática, por isso que eu postei para quem quisesse entender um pouco melhor.

Obs: eu conheço as falas polêmicas do Sergio Habib, principalmente em relação a veículos elétricos e híbridos distorcendo muitas das coisas sobre eles. Mas ele não é um crítico da China, pelo contrário ele elogia muitas coisas como aliás ele faz nesse vídeo se voce quiser assistir ele inteiro.
    Desculpa mas não vou dar view pra esse cara, já vi o suficiente pra saber que ele só quer lacrar na internet.

Padrão

Não quero desvirtuar muito o tópico, mas por curiosidade estou nesse momento na estação de trem de Xangai, indo pra Pequim e chega a ser cômico ler um comentário de alguém falando que um chinês precisa de autorização pra viajar na China, a maioria dos turistas aqui são chineses, eles viajam muito dentro do país
    .
    Cara, eu disse que o chinês precisa de autorização para se mudar de cidade. Xanguai e Pequim são cidades de categoria 5, talvez não seja muito dificil se mudar de uma cidade para outra de mesma categoria, mas se mudar de uma cidade categoria 3 ou 4 para 5 é sim super dificil.
    No caso de viagens, a autorização é para poder viajar para fora do país, viagens internas não deve haver restrições senão nem haveria sentido o governo construir tantas linhas de trem se fossem para ser usados apenas por turistas. Se voce quiser passar o fds ou feriado na casa de parentes em uma outra cidade é claro que não há problemas, ou mesmo viajar a turismo...

Se voce tem birra do Sergio Habib e não quer nem assistir o video por curiosidade para saber oque eu estou falando, tudo bem é uma escolha sua. Mas eu convido os outros a assistir o video porque ele explica de uma maneira bem didática, é interessante entender como funciona um outro país com uma cultura bem diferente, tipo de governo diferente, etc...

Padrão

Cara, eu disse que o chinês precisa de autorização para se mudar de cidade. Xanguai e Pequim são cidades de categoria 5, talvez não seja muito dificil se mudar de uma cidade para outra de mesma categoria, mas se mudar de uma cidade categoria 3 ou 4 para 5 é sim super dificil.
    No caso de viagens, a autorização é para poder viajar para fora do país, viagens internas não deve haver restrições senão nem haveria sentido o governo construir tantas linhas de trem se fossem para ser usados apenas por turistas. Se voce quiser passar o fds ou feriado na casa de parentes em uma outra cidade é claro que não há problemas, ou mesmo viajar a turismo...

Se voce tem birra do Sergio Habib e não quer nem assistir o video por curiosidade para saber oque eu estou falando, tudo bem é uma escolha sua. Mas eu convido os outros a assistir o video porque ele explica de uma maneira bem didática, é interessante entender como funciona um outro país com uma cultura bem diferente, tipo de governo diferente, etc...

Você continua falando do que não conhece, não precisa de autorização pra sair do país, com exceção de alguns funcionários do governo por razões óbvias de segurança nacional e etc. Você nunca deve ter saído do Brasil né? O tanto de turista Chinês no Japão, Coréia, Austrália e Europa chega a ser chato, tanto que os trens no Japão já fazem anúncio em Chines.

Padrão

O turista estrangeiro que vai para a China normalmente só conhece essas cidades categoria 5, Pequim, Shanghai, Shenzhen, etc, são todas riquíssimas com PIB per capita de país europeu, não existe favelas ou bairros pobres porque o governo simplesmente não permite que pobre se mude para lá "pra tentar uma vida melhor" igual muitos fazem aqui no Brasil se mudando do nordeste para São Paulo.

Nessas cidades categoria 5 realmente só vivem a nata da China, é simples assim...
    São cidades enormes e muito desenvolvidas, são tão grandes que fazem São Paulo parecer apenas um simples bairro no meio dessa megalópole, porém saiba que esse deslumbre todo que vemos por lá é a exceção do país e não a regra, 70% das pessoas(quase 1 bilhão de habitantes) vivem em cidades do interior da China categoria 1 ou 2 com PIB per capita da Nigéria e que certamente a maioria dos turistas extrangeiros nem vão saber da existência...

Todo mundo que viaja para a China se impressiona bastante com o desenvolvimento e a riqueza dessas cidades categoria 5, é tudo muito deslumbrante e feito em proporções gigantescas, isso acaba sendo muito impressionante para nós que não estamos acostumados, mas por outro lado é bem compreensível afinal estamos falando de um país com quase 1,5 bilhão de habitantes. Fazendo uma analogia aqui no Brasil, quando uma pessoa que esta acostumada com uma cidade do interior que faz as compras da semana em mercados e mercearias, quando chega em São Paulo e conhece um Walmart daqueles que ocupa um quarteirão inteiro, ou uma loja de departamento do tamanho de um shopping, ou um açougue do tamanho de um supermercado. Esse é o mesmo impacto que a gente tem lá na China ao chegar em uma dessas cidades principais que são 5-10 vezes maior que Sao Paulo, portanto é natural que tudo lá seja em proporções muito mais gigantescas do que estamos acostumados aqui.

Obs: em relação a sua citação de que eu nunca devo ter viajado para fora do país. Voce não me conhece e fez uma leitura completamente errada de mim!
    Me considero classe média alta embora esse governo queira me classificar de super rico! Será que aí na China ganhar 8 mil dólares por mês voce é considerado um super rico?!?!
    Eu viajo a cada 6 meses para fora do país, não a trabalho mas sempre a turismo mesmo. No fim do ano passado passei 15 dias no Canada, viajei de trem, de avião, aluguei carro, etc, só não fui para a costa oeste, tudo foi ótimo. Sim, eu vi muitos turistas chineses lá no Canada, assim como em outras viagens pelo EUA eu tambem via. Mês que vem estou indo para a França, tambem vou passar 15 dias por lá e certamente irei encontrar com turistas chineses. Em nenhum momento eu disse que eles são proibidos de sair do país, oque disse foi que o governo controla, eles precisam ter uma autorização para poder viajar para fora, é uma burocracia. Em alguns casos o governo não autoriza, é como se voce tivesse o visto negado.
    Num futuro penso sim em conhecer a China, mas antes disso tenho uma lista com muitos outros países que ainda não fui e gostaria de conhecer antes de ir a China, o Japão é um deles
    Editado por gutopereira em Hoje às 2:17

Padrão

Olha não conheço a China, mas conheço bem os Estados Unidos, já trabalhei em quase todo o país em obras de infraestrutura de energia elétrica nos últimos 10 anos e afirmo sem nenhuma dúvida, o americano médio é mais pobre e tem uma vida muito mais difícil do que imaginamos aí do Brasil.
    Então sei lá, se por aqui a vida já não é grande coisa, não entendo porque o Brasil insiste em querer implantar as coisas mais ruins que tem aqui nos EUA.
    Lembrando que nos EUA não é este liberalismo maluco que se imagina aí no Brasil, por aqui é possível se aposentar mais cedo que no Brasil, tem jornada semanal menor de trabalho, tem programas de ajuda de custo tipo bolsa família para quem tem renda muito baixa, tem escolas publicas razoáveis a depender de onde se mora, etc.
    Mas no Brasil só se fala de implantar as políticas públicas mais mercadistas, é tipo um projeto de fazendão neoliberal.
    Então analisando qual país diminuiu a pobreza nos últimos dez anos e qual aumentou a pobreza no mesmo tempo entre EUA e China, sem dúvida nenhuma a China na média está melhor.
    Um país está piorando a desigualdade e aumentando a pobreza, o outro está na direção oposta, então a continuar assim vai a China vai passar os Estados Unidos, independente do que os haters pensam sobre isso.

Padrão

Num futuro penso sim em conhecer a China, mas antes disso tenho uma lista com muitos outros países que ainda não fui e gostaria de conhecer antes de ir a China, o Japão é um deles
    Espero que tenha a oportunidade de ir logo, você está terrivelmente enganado sobre a China, vai perceber que o Japão que todos veneram (eu já fui 4 vezes) não é tão diferente da China.

Padrão

Acho que o mais critico do sistema FSD da Tesla é para dirigir em baixa visibilidade como chuvas intensas e nevoeiro, carros com radar incorporado e cameras tem mais recursos de hardware para ter um desempenho melhor que o do ser humano nestas condições.
    Mas no final das contas é a qualidade do software que vai definir qual tem melhor desempenho.

Página 76 de 76 Primeira

Tópicos Similares

1. Comentários: 35
    Atualizado: 24-03-2014, 9:11
  2. Comentários: 0
    Atualizado: 15-12-2011, 20:38
  3. Comentários: 39
    Atualizado: 31-08-2011, 2:03
  4. Byd F0 esse chinesinho dá pra encarar fácil fácil
    Por renatotovi em Carros, Motos & Som Automotivo
    Comentários: 53
    Atualizado: 01-06-2011, 4:33