Página 1 de 7 Última

Teclados mecânicos china

Padrão Teclados mecânicos china

Comecei a me interessar por teclados mecânicos a um certo tempo, mas procurei e não achei um tópico por aqui.

A um tempo atrás surgiu um tópico de promoções de teclados ABNT2 disponíveis na china, e nele surgiram alguns posts de discussões interessantes mas no fim foi fechado por discussões sobre politica Clique para abrir a imagem em nova guia

https://www.hardmob.com.br/threads/8...partir-de-R-95

como eu já estava com um teclado desses meio "engatilhado" para a compra, no caso o E-YOOSO Z14 que é ABNT2 full size, acabei arriscando a compra.

https://pt.aliexpress.com/item/10050...martRedirect=y

O teclado chegou, postei no tópico sobre a ótima impressão que tive, mas mesmo sendo switch linear "red" não achei lá aquelas coisas a sensação de digitar e o barulho era meio alto a ponto de incomodar as pessoas aqui em casa.

A primeira modificação que fiz foi colocar orings embaixo das teclas, comprei baratinho no ML. Já melhorou um bocado o barulho mas ainda não ficou tão silencioso quanto gostaria.

Aí tópico o colega douglasdcds nesse post deu a dica de colocar switchs "silent", acabei comprando e trocando, e foi uma mudança absurda no teclado, tanto no barulho quanto na sensação ao digitar. nunca tive um teclado mecânico "tátil" decente e agora estou completamente satisfeito.

Usei o switch outemu cream yellow silent, o teclado ficou excelente e muito silencioso. paguei cerca de 75 em 70 switchs (não troquei numpad nem as teclas F). Ele é 5 "pinos" mas pra colocar nos de 3 pinos é só cortar os pinos de plástico extras com um cortador de unha ou alicate pequeno. Segue link dos switchs com várias opções:

https://pt.aliexpress.com/item/10050...yAdapt=glo2bra

depois desse "mod" no teclado de casa acabei me irritando com digitação no meu teclado de membrana antigo que uso no trabalho, e comprei outro teclado e mais os switchs, dessa vez peguei modelo Z94 que é um pouco mais compacto e mais barato por ter iluminação fixa, e os switchs Silent Lime do link acima pra ver como são.

Então no fim das contas, mesmo tendo que gastar com teclado + mods e um bom tempo trocando switchs, achei a experiência muito válida pois agora estou com um teclado muito bom de digitar, e se fosse comprar algo pronto dessa qualidade imagino que gastaria muito mais.

Alguém mais comprou e/ou modificou esses teclados e pode relatar as experiências com mods e switchs?

2. Publicidade

Padrão

Realmente tá muito difícil manter tópico de importação aberto por aqui... estava exatamente procurando o tópico original pois peguei um royal kludge mas achei o abnt dele uma gambiarra, pois ele tem o layout internacional impresso junto ao abnt e não tem a tecla de barra e interrogação em modo abnt (precisa ficar usando FN+Q ou W) - não sei se deveria configurar como português de Portugal p/ poder usar /?...

Estou pensando tb em trocar alguns keycaps dele pois essa impressão dupla com 2 layouts confunde (eu ainda olho p/ digitar, principalmente aquela parte onde tem impressão de 2 layouts) - indica algum?

Fora isso, também não curti o switch - antes eu usava um T-dagger com switch blue e gostava muito, principalmete do barulho mesmo. Nunca senti teclas falharem nele e nesse RK às vezes falha - talvez por falta de costume com ele ainda.

Estava pensando em trocar os switches e apareceram estes Gateron no choice a um preço interessante (30 peças por 25 e 10 peças por 16, para switches yellow ou red). Isso me daria o suficiente para as teclas principais. A ideia é testar os yellow, pois o RK já vem com algum brown (não tinha blue p/ BR) e creio que o red seja bem próximo do brown (ou não?)
    Indica algo diferente?

Também peguei um outro teclado sem fio mais simples e layout us que saiu apenas 74,00
    Mesmo tipo de switch, sem led e usa pilha pilha AAA ao invés de bateria recarregável como o RK
    Teclado honesto pelo preço (acho que nem com fio se encontra nesse valor por aqui)

Padrão

eu fiz uma salada aqui, comprei o e-yooso z94 transparente por estar bem mais barato mas depois que tinham enviado percebi pela foto q eram meio feios os keycaps "fumê" além de ser ruim de ver as letras.
    aí acabei comprando um kit de teclas redragon por 38 reais já com frete (modelo a108 na kabum) pra colocar, mas já vi q pelo layout diferente algumas teclas não irão servir

assim que chegar tudo (teclado, keycaps e sw) eu posto as impressões e se possível fotos comparando com o outro modelo full (z14)

sobre switchs, tenho quase nada de experiência, o Z14 é meu primeiro teclado mecânico personalizável. fui no cream yellow pela dica do amigo no outro tópico e gostei muito do resultado. pra esse z94 eu comprei os switchs lime que são similares aos yellow, pra testar como são, por pouco não comprei os yellow novamente.. paguei 75 reais em 70 switchs um pouco antes de iniciar o remessa conforme, mas hoje mesmo com imposto não deve ser muito mais caro que isso.

Digo que trocar os switchs "red" lienares genéricos desse teclado e-yooso pelos yellow cream transformou o teclado em algo totalmente diferente em termos de barulho e sensação de digitar.. é outro teclado completamente. mas pra quem gosta de barulho não faz nem sentido um desses, aí tem que procurar opções com click.

pena eu não ter um microfone bom pra mostrar mas se procurar no youtube tem vídeos demonstrando o quão silenciosos são. por exemplo:

Editado por TheLittle em 19-10-2023 às 11:06

Padrão

Estava pensando em trocar os switches e apareceram estes Gateron no choice a um preço interessante (30 peças por 25 e 10 peças por 16, para switches yellow ou red). Isso me daria o suficiente para as teclas principais. A ideia é testar os yellow, pois o RK já vem com algum brown (não tinha blue p/ BR) e creio que o red seja bem próximo do brown (ou não?)
    Indica algo diferente?
    não tenho experiência mas dependendo do teclado que vai usar como base, é possível que esses pinos mais grossos que ele enfatiza no anuncio dos Gateron não encaixem direito

e sobre qualidade, sensação de digitação, eu não pesquisei muito nada que não fosse switchs silenciosos, pra mim é a primeira característica que busquei e indispensável. aqui barulho não dá.

Padrão

legal, pois estava tentando achar keycaps abnt no ali e não encontrei e por esse preço achei bem interessante
    dei uma olhada nos switches que vc postou e agora estão 100,00 por 70 peças - vou esperar a próxima promoção de cupons.
    os que eu estava olhando pelo choice não são cream yellow (apenas yellow)

tb não manjo nada de switches e por coincidência meu primeiro teclado foi esse T-dagger que me agradou muito

peguei alguns itens agora no ali p/ ver como vai ser o remessa conforme e depois que chegar vejo de importar switches

vou checar se esses keycaps redragon servem no meu RK e acho que já vou pegar (aproveitar o prime)

Padrão

achei estas informações aqui da Keychron sobre os switches Gateron interessantes: https://keychronbrasil.com.br/blogs/...switch-gateron

acho que vou de blue e talvez red para testar pela força mais baixa e por ser linear ao invés de tactile como o brown que veio no RK (por ser diferente mesmo quero ver se me adapto melhor)

Padrão

dúvida de leigo..

vejo muita gente falando mal dos switchs outemu..
    o mesmo cara que falou mal deles em um vídeo que assisti, falou super bem dos switchs que vem nesses teclados e-yooso (descobri q é uma submarca da redragon)

só que na prática, o switch outemu que comprei (cream yellow) é muito melhor que o original do teclado (nem sei a marca, não tem). vem pré lubrificado, tem excelente feedback e não faz barulho praticamente.
    o original é todo com folga e faz bastante barulho mesmo prometendo ser silencioso. o material plástico é visivelmente inferior na qualidade.

vi também o link acima dos switchs gateron (que vem nos keycrhron) e no vídeo todos os switchs são muito, mas muito mais barulhentos que esses cream yellow que tenho, mesmo os que dizem ser "silent"

será que existe de fato uma linha "premium" da outemu sendo os switchs OEM geralmente ruins?

bom, ainda é tudo novo.. daqui a 6 meses, 1 ano, vou poder dizer se os switchs se deterioraram, começaram a falhar ou algo assim.

Padrão

encontrei estes um pouco mais baratos: https://pt.aliexpress.com/item/1005005836422158.html
    e esses ainda mais baratos: https://pt.aliexpress.com/item/1005003981373212.html (e têm a cor normal e uma versão dust proof) mas nõ sei se são confiáveis...

vou esperar p/ ver como ficam as importações que acabei de fazer e tb se entra alguma promo (talvez o 11.11 que não falta muito tempo)

tb não sei vai ter muita diferença entre outemu e gateron - única coisa que percebi é que outemou tem uma variedade muito grande

com exceção do blue, realmente achei todos os gateron bem barulhentos - até mais que o RK que estou usando

vi tb que tem outemou normal e pro da mesma cor mas não encontrei especificação da diferença...
    Editado por alex2000 em 20-10-2023 às 13:22

Padrão

boa. meu teclado z94 saiu pra entrega, vamos ver qual vai ser.
    mas nada dos switchs Lemon, deu algum enrosco logístico pra sair de lá.

Padrão

Acabei de ver switches Mx da redragon
    https://[NAO USE LINK ENCURTADO]/_mtfTgHa
    Pelo choice (3 itens) sai 16,00 por 30 unidades antes de impostos
    Gosto dos produtos da marca, mas será que os switches prestam?
    Queria pegar um pack assim de cada marca/tipo p/ testar, mas difícil achar e aí tb o gasto vai subir muito…

Padrão

Econtrei uns pack de switches para teste. Talvez alguém se interesse:

https://www.aliexpress.com/item/1005...sourceType=620

Clique para abrir a imagem em nova guia

13. Publicidade

Padrão

Chegou meu e-yoosoo z94

gostei da construção do teclado, ele é mais leve que o z14. apesar de serem a mesma marca os switchs são ligeiramente diferentes e o som do teclado também, talvez pela estrutura ter materiais diferentes.
    de fato não gostei muito das keycaps transparentes, agora não sei se adianta trocar elas porque nem deve existir keycaps específicas pra ele já que por ter um layout diferenciado vou acabar perdendo a sinalização das teclas.

também não sei vou acostumar com o layout, já reparei que tenho costume de usar o shift direto e ele não tem.

Comprei esse teclado pra usar no trabalho, em casa uso um teclado full. É meio chato acostumar com dois layouts diferentes, então acho melhor vender ele e comprar outro teclado do mesmo layout.

os switchs apareceram como postados hoje, então deve levar ainda um tempo pra chegarem.

vou tentar achar um teclado aqui mesmo, que seja full e troque switchs assim coloco os "lemon" nele. Pensei no t-dagger, alguém tem mais dicas?

Padrão

Eu não acompanho de perto as paradas de teclados, etc...

mas acho que li um tempo atrás que os outemus eram bons, depois saíram umas fornadas ruins, mas já tem uns 2 anos.
    Como não estou por dentro, não posso afirmar se voltaram a fazer com qualidade.
    Se alguém manja, favor comentar...

Meu dagger tem switches red, liso no toque mas meio barulhoso...
    Gostaria de trocar, outro tipo com um clique tátil suave o mais silencioso possível (talvez o brown?)...

Padrão

Eu não acompanho de perto as paradas de teclados, etc...

mas acho que li um tempo atrás que os outemus eram bons, depois saíram umas fornadas ruins, mas já tem uns 2 anos.
    Como não estou por dentro, não posso afirmar se voltaram a fazer com qualidade.
    Se alguém manja, favor comentar...

Meu dagger tem switches red, liso no toque mas meio barulhoso...
    Gostaria de trocar, outro tipo com um clique tátil suave o mais silencioso possível (talvez o brown?)...
    outemu cream yellow silent. tem link no primeiro post. não sei como fica a durabilidade, mas a questão de barulho é absurda a diferença. é só ver nos vídeos que postei. dizem que o Peach ainda é mais silencioso, mas é linear e não tem o feedback tátil.

https://www.aliexpress.com/item/1005...martRedirect=y

comprei também os lemon mas ainda não chegou. teoricamente são similares aos cream yellow porém um pouco mais suaves no acionamento.

Vou colocar meu Z94 pra vender..

No lugar dele comprei um T-Dagger, mas o meu é switch blue. Como ia trocar os switchs mesmo, tanto faz qual vem. Vou trocar pelos switchs Lemon quando chegarem, de repente faço uns vídeos depois comparando. Pela especificação são switchs táteis silenciosos assim como o cream yellow mas com menos força pra acionamento.
    Editado por TheLittle em 27-10-2023 às 11:06

Padrão

Minha primeira experiência com mecanico foi o K500, switch vermelho.

Minha esposa usou meu PC e gostou tanto que compramos um pra ela usar no notebook do trabalho.

Talvez para quem não tenha experiênica, começar com switch vermelho seja uma boa.

Padrão

Chegou meu T-Dagger Bermuda RGB. Peguei com switch blue porque já ia trocar mesmo.

Teclado de construção bem simples, a qualidade no geral achei abaixo do E-YOSOO Z14. O RGB é um pouco diferente (infeiror) mas o resultado é parecido. Ele tem 2 barras de led RGB na lateral que podem ter a cor trocada ou desligadas por uma combinação de teclas. O material das teclas me parece ser muito similar ao kit de keycaps redragon, inclusive as fontes são as mesmas. O layout é exatamente o mesmo, todas as teclas do mesmo tamanho do Z14, tamanho total praticamente o mesmo.

Sobre a digitação:

Definitivamente não gostei do switch azul. É extremamente barulhento e o feedback tátil não é legal. Ele tem uma mola mais pesada, e parece ter um pouco de folga. É muito melhor de digitar nos Outemu Cream Yellow que coloquei no Z14. Mudei os switchs de algumas teclas pro vermelho original do Z14 e o barulho diminui bem, e achei melhor de digitar que os azuis (porém não tem feedback já que vermelho é linear). Colocando os switchs vermelhos e também o oring nas teclas de espaço e Enter diminuiu consideravelmente o barulho.

Ainda não chegaram os switchs lime pra teste, mas se forem similares aos Cream Yellow acredito que vai tornar o teclado muito melhor de digitar.
    Editado por TheLittle em 31-10-2023 às 22:12

Padrão

sabem onde posso hospedar um vídeo que fiz comparando os teclados sem ser no youtube?

Padrão

aproveitando o choice day (R$15 a cada R$100), peguei 2 kits de 70 peças cada de outemu
    pedi blue e yellow p/ testar e ver com qual fico - detalhe que o silent yellow custa o dobro do blue

tb peguei os keycaps da redragon (31,00) do kabum e por enquanto só troquei as caps gambiarra do royal kludge - assim que chegarem os switches eu já troco tudo. a qualidade desses caps é melhor que o do teclado...

aproveitei tb e peguei umas amostras (30) de switch MX blue da redragon por R$16 (choice 3 itens) e 10 gateron red por R$16

choice está passando mais rápido pela alfândega do que outros itens

se eu conseguir, gravo um vídeo com os diferentes switches (digo "se" porque não sei se vai capturar bem o som se eu usar apenas o celular)

Padrão

não quis arriscar o cream yellow?

estava olhando aqui e nenhum dos switchs dos teclados q comprei são originais Outemu.. desse T-dagger é ET-7, azuis. achei muito ruins.

já arranquei todos do T-dagger e estou aguardando chegar o lime, deve chegar na sexta. aproveitei e coloquei um eva que tinha de bobeira aqui por baixo do PCB e também coloquei fita nos estabilizadores do espaço, enter e backspace. Também já tinha colocado orings nessas 3 teclas. Já melhorou um bocado o barulho.

Apliquei o "mod" das fitas no estabilizador do Z14 e também melhorou bem o barulho do espaço e enter.

Padrão

não quis arriscar o cream yellow?
    até pensei nele, mas nesse vendedor choice só tinha o yellow num preço interessante então acabei fechando nele... foi preguiça tb pois tava meio de saco cheio de tanta busca no ali... rs

Padrão

Definitivamente não gostei do switch azul. É extremamente barulhento e o feedback tátil não é legal. Ele tem uma mola mais pesada
    engraçado como me adaptei ao t-dagger com switch azul. não sentia teclas falhando e curto o som do clique - já no dazz, tb com azul, sempre pulava alguma letra e agora no royal kludge com marrom tb percebo caracteres falhando ao digitar e ainda não sei se realmente é falha de switch, tecla, força de digitação ou falha do bluetooth mesmo...
    vou trabalhar em modo cabeado nas próximas horas para testar

Padrão

aproveitando o choice day (R$15 a cada R$100), peguei 2 kits de 70 peças cada de outemu
    pedi blue e yellow p/ testar e ver com qual fico - detalhe que o silent yellow custa o dobro do blue

tb peguei os keycaps da redragon (31,00) do kabum e por enquanto só troquei as caps gambiarra do royal kludge - assim que chegarem os switches eu já troco tudo. a qualidade desses caps é melhor que o do teclado...

aproveitei tb e peguei umas amostras (30) de switch MX blue da redragon por R$16 (choice 3 itens) e 10 gateron red por R$16

choice está passando mais rápido pela alfândega do que outros itens

se eu conseguir, gravo um vídeo com os diferentes switches (digo "se" porque não sei se vai capturar bem o som se eu usar apenas o celular)
    Legal, fui nesse link que vc postou e peguei um kit com switches purple (equivalentes ao brown). O yellow seria o ideal, mas tá o dobro do preço...
    Depois que chegar eu posto minhas opiniões, vlw.

Padrão

eu gosto do switch blue mas a muié reclama

comparando com o yellow, o feedback tátil dele muda muito?

Padrão

eu gosto do switch blue mas a muié reclama

comparando com o yellow, o feedback tátil dele muda muito?
    eu gostei demais do cream yellow mas eu não sei como ele é comparado com o yellow "normal". São dois switchs diferentes.

o feedback do cream yellow é muito bom, um pouco mais suave que do azul que vem no tdagger, prefiro mil vezes o cream yellow

Padrão

eu não acreditei quando o amigo falou no outro tópico da diferença enorme que seria trocar os switchs por um "silent", pra mim o barulho maior seria da tecla batendo no fim de curso na carcaça do teclado.

a impressão que dá é que esses switchs cream tem algum tipo de amortecedor no final do curso, além de ter menos folga no "stem" do switch. então a diferença no barulho é absurda mesmo, faz bem menos barulho que o teclado coolermaster de membrana que tenho aqui por exemplo. As teclas que ficam em estabilizadores (enter, espaço, backspace) ainda fazem um pouco de barulho justamente por causa das folgas nos estabilizadores mas lubrificando eles e tirando as folgas colocando a fita no encaixe, além dos orings embaixo (utilizei somente 1 oring em cada um dos 3 encaixes de cada tecla) diminuiu consideravelmente o barulho.

Os switchs Lime sairam pra entrega, mais tarde vou tentar fazer um vídeo postando as diferenças entre eles e os blue originais do t-dagger.

Meu amigo ia ficar com o Z94 mas n gostou por causa do barulho e das luzes fortes d+ (ele vem com switch red e é meio "oco" a carcaça e tem teclas transparentes). Vou colocar a venda no ML abaixo do preço do Ali pra vender logo.. paciência. É um teclado compacto ABNT2 mas com teclas numéricas, pode ser uma excelente opção barata pra quem quer começar a customizar teclados.
    Editado por TheLittle em 03-11-2023 às 15:56

Página 1 de 7 Última

Tópicos Similares

1. [VENDO] teclados mecanicos e fans 140mm
    Por Addownz em Classificados (Vendas Usados)
    Comentários: 1
    Atualizado: 10-06-2023, 20:14
  2. Teclados Mecânicos
    Por Spidey em hardWHAT!!?
    Comentários: 31
    Atualizado: 23-08-2021, 13:29
  3. Possibilidade de reparo em teclados mecânicos.
    Por GabrielBiga em hardWHAT!!?
    Comentários: 0
    Atualizado: 17-04-2020, 18:45
  4. Comentários: 4
    Atualizado: 29-11-2013, 19:53
  5. Comentários: 39
    Atualizado: 02-03-2007, 10:46

Compartilhar

Compartilhar

Permissões