Claro fibra + AX3000T com perda de pacote em jogos

Unhappy Claro fibra + AX3000T com perda de pacote em jogos

Pessoal. Estou com um problema aqui na minha rede e adquiri o AX3000T para ver se resolvia, mas sem solução.

O problema começou antes de eu adquirir o AX3000T. Eu usava uma ONT da claro + roteador intelbras W6-1500 em outra suíte recebendo a internet via cabo da ONT. Eu estava tendo muitos problemas de perda de pacote nos jogos online. Tentei fazer diversos ajustes na ONT e nada resolvia, acionei o suporte da claro, o técnico veio até a residência e não encontrou problema algum. Imaginei que fosse no roteador intelbras, até por ser muito simples, por isso adquiri o AX3000T, mas os problemas persistem exatamente iguais.

Minha rede tem uma ONT Huawei HG8245W5-6T-V2 que recebe a internet da claro (Também uso o wifi) e agora no lugar do roteador intelbras, coloquei um Xiaomi AX3000T (também recebendo a internet via cabo da ONT).

Estou utilizando o AX3000T com fw original, no modo roteador (padrão).

Uso a internet para diversas finalidades, mas meu requisito principal é para jogar online. Tenho um XBOX Series X que está conectado via wifi 5G no AX3000T e o PS5 conectado no wifi 5G da ONT. Aparentemente o problema também acontece com o PS5, mas talvez em menor grau. Não posso afirmar, pois utilizo o PS5 muito pouco, uso mais o xbox recentemente.

Já tentei mudar DNS tanto na ONT quanto no roteador e o resultado persiste. Ambos os consoles estão muito próximos dos roteadores, não seria problema de sinal ou algo assim. Inclusive, aqui é muito difícil de passar cabo de rede, se não, seria assim que eu utilizaria, com certeza. Mas sempre joguei nos consoles via wifi e nunca tive problemas. Isso veio começar a acontecer bem recentemente.

Parece ser problema no provedor ou na ONT (Cofiguração ou algum defeito mesmo). Já resetei a ONT e reconfigurei, não tive solução, mas não sei se tem algum ajuste que eu poderia tentar que melhorasse ou resolvesse minha situação. Não sei também se tem algo que eu possa fazer no AX3000T para melhorar essa questão.

Uso a claro fibra há quase 1 ano e nunca tive do que reclamar, mas agora isso.

Alguém me dá uma dica do que posso fazer?
    Obrigado.

2. Publicidade

Padrão

Pessoal. Estou com um problema aqui na minha rede e adquiri o AX3000T para ver se resolvia, mas sem solução.

O problema começou antes de eu adquirir o AX3000T. Eu usava uma ONT da claro + roteador intelbras W6-1500 em outra suíte recebendo a internet via cabo da ONT. Eu estava tendo muitos problemas de perda de pacote nos jogos online. Tentei fazer diversos ajustes na ONT e nada resolvia, acionei o suporte da claro, o técnico veio até a residência e não encontrou problema algum. Imaginei que fosse no roteador intelbras, até por ser muito simples, por isso adquiri o AX3000T, mas os problemas persistem exatamente iguais.

Minha rede tem uma ONT Huawei HG8245W5-6T-V2 que recebe a internet da claro (Também uso o wifi) e agora no lugar do roteador intelbras, coloquei um Xiaomi AX3000T (também recebendo a internet via cabo da ONT).

Estou utilizando o AX3000T com fw original, no modo roteador (padrão).

Uso a internet para diversas finalidades, mas meu requisito principal é para jogar online. Tenho um XBOX Series X que está conectado via wifi 5G no AX3000T e o PS5 conectado no wifi 5G da ONT. Aparentemente o problema também acontece com o PS5, mas talvez em menor grau. Não posso afirmar, pois utilizo o PS5 muito pouco, uso mais o xbox recentemente.

Já tentei mudar DNS tanto na ONT quanto no roteador e o resultado persiste. Ambos os consoles estão muito próximos dos roteadores, não seria problema de sinal ou algo assim. Inclusive, aqui é muito difícil de passar cabo de rede, se não, seria assim que eu utilizaria, com certeza. Mas sempre joguei nos consoles via wifi e nunca tive problemas. Isso veio começar a acontecer bem recentemente.

Parece ser problema no provedor ou na ONT (Cofiguração ou algum defeito mesmo). Já resetei a ONT e reconfigurei, não tive solução, mas não sei se tem algum ajuste que eu poderia tentar que melhorasse ou resolvesse minha situação. Não sei também se tem algo que eu possa fazer no AX3000T para melhorar essa questão.

Uso a claro fibra há quase 1 ano e nunca tive do que reclamar, mas agora isso.

Alguém me dá uma dica do que posso fazer?
    Obrigado.
    Antes de mais nada vc tem que diagnosticar com precisão onde está o seu problema: se a perda é interna a sua casa ou externa. Antes de começarmos, valem algumas ponderações:

Alterar DNS jamais iria resolver o seu problema: DNS apenas resolve o endereço web no IP de destino desse endereço: após feita a conexão ele não atua mais.

Apesar de não ter relação com o seu problema, vc deve usar o Xiaomi como AP e não como roteador: vc simplesmente não precisa ter dois roteadores em casa e, usando o Xiaomi como AP, vc teria uma rede só em casa (facilitaria a mudança de WiFi entre o AX300T e o modem da Claro, por exemplo). Só tenha cuidado para configurar a WiFi 2.4GHz do modem da operadora para o canal 1 e o Xiaomi para o canal 11, dessa forma vc minimiza interferência entre os 2.

Agora vamos para a parte que interessa, que é o diagnóstico do seu problema. Para nós diagnosticarmos o que está acontecendo ae, vamos usar o bom e velho ICMP (ping):
    Em um PC conectado a WiFi do Xiaomi, abra um prompt de comando e digite:
    Código:
     ping -t ipdoxiaomi
    e aperte enter. o PC vai começar a pingar indefinidamente o AX3000T

Abra outra janela do prompt e digite:
    Código:
     ping -t ipdomodemdaclaro
    e aperte enter tb
    Coloque ambas as janelas do prompt lado a lado

E, finalmente, abra uma terceira janela do prompt e digite:
    Código:
     ping -t www.google.com
    Use o .com mesmo e não .com.br: nosso objetivo é ir lá nos EUA para testar de facto a internet da Claro.

Coloque as 3 janelas lado a lado e observe.

- Se vc tiver perdas de pacotes já na primeira janela, significa que o link wifi entre o seu notebook e o AX3000T está com problema e vc vai ter perdas tb nas duas outras janelas. Vamos ter que investigar essa sua configuração de WiFi ae mais a fundo.
    - Se vc não tiver perdas na primeira janela e tiver na segunda e na terceira, troque o cabo que liga o AX3000T ao modem da claro pq esse link ae com certeza está com problemas.
    - Agora, se vc tiver perdas de pacote apenas na terceira janela, está provado com fatos e dados que o problema é na internet da Claro: vc pode ligar lá e matar o atendente que foi ae na sua casa e não resolveu nada. Essa é a situação esperada e vc talvez vai ter que trocar de provedor para resolver o seu problema.

[]'s
    Editado por ThunderBolt em 11-09-2024 às 20:41

Tópicos Similares

1. Comentários: 118
    Atualizado: 29-07-2024, 8:41
  2. [ajuda] - ax3000t
    Por mvbussi em Internet, Redes & Telefonia Fixa
    Comentários: 3
    Atualizado: 01-07-2024, 12:58
  3. Comentários: 1
    Atualizado: 21-03-2024, 10:30
  4. [CLARO FIBRA (Somente fibra)] 500 Megas por R$99,00 e R$149,00