Ex CEO da Playstation: "Os jogos estão muito longos! Estamos perdendo para o TikTok!"

Padrão Ex CEO da Playstation: "Os jogos estão muito longos! Estamos perdendo para o TikTok!"

Em uma artigo da Eurogamer, Shawn Layden, Ex CEO da Playstation soltou o verbo sobre mudanças que ele entende necessárias na indústria para sobreviverem a demanda da atual e próxima geração de gamers.

Além de dizer que daqui a pouco não vai mais existir console wars porque o hardware é basicamente o mesmo, pra ele o principal rival da Playstation não é a Xbox nem a Nintendo, é o tiktok e o netflix, outras fontes de entretenimento.

Nessa toada ele tocou em um ponto que eu já vinha pensando: Os jogos são muito longos!

“Eu nem abri Red Dead Redemption 2, porque não tenho 90 horas. E estou aposentado e não tenho 90 horas”.

Para Layden, essa “era uma métrica nos primeiros anos, quando o jogador médio tinha entre 18 e 23 anos. E quando você tem entre 18 e 23 anos, você tem muito tempo e pouco dinheiro”. Porém, a idade média do jogador se moveu para o final dos 20 e início dos 30.

Eu já cansei de abandonar jogos, porque o meio fica muito repetitivo, cansativo e acaba sendo mais excitante conhecer e começar uma aventura nova do que ficar repetindo a mesma coisa pelas próximas semanas/80 horas de jogo.

Não sei exatamente sobre as implicações dos custos de criação e vendas, mas como jogador eu preferiria ter jogos bons e mais curtos que pudessem ser concluídos em 1-5 dias do que ter os "jogos que estou jogando no momento" por semanas.

Vocês também abandonam muitos jogos por se tornarem desinteressantes, não terminam jogos por serem muito longos e entre uma pausa e outra acabam não voltando e esquecendo do jogo?
    Editado por Cariocavip em 07-12-2024 às 8:51

2. Publicidade

Padrão

É só fazer um jogo que essas 90hs se tornem divertidas e não fique se repetindo infinitamente.
    Mas não o cara quer fazer jogo de celular pra playstation, console só tenho o switch e nunca vi ninguem lá reclamando do tamanho de BoTW ou TOTK.
    Clique para abrir a imagem em nova guia

Padrão

O gamer de hoje só quer saber de gratificação instantânea. Tudo tem que ser rápido e com pouco esforço. Os níveis de ansiedade vem crescendo bastante a cada ano. Isso é ruim e pra mim esse CEO é um manezão.

Padrão

Pra mim é totalmente o oposto, quanto maior o jogo, melhor. Quero jogos que levem 200 horas para completar as missões principais. Estou com 55 horas de Stalker 2, e acho que nem to na metade ainda.

Padrão

as empresas de video game contratam CEOs que não jogam video game pra falar umas asneiras dessa

Padrão

Acho que depende - hoje, definitivamente tenho menos tempo pra tudo também.
    Porém, se algum jogo me pega pra valer, não largo até sentir que completei.

Especialmente que hoje to pouco me lixando pra jogatina online, foi um livramento maravilhoso. O que me permite adquirir o jogo e curti-lo pelo tempo q eu achar necessário.

Jogo longo com enredo e histórias interessantes costumam funcionar, e ganham diversos premios tbm.

Eu, por exemplo, não me apeguei na história de Horizon, apesar de eu achar um jogo muito bom. Só terminei e não fiquei me interessando muito - o que foi o inverso de RDR2, que consumi o máximo que pude.

Padrão

Cara, eu concordo plenamente. Eu gosto de jogo curto. Hoje tenho mais dinheiro que tempo (não sou rico, só tenho menos tempo por conta do excesso de lazer disponível). Pra mim é satisfatório pegar um jogo de 20, 30 horas e fechá-lo. Em um mês vai isso aí, sem me matar de jogar, consigo conciliar com filmes, séries, outras atividades.

Eu acho broxante ficar 3 meses num jogo... pensando que no ano saiu 5, 10 jogos legais e que se eu mantiver esse ritmo só jogaria 4 jogos no ano.

Um que adorei jogar foi o Luigi's Mansion 1. Gastei nem 1 mês pra jogar e zerar, sensacional, adorei a jogatina, pronto, encerrou, parte pro próximo. Peguei um Resident Evil (acho que o 3) pra jogar na sequência, mesma coisa, rapidinho fechei.

HOJE eu prefiro jogar 10 jogos de 20 horas que 2 jogos de 100 horas.

Antigamente jogo tinha que ser longo pq saía poucos jogos e eram caros. Ainda mais se pensar em cartucho de SNES / Mega Drive. O jogo tinha umas dificuldades absurdas e mecânicas ruins de propósito pra aumentar o tempo de jogo...

Tirando um jogo tipo GTA ou Skyrim que sai a cada 5-10 anos, beleza... agora qual a porcaria do sentido de um Assassin's Creed que todo ano sai um, ser longo?

Na real defendo até que os jogos diminuam o ritmo. Ao invés de um Assassin's Creed todo ano, pq não faz um jogo maneiro, completo, e com 12 meses lança uma DLC com uma outra história no mesmo universo, realmente uma história diferente, como se fosse "outro jogo" mas se passando no mesmo universo. Investimento bem menor, mais tempo de vendas, replay value (se a DLC for boa faria pessoas comprarem o jogo base 1 ano depois de lançado pra jogar a DLC).

E infelizmente tenho que concordar com o CEO. Eu adoro jogar, mas tem mais de um mês que não jogo. Chego em casa, deito no sofá e vejo uma série ou jogo. Principalmente que dou play e vejo na sala (onde ficam os videogames), depois continuo no celular enquanto estou na cozinha lanchando... depois continuo vendo na TV do quarto.. e ainda carrego no celular pra ver fora de casa.

O videogame está ali na TV da sala, junta esse fato de ja pensar que o jogo é longo, vc só quer ligar, jogar rapidinho e partir pro próximo, mas não, 4, 5 horas pra avançar pouca coisa em um jogo repetitivo feito pra te forçar a gastar muitas horas.

Exemplo clássico justamente o Red Dead 2: Jogo chato pra caramba, te força ficar andando pra cima e pra baixo só pra dizer que é longo, monotomo. Um dos poucos que dropei. Quem sabe no futuro jogo. O 1 foi uma obra de arte.

Padrão

Cara, eu concordo plenamente. Eu gosto de jogo curto. Hoje tenho mais dinheiro que tempo (não sou rico, só tenho menos tempo por conta do excesso de lazer disponível). Pra mim é satisfatório pegar um jogo de 20, 30 horas e fechá-lo. Em um mês vai isso aí, sem me matar de jogar, consigo conciliar com filmes, séries, outras atividades.

Eu acho broxante ficar 3 meses num jogo... pensando que no ano saiu 5, 10 jogos legais e que se eu mantiver esse ritmo só jogaria 4 jogos no ano.

Um que adorei jogar foi o Luigi's Mansion 1. Gastei nem 1 mês pra jogar e zerar, sensacional, adorei a jogatina, pronto, encerrou, parte pro próximo. Peguei um Resident Evil (acho que o 3) pra jogar na sequência, mesma coisa, rapidinho fechei.

HOJE eu prefiro jogar 10 jogos de 20 horas que 2 jogos de 100 horas.

Antigamente jogo tinha que ser longo pq saía poucos jogos e eram caros. Ainda mais se pensar em cartucho de SNES / Mega Drive. O jogo tinha umas dificuldades absurdas e mecânicas ruins de propósito pra aumentar o tempo de jogo...

Tirando um jogo tipo GTA ou Skyrim que sai a cada 5-10 anos, beleza... agora qual a porcaria do sentido de um Assassin's Creed que todo ano sai um, ser longo?

Na real defendo até que os jogos diminuam o ritmo. Ao invés de um Assassin's Creed todo ano, pq não faz um jogo maneiro, completo, e com 12 meses lança uma DLC com uma outra história no mesmo universo, realmente uma história diferente, como se fosse "outro jogo" mas se passando no mesmo universo. Investimento bem menor, mais tempo de vendas, replay value (se a DLC for boa faria pessoas comprarem o jogo base 1 ano depois de lançado pra jogar a DLC).

E infelizmente tenho que concordar com o CEO. Eu adoro jogar, mas tem mais de um mês que não jogo. Chego em casa, deito no sofá e vejo uma série ou jogo. Principalmente que dou play e vejo na sala (onde ficam os videogames), depois continuo no celular enquanto estou na cozinha lanchando... depois continuo vendo na TV do quarto.. e ainda carrego no celular pra ver fora de casa.

O videogame está ali na TV da sala, junta esse fato de ja pensar que o jogo é longo, vc só quer ligar, jogar rapidinho e partir pro próximo, mas não, 4, 5 horas pra avançar pouca coisa em um jogo repetitivo feito pra te forçar a gastar muitas horas.

Exemplo clássico justamente o Red Dead 2: Jogo chato pra caramba, te força ficar andando pra cima e pra baixo só pra dizer que é longo, monotomo. Um dos poucos que dropei. Quem sabe no futuro jogo. O 1 foi uma obra de arte.
    Então, mas se for um jogo que leve 10h, tem que custar o valor pra isso. Os caras querem cobrar o mesmo preço em um jogo de 10h e um de 150h. Ai é fácil pra eles, fica só lucro absurdo.
    Não sou contra jogo curto, mas o preço tem que representar isso. Astro Bot, por ex, é um jogo curto e apesar de ser bom, deveria custar no lançamento apenas uns 100 reais.
    Dependendo do jogo, não me importo de ficar meses nele até terminar ou até platinar, se não for farm idiota. Eu tenho cerca de 1h por dia pra jogar, e ta bom.

Padrão

Então, mas se for um jogo que leve 10h, tem que custar o valor pra isso. Os caras querem cobrar o mesmo preço em um jogo de 10h e um de 150h. Ai é fácil pra eles, fica só lucro absurdo.
    Um jogo de 10 horas, com boa narrativa, bons gráficos, otimizado, momentos intensos, pra mim é preferível a joguinho de 100 horas que gira em torno de fazer mais missão "repetida" pra ganhar tempo.

Até pq um jogo de 100 horas poderia ser quebrado em um jogo principal de 40 horas e por exemplo e 3 expansões de 20 horas. Menor valor investido, melhor retorno, você conseguiria intercalar outros jogos...

Mas como disse, é a MINHA realidade. Concordo pois o streaming hoje concorre diretamente com a jogatina pra mim. Inclusive nem comprei o Xbox Series X que queria fazer o upgrade pois tenho jogado pouco e quando jogo estou jogando Switch.

Acaba que fica streaming 70% do tempo e Switch 25% do tempo.

Então sim, a fala do ex CEO está adequada à minha realidade pois não migrei de geração por causa do streaming.

Padrão

Mas isso é uma opção sua, ainda bem que o mercado não se limita a uma visão.
    Porque eu prefiro ficar meses jogando algo que me prende que ficar "zerando" uma pilha de jogos esqueciveis.
    Também tenho uma vida extremamente corrida, as vezes fico semanas sem jogar nada, as vezes pego algo e jogo por meses.

Padrão

Mas isso é uma opção sua, ainda bem que o mercado não se limita a uma visão.
    Porque eu prefiro ficar meses jogando algo que me prende que ficar "zerando" uma pilha de jogos esqueciveis.
    Também tenho uma vida extremamente corrida, as vezes fico semanas sem jogar nada, as vezes pego algo e jogo por meses.
    Sim, concordo com você. Mas hoje com o mercado gigante, creio que tenham todos os tipos de modelos. Você quem disse de jogos esquecíveis rs. Na minha teoria, hoje em dia, seria possível fazer vários jogos memoráveis mais enxutos, explorar jogabilidades, narrativas, novidades de forma mais direta e objetiva, justamente pra vc variar entre diferentes universos.

Ex: vc está num jogo que te pede pra coletar 10 itens de um tipo em locais distintos. Precisava ser 10? Não podia ser 3 em locais mais diversos pra ter uma diversão sem ser algo maçante pra ganhar tempo de game play? principalmente se tiverem que ser em uma ordem feita propositalmente pra ser o mais distante uma de cada?

Eu gosto de variar estilos... jogar um Zelda, alterna pra um shooter, alterna pra um Mario, alterna pra um Diablo, etc etc. Então sabendo que existem tantos jogos bons a serem jogados, histórias a serem contadas, o fato de ficar agarrado na mesma história por muito tempo me desanima no sentido de que a indústria produz muita coisa.

Acho que no final das contas defendo que o povo tem que desacelerar. Empresas lançarem menos jogos, mais polidos, ainda que sejam mais caros no final das contas, mas gastar o tempo em mais história, conteúdo, pra deixar de ser jogo esquecível e ser jogo que valha a grana.

Com tanto jogo, tem necessidade de Assassins Creed todo ano? Tem sentido FIFA, F1, demais jogos de corrida todo ano? Não poderiam ser jogos com ciclos maiores? Tipo FIFA saindo a cada 3 anos com atualizações de conteúdo e melhorias dentro desses 3 anos?

Vende por 300, cada atualização 100. Fica 500 em 3 anos, com um custo menor pras empresas (lançar correções e melhorias ao mesmo tempo que otimiza o jogo custa bem menos que fazer um novo jogo "do zero" todo ano). Valoriza quem compra a 300 já que tem 3 anos pra aproveitar, e no ano seguinte com a primeira atualização aumenta os lucros da venda do jogo que já está pronto mas quer pegar só a atualização.

Padrão

Em uma artigo da Eurogamer, Shawn Layden, Ex CEO da Playstation soltou o verbo sobre mudanças que ele entende necessárias na indústria para sobreviverem a demanda da atual e próxima geração de gamers.

Além de dizer que daqui a pouco não vai mais existir console wars porque o hardware é basicamente o mesmo, pra ele o principal rival da Playstation não é a Xbox nem a Nintendo, é o tiktok e o netflix, outras fontes de entretenimento.

Nessa toada ele tocou em um ponto que eu já vinha pensando: Os jogos são muito longos!

“Eu nem abri Red Dead Redemption 2, porque não tenho 90 horas. E estou aposentado e não tenho 90 horas”.

Para Layden, essa “era uma métrica nos primeiros anos, quando o jogador médio tinha entre 18 e 23 anos. E quando você tem entre 18 e 23 anos, você tem muito tempo e pouco dinheiro”. Porém, a idade média do jogador se moveu para o final dos 20 e início dos 30.

Eu já cansei de abandonar jogos, porque o meio fica muito repetitivo, cansativo e acaba sendo mais excitante conhecer e começar uma aventura nova do que ficar repetindo a mesma coisa pelas próximas semanas/80 horas de jogo.

Não sei exatamente sobre as implicações dos custos de criação e vendas, mas como jogador eu preferiria ter jogos bons e mais curtos que pudessem ser concluídos em 1-5 dias do que ter os "jogos que estou jogando no momento" por semanas.

Vocês também abandonam muitos jogos por se tornarem desinteressantes, não terminam jogos por serem muito longos e entre uma pausa e outra acabam não voltando e esquecendo do jogo?
    Eu acho complicado pois por um lado tem o fato de muitos devs fazerem conteúdo filler horrível pra aumentar o número de horas do jogo (ubisoft com seus assassins creed e far crys com 100 icones por m2 no mapa de quests repetitivas).

Mas por outro lado querem me cobrar 350 fucking reais por um jogo... eu me sinto muito melhor quando o jogo tem no minimo suas 20 hrs, do que pagar isso em um jogo de 8-10 horas.

Sou fã de JRPG então é suspeito falar, mas eu acho que tem espaço pra jogo grande, fechei FF Rebirth ontem com 99 horas... to jogando desde janeiro com algumas pausas e hiatos e foi um jogasso. No meu "wrap" da ps teve meses que joguei 50 horas de videogame, outros 4 horas somente, acontece...

Mas é claro que é muito dificil se manter com todos os lançaments hoje em dia, pra mim isso é positivo... estamos na época áurea de jogo, cada mês tem um outro lançamento (seja indie, AAA+, simulador, etc.) que vale a pena jogar. Não tem como ter tempo pra isso (+ trampo, amigos, familia, etc.)

Pessoalmente eu noto que eu largo muito mais outras formas de entretenimento quando to focado em jogos, e vice versa. Ultimamente to bem por fora de seriado (tirando um outro) e filmes, coisa que já fui bem fã, fissurado... eu até baixo e atualizo minha biblioteca mas não vejo nada pois estou focado em jogos nesse ano.

Ninguém que precisa pagar as próprias contas tem tempo pra 5 filmes, 4 series e 2 jogos por mês, obvio. E tem MUITA oferta de entretenimento de qualidade.

A única coisa que eu tento me policiar e acho que todos deveriam fazer é evitar ao máximo do máximo ficar boiando no celular (seja reddit, tiktok, hardmob) durante o meu tempo livre, porque realmente isso é uma cilada fudida, tem gente que fica 2, 3, 4 horas, perde uma tarde sabado ou domingo inteira nisso... com tanta coisa melhor pra fazer.
    Editado por wing em 16-12-2024 às 14:15

Padrão

Acredito que o maior problema é fazerem jogos sem o devido capricho, independente se o jogo é longo ou curto, quando é feito nas coxas, principalmente continuações seguindo a mesma fórmula sem nenhuma inovação.

Tópicos Similares

1. [Mateiumratomob] Estamos perdendo o instinto animal?
    Por chocopondo em Boteco hardMOB
    Comentários: 37
    Atualizado: 28-08-2016, 7:16
  2. Comentários: 85
    Atualizado: 24-02-2015, 18:58
  3. Estamos perdendo a capacidade de sonhar?
    Por Kobz em Cotidiano, cultura e política
    Comentários: 15
    Atualizado: 04-06-2013, 23:53
  4. Comentários: 8
    Atualizado: 18-11-2010, 17:01

Compartilhar

Compartilhar

Permissões