Página 1 de 2 Última

ANP aprova e testes da gasolina com 30% de etanol começam neste mês

Padrão ANP aprova e testes da gasolina com 30% de etanol começam neste mês

"Em breve poderemos ter uma nova gasolina no Brasil. O Ministério de Minas e Energia (MME) aprovou, em dezembro, o protocolo de testes para a gasolina E30, que terá mistura 30% de etanol e que poderá chegar aos postos ainda neste semestre.

As normas e diretrizes para os testes foram construídas de maneira conjunta entre entidades do setor automotivo e de biocombustíveis, como Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), União Nacional do Etanol de Milho (Unem), Bioenergia Brasil, entre outros.

Todos os testes com a nova gasolina serão realizados no Instituto Mauá de Tecnologia (IMT), em São Paulo, e conduzidos pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Já as montadoras e fabricantes colaborarão cedendo parte dos veículos para os testes.

“Estamos seguindo com o plano de testes do E30, conforme as diretrizes do ministro Alexandre Silveira (MME), que determinou que fossem aceleradas as medidas que ajudem a promover a transição energética”, afirmou o secretário da ANP, Pietro Mendes.

A avaliação contemplará ensaios de pista, testes de partida a frio, medições de emissões, aquisição de veículos e análise complementar de dados via sistema OBD (On-Board Diagnostics, no termo em inglês).

A ideia é saber se a nova mistura é viável e como os carros se comportarão com uma concentração maior de etanol na gasolina. Para isso, os testes vão se concentrar na dirigibilidade; compatibilidade de materiais, verificando o nível de corrosão e desgaste de componentes; e as emissões, um dos principais motivos para a mudança.

Os testes serão conduzidos entre janeiro e fevereiro, com o relatório final sendo entregue no final do próximo mês. Se aprovada, a nova gasolina E30 pode começar a chegar aos postos de abastecimento já no mês de abril.

A gasolina E30 é só o primeiro passo da Lei do Combustível do Futuro, sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em outubro de 2024. Até o momento, a nossa gasolina deve ter por obrigatoriedade entre 18% e 27% de etanol. O objetivo da lei é fazer com que a quantidade mínima do derivado da cana de açúcar fique, obrigatoriamente, entre 20% e 35%."

https://marreta.pcdomanual.com/p/htt...m-neste-mes%2F

2. Publicidade

Padrão

Aonde que encontra essa gasolina com 20% de etanol anidro?

Até onde eu sei, a gasolina Podium possui 25% de etanol e é a que possui a menor porcentagem junto com a Shell V-Power e a Octapro. Todas as outras possuem 27% e pelo visto em breve subirá para 30%...
    Editado por gutopereira em 08-01-2025 às 21:12

Padrão

Pra quem tem carro a gasolina tá na hora de fazer remap
    Os testes serão conduzidos entre janeiro e fevereiro
    1 mês pra testar, é uma análise 100% técnica podem confiar Clique para abrir a imagem em nova guia

Padrão

é agora que entra o grosso que nosso presidento comentou?

Padrão

Lobby da Cana manda e desmanda. É muito $ envolvido. E alguns ainda acham que é pela questão de diminuir a poluição.

Padrão

Nos carros novos deve mudar nada, injeção corrige. Agora nos carros da época dos 20% ou menos, boa sorte.

Padrão

Lobby da Cana manda e desmanda. É muito $ envolvido. E alguns ainda acham que é pela questão de diminuir a poluição.
    O que esperar de um presidente que gosta de cana?

Nos carros novos deve mudar nada, injeção corrige. Agora nos carros da época dos 20% ou menos, boa sorte.
    Muda, vai consumir mais. Etanol era pra ser o combustível barato e menos poluente mas ficou tão caro que a maioria das pessoas prefere gasolina. Era so baixar um pouco a margem de lucro que venderia bem. Não precisava essa sacanagem de misturar na gasolina.

Padrão

Muda, vai consumir mais. Etanol era pra ser o combustível barato e menos poluente mas ficou tão caro que a maioria das pessoas prefere gasolina. Era so baixar um pouco a margem de lucro que venderia bem. Não precisava essa sacanagem de misturar na gasolina.
    A mistura de etanol anidro à gasolina traz algumas vantagens interessantes. Entre elas destaco:

- Aumento da octanagem do combustível, permitindo maiores taxas de compressão que resultam em motores mais EFICIENTES e potentes.

- Redução de emissões de poluentes

- Redução do custo do combustível (na teoria o etanol deveria ser mais barato kk)

Misturar os dois combustíveis é benéfico sim, porém existe um intervalo considerado ideal para equilibrar as coisas.

E10, por exemplo, traz todas vantagens sem prejudicar o desempenho dos motores projetados para gasolina. Também não compromete a autonomia dos carros e é um percentual muito baixo para agredir os componentes do circuito de combustível.

---

Um simples remap não resolve o problema em motores a gasolina. Motores projetados para E10 têm componentes como bomba de combustível, bicos injetores, velas e taxa de compressão ajustados para esse combustível. Usar E30, mesmo com remap, não muda as características físicas do motor, que foram otimizadas para E10. O remap ajusta o ponto de operação do motor para conseguir lidar com o novo combustível, porém esse motor nunca vai atingir seu ápice de eficiência/desempenho.

Padrão

A mistura de etanol anidro à gasolina traz algumas vantagens interessantes. Entre elas destaco:

- Aumento da octanagem do combustível, permitindo maiores taxas de compressão que resultam em motores mais EFICIENTES e potentes.

- Redução do custo do combustível (na teoria o etanol deveria ser mais barato kk)

Misturar os dois combustíveis é benéfico sim, porém existe um intervalo considerado ideal para equilibrar as coisas.

E10, por exemplo, traz todas vantagens sem prejudicar o desempenho dos motores projetados para gasolina. Também não compromete a autonomia dos carros e é um percentual muito baixo para agredir os componentes do circuito de combustível.

---

Um simples remap não resolve o problema em motores a gasolina. Motores projetados para E10 têm componentes como bomba de combustível, bicos injetores, velas e taxa de compressão ajustados para esse combustível. Usar E30, mesmo com remap, não muda as características físicas do motor, que foram otimizadas para E10. O remap ajusta o ponto de operação do motor para conseguir lidar com o novo combustível, porém esse motor nunca vai atingir seu ápice de eficiência/desempenho.
    E ainda temos que escutar o senhor Boris e o acf com o amigo dele dizendo que a Podium é a melhor gasolina do mundo

Esse país não é sério

Padrão

---

Aonde que encontra essa gasolina com 20% de etanol anidro?

Até onde eu sei, a gasolina Podium possui 25% de etanol e é a que possui a menor porcentagem junto com a Shell V-Power e a Octapro. Todas as outras possuem 27% e pelo visto em breve subirá para 30%...
    Clique para abrir a imagem em nova guia
    https://precos.petrobras.com.br/w/gasolina/sp

Aqui diz que 73% de cada litro, ou seja, 730ml custam R$ 2,19. Ou seja, 1 litro de gasolina pura seria R$3/litro
    Já o álcool anidro custa 0,82 para 230ml, ou seja, R$ 3,56/l.

Resumo: vai piorar e vai subir por causa do preço do alcool estar alto atualmente.

Padrão

Clique para abrir a imagem em nova guia ghz
    Aqui diz que 73% de cada litro, ou seja, 730ml custam R$ 2,19. Ou seja, 1 litro de gasolina pura seria R$3/litro
    Ou seja, pelo gráfico, se não fossem essa adição de etanol e os impostos federais e estaduais (que devem ser dupla tributação, haja vista que a Petrobras já paga impostos federais e a distribuição já paga impostos estaduais) a gasolina teria o preço justíssimo de R$ 3,11.
    Editado por Danduk em 10-01-2025 às 8:46

13. Publicidade

Padrão

? Acho que sua matemática está equivocada.

E também que o próprio infográfico não informa o suficiente pra aferir o que apontou.

Padrão

Ou seja, pelo gráfico, se não fossem essa adição de etanol e os impostos federais e estaduais (que devem ser dupla tributação, haja vista que a Petrobras já paga impostos federais e a distribuição já paga impostos estaduais) a gasolina teria o preço justíssimo de R$ 3,11.
    Teria que incluir a rúbrica "Distribuição e revenda" que é R$ 0,92
    Mas sim, seria possível vender a R$ 4,03 se não houvesse impostos
    ? Acho que sua matemática está equivocada.

E também que o próprio infográfico não informa o suficiente pra aferir o que apontou.
    Ué, parece ter todos os dados para fazer esse calculo. O que faltaria?

Padrão

E ainda temos que escutar o senhor Boris e o acf com o amigo dele dizendo que a Podium é a melhor gasolina do mundo

Esse país não é sério
    E cade a argumentação que refuta o ACF?

Padrão

Clique para abrir a imagem em nova guia ghd
    E cade a argumentação que refuta o ACF?
    De novo essa pergunta, ô calabreso?

Já não foi explicado acima que mais de 10% de etanol lasca toda a gasolina

O amigo dele/convidado disse que Podium é a melhor gasolina do mundo porque extrai potência e bla bla bla, e ele concordou com tudo e ainda afirmou que extrai mais potência

Primeiro que tecnicamente nenhum combustível extrai potência

Segundo que quem gosta de carro passa longe da Petrobrás

Terceiro vai estudar e para de me azucrinar

Cara pentelho, tá loco

Padrão

De novo essa pergunta, ô calabreso?

Já não foi explicado acima que mais de 10% de etanol lasca toda a gasolina
    pra ser "de novo" tem que ter sido perguntado anteriormente.

O amigo dele/convidado disse que Podium é a melhor gasolina do mundo porque extrai potência e bla bla bla, e ele concordou com tudo e ainda afirmou que extrai mais potência

Primeiro que tecnicamente nenhum combustível extrai potência
    So falta dizer agora que ele nao tem capacidade de remapear um carro pra extrair mais potencia usando podium.
    No proprio video ele explica tudo isso. Provavelmente vc deve se informar so por cortes de 30s ou no máximo 1 minuto.

Terceiro vai estudar e para de me azucrinar

Cara pentelho, tá loco
    Fechou com o argumento de ouro "vai estudar" kkkk

Padrão

Minha moto carburada vai sofrer, já acho ruim ela pegar em dias frios, aí é tentar aumentar um pouco o giclê e ver o que que dá!

O afogador dela é automático e não resolve muita coisa!!

Padrão

Clique para abrir a imagem em nova guia ghd
    pra ser "de novo" tem que ter sido perguntado anteriormente.

So falta dizer agora que ele nao tem capacidade de remapear um carro pra extrair mais potencia usando podium.
    No proprio video ele explica tudo isso. Provavelmente vc deve se informar so por cortes de 30s ou no máximo 1 minuto.

Fechou com o argumento de ouro "vai estudar" kkkk
    Vai estudar = vai estudar o assunto

Assisto cortes kkk. Duro que aparece tudo quanto é assunto pra eu assistir. Agora tá aparecendo um maluquinho bombado q imita a voz de outros bombadinhos. Eu não sei da onde surge essas coisas.

Falando sério, pra quem já assistiu vídeo de 40 minutos do tonella consegue assistir qualquer outra coisa.

Eu nunca falei que o cara não é bom no que faz. O cara é foda, eu reconheço, mas sejamos sinceros. Todo mundo em qualquer ramo é patrocinado.

Pq vc acha que o Boris fala mal da Toyota e fala bem da Hyundai?

O narigudo do "carro chefe" fala mal da VW toda hora pq?

Citei exemplos de canais mais populares. Eu já disse aqui, assisto desde Tonella até canal gringo detail.

E não tô dizendo isso por vaidade, não. Assisto pq eu gosto, assim como eu gosto de ouvir música, como eu gosto de ler artigos... só que ninguém é dono da verdade. Eu tento filtrar o conteúdo.

Ele pode falar que a Podium é uma gasolina top, beleza, jóia. Agora afirmar (na verdade o amigo afirmou e ele confirmou) categoricamente que a Podium é a melhor gasolina do mundo?

Ah, tenha dó.
    =================

Não é algo pessoal. O cara é bom, mas vai contar mentira pra lá.

É igual o veneto falando que dá pra polir o carro com furadeira.

O Boris uma vez disse que calha de chuva afeta aerodinâmica hauahauahau

Po, não dá, né. Vamos combinar?

Senão daqui a pouco vai ter gente aparecendo pra dizer que pra fabricar um Pulse Abarth custa R$1997 reais (valor atualizado pela taxa Selic)

Padrão

Vamos viver para ver essa mistura ainda em 50/50 .....

Padrão

Isso é tendência em todo mundo.
    India já está indo para 40% de biodiesel no diesel. E aqui todo mundo chorando pq querem subir um pouco mais e os motores vão quebrar.

Padrão

Daqui a pouco teremos que escolher entre Etanol ou Etalina...

Padrão

G1: Seu carro vai quebrar. Entenda como isso pode ser bom.

Padrão

E aqui todo mundo chorando pq querem subir um pouco mais e os motores vão quebrar.
    Você já pensou que alguns carros foram projetados/produzidos para andar só na gasolina e com padrão de mistura inferior?

Padrão

Isso é tendência em todo mundo.
    India já está indo para 40% de biodiesel no diesel. E aqui todo mundo chorando pq querem subir um pouco mais e os motores vão quebrar.
    vc que acompanha mais a questão dos combustíveis, sabe se tem testes de longa duração dos veículos indianos com esse teor de biodiesel?

tb precisaria ver quais as normas de emissão locais, visto que as nossas são meio restritivas. Se lá nego ainda usar motor Perkins, pode rodar com óleo vegetal usado pra fritar pastel durante duas semanas na feira que não vai dar pau, aqui o buraco é mais embaixo

(e sim, conheço um cara que rodou com uma Bandeirantes usando óleo de feira, hahaha)

Padrão

vc que acompanha mais a questão dos combustíveis, sabe se tem testes de longa duração dos veículos indianos com esse teor de biodiesel?
    Na verdade eu não acompanho tanto o mercado externo, só no Brasil.
    Da Índia eu só vi uma notícia falando sobre isso. Indonésia também no mesmo caminho.
    São mercados que não veem a eletrificação ganhando uma grande fatia de mercado, então a saída para descarbonização seriam os biocombustíveis.

Mas é um bom ponto sobre a tecnologia dos motores e normas de emissões.

Provavelmente lá eles estão um pouco atrasados, e por isso estão correndo atrás agora investindo forte em biocombustíveis.

Página 1 de 2 Última

Tópicos Similares

1. Comentários: 53
    Atualizado: 16-11-2024, 7:28
  2. [Etanóis] Senado aprova venda direta de etanol das usinas aos postos
    Por FireMax em Carros, Motos & Som Automotivo
    Comentários: 26
    Atualizado: 25-06-2018, 13:43
  3. Comentários: 54
    Atualizado: 04-02-2018, 8:58
  4. Comentários: 67
    Atualizado: 10-08-2014, 21:57