Página 2 de 3 Primeira Última

[TROCAMOB] FZ25 por... Fiesta?!

Padrão

Amigo, desculpe pela pergunta leiga...
    Mas como sei a temperatura exata? Meu painel tem apenas o marcador que até agora não passou da metade, mas não acusa exatamente a temperatura em graus.
    Clique para abrir a imagem em nova guia

Temperatura exata é no meio. 90º Se estiver mais para o lado indica alguma anomalia. Tem sempre que ficar no mesmo local após o um periodo de uso.

Se não estiver saindo do local possivelmente foi removida a valvula termostatica e o carro não ira esquentar.

2. Publicidade

Padrão

ATUALIZAÇÃO:

Boa tarde, senhores.

Por enquanto, tudo certo com o Fiesta.

Mas estou preocupado com uma coisa:o consumo. Como vocês fazem o cálculo do carro de vocês? A moto tinha no próprio computador de bordo. O Fiesta, por ser 2010, não tem. E estou estranhando porque enchi o tanque até o primeiro clique (encheu 45 litros) no dia 07 de Fevereiro e rodei apenas 280km até então e já está a menos de um "espaçozinho" de chegar no vermelho (reserva). Isso é normal?

Quando um tanque desse Fiesta 1.6 Zetec Rocam 2010 deveria fazer completo? Eu imaginava que pelo menos 430~450. Mas, nesse ritmo, acho que quando chegar 300~320 já vai acender a luz de reserva. Estou realmente assustado.

Até quarta-feira isso deve acontecer e vou abastecer novamente e completar o tanque para ver quantos litros entram até o primeiro clique e informo a vocês.

Sem ser por isso, não tenho do que reclamar do carro.

Agradeço quem puder me dar uma luz.
    Editado por naruuu em 23-02-2025 às 15:54

Padrão

ATUALIZAÇÃO:

Boa tarde, senhores.

Mas estou preocupado com uma coisa:o consumo. Como vocês fazem o cálculo do carro de vocês? A moto tinha no próprio computador de bordo. O Fiesta, por ser 2010, não tem. E estou estranhando porque enchi o tanque até o primeiro clique (encheu 45 litros) no dia 07 de Fevereiro e rodei apenas 280km até então e já está a menos de um "espaçozinho" de chegar no vermelho (reserva). Isso é normal?

Quando um tanque desse Fiesta 1.6 Zetec Rocam 2010 deveria fazer completo? Eu imaginava que pelo menos 430~450. Mas, nesse ritmo, acho que quando chegar 300~320 já vai acender a luz de reserva. Estou realmente assustado.

Até quarta-feira isso deve acontecer e vou abastecer novamente e completar o tanque para ver quantos litros entram até o primeiro clique e informo a vocês.

@XtReMe .

vc conta ou eu conto?

Padrão

vc conta ou eu conto?
    Kkkkkk. Putz... Sério que um tanque completo de um Zetec Rocam 2010 não faz nem 450km antes da reserva? São 54l (acho que 49 + 5 de reserva).

Por isso tô achando estranho. Imagino que ele deva fazer entre 7~9 com gasolina na cidade (que é exatamente o meu caso). Mas daí esse cálculo não bateria, pois:

8km/l x 49 (capacidade do tanque antes da reserva) = 392.

Não está nem em 300 ainda e já está quase na reserva...

Padrão

Kkkkkk. Putz... Sério que um tanque completo de um Zetec Rocam 2010 não faz nem 450km antes da reserva? São 54l (acho que 49 + 5 de reserva).

Por isso tô achando estranho. Imagino que ele deva fazer entre 7~9 com gasolina na cidade (que é exatamente o meu caso). Mas daí esse cálculo não bateria, pois:

8km/l x 49 (capacidade do tanque antes da reserva) = 392.

Não está nem em 300 ainda e já está quase na reserva...
    vc sabe se o carro, quando vc pegou, estava rodando no etanol ou gasolina? Você completou o tanque com gasolina?

se estava com etanol, mesmo colocando gasolina, o consumo desse primeiro tanque vai ser ruim. Depois tende a melhorar, mas nunca será muito bom

o @XtReMe . tem um e passou uns perrengues tempos atrás com isso

Padrão

Peças difíceis de achar
    Bebe pra caramba

Se soubesse que manutenção era tão cara e o consumo ruim, tinha comprado um Azera

@XtReMe .

vc conta ou eu conto?
    Falta de aviso não foi

Padrão

o @XtReMe . tem um e passou uns perrengues tempos atrás com isso
    Passei não
    Ainda passo kkk

Preciso ir pra Bauru e não sei se essa coisa vai esquentar no meio do caminho

Padrão

Passei não
    Ainda passo kkk

Preciso ir pra Bauru e não sei se essa coisa vai esquentar no meio do caminho
    eu tava falando do perrengue do consumo, hahaha

parece que tinha melhorado depois de vc ter trocado as velas e cabos, não?

Padrão

ATUALIZAÇÃO:

Boa tarde, senhores.

Não nego que o Fiesta Rocam 1.6 bebe igual a um Maverick V8.

O para ter uma ideia, o Fiesta que eu tive era 1.0 e rodava cerca de 550 km em consumo rodoviário. Dirigindo igual a um idoso. Nos fóruns, o pessoal falavam em médias de 8 a 9 km/l.

Padrão

vc sabe se o carro, quando vc pegou, estava rodando no etanol ou gasolina? Você completou o tanque com gasolina?
    Vou perguntar para o antigo dono, realmente não sei... Valeu por essa observação. Vou ficar de olho nos próximos tanques.

Falta de aviso não foi
    Mas não estou tendo nenhum problema com o carro (nem mesmo o lance de esquentar, e já enfrentei trânsito intenso e calor de 36° aqui em Natal) fora esse do consumo.

A ideia, no entanto, é realmente trocar no fim do ano para um carro que faça pelo menos 10~12km/l na cidade.

Quantos kms você faz com o tanque cheio no seu Fiestão, Xtreme?
    Tô começando a achar que tem algo com bico ou vela que eu tenho que ver no meu.

Padrão

Tem uma coisa que quase ninguém leva em consideração e depois reclama do consumo: o uso do óleo correto e QUE OBSERVE A NORMA FORD.

O pessoal acha que 5W-30 é tudo igual... sinto muito, não é.

A norma Ford da época (913, se não me engano) determinava o uso de óleo que atendesse ACEA A1/B1 (atual A5/B5). Mas o afegão coloca o A3/B3 para VW e acha que tá tudo bem.

SEMPRE usei A5/B5, desde o Motorcraft (Texaco em 2007, anos depois passou para Mobil) até o Castrol, este que me passou a sensação de ser mais eficiente. Só não usei Motul e Elaion.

Consumo: em percursos curtos (< 3 km) e no trânsito insano de São Paulo, entre 8,5 e 9 km/l. Obviamente, no caso de congestionamento, o consumo aumentava consideravelmente.

[edit] Fiesta Sedan Zetec Rocam 1.6 flex 2007/2008, consumo informado com gasolina.
    Editado por Leon Cavour em 24-02-2025 às 10:31

13. Publicidade

Padrão

Fiesta que eu tive era 1.0 e rodava cerca de 550 km em consumo rodoviário.
    O meu também era o 1.0, de longe é o carro mais cachaceiro que ja tive, fazia média de 8km/L na cidade só no pé, pq se botasse chinelo o consumo ja diminuia

fora que era um olho na estrada e o outro no ponteiro de temperatura!!!

é um carro muito bom, mas a mecanica desanima kkkkk

Padrão

Tem uma coisa que quase ninguém leva em consideração e depois reclama do consumo: o uso do óleo correto e QUE OBSERVE A NORMA FORD.

A norma Ford da época (913, se não me engano) determinava o uso de óleo que atendesse ACEA A1/B1 (atual A5/B5). Mas o afegão coloca o A3/B3 para VW e acha que tá tudo bem.
    Nesse carro aí, basta colocar qualquer óleo 5w30 sintético que já basta (no meu, eu usava o apenas o Castrol Magnatec).

O que ferrava o motor é que nego (muitas vezes enganado pelo mecânico) usava óleo 10w40 (do motor Fire) ou o 5w40 (do VW EA111), que diziam que era mais adequados para os que passaram dos 100k km e transitavam em locais muito quentes (como é o caso daqui do DF).

Outro cuidado que eu tinha era trocar o líquido de arrefecimento anualmente e só usava o da Tirreno (não é a toa que eu o vendi com a válvula termostática original, trabalhando certinho e sem nenhum vazamento).
    é um carro muito bom, mas a mecânica desanima kkkkk
    Vendi o meu porque ele era manco, beberrão demais para um carro 1.0 e faltavam itens que hoje eu faço questão (motor forte, ar-condicionado e direção assistida).
    Editado por franklintinoco em 24-02-2025 às 15:41

Padrão

eu tava falando do perrengue do consumo, hahaha

parece que tinha melhorado depois de vc ter trocado as velas e cabos, não?
    Já foi trocado tudo nesse caro hauahauaua

Somente na parte de motor, está agora com:

Velas e cabos NGK
    Junta tampa válvulas motorkraft
    Tampa válvula Zetec do Ford Ka XR
    Óleo 5w30 motorkraft
    Correia dentada Gates
    Reservatório arrefecimento novo (esse é paralelo)
    Líquido foi trocado todo arrefecimento há 3 meses
    Mangueiras ok
    Fluido de freio, câmbio também foram trocados
    Bicos estão em ordem
    Bombas também
    Filtros óleo, combustível ok
    TBI limpa
    Válvula termostática Ford reposição nova

E regulei o cabo do acelerador pra abertura 100%, ele vem configurado de fábrica pra abrir uns 80%

E mesmo assim o consumo fica sempre entre 6.2 - 7.3
    100% etanol
    80% cidade 20% rodovia

Pneus 195 55 aro 15
    Economia nota C na etiqueta do pneu

Padrão

Vou perguntar para o antigo dono, realmente não sei... Valeu por essa observação. Vou ficar de olho nos próximos tanques.

Mas não estou tendo nenhum problema com o carro (nem mesmo o lance de esquentar, e já enfrentei trânsito intenso e calor de 36° aqui em Natal) fora esse do consumo.

A ideia, no entanto, é realmente trocar no fim do ano para um carro que faça pelo menos 10~12km/l na cidade.

Quantos kms você faz com o tanque cheio no seu Fiestão, Xtreme?
    Tô começando a achar que tem algo com bico ou vela que eu tenho que ver no meu.
    Com um tanque de etanol de 340 a 360km no máximo

Padrão

Nesse carro aí, basta colocar qualquer óleo 5w30 sintético que já basta (no meu, eu usava o apenas o Castrol Magnatec).
    Cara, coloquei uma vez um da Petronas A3/B3 (Selenia) e o motor ficou amarrado, uma droga. Nunca mais, se não for A5/B5 esquece.

Padrão

Leia se motorcraft e não motorkraft

Essa porra desse celular chinês
    Eu tô brabo

Padrão

Correia dentada Gates
    Só se for a correia de acessórios, pois esse motor usa corrente de comando.

Padrão

Só se for a correia de acessórios, pois esse motor usa corrente de comando.
    Verdade, eu confundi com o Uno

Faz 2 meses que troquei tudo nele também
    Aí coloquei correia Gates

Acho que a do Fiesta eu nunca troquei (de acessórios)
    Se eu troquei não tô lembrado
    Mas já troquei o fluido da direção uma vez

Padrão

Eu tenho um fiesta 1.0 hatch 2012, comprei usado com 70k km em 2019, atualmente está com 123k km, troquei uma vez a carcaça da válvula termostática e nunca tive problemas.. apenas faço as manutenções periódicas.
    Sobre o consumo, geralmente faz uns 11,5 km/l na estrada e, em torno de, 8 km/l na cidade (minha cidade é bem plana).

Padrão

Valeu pela resposta, amigo.

Há 1 mês troquei o óleo e coloquei Havoline 5w30. Acha que fiz besteira e que isso pode estar impactando o consumo?

Com um tanque de etanol de 340 a 360km no máximo
    Pois é, cara...

Hoje o Fiesta entrou na reserva.

Pra você ter uma ideia: tinha entrado na reserva dia 07 de Fevereiro. Enchi com gasolina e deu 45 litros até o primeiro clique na bomba (ceratamente cabia mais, mas ok).

Rodei exatamente 326km e a luz da reserva acendeu de novo. Isso significa que ele tá fazendo cerca de 7km/l na gasolina?!?!

Bizarro...

Coloquei 100 reais hoje mas no próximo abastecimento pretendo completar com etanol. O antigo dono disse que costumava usar etanol apenas de vez em quando. Não sei se isso vai ser um problema pra injeção, mas acredito que não...

Mas é isso aí.

Como eu disse, o carro tá realmente filé até aqui, mas esse consumo..........

Padrão

em torno de, 8 km/l na cidade (minha cidade é bem plana).
    Obrigado pelas referência, Thelex.

Pô, cara... Você saberia dizer se, ao completar o tanque com gasolina, você chega a fazer ao menos 400km antes de acender a luz da reserva?

Eu sei que o meu é 1.6 e 2010, mas tô achando esse consumo muito estranho. Rodei apenas 326km e a luz da reserva acendeu.

Padrão

Pô, cara... Você saberia dizer se, ao completar o tanque com gasolina, você chega a fazer ao menos 400km antes de acender a luz da reserva?
    Não sei de cabeça agora quanto faz antes de entrar na reserva, mas a última vez que eu abasteci (estava na reserva) o hodômetro estava marcando 553km (misto entre cidade/rodovia).. eu sempre zero o homodômetro quando eu completo o tanque.

Padrão

hodômetro estava marcando 553km
    Tem algo de errado com o meu então, certamente...

Levarei pra oficina em breve.

Padrão

ATUALIZAÇÃO:

Ultimo abastecimento: R$100,00 gasolina / 14.1litros
    Kms rodados até acender a luz da reserva: 83km.

O carro está fazendo menos de 6km/l?!

Kkkkk
    Nem uma Hilux...

Pretendo ficar apenas mais alguns meses e trocar.

Foi bom enquanto durou.

É uma pena, porque ele realmente é confortável e gostoso de dirigir.

Página 2 de 3 Primeira Última

Tópicos Similares

1. [TROCAMOB] Sai New Fiesta 13 vem PUG 308 THP Griffe
    Por pedrob7 em Carros, Motos & Som Automotivo
    Comentários: 24
    Atualizado: 02-05-2019, 20:23
  2. [TROCAMob] Sai New Fiesta (mexicano) e entra ... até 80 mil (seminovo)
    Por concurseiromineiro em Carros, Motos & Som Automotivo
    Comentários: 36
    Atualizado: 29-03-2019, 13:05
  3. Comentários: 54
    Atualizado: 31-07-2017, 14:19
  4. Comentários: 8
    Atualizado: 19-07-2016, 19:59
  5. [TROCAmob] Fiesta por Picape
    Por Guniz em Carros, Motos & Som Automotivo
    Comentários: 6
    Atualizado: 04-11-2009, 17:59

Compartilhar