Página 1 de 2 Última

[TROCAMOB] FZ25 por... Fiesta?!

Padrão [TROCAMOB] FZ25 por... Fiesta?!

Salve, galera...

Estava pesquisando carros recentemente na OLX e, enquanto isso, anunciei minha moto. É uma FZ25 2023 que tirei 0km e rodei 17 mil km. Moto maravilhosa. Extremamente confiável e me foi extremamente útil até o momento.

Mas buscando um pouco mais de conforto (ar-condicionado para enfrentar o calor de Natal/RN) e, principalmente, após ver na semana passada uma mulher cair de moto e ter uma perna completamente ESMAGADA por um ônibus, decidi vender.

A ideia então seria vender a moto (19~21k) e completar com mais 15~20 pra pegar um carro que seja, acima de tudo, confiável. Eu usaria para ir e voltar do trabalho (urbano, 20km por dia no total) e fazer alguns passeios de fim de semana. Só queria que tivesse o kit dignidade e fosse relativamente econômico e de BOA MANUTENÇÃO.

Eis que vem a seguinte oferta:

Ford Fiesta (Zetec Rocam) 1.6 2010 com 141 mil rodados.
    A FIPE dele está 25k. Da minha moto, 21k.
    O dito cujo está querendo a troca pois tem um Vitara e está querendo se desfazer do Ford e pegar uma moto para o dia-a-dia.

O que vocês acham? Quais cuidados vocês acham que tenho que tomar nesse momento?

Estamos conversando já tem dois dias. Ele também ofereceu dinheiro ao invés do carro caso eu não me interessasse, o que demonstrou que realmente gostou da moto e não apenas que quer passar uma possível bomba pra frente. Pelo contrário, tem me dito a todo momento que o carro é muito bom, fez revisões recentes (trocou amortecedores dianteiros e coxim). Tudo funciona: ar-condiconado, vidros elétricos, direção hidráulica...

Apesar de ter um Ford não ter sido a minha ideia inicial, estou começando a cogitar aceitar a oferta pois dessa forma eu não teria que desembolsar os 15~20k que tinha guardado para a aquisição de um carro um pouco melhor. Imagino que eu poderia tirar 2~3k apenas para fazer uma revisão geral quando pegasse o carro.

Lendo aqui no fórum, vi que o calcanhar de Aquiles dos Zetec Rocam é o sistema de arrefecimento.
    Quanto vocês acham que eu gastaria para fazer toca a troca do sistema e deixar tudo zero bala?

Topariam essa troca?

Agradeço os insights.

2. Publicidade

Padrão

Não tenho opinião (e sequer conhecimento) sobre o modelo do carro em si, mas eu já presenciei alguns elogios para este modelo específico. Um amigo tem, inclusive, e não há nada para reclamar. É certo que é um carro sem sal, não tem nada que vai te animar na direção, mas parece-me que também não o deixará na mão.

Adiante, agora sim dando a minha opinião, eu trocaria uma moto por um carro se a minha ideia fosse segurança e conforto. E, no seu cenário, o Fiesta vai te atender tranquilamente.

Padrão

Clique para abrir a imagem em nova guia

Manutenção de carro de luxo

E tá esquentando novamente, começou ontem
    Já gastei 9k ou mais ano passado

Peças difíceis de achar
    Bebe pra caramba

Eu gosto dele por 3 motivos:

- Ele é muito discreto (se vc andar de frente ou de ré na avenida, tanto faz, ng vai perceber)

- Confortável pra categoria

- Gostoso de dirigir, isso é algo pessoal, sabe carro pesado que vc sente o barulho, aquele ruummmm

Não indico pra ninguém. Se soubesse que manutenção era tão cara e o consumo ruim, tinha comprado um Azera

Padrão

Puuuuuutz...
    É só o que vejo pela internet...
    Inclusive aqui no fórum em alguns tópicos antigos: ele fervendo.

Agora tô com o pé muito atrás...

E como nunca tive carro, não sei exatamente se esse valor é um absurdo para a categoria. Imagino que se trocar essa válvula termostática e essas outras coisas e o carro realmente não apresentar maiores problemas por um BOM TEMPO, parece ok... Não?

Li alguns relatos de donos de Fiesta trocando a carcaça da válvula por uma de alumínio, por ser mais resistente.

Ah, realmente não sei...

Padrão

Peças difíceis de achar
    Bebe pra caramba
    Quanto você tá fazendo na cidade?

Padrão

O que vocês acham? Quais cuidados vocês acham que tenho que tomar nesse momento?
    Eu tive um, mas era 1.0 (não sei se serve de parâmetro).

O carro em si era um tanque de guerra. Nunca deu defeito que me deixava na mão. O conforto dele era superior aos carros da mesma categoria.

A única coisa que pegava nele era o consumo (que era alto para um carro 1.0), mas para o 1.6, o consumo era até ok.

Dito isso, se comprar um, troque a válvula termostática, coloque líquido de arrefecimento de qualidade (de preferência o Tirreno ou o Paraflu) e troque o óleo usando o 5W30 Castrol Magnatec (pode usar outros, desde que sejam 100% sintéticos).

Padrão

Quanto você tá fazendo na cidade?
    Tá marcando 6.8 no painel
    Tô andando normal e devagar

Quando piso aí ele faz 5.8 chega até 5.4

100% etanol
    90% cidade
    Ar condicionado meio a meio, gosto de andar com o vidro aberto, mas se for, por ex: às 14h00, aí não tem como, ligo o ar

Gasolina nunca usei

Como vc curte moto, vc vai entender o que eu vou falar

Vc tem uma Fazer certo?

Então um estribo de pedal da fazer sai por quase 400 reais
    O par de pedais sairia 800 reais

O estribo duma Twister é quanto? Uns 200 reais o par? 300 talvez?

Entendeu? A Ford é a Yamaha no mundo automotivo

Os carros são mais confortáveis, são mais duráveis, só que as peças são muito mais salgadas

E um carro em geral, ele da manutenção de 60k em 60k km geralmente

Eu, particularmente eu, só utilizo peça da melhor marca quase sempre. Vou usar ex na preventiva e reparos que fiz ano passado:

Bandeja susp Monroe
    Kit Susp axios (Monroe)
    Velas e cabos NGK
    Disco freios Fremax

E as peças da Ford sempre são mais caras (independentemente do veículo)

O carro é bom?
    Na categoria dele na minha opinião é o melhor, mas é o que tem o maior custo de manutenção

Tem vários modelos de carros que valem mais a pena atualmente. Sao carros mais caros, mas praticamente "inquebráveis"

Eu citaria Focus
    O new Fiesta manual
    Ambos utilizam o motor Sigma

O Clio 1.6 é muito bom e não é caro
    O Versa e o March também

O Etios anda até sem óleo - só que ele é muito mais caro

Aí depende do quanto vc quer investir

O cara quer passar o carro com 120k pq provavelmente chegou a hora manutenção pesada, entendeu? Kkk

Como eu disse, de 60 em 60k km geralmente, é feita a revisão completa de um veículo

Padrão

não apresentar maiores problemas por um BOM TEMPO, parece ok... Não?
    Se quer um q não apresente problemas por um bom tempo, compre
    Clio 1.6
    Versa/March 1.6
    Etios

Esses realmente são muito difíceis de quebrar

Padrão

Se quer um q não apresente problemas por um bom tempo, compre
    Clio 1.6
    Versa/March 1.6
    Etios
    March acho por cerca de 35 mil aqui. Eu teria que completar com esses 15 mil a mais. Por isso fica a minha dúvida: será que não compensa fazer a troca e ir dando um trato no sistema de arrefecimento? Nem que na pior das hipóteses (como no seu caso), eu tenha que gastar 9k em manutenção em um ano, ainda seria, no final das contas, menos do que o que eu teria que investir agora pra pegar o March.

O que você faria, xTreMezão?

Dito isso, se comprar um, troque a válvula termostática, coloque líquido de arrefecimento de qualidade (de preferência o Tirreno ou o Paraflu) e troque o óleo usando o 5W30 Castrol Magnatec (pode usar outros, desde que sejam 100% sintéticos).
    A ideia é exatamente essa. Caso eu fique com o carro (tenho que decidir até segunda, pois volto a trabalhar em breve), quero fazer uma geral no sistema de arrefecimento, incluindo a troca da carcaça da válvula termostática e todo o resto, e torcer pra que não exploda na minha mão...

É tanta informação na internet... Alguns dizem que fundiu o motor e teve que fazer tudo por 7k; outros dizendo que, apesar dos problemas de arrefecimento, gosta do carro e nunca ficou na mão... Tô meio perdido e indeciso.

Padrão

Eu, particularmente eu, só utilizo peça da melhor marca quase sempre.
    Outra coisa: será que você pagou um preço justo nessa válvula termostática?
    Achei no ML entre R$119,00 e R$329,00 (esse último sendo original da Ford).

R$129,00 e R$359,00

Padrão

Aqui onde eu moro as autopeças cobram caro e o mecânico ganha a porcentagem dele também

Já falei isso por aqui antes
    =======

Isso de fundir o motor é exagero. Tem que ser um artista pra conseguir tal proeza

O que eu tô dizendo é que as peças são mais caras e mais difíceis de achar

Se vc for comprar mesmo o carro, deixa do jeito q está. Pra trocar o líquido é um pé no saco. Um bom mecânico pede 2-3 dias pra testar, e aí troca a carcaça, e aparece furo na mangueira, e tem voltar, fica bom, não fica, volta e fica. Arrefecimento é muito chato e não é nem culpa do mecânico.

13. Publicidade

Padrão

Tive um rocam 1.6 por 5 anos.

Eu mesmo troquei a valvula termostatica, a de "plastico" que é a original derrete e o líquido acaba vazando. Com a carcaça de alumínio ta resolvido.

O fiesta 1.6 é um carro honesto, vai achar todas as pecas no ML.

Padrão

Galera, fechei o negócio ontem.

Por enquanto, bem satisfeito. É o meu primeiro carro, então certamente tem doses de emoção nesse julgamento, mas gostei muito do carrinho. Sou acostumado a dirigir apenas carros 1.0 que meu pai teve ao longo dos anos e senti uma boa diferença para esse.

Impressões que tive:

- extremamente espaçoso e confortável nos bancos;
    - porta-malas muito bom;
    - isolamento acústico não é dos melhores, mas tolerável;
    - boa suspensão para encarar os buracos daqui, ao menos por enquanto.

Tem algumas coisas pra fazer de cara, principalmente em relação ao freio.

Quanto ao arrefecimento, o antigo dono disse que também era muito preocupado com a válvula termostática, mas que mesmo com 140 mil, ele NUNCA precisou trocar porque a "unidade dele não deu dor de cabeça quanto a isso". Então estou me perguntando se time que tá ganhando não se mexe ou se já faço a troca pela de alumínio.

Na segunda-feira vou levar pra dar a revisão geral, principalmente nesses freios. Mas quero deixar ele completamente zero mesmo. Vou usar o óleo recomendado pelo Franklin e simbora.

Obrigado demais pelas opiniões, galera.

Qualquer atualização, trago aqui. Espero não ter zicado e que o carro dure um bom tempo.

Padrão

Excelente.

Se o sistema de arrefecimento estiver com o liquido correto, a agua estiver com aditivo de fato não mexa. Se ela tiver com agua de torneira aparentando ferrugem, recomendo uma revisão em todo o sistema.

O Fiesta 1.0 é muito manco para o motor, o 1.6 é otimo, não tera problema com correia dentada, isso ja é uma enorme vantagem pois ele utiliza corrente de comando.

No mais é so se atentar ao nivel da temperatura que devera marcar 90º, se subir ou alterar pare o carro e chame o reboque, vai ter carro por muito tempo.

Padrão

Muito obrigado pelos toques. Vou ficar esperto sim. Amanhã pela manhã já vou levar na oficina e ajeitar tudo que tem pra ser feito.

Aqui onde eu moro as autopeças cobram caro e o mecânico ganha a porcentagem dele também
    Inclusive, xTreMezão... Não era você que tinha um UNO? Que fim deu nele? Trocou pelo Fiesta?

Padrão

Sem fotos, sem compra. É essa a norma da sala. Clique para abrir a imagem em nova guia

Padrão

Muito obrigado pelos toques. Vou ficar esperto sim. Amanhã pela manhã já vou levar na oficina e ajeitar tudo que tem pra ser feito.

Inclusive, xTreMezão... Não era você que tinha um UNO? Que fim deu nele? Trocou pelo Fiesta?
    Nops

Mille tá parado pra receber o kit malvadeza
    CAI inox + K&N
    Turbo Anhanguera
    Fueltech FT 550

Padrão

Sem fotos, sem compra. É essa a norma da sala. Clique para abrir a imagem em nova guia
    Exatamente.

Sem fotos
    Sem compra

Padrão

Galera, fechei o negócio ontem
    como foi dito:

Padrão

Cara, é um ótimo carro para a categoria, eu tive como meu primeiro carro também por 5 anos, nunca me incomodei com absolutamente nada nesse carro, inclusive com a temida valvula termostática, que ainda assim fiz a troca preventinamente, o meu era o ano 2010 com aquela frente quadrada ainda, o 1.0 mais manco do brasil e bebia igual um opala 6 cilindros, mas era um carrinho muito bom de dirigir, sinto falta até hoje, era firme, tinha um espaço razoável e enfim, por 20k ele entregava bastante.

como os caros @XtReMe . e @franklintinoco ja disseram, cuide bastante do sistema de arrefecimento que realmente é o pé de aquiles desses motores da ford, faça as manutenções corretamente e terá um carro bom na mão por um bom tempo.

E em questão a valores de manutenções, é isso mesmo, ford é um pouco mais cara que os demais, eu tive 3 carros até hoje,o fiesta, um HB20 2014 e agora estou com um C3 também 2014 automático e o fiesta ainda é o carro que tive com as manutenções mais caras, a parte boa é que não são manutenções tão recorrentes, então não assusta muito, fora isso, aproveite o carro, e faça um bom uso!

Padrão

Já que é assim...

Por enquanto, adorando o carrinho. Não tenho muita referência para comparar porque é meu primeiro carro, mas tudo indo bem até agora...
    Ar gela bastante e tem encarado relativamente bem os buracos da cidade. Mas sei que ainda é muito cedo para dar qualquer veredito.

O QUE JÁ TROQUEI:

- Óleo (usei o Havoline 5W30 100% sintético) - o que vocês acham?
    - Filtro de óleo;
    - Cilindro mestre do freio;
    - Fluido de freio.

Tudo ficou R$558,00. O mais caro foi esse cilindro mestre (R$250,00).

Amanhã, sexta-feira, vou deixar numa outra oficina de um conhecido para dar uma geral no arrefecimento e fazer a troca do freio de mão (ele não está funcionando, tá segurando só na primeira marcha a todo momento, kkkkkk). Comprei a alavanca do freio de mão pela internet e deve chegar até o fim do dia, então vou pagar apenas a mão de obra amanhã. Não faço a mínima ideia do que esperar em termos de valores, mas não imagino que seja tão caro.

Vou atualizando o tópico conforme o tempo for passando.

Padrão

parabéns pelo possante, parece bem conservado pela idade. Uma coisa ou outra vai ter para fazer, não tem jeito

e fazer a troca do freio de mão (ele não está funcionando, tá segurando só na primeira marcha a todo momento, kkkkkk). Comprei a alavanca do freio de mão pela internet e deve chegar até o fim do dia
    pq trocar a alavanca? Freio se mão ruim muitas vezes se arruma com regulagem do cabo/varão...

Padrão

parabéns pelo possante, parece bem conservado pela idade. Uma coisa ou outra vai ter para fazer, não tem jeito
    Muito obrigado!

Sim, sim... Se ele realmente não der muita dor de cabeça nos próximos 12 meses, até pretendo mantê-lo. A ideia seria trocar em um HB20 ou algo similar, mas vai que ele acaba me conquistando...

pq trocar a alavanca? Freio se mão ruim muitas vezes se arruma com regulagem do cabo/varão...
    Dei uma olhada no vídeo e não parece ser o meu caso... Não é que ele está "pegando bem em cima", ele simplesmente não pega. Eu puxo, ele quase que segura mas cai sozinho. Possa até ser que só precise dar um aperto no sistema que ele mostra no vídeo, vou tentar dar uma olhada. Quem me pediu para comprar a peça foi o rapaz da oficina que fez a troca do cilindro mestre. Ele condenou a peça e disse que apenas outra nova, mas a que ele achou no sistema lá era R$900,00 (original Ford, um alô pro xTreme que realmente alertou pra esses valores salgados) e R$350,00 paralela. Achei na internet por R$260,00.

Veremos...

Padrão

No mais é so se atentar ao nivel da temperatura que devera marcar 90º, se subir ou alterar pare o carro e chame o reboque, vai ter carro por muito tempo.
    Amigo, desculpe pela pergunta leiga...
    Mas como sei a temperatura exata? Meu painel tem apenas o marcador que até agora não passou da metade, mas não acusa exatamente a temperatura em graus.

Padrão

Mas como sei a temperatura exata? Meu painel tem apenas o marcador que até agora não passou da metade, mas não acusa exatamente a temperatura em graus.
    geralmente o ponteiro na metade indica os 90º

Página 1 de 2 Última

Tópicos Similares

1. [TROCAMOB] Sai New Fiesta 13 vem PUG 308 THP Griffe
    Por pedrob7 em Carros, Motos & Som Automotivo
    Comentários: 24
    Atualizado: 02-05-2019, 20:23
  2. [TROCAMob] Sai New Fiesta (mexicano) e entra ... até 80 mil (seminovo)
    Por concurseiromineiro em Carros, Motos & Som Automotivo
    Comentários: 36
    Atualizado: 29-03-2019, 13:05
  3. Comentários: 54
    Atualizado: 31-07-2017, 14:19
  4. Comentários: 8
    Atualizado: 19-07-2016, 19:59
  5. [TROCAmob] Fiesta por Picape
    Por Guniz em Carros, Motos & Som Automotivo
    Comentários: 6
    Atualizado: 04-11-2009, 17:59

Compartilhar