Página 1 de 2 Última

Primeira condução - R$ 20K

Padrão Primeira condução - R$ 20K

Tava vasculhando tópico sobre mas estão defasados e preferi não upar. Minha filha acabou de tirar a CNH e a racionalidade pede um segundo carro só pra ela. Explicando (em spoiler pra quem quiser ler):

Spoiler:
    Sou Uber. Então meu carro é minha ferramenta de trabalho. Apesar dos horários serem compatíveis (ela vai usar o carro em horários que não uso exceto em eventualidade), não posso arriscar ficar sem ele por causa de algum incidente na rua. E mais: pago seguro (caro) dele e incluir ela como segunda condutora o valor vai disparar.

Qual seria um carro interessante na faixa de R$ 20K (posso esticar um pouco se valer a pena) que não vá me dar aborrecimento com manutenção? Aborrecimento = acha peças de qualidade fácil e qualquer mecânico desenrola sem maiores problemas. E, claro, manutenção barata.

EDIT: kit dignidade é importante.

2. Publicidade

Padrão

Renault clio é uma boa, procuraria com ar e direção. Tem o ford Ka 2009/10 que dá pra garimpar um legal com ar e direção tb. Esticando eu iria atrás do fiesta 2011/12, faixa de 25k

O clio eu diria que é um sweet spot entre os pé de boi demais e os mais caros.

Padrão

Acho que nessa faixa aparece Clio e C3, se for procurar Gol/Celta/Palio/Fiesta/Classic só vai achar tranqueira supervalorizada, a menos que apareça oportunidade com algum conhecido com um desses e querendo vender pelo preço que a loja avaliou o dele numa troca. Se der sorte Clio/C3 até vem com airbag e ABS, que os outros com certeza não vão ter. Quando pesquisei alternativas a Fit G1 até 30k apareceu esses dois, que eu achei melhor custo beneficio do que os outros populares, mas acabei não comprando por outros motivos.

Padrão

Acho que nessa faixa aparece Clio e C3, se for procurar Gol/Celta/Palio/Fiesta/Classic só vai achar tranqueira supervalorizada, a menos que apareça oportunidade com algum conhecido com um desses e querendo vender pelo preço que a loja avaliou o dele numa troca. Se der sorte Clio/C3 até vem com airbag e ABS, que os outros com certeza não vão ter. Quando pesquisei alternativas a Fit G1 até 30k apareceu esses dois, que eu achei melhor custo beneficio do que os outros populares, mas acabei não comprando por outros motivos.
    C3 só se for 1.6, o motor 1.4 é conhecido pelo 'doce de leite', a junta do cabeçote é muito fina entre a passagem de água e óleo, é muito comum dar uma falha ali e misturar os dois fluidos, já tive isso com o 206 2x.

Dos mais comuns eu iria no Palio, se pegar um mais completinho deve conseguir garimpar algo decente, vendeu muito então tem bastante oferta e mecânica robusta e simples com peça até na padaria.

O Clio é bem legal e vale a busca, mas vai ser mais difícil encontrar um ineirinho.

A hora q tiver os modelos em mente já cota o seguro, q carro mais velho varia muito e muitas vezes não vai compensar.

Além disso já separa uma grana pra dar uma revisão geral no carro.

Padrão

Triste que Clio saiu de linha, melhor caro de entrada que esse país teve.

Padrão

Falando sério, eu pegaria um Uno mille. O motor fire da Fiat foi a única coisa que eles fizeram que presta. Manutenção barata, peças em qualquer esquina, e econômico demais.

A dignidade dela não vai mudar em nada por andar em um carro simples. O problema é que se inverteu o sentido, pessoal prefere se enforcar em parcelas e enriquecer os bancos pagando 2x carros de juros e rodar de carrão pra parecer rico pros outros.

Padrão

A dignidade dela não vai mudar em nada por andar em um carro simples. O problema é que se inverteu o sentido, pessoal prefere se enforcar em parcelas e enriquecer os bancos pagando 2x carros de juros e rodar de carrão pra parecer rico pros outros.
    Kit dignidade é uma forma de se referir a alguns itens que se tornaram praticamente obrigatórios em um carro (ainda mais de 20k): airbag, abs (se possível), ar condicionado, direção.

Padrão

Falando sério, eu pegaria um Uno mille. O motor fire da Fiat foi a única coisa que eles fizeram que presta. Manutenção barata, peças em qualquer esquina, e econômico demais.

Dignidade é só na dupla DH + AC. Se uma coisa que ela não liga é se o carro é bonito ou feio. Ela sabe que carro é pra levar do ponto A ao ponto B. Se achar um Mille Fire inteiro com AC e DH pego fácil.

Estava sondando aqui e vi um Clio Campus 12/12 com apenas 47.000KM rodados, aqui onde resido (Campinas/SP), pouco acima do budget (R$ 22.400) e está próximo aqui de casa. Mas não estou muito esperançoso porque um carro assim parado em garagem, sabe-se lá. As fotos da interna mostram que não há muito desgaste aparente. Foto do motor só que fiquei cabreiro com a água do reservatório do fluído, que tá encardido.

Clique para abrir a imagem em nova guia
    Clique para abrir a imagem em nova guia

Padrão

Ninguém sugeriu uma BM94?
    Alem de nao pagar IPVA, tem peças em todos os museus da Groelandia.

Padrão

Foto do motor só que fiquei cabreiro com a água do reservatório do fluído, que tá encardido.
    Motor com bloco de ferro, nunca tive um que o reservatório ficasse limpo, se o dono não for entendido de carro hora ou outra vai completar isso aí com água

13. Publicidade

Padrão

Cliozin aí tem 40 mil nem aqui nem na china kkkk eu iria de 207 xs 1.6, carrinho bom, completo e barato.

Padrão

Vc tá maluco?
    indicar um Mille no lugar do Clio

Clio tem DH
    Vidro elétrico
    Ar condicionado
    Motor 1.6
    Nao quebra
    E é infinitamente mais bonito

Como disseram, Clio é o melhor popular que já fabricaram

Padrão

Cara, pega um Clio 1.6

Rodas 14
    Coloca pneu 185/60

Pronto
    Vc vai ter um carro que anda bem (ainda pelo dias de hj)
    Não gasta tanto combustível
    Não quebra
    E é bonito

Qualquer outro carro é bobagem

March escola de samba
    Pandeiro
    Etios absurdamente caro
    Mille Into The Wild
    Celta 100 comentários
    HB20 caro

Padrão

Carro usado nesse valor você não pode ser tão restrito com relação a marca/modelo ou pode acabar perdendo uma boa oportunidade, tem que ir com mente aberta.

Como isso aqui é um fórum automotivo:

C4 hatch 1.6 completinho

https://www.webmotors.com.br/comprar...5205?lkid=1565

Padrão

Estava sondando aqui e vi um Clio Campus 12/12 com apenas 47.000KM rodados, aqui onde resido (Campinas/SP), pouco acima do budget (R$ 22.400) e está próximo aqui de casa. Mas não estou muito esperançoso porque um carro assim parado em garagem, sabe-se lá.
    se está perto da sua casa, pegue o carro e leve em um mecânico pra fazer uma inspeção geral (vulgo avaliação pré-compra). Passe o scanner e verifique se a km é real, se não for já é um bom motivo para pedir um belo desconto e chegar perto do que vc quer pagar (carro de 13 anos deveria ter cerca de 150mil km rodados se seguir a média nacional)

Padrão

Aos colegas que recomendam o Renault Clio como o melhor carro de entrada ou na faixa de 20 mil reais: vocês realmente tiveram esse carro? E o usaram nos últimos 1 ou 2 anos? Pergunto porque adquiri um e, confesso, nunca gastei tanto em um carro usado como agora.

Participando de grupos no Facebook, percebi que muitos proprietários não recomendam o Clio. O número de relatos de motores precisando de retífica com pouco mais de 100 mil km é impressionante.

Um problema crônico, por exemplo, é no câmbio: um retentor que estoura. Pela engenharia do carro, é necessário abrir o câmbio para trocar. A peça custa cerca de R$ 100, mas a mão de obra sai por R$ 1.000. Em modelos como Celta, Palio ou Uno, você não enfrenta esse tipo de complicação.

Como atual dono de um Clio, minha contribuição é: apesar de ser mais completo e confortável que os concorrentes, a manutenção é recorrente e as peças são um pouco mais caras. Por exemplo, paguei R$ 140 em um par de pivôs, enquanto no Uno o preço seria R$ 90.

Comparo com minha namorada, que tem um Fiesta com a mesma quilometragem e 3 anos mais velho. Desde que ela comprou o carro, não teve nenhum problema, e ela usa diariamente. Já o meu Clio, que utilizo apenas nos finais de semana, já deu várias dores de cabeça.

Enfim, reflita bem nas opções antes de decidir. Muitas vezes, me arrependo e penso que poderia ter escolhido um carro mais simples, como um Gol ou Uno, que não me causasse tantos imprevistos.

Padrão

O colega da postagem anterior tocou num ponto: preço das peças.

Não concordo que o Clio quebre muito. Tive um que comprei usado com 2 anos de uso e 28k km e usei ate 110k km. Somente manutenção de rotina. E sim, ele é MUITO superior a qualquer outro popular. Projeto Europeu né..

Mas o fato é que as peças dele custam um pouco mais caro sim (suspensão, correias, buchas, faróis/lanternas..), mas não é nada que tenha que ficar trocando frequentemente se o carro tiver com a manutenção em dia.

Porém, para o que o dono do tópico solicitou, eu partiria para algo mais simples mesmo.

Hoje tenho como segundo carro uma Parati 1.0 16v power 2002. Um achado de um carro de 20 anos com 70mkm (tô com ela há 3 anos, atualmente com 90mkm). Mesmo sendo o motor 16v, nunca tive problemas, peças são muito baratas (par de lanternas traseiras estavam amareladas, comprei por 150 reais no ML) e não da dor de cabeça.

Claro que carro usado é muito de oportunidade. Se o Clio tiver realmente 47k km (e sim, pode ter mesmo), cogitaria ele com certeza. Caso não, continuaria procurando algo dessa linha popular, Uno, Celta, Gol, que são carros bem simples e baratos de manter.

A favor do Clio também pesa uma coisa: se não for fazer seguro, é um carro pouco visado, ao contrário dos outros populares.

Essas são minhas contribuições. Boa sorte na busca!

Padrão

Aos colegas que recomendam o Renault Clio como o melhor carro de entrada ou na faixa de 20 mil reais
    Tem louco pra tudo mesmo. Me criticaram por que indiquei um Uno Mille ao invés dessa bomba relógio. Se fosse zero km, eu até arriscaria um Renault ou Pegeout, porem usado, e por 20k, vai pegar um beeeem usado, pode preparar o bolso, vai gastar no mínimo mais 20K pra concertar os defeitos crônicos que os antigos donos deixaram.

Com 20k faça o simples, carro básico com AC e DH e boa mecânica. Quando ela trabalhar e tiver condições, ela vai poder comprar um carro melhor.

Padrão

Hoje tenho como segundo carro uma Parati 1.0 16v power 2002.
    Já vi outras postagens sobre seu carro, e realmente, é um verdadeiro achado. Meu vizinho também tem um e sempre me lembro dessas postagens, especialmente porque ele pagou o mesmo que eu no Clio.

No meu caso, estou tendo um problema com o farol do Clio: quebrou o suporte interno e não adianta trocar a lâmpada, ela queima em uma semana. Além disso, entra água. Eu nunca pensei muito sobre o preço dessas peças, pois nunca precisei trocar um farol antes, mas no caso desse carro, estou enfrentando essa necessidade. Para se ter uma ideia, o par de faróis do Clio custa cerca de R$ 800, enquanto o par de faróis do Uno custa apenas R$ 200.

Portanto, recomendo que pense nesses detalhes antes de tomar uma decisão. Falo isso como alguém que sempre foi defensor do Clio, mas que agora, com mais experiência, pondera com mais moderação sobre a escolha.

Lembremos que nossas experiências com um carro com 40 a 80 mil km não se comparam à de um carro com 140 mil, como é o caso do meu atualmente. O desgaste e as necessidades de manutenção tendem a ser bem diferentes, e é importante levar isso em consideração ao avaliar os custos e a viabilidade desse carro envelhecando ao longo dos anos...

Padrão

Por 20k? Sinceramente, nenhum. Você vai largar uma bomba na mão da sua filha. Mulher não tem paciência nenhuma para defeito em carro, só quer botar gasolina, rodar ad eternun e mais nada.

Melhor ela continuar andando de ônibus até juntar uma grana para comprar um HB20, o mais inteiro que achar.

Padrão

Por 20k? Sinceramente, nenhum. Você vai largar uma bomba na mão da sua filha.
    Discordo respeitosamente, acredito que ainda é possível encontrar boas unidades desses carros que o pessoal ja recomendou acima, basta que tenha tempo para encontrar e de ser feito uma bela pré compra antes de ser fechado o negócio, claro que são carros mais antigos e por consequencia menos completos e menos seguros, mas para o propósito do OP, qualquer um resolve a situação, seja ele o mais novo possível e não estou falando somente do ano, mas sim de procedência.

Dito isso, eu gosto bastante do Celta também, apesar de ser um carro muito mais pé de boi e que uma unidade em bom estado ainda é bem valorizada no mercado de usados, mas é um carro bem barato de se manter e tem um motor muito bom de mecânica, uma outra seria o fiesta rocam, de preferência com motor 1.6, unico crônico desse carro é o sistema de arrefecimento que é bem delicado, e também o sandero o mais novo possível.
    Editado por Bonifa em 15-01-2025 às 13:28

Padrão

Tive um Clio 1.6 16v 2004, fiquei com ele por vários anos e rodei aproximadamente 150mil km (vendi com uns 210mil).
    Usava para trabalhar, então rodava todos os dias com o carro.

Era super econômico, andava bem e não me deu problemas graves.

Troquei peças de desgaste (freios, suspensão, óleo, filtros, etc).

Além disso tive que trocar coxim do motor, válvula termostática e bobinas.

Gostei tanto do carrinho que até hoje penso em ter outro.

Padrão

Clio não se compara ao uno, alias, não creio que exista nenhum outro carro que se compare ao uno no quisito peças de acabamento.

O farol do uno de fato custa R$ 200,00 o par o do Palio ja esta na casa dos R$ 200,00 ~ R$ 300,00 a unidade assim como o do clio.

Uno é carro muito pé de boi, é literalmente uma CG de 4 rodas.

Tenho um clio 2002 que comprei, motor 1.6 16v completo que tem sido so alegria, rodando todos os dias, entregando qualidade e conforto, ja foi feito pequenas viagens sem enhum transtorno. É feio mas atende ao proposito.

Cabe ressaltar, carro da Renault voce leva em mecanico especializado Renault, não leva em mecanico que so trabalha com Fiat/VW/Chevrolet que vai passar raiva. Ford tambem, um percentual de mecanicos gosta apenas de criticar.

Padrão

Classic (Corsa B) ou Corsa C c/ ar e direção, o mais inteiro possível e, se possível, acima de 1.0

Página 1 de 2 Última

Tópicos Similares

1. Comentários: 23
    Atualizado: 05-09-2011, 9:31
  2. Comentários: 31
    Atualizado: 15-04-2011, 21:49
  3. Comentários: 40
    Atualizado: 28-03-2008, 8:26
  4. Bateria Premium completa com prato condução PEARL
    Por mtrein em Classificados (Vendas Usados)
    Comentários: 8
    Atualizado: 26-05-2005, 18:28
  5. Comentários: 10
    Atualizado: 16-08-2003, 15:36

Compartilhar

Compartilhar

Permissões