Mermão. Tu não quer puxar saco de ninguém. Tu não quer fazer a lição de casa (estudar, fazer portifólio, entrevistas, etc), que caralhos você quer então?
"Deixa eu ver se entendi", bicho, você não entendeu nada. Vou te mandar a real que a pateta da headhunter deveria te dar, de graça.
EMPRESA não é ESCOLA.
EMPREGO não é ESTÁGIO. Tua época de ser um "estagiário que aprende" já passou.
Se tem tanta "vontade de aprender" como diz, cadê o teu portifólio, que é o mais próximo de uma prova concreta de provar que você sabe o mínimo? Cadê um ensino superior, que é o mínimo pra mostrar que consegue finalizar um mísero projeto longo na vida?
Se você tem tanta vontade de aprender, mesmo com tanta informação GRATUITA na internet, porque não aprendeu a construir um CV que presta e a responder pergunta BÁSICA de entrevista? Que ninguém gosta de trabalhar com gente esquisita?
A resposta tá na tua cara, mas você se acha muito bom pra isso.
A relação com uma empresa é muito simples. Ela te paga um salário e te bonifica pela experiência e resultados que você trás. O teu papel é apresentar resultado sem ser um estorvo para os outros.
E sim, a ideia é que contratem alguém que entre produzindo e não vá ficar perdido e aporrinhando o resto do time (que já está sobrecarregado) durante 6-12 meses até aprender algo. Tá todo mundo dando duro, ninguém quer ficar criando filho barbado dos outros.
"Ain, minha vida é muito dura e eu não quero fazer portifólio". Então você vai ser mais uma dessas pessoas amarguradas que estuda programação por hobby no Alura, lê Olhar Digital, se acha o máximo por saber dar Hello World e vai passar o resto da vida dizendo o quão você é injustiçado porque o mundo não te dá oportunidades.
Não quer trabalhar em empresa woke? trabalha até virar team lead e monta o time do jeito que você quiser, mas estando dentro da lei, na casa dos outros você respeita a regra da casa. Porra, se manca. Para com essas esquisitices.
Sem ofensa, você precisa é de humildade, terapia, sentar a bunda na cadeira, estudar e montar um portifólio.
Compartilhar