Pessoal, eu tenho uma área de churrasco pequena (7mtsx5,5mts e 2,8mts de altura) que atualmente é sonorizada por:
1 Amplificador Frahm Slim 1500 (60 Watts RMS (30W + 30W) )
4 Arandelas 5" Frahm 30330 (10W RMS e impedância de 8 ohms)
As informações são do site do fabricante, pq eu não entendo NADA de som
Eu conecto ao amplificador via bluetooth e toco músicas do Spotify. Com alguma equalização (tanto no amplificador quanto no spotify) o volume de som fica "ok" (nada absurdo, mas eu tb já não sou mais tão jovem pra ficar ouvindo música no talo), mas o que me incomoda é que falta "punch"/batida/preenchimento/emoção no som. Ele não chega a ser totalmente xoxo, mas minha JBL Flip 6 (30W RMS, conforme o site da JBL) empolga muito mais.
Vendo alguns reviews e lendo artigos da internet, eu vi que a potência do meu amplificador não é grandes coisas mesmo, e ele é mais indicado para sonorização comercial, exatamente por ter esse som mais blasé. As caixas com certeza não ajudam, além de serem originalmente brancas e hoje já estarem amareladas e enferrujadas, então trocá-las seria até bem-vindo.
Minha dúvida é: adianta eu trocar só o amplificador OU só as caixas? Qual dos dois faria mais diferença? Ou é tudo tão lixo que tanto faz o que eu ligar na outra ponta?
Eu dei uma olhada em um amplificador Frahm 3000 perto de BRL 1k, o que seria bem viável, se for realmente dar diferença. Já quanto às caixas, eu estou totalmente perdido, pois não tenho ideia de como calcular potência e impedância que devem ser consideradas. Vi umas caixas JBL caras, outras baratas, mas não queria fazer cagada de comprar tranqueira mais uma vez.
Outra coisa: será que a fiação precisaria ser trocada tb? como sei se o fio que tenho atualmente é bom?
Agradeço se puderem dar sugestões para eu avaliar, considerando que não quero gastar mais do que R$5k.
Compartilhar