Página 28 de 29 Primeira Última

[CensoMOBv2] Salários na área de Tecnologia da Informação

Padrão

Não entendo essa foge de consultoria, trabalhei em uma consultoria de dados e nunca tive tanto aprendizado em tão pouco tempo, sendo exposto a diversos projetos e possibilidades. Claro, tive q lidar com regras de negócio q no futuro não é útil, mas a lógica e conhecimento da stack foi um desenvolvimento muito acelerado.
    A impressão que tenho é que consultoria normalmente paga menos que a mesma função em uma empresa fim. Além de ser um pouco mais judiado porque dependendo do cliente tem aquele desdém "to pagaaando".

IMO, vale pelo aprendizado mesmo. Hoje sendo pleno, não encararia não.

Aqui estamos com um projeto de migrar pro cloud que acharam melhor colocar na mão de uma consultoria. Tem horas que o meu time tem que praticamente fazer o trabalho dos consultores. Houve uma rotatividade grande de um monte de junior meio perdido (com todo respeito). Projeto que era pra terminar em um ano, vai passar de 2 anos já.

Em outro time houve um caso engraçado em que o analista da consultoria demorou quase 6 meses pra entregar um projeto em python pra planejamento de demanda. Entregou, vazou e ficamos sem "suporte".

Fica mais comico porque ele colocou tudo numa pasta no one drive. O cara saiu e o projeto sumiu. Foi um corre pra resgatar a conta.

(A minha empresa também foi cabaça e tem culpa no cartório porque aqui todo mundo usa R e isso ficou largado até entrar alguém no time que manjasse de python e descobriu isso bem tarde)

2. Publicidade

Padrão

Fazer carreira em consultoria é muito difícil, o cliente que é com quem você mais interage no dia a dia não tem poder direto de te dar promoção/aumento, o seu chefe tem pouco contato contigo, a cultura do cliente pode ser massa, mas você não é avaliado nela, os eventos do cliente muitas vezes não te incluem.

Agora, melhor estar numa empresa grande via consultoria do que numa startup sem recursos e bagunçada.

Padrão

Trabalhar em consultoria eh bucha. Na minha opiniao, a galera normalmente pega pq eh mais facil de entrar do que ir atras de vaga direto com o empregador final.
    Eu recebo por ex. facil 10 consultorias no linkedin pra cada empregador direto, e eh fato que eles sao bem mais lenientes no processo de contratacao, pq rotatividade e qualidade da entrega importa bem menos pra eles: contratam pleno e vendem como senior por ex., ou se vc vazar / o cliente nao gostar do servico eles colocam outro no lugar, etc.

Alem de que:
    - Vc eh visto como inferior dentro da empresa final pelos teus peers, nunca vai ser "parte do grupo" ou da cultura como um funcionario efetivo;
    - Tudo fica muito fora da tua mao por ter uma consultoria ali fazendo um meio de campo onde voce nao eh a prioridade... alem de sugarem 50% do teu salario. Por exemplo: Eles podem pedir aumento do nada pro cliente sem te comunicar, o que pode causar encerramento do contrato. Eles podem dar upsell em um staff engineer quando vc eh senior (o que pra eles eh o objetivo e soh de vantagem, vc que se lasque), fazendo vc ficar sem emprego do nada;
    - Uma coisa que acontece mt, eh contratarem plenos e vender como senior, ou senior e vender como staff. As vezes o cliente final faz teste tecnico, as vezes nao pois ja consideram que a consultoria fez o "vetting". Voce que se lasque la dentro, se nao entregar o esperado tem 10 esperando pra pegar teu lugar.

Se pegasse meia hora pra pensar conseguiria elencar mais coisas, mas acho que ja deu pra entender minha posicao.

----

Sobre meu momento de carreira, to empregado em 2 remotos gringos no momento, mas as duas tao meio bucha... uma faz layoff a cada 3 meses, e a outra acabou de mover o produto principal pra maintanence mode e ta agora numa fase de planejamento pra comecar um produto novo, que deve eventualmente substituir o primeiro. Um marasmo enorme nessa segunda empresa, soh trabalho de manutencao bem tosco desde o comeco do ano... Mesmo com dois empregos sinto 0 estabilidade kkkk... Comecei novamente mes passado a mandar CV, ja mandei 51: 19 negaram, fiz 3 entrevistas, e o resto nao respondeu... mas nada conectou ainda, nem consegui entrar de fato num processo seletivo alem daquelas entrevistas iniciais com RH... mercado ta bem gelado.

Padrão

mercado ta bem gelado.
    Senti o mesmo, tenho recebido beeem menos contato nos últimos 3 meses.
    Editado por Speega em 03-06-2024 às 19:16

Padrão

Já vi mais de uma pessoa falando aqui que tem dois empregos.

Como vocês fazem no LinkedIn? Não colocam nenhum dos empregos? Colocam um? Ou colocam os dois?

Pergunto porque imagino que pode pegar mal qualquer uma das três situações.

Padrão

Como vocês fazem no LinkedIn? Não colocam nenhum dos empregos? Colocam um? Ou colocam os dois?

Normalmente a segunda empresa é mais leniente com isso, no meu caso a segunda empresa sabia disso inclusive, se tava entregando, que se foda.

Padrão

No meu caso nunca atualizei o meu com a empresa 2, ainda tá lá como funcionário da empresa 1. Uma empresa não sabe da outra.
    Uma vez na empresa 2 me pediram diretamente pra compartilhar uns posts da empresa, eu falei que não usava e tinha perdido a senha e foi isso.

Nas comunidades sobre overemployed do reddit, o recomendado eh soh desabilitar o linkedin depois que conseguir o segundo emprego. Vc pode colocar o perfil pra "hibernar" e jah era. Se alguem perguntar (aqui jah eh 0.01% de chance), pode falar que nao gosta de redes sociais ou algo relacionado a privacidade
    Editado por davidthemcdavid em 27-05-2024 às 10:25

Padrão

é, tenho noção de como funciona consultoria. posso ser novo na área de TI, mas vim de auditoria em big4 e o ambiente/condições de trabalho é quase o mesmo.

Acho que consultoria é bem isso que comentaram, é uma porta de entrada pra quem tá começando, mas vejo como nada mais que um trampolim de carreira. Querendo ou não, faz diferença ter no currículo xp na área, mesmo que seja em consultoria.

To absorvendo o que posso por enquanto, e praticando bastante o JavaScript.

O sonho seria um trampo remoto ganhando em dol, mas por enquanto ainda tá distante, tenho que me desenvolver mais pra me aventurar nas buscas

Padrão

Fazer carreira em consultoria é muito difícil, o cliente que é com quem você mais interage no dia a dia não tem poder direto de te dar promoção/aumento, o seu chefe tem pouco contato contigo, a cultura do cliente pode ser massa, mas você não é avaliado nela, os eventos do cliente muitas vezes não te incluem.

Agora, melhor estar numa empresa grande via consultoria do que numa startup sem recursos e bagunçada.
    Trabalhei minha carreira quase toda prestando serviço para consultorias, e sempre tive esse sensação, principalmente na última empresa, onde tanto a nível de trabalho eu sentia esse gap de trabalho quanto de inclusão mesmo dizendo que não se tinha.

Um amigo chegou a falar pra sair fora dessa cultura de consultoria, mas aí fica a dúvida, como vocês buscam vaga então?
    Linkedin?
    Algum site?

E esses serviços de melhoria de perfil do Linkedin, alguém já fez uso?

Padrão

como vocês buscam vaga então?
    Como você buscaria qualquer outra vaga...

Padrão

Trabalhei muito em consultoria, mas meu modus operandis era sempre pular para projetos que pagavam cada vez mais. Já aconteceu casos de eu trabalhar com a mesma consultoria em duas instâncias diferentes recebendo mais do que eu era pago a priori.

Isso é só um relato, não estou a recomendar adotarem a prática.

13. Publicidade

Padrão

A consultoria tem uma vantagem...

Como elas geralmente tem vários clientes, se tu for desalocado de um, pode ser realocado em outro (em uma empresa normal você iria para RUA).
    Acontece muito em startups de o projeto "terminar" ou ser cancelado e você ser demitido.
    Ou em empresa grande a demanda diminuir e com isso tb reduzirem a quantidade de funcionários.

Enfim, dependendo quanto está o salário, dá para encarar consultoria sim.
    Editado por TobiasAguiar em 08-06-2024 às 21:01

Padrão

A consultoria tem uma vantagem...

Como elas geralmente tem vários clientes, se tu for desalocado de um, pode ser realocado em outro (em uma empresa normal você iria para RUA).
    Acontece muito em startups de o projeto "terminar" ou ser cancelado e você ser demitido.
    Ou em empresa grande a demanda diminuir e com isso tb reduzirem a quantidade de funcionários.

Enfim, dependendo quanto está o salário, dá para encarar consultoria sim.
    Pelo que eu conheco, tem 3 coisas que podem acontecer... qual delas, ta completamente fora do teu controle e varia do momento que a empresa esteja passando:

- Vc eh recolocado imediatamente como vc falou;
    - Vc eh colocado no banco de reserva, fica ali em standby sem receber ateh ter um projeto pra trabalhar;
    - Te demitem;

Padrão

Tempo na área: 3 meses (1º experiência em TI)
    Tempo na mesma empresa: 3 meses
    Cargo: Analista de Suporte (manutenção de hardware e suporte)
    Regime: CLT
    Salário bruto: R$2k + VR/VT
    Tamanho da empresa: pequena
    Remoto:Não

Depois de muito tempo procurando um estágio, acabei procurando vaga de TI em geral e fui contratado pra suporte. Não sei se é uma experiência que vai contar para o curriculo, mas pelo menos é tranquilo e consigo ficar estudando durante o trampo.

Padrão

Tempo na área: 2 anos
    Tempo na mesma empresa: 1 mês
    Cargo: Analista de Redes Junior
    Salário bruto: R$2,300 + VR/VT+Plano de Saúde, Auxílio home office e outros benefícios corporativos
    Tamanho da empresa: Multinacional de grande porte (consultoria)
    Remoto: Sim

A dois anos atrás resolvi entrar nessa área, meu segundo emprego no setor de redes e telecom.
    Editado por Monolith em 19-06-2024 às 21:33

Padrão

Quanto tempo na mesma empresa: 18
    Quanto tempo na área: 28
    Cargo: Gerente Senior
    Tamanho da empresa: Grande corporacao privada brasileira.
    Salário bruto: 800 anual (tudo)
    Trabalha remoto: Parcialmente
    Editado por LostOne em 29-07-2024 às 10:15

Padrão

Tempo na área: 2 anos
    Tempo na mesma empresa: 1 mês
    Cargo: Analista de Redes Junior
    Salário bruto: R$2,300 + VR/VT+Plano de Saúde, Auxílio home office e outros benefícios corporativos
    Tamanho da empresa: Multinacional de grande porte (consultoria)
    Remoto: Sim

A dois anos atrás resolvi entrar nessa área, meu segundo emprego no setor de redes e telecom.
    Fazia o que antes de TI?

Padrão

Fazia o que antes de TI?
    Cara, eu sempre fui de "TI", mais especificamente técnico de informática, fiz estágio, tentei desenvolver no boom da pandemia.

Não posso esconder também, eu comecei a trabalhar tarde na vida, mais ou menos com 26/27 fiz estágio de 700 reais nessa idade, esse salário de 2,5k é de menino de 21 anos.

Mas graças a Deus também nunca fiz besteira, então a grana é pouca, mas é só minha, estou subindo devagar os degrais.

Padrão

Tempo na área: 6 anos
    Tempo na mesma empresa: 8 anos
    Cargo: Analista de Redes
    Salário bruto: R$6000 com regime de sobreaviso 7 dias mensais
    Tamanho da empresa: ISP de grande porte
    Remoto: Não
    Editado por db500 em 28-07-2024 às 21:15

Padrão

Exatamente um mês depois consegui um emprego onde mais do que DOBREI meu salário. Vamos à atualização:
    outra atualização 11 meses depois!

recebi um aumento de 10% em fevereiro, aliado a mais 4% do sindicato. alguns benefícios também tiveram revisão, e estou migrando de cargo (subindo meu cargo atual).

vamos lá:

Quanto tempo na mesma empresa: 1 ano e meio
    Quanto tempo na área: 3 anos na área de agilidade/gestão, 12 anos com tecnologia.
    Cargo: migrando de Agilista para Agile Coach, espero um aumento até junho do ano que vem.
    Tamanho da empresa: 4k+ funcionários + diversas empresas "filhas" dentro do grupo.
    Salário bruto: 7.8k, estou mirando em 9k até junho do ano que vem, do contrário procuro outra coisa.
    Trabalha remoto: Full remoto com 5 idas anuais pra empresa em outro estado (sou de SC e vou pra MG), tudo custeado com direito a jantares e eventos onde não desembolso um centavo (e quando desembolso, é reembolsado em menos de 20 dias).
    Estado/Cidade: Bnu SC, trabalhando pra Uberlândia MG.

Padrão

Salário bruto: R$6000 com regime de sobreaviso 7 dias mensais

trabalhei alguns anos em regime de plantão/sobreaviso e foi uma das piores épocas da minha vida.

me pagava mal e mal 1k adicional por mês e sempre tomava no **. ligação sempre nas piores horas possíveis. durante o banho, acendendo a churrasqueira, no meio de uma cagada, 2h30 da madrugada de sábado pra domingo... e nunca tinha meio termo. ou era pra abrir o PC, conectar no ambiente e dar 2 cliques em algo, ou era parada de morrer com 4 horas de trabalho arrombado. espero nunca mais precisar depender de sobreaviso/plantão pra fazer minhas contas fecharem. vc fica sem vida, não pode sair de casa, não pode tomar uma (até pode, mas precisa maneirar muito). é uma merda receber visita em casa. se tem filhos é pior ainda. já cheguei a pegar férias e no minuto q eu não estava mais de férias (virada de um dia pro outro) já estava de plantão de novo pq a escala tava apertada.
    Editado por gkgk em 31-07-2024 às 14:14

Padrão

Tempo na área: 8 anos
    Tempo na mesma empresa: 4 meses
    Cargo: Head de infra e sec
    Regime: PJ
    Salário bruto: R$26500
    Tamanho da empresa: Startup pequeno porte
    Remoto: Sim 100%

Padrão

Tempo na área: 8 anos
    Tempo na mesma empresa: 4 meses
    Cargo: Head de infra e sec
    Regime: PJ
    Salário bruto: R$26500
    Tamanho da empresa: Startup pequeno porte
    Remoto: Sim 100%
    Uou, 26500$? Eu achei que o teto de TI fosse até uns 10K

Padrão

Nem... tirando cargos gerenciais (que parece ser o caso do amigo ai), existem varios cargos hoje em dia pagando bons salarios, como arquitetos devops, arquitetos de soluções, cargos voltados a segurança da informação, FinOps, etc... vários destes que pagam entre 20 e 30k.

Padrão

Tá achando mto? eh que vc não viu a PLR dessa galera, rs

Página 28 de 29 Primeira Última

Compartilhar

Compartilhar

Permissões