Página 2 de 3 Primeira Última

Iatrogenia e a busca de tratamento médico apenas em casos extremados

Padrão

Risco: morrer
    benefício: fazer exames (sangue inicialmente) e ficar vivo

Conheço 2 colegas que tiraram a próstata (ou parte) nos 60 e estão bem vivos.
    Também conheço.
    Talvez eles estivessem melhor se fizessem outro tipo de tratamento, se tivessem descoberto mais tarde, se operassem mais tarde. Depende do tipo do câncer, se agressivo ou não.
    Quem tirou a próstata, dificilmente foge da impotência e incontinência urinária.
    São casos e casos, e a estatística faz um apanhado do resultado de todos pra basear as recomendações pra rastrear ou não.
    Editado por Paulo73 em 14-01-2025 às 11:05

2. Publicidade

Padrão

Quem tirou a próstata, dificilmente foge da impotência e incontinência urinária.
    Ainda é melhor que morrer.

Padrão

Como evidencia inteiramente anedótica e burra meus pais tem um cachorro com uma bola gigante meio similar, que ta vivinho e bem faz muito tempo com o negocio la, cresceu já, mas enfim, tá vivendo o dog... entao sei la.
    Primeira vez na vida que vi alguém fazer biopsia de testiculo aumentado de cachorro e deixar o resto lá. O certo é retirar tudo de uma vez. Veterinário foi extremamente amador aí. Seus dois cachorros não eram castrados?

Padrão

Exemplo de iatrogenia. Não disse que é regra.

A qualidade de vida vem em primeiro lugar. O exemplo foi pra mostrar que o tratamento pode ser mais nocivo que a doença em alguns casos. Ninguém tem bola de cristal.

Maioria dos cânceres de próstata tem crescimento bem lento. Muitos homens morrem de outra coisa, sem saber que tiveram.

Estudos científicos não recomendam rastreamento do câncer de próstata
    https://www.gov.br/saude/pt-br/assun...er-de-prostata
    morrem de outras coisas que também não foram rastreadas nem diagnosticadas precocemente rsrsrs

"Outras sociedades médicas discordam do posicionamento do Ministério da Saúde e afirmam que o rastreamento deveria ser feito por todos os homens entre 50 e 70 anos. “A decisão tem que ser discutida com o paciente, mas, nessa faixa etária, consideramos que a realização do exame tenha mais benefícios do que riscos”, afirma Diogo Assed Bastos, membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC) e oncologista clínico do Hospital Sírio-Libânes."

fica com o sus ai que eu fico com o sirio libanês
    Publicado em 16/11/2022 10h23

Sinceramente, a gente já passou a vida toda aprendendo que a partir dos 40 tem que ficar esperto e fazer exames todo ano, do nada o povo vem falar que não precisa... Os estudos indicam falso positivo, mas se um cara faz exame todo ano e do nada o PSA dá um salto, é meio óbvio que tem coisa errada, o problema é o cara ver o PSA alto na primeira vez porque não se cuidava, aí o médico nem investiga, já dá diagnóstico errado. Esse é um claro exemplo de mau uso de resultados científicos. Se o médico não sabe lidar com o resultado, tem que ser capacitado, não é simplesmente tirar o procedimento pra evitar diagnóstico errado.

É surreal em pleno 2022 o pessoal tirar uma recomendação dessas e já em 2025, com 2 anos de governo o ministério que assumiu não ter alterado.

Padrão

Primeira vez na vida que vi alguém fazer biopsia de testiculo aumentado de cachorro e deixar o resto lá. O certo é retirar tudo de uma vez. Veterinário foi extremamente amador aí. Seus dois cachorros não eram castrados?
    não é testículo

a bola fica embaixo da pele, no caso do meu cachorro que morreu era logo acima do rabo, meu cachorro foi castrado jovem

e no caso do dog da familia é na lombar.

Padrão

Ainda é melhor que morrer.
    Morrer irão os 2.
    Qual viverá com mais qualidade de vida?
    O segundo pode morrer depois do primeiro.
    São vários fatores. Não é exato.

Padrão

não é testículo

a bola fica embaixo da pele, no caso do meu cachorro que morreu era logo acima do rabo, meu cachorro foi castrado jovem

e no caso do dog da familia é na lombar.
    Se a vista não tá obstruída por algum órgão dá pra fazer exame de imagem pra ter uma noção do que é, não precisa sair fazendo biopsia desse jeito. Inclusive deveriam fazer, de repente é uma coisa super simples que nem precisa operar.

Padrão

Também conheço.
    Talvez eles estivessem melhor se fizessem outro tipo de tratamento, se tivessem descoberto mais tarde, se operassem mais tarde. Depende do tipo do câncer, se agressivo ou não.
    São casos e casos, e a estatística faz um apanhado do resultado de todos pra basear as recomendações pra rastrear ou não.
    Câncer de próstata se cai na corrente sanguínea já era, extremamente agressivo, tal qual o de mama para as mulheres.

A morte é lenta e dolorosa.

Façam os exames periódicos.

Padrão

Câncer de próstata se cai na corrente sanguínea já era, extremamente agressivo, tal qual o de mama para as mulheres.

A morte é lenta e dolorosa.

Façam os exames periódicos.
    Não existe um câncer igual ao outro.

Estamos falando especificamente do câncer de próstata e as recomendações de rastreamento.

"O câncer de próstata é um tumor que normalmente cresce lentamente e pode levar décadas para apresentar sintomas."

Padrão

Não existe um câncer igual ao outro.

Estamos falando especificamente do câncer de próstata e as recomendações de rastreamento.

"O câncer de próstata é um tumor que normalmente cresce lentamente e pode levar décadas para apresentar sintomas."
    Recomendação médica para câncer de próstata é de realizar os exames periódicos após uma determinada idade, o resto que escreveu é achismo teu.

Padrão

Recomendação médica para câncer de próstata é de realizar os exames periódicos após uma determinada idade, o resto que escreveu é achismo teu.
    Voltemos ao início do tópico. Estamos falando de iatrogenia.

O câncer de próstata foi um exemplo comum que dei, onde pode acontecer iatrogenia tanto no diagnóstico quanto no tratamento, tanto que fizeram recomendação sobre cautela ao fazer rastreamento em massa.

Não sou eu que estou falando. Tá na literatura médica de vários países.

Claro que prevenção a qualquer câncer é importante (não fumar, não beber, atividade física, alimentação saudável) e dar ênfase se tiver casos na família.
    Editado por Paulo73 em 15-01-2025 às 9:42

13. Publicidade

Padrão

Curioso. A razão assiste ao NPC73.

Padrão

Voltemos ao início do tópico. Estamos falando de iatrogenia.

O câncer de próstata foi um exemplo comum que dei, onde pode acontecer iatrogenia tanto no diagnóstico quanto no tratamento, tanto que fizeram recomendação sobre cautela ao fazer rastreamento em massa.

Não sou eu que estou falando. Tá na literatura médica de vários países.

Claro que prevenção a qualquer câncer é importante (não fumar, não beber, atividade física, alimentação saudável) e dar ênfase se tiver casos na família.
    Está na literatura médica que é recomendado a não realização de exames preventivos relacionados ao câncer de próstata?

Padrão

axo q vol tomar antidepresivo antes de ler tuldo iso
    Já fez o seu exame de colonoscopia?

Padrão

Está na literatura médica que é recomendado a não realização de exames preventivos relacionados ao câncer de próstata?
    Maioria não recomenda campanhas em massa. Como eu disse, a decisão é individual e a pessoa tem que estar a par dos riscos e benefícios. Nunca foi unanimidade essas campanhas anuais de rastreamento.

Sociedades internacionais e o rastreamento do câncer de próstata

A Sociedade Europeia de Oncologia (ESMO) não recomenda o rastreamento populacional (para toda a população masculina), devido ao risco de sobrediagnóstico e tratamentos desnecessários.

Contudo, a ESMO afirma que o PSA pode ser feito em homens com mais de 50 anos, com menos de 45 anos que tenham histórico familiar de câncer de próstata, afrodescendentes e com menos de 40 anos que tenham mutação nos genes BRCA1 ou BRCA2.

A Sociedade Americana de Oncologia (ACS) diz que: “recomenda que homens tenham a oportunidade de tomar, juntamente a seu médico, uma decisão baseada em informações acerca da necessidade de fazer ou não o rastreamento para o câncer de próstata. A decisão deve ser tomada após obter informações sobre as incertezas, riscos e benefícios em potencial do rastreamento”.

A ACS informa, também, que não está claro se os benefícios do rastreamento, que pode levar a tratamentos desnecessários, superam os riscos para a maioria dos homens.

A Sociedade Americana de Urologia (AUA) afirma que o rastreamento para homens de 45 a 50 anos com o exame de PSA provavelmente supera os efeitos indesejáveis, mas que não há evidências definitivas (evidência grau B).

Porém, a AUA recomenda o rastreamento para homens entre 50 e 69 anos a cada dois ou quatro anos.

Em suma, as evidências científicas reunidas pela maioria das entidades citadas mostram que há riscos em oferecer o rastreamento populacional, para todos os homens indiscriminadamente, e que muitas vezes eles superam os benefícios. Assim, a conduta deve ser individualizada e discutida com o paciente.

As sociedades brasileiras e internacionais, no entanto, recomendam o rastreamento para afrodescendentes e pessoas com histórico de câncer de próstata na família.

Embora haja divergências entre as recomendações, todas as organizações e sociedades médicas orientam que os homens procurem um urologista e discutam com ele os possíveis riscos e benefícios do rastreamento com base em dados como histórico familiar, idade, eventuais sintomas, entre outros.

https://drauziovarella.uol.com.br/ho...os%2045%20anos.

Padrão

Maioria não recomenda campanhas em massa. Como eu disse, a decisão é individual e a pessoa tem que estar a par dos riscos e benefícios. Nunca foi unanimidade essas campanhas anuais de rastreamento.

Sociedades internacionais e o rastreamento do câncer de próstata

A Sociedade Europeia de Oncologia (ESMO) não recomenda o rastreamento populacional (para toda a população masculina), devido ao risco de sobrediagnóstico e tratamentos desnecessários.

Contudo, a ESMO afirma que o PSA pode ser feito em homens com mais de 50 anos, com menos de 45 anos que tenham histórico familiar de câncer de próstata, afrodescendentes e com menos de 40 anos que tenham mutação nos genes BRCA1 ou BRCA2.

A Sociedade Americana de Oncologia (ACS) diz que: “recomenda que homens tenham a oportunidade de tomar, juntamente a seu médico, uma decisão baseada em informações acerca da necessidade de fazer ou não o rastreamento para o câncer de próstata. A decisão deve ser tomada após obter informações sobre as incertezas, riscos e benefícios em potencial do rastreamento”.

A ACS informa, também, que não está claro se os benefícios do rastreamento, que pode levar a tratamentos desnecessários, superam os riscos para a maioria dos homens.

A Sociedade Americana de Urologia (AUA) afirma que o rastreamento para homens de 45 a 50 anos com o exame de PSA provavelmente supera os efeitos indesejáveis, mas que não há evidências definitivas (evidência grau B).

Porém, a AUA recomenda o rastreamento para homens entre 50 e 69 anos a cada dois ou quatro anos.

Em suma, as evidências científicas reunidas pela maioria das entidades citadas mostram que há riscos em oferecer o rastreamento populacional, para todos os homens indiscriminadamente, e que muitas vezes eles superam os benefícios. Assim, a conduta deve ser individualizada e discutida com o paciente.

As sociedades brasileiras e internacionais, no entanto, recomendam o rastreamento para afrodescendentes e pessoas com histórico de câncer de próstata na família.

Embora haja divergências entre as recomendações, todas as organizações e sociedades médicas orientam que os homens procurem um urologista e discutam com ele os possíveis riscos e benefícios do rastreamento com base em dados como histórico familiar, idade, eventuais sintomas, entre outros.

https://drauziovarella.uol.com.br/ho...os%2045%20anos.
    Óbvio que não é recomendado pra toda população masculina rs se você for buscar no site do ministério da saúde são justamente esses parâmetros aí, a partir de 45 anos pra quem tem histórico familiar e 50 o restante.

Padrão

Óbvio que não é recomendado pra toda população masculina rs se você for buscar no site do ministério da saúde são justamente esses parâmetros aí, a partir de 45 anos pra quem tem histórico familiar e 50 o restante.
    Você não entendeu. Ele quis dizer toda população masculina desta faixa de idade.

Padrão

Você não entendeu. Ele quis dizer toda população masculina desta faixa de idade.
    Quem diria, Paulinho negacionista... Segundo a OMS, você está errado.

Padrão

Quem diria, Paulinho negacionista... Segundo a OMS, você está errado.
    Só mostrei que não é unanimidade e nem óbvio, porque existe iatrogenia/riscos.

Cada um tem sua individualidade.

Padrão

Briga de canhotos pra ver quem toma mais dedada no ânus e se quem está certo é o que toma mais ou menos

pqp

kkkkkk

Padrão

Briga de canhotos pra ver quem toma mais dedada no ânus e se quem está certo é o que toma mais ou menos

pqp

kkkkkk
    Pelo teor dos seus posts aqui no fórum, eu tenho certeza que você é um cara que tem poucos amigos na vida real... Ninguém te aguenta, só lembram de você quando é oportuno.

Padrão

Pelo teor dos seus posts aqui no fórum, eu tenho certeza que você é um cara que tem poucos amigos na vida real... Ninguém te aguenta, só lembram de você quando é oportuno.
    Pronto, defensor de canhotos competidores de dedada no ânus que usa a falácia do ad hominem

Clique para abrir a imagem em nova guia

Padrão

Esse resumo do GPT ficou bom, hein.

Mas você usou espantalhos e exemplos extremos para se defender, mesmo que objetivamente seja pior o excesso de procura médica.

Amém!?
    Cê tem çorte que eu não entrei na discussao pq eu só sei usar Reductio Ad Absurdum.

Padrão

Tem um ditado que diz: Até mesmo um relógio parado está certo duas vezes por dia.

O Paulo consegue estar errado 100% das vezes.

Padrão

Tem um ditado que diz: Até mesmo um relógio parado está certo duas vezes por dia.

O Paulo consegue estar errado 100% das vezes.
    KKKK
    Demonstrei aqui que não estou errado.

Problema é que você e outros não entenderam o tópico. Tá lá no título: IATROGENIA

Iatrogenia é um termo que se refere a qualquer alteração patológica ou efeito adverso causado por um tratamento médico. Pode ser resultado de uma má prática médica, mas também de um tratamento correto, mas com efeitos colaterais.

Eu citei, baseado em recomendações de muitas sociedades médicas, que IATROGENIA é o motivo do rastreamento em massa do câncer de próstata nem sempre ser recomendado. Deve ser individual.

Exemplo de rastreamento em massa: TODO homem acima dos 40 ou 50 anos deve fazer PSA e/ou toque retal anualmente.

Onde está a iatrogenia aí:
    Muita gente vai viver mais, mas muita gente vai viver menos ou com péssima qualidade de vida por causa da busca anual pelo diagnóstico.

Exemplo: cisto benigno na próstata, muito comum por ser uma glândula. Ou aumento do PSA ao acaso.
    Conheço um caso próximo que foi submetido a biópsia, que resultou em prostatite. Hoje trata as consequências da biópsia.

Se você não entendeu que o rastreamento em massa pode trazer, estatisticamente e individualmente, mais problemas do que saúde (IATROGENIA - assunto do tópico), não vou te convencer mesmo.

Agora imagina um senhor de 70 anos que operou a próstata porque descobriu um câncer de crescimento lento, e não se restringiu só ao tratamento hormonal, radioterapia, quimioterapia.
    Morreu aos 80, tendo passado os últimos 10 anos usando fralda, com várias limitações sociais.
    Talvez poderia ter morrido aos 80, tendo uma vida normal nos últimos 10 anos.
    O que foi melhor pra ele?

Tratamento hormonal: Um remédio que zera a testosterona, reduzindo e bloqueando o crescimento do tumor. Depois tem outras alternativas.

Página 2 de 3 Primeira Última

Tópicos Similares

1. Aonde receber um tratamento médico esportivo digno?
    Por Magritte em Saúde & Bem-estar
    Comentários: 6
    Atualizado: 04-05-2013, 20:19
  2. Rio tem mais de 1.100 casos de dengue em apenas um dia
    Por Daniel Friedman em Boteco hardMOB
    Comentários: 31
    Atualizado: 19-03-2008, 17:49
  3. Quem é médico ou tem pai médico ae... e pode ajudar
    Por «¤¢øñÐø®¤» em Boteco hardMOB
    Comentários: 35
    Atualizado: 19-12-2005, 14:10
  4. Casos sem Registro