Em termos reais estamos nessa situação: atualmente a hardMOB consome 22Mbits (com os servidores configurados para o menor consumo de banda possível sem comprometimento da performance) nos horários de pico e tanto o Ajato quanto a hardMOB estão incapacitadas de manterem as operações como elas são atualmente devido ao alto custo operacional que isso acarreta.
Dando uma olhada realista na cena não só de jogos mas na internet como um todo, podemos constatar que as coisas não vão bem para quem tem serviços de graça. Olhando friamente para o custo de fibra ótica, datacenters, administração dos mesmos, como isso dá retorno? Como se retorna o valor que custa um server de jogo que gasta 1mbit, fora a máquina? Com assinaturas? Quantas são precisas? Essa simples conta desmonta a ilusão de que vale a pena ter serviço de jogos como a hardMOB pelo lucro. A Ajato sempre soube que não iria ter retorno pelas assinaturas ou por algum meio direto, ao invés de negar de cara, apostou nos games e apoiou a hardMOB para que a comunidade tivesse alguma alternativa em São Paulo ao nível da Elógica em finais de 1999 (sempre joguei na Elógica, pensava que se morasse em Recife assinaria sem sombra de dúvida Elógica, afinal além de heróis, modelo de como um provedor deveria encarar os jogos. Sempre achei que se fizesse igual na Ajato, quem é de São Paulo e Rio de Janeiro iria querer assinar Ajato), coisa que até hoje em dia NENHUM, mas NENHUM outro provedor sequer se digna a coibir tal idéia além da Elógica e Uninet. Ajato... sempre se prontificando a todas as necessidades que a hardMOB requeria, nunca exigindo nada mais em troca do que "Está dando certo? A comunidade está se divertindo?", nem sequer publicidade gratuita fizemos, já que transmitimos sempre à Ajato de que "A comunidade sabe que os servidores e o serviço são de macho porque são da Ajato". Espantoso... desafio qualquer um a me descolar algum provedor assim que só gasta, sabe que a maioria de usuários vem de outros provedores e acessos, paga link, paga máquina, paga a administração do serviço, etc. Até porque vários outros provedores curiosamente durante este ano e meio nos contataram e aliciaram para mudarmos, e eu sempre gostei de petulantemente dizer de boca cheia "Quer a gente? Você é macho de ter 20 ou 30 mbit, 25 servidores com processadores 1,2Ghz/756Mb Ram, acesso direto ao link/datacenter, pagar pela administração 24 horas e sem querer floodar o home da hardMOB com anúncios? Está consciente do valor?" e ter sempre a mesma resposta que já tinha decorado "Errr... hummm... acho que se você não está exagerando porque estou olhando no site e vendo que é isso mesmo, então vou falar com meu diretor e semana que vem entro em contato. Abraços..". É... não é pra quem quer, é pra quem pode.
Apesar de sempre ter dado prejuízo, a operação está ficando impraticável agora (acredite, mesmo os 6mil do forum se assinassem Ajato, não daria pra pagar a conta). A Ajato nos pediu propostas sobre saídas viáveis para que a operação continue, não simplesmente "ou isso dá lucro ou a gente tem que fechar", mas um digno e respeitoso "vamos pensar juntos numa maneira de continuar existindo o que vocês tem hoje mas que seja um custo aceitável para nós". Durante as últimas semanas pensamos e falamos com muita gente sobre que opções tomar, desde cobrar pelo serviço, alugar servidores para equipes, lugares reservados nos servidores, etc. Afinal eu pago pelo meu pc, pela eletricidade dele, pelo software, pelo jogo, pelo acesso à internet para as coisas normais, porque não pagar por algo adicional como as televisões fazem à muito tempo nos pacotes de canais adicionais? Tem diferença? Eles pagam os atores, as antenas, os cabos, os aparelhos... igual aos provedores de internet... se me perguntarem, eu acho que deveria ser de graça porque desde o tempo de bbs que estou nisto de graça, que história é essa de cobrar pelo que o vizinho tem de graça? Pode não ser agora, mas acho que esse futuro está próximo. Queria só que refletissem nisso antes de tachar qualquer xingamento gratuito na Ajatao/hardMOB... afinal... continuo desafiando a me descobrirem um provedor/serviço que faça o que a Ajato faz.
Fica aqui um pedido de ajuda sobre sugestões práticas de como fazer, se fechar porque não aceitam, se cobrar, de que jeito e valor... porque queimamos a cabeça e agonizamos para chegar a essa conclusão, e acabamos por atrasar na entrega de solução para a Ajato, já sabiamos que isso ia acontecer e deixamos para a última hora para anunciar, pisada na bola da hardMOB, desculpem parecer de sopetão mas sabíamos a um tempo, mas esperavamos iludidos não ser preciso ter chegado nesta notícia. Para sugestões e comentários peço que usem ESTE LINK NO FORUM que será o único acompanhado por nós e pela Ajato para ouvir com atenção sugestões construtivas sobre como reduzir o prejuízo ao consumo de banda e custo da operação.
Devido ao caráter emergencial estaremos desligando os servidores de jogos para outros usuários que não sejam assinantes Ajato pelas razões de não gastarem banda com a internet e de que são os assinantes no fundo que acabam pagando por isso. No ar ficarão funcionando normalmente os serviços de web e ftp e os servidores de Ultima Online TFG, Mystara e Mystical Tales devido ao caráter do jogo (afinal Quakes e counters podem ser jogados em outros servidores mas os de Ultima Online os personagens ficam guardados no servidor, nada pesou nesta decisão número de jogadores ou banda. Mais uma vez a Ajato demosntrando respeito pelos jogadores ao saber da condição do Ultima Online).
Outra ajuda que pedimos é de poder analisar e mostrar o tamanho do "nosso mercado". Para isso necessitamos de números que comprovem o calibre do cartudo que a comunidade diz ser. Ajude-nos enviando um email com nome, nick e telefone para [email protected] caso tenha assinado o Ajato para ter melhor acesso à hardMOB ou para [email protected] caso tenha intenção de assinar o Ajato para ter acesso irrestrito à hardMOB e eventuais servidores exclusivo para assinantes, ou se alguma vez tentou assinar mas não foi possível porque a TVA não existia na sua moradia por qualquer motivo.
Bem... peço desculpas aos transtornos que isso traz, principalmente de ter demorado a escrever esta dolorosa notícia, mas espero que encarem isto como algo a ser pensado antes de xingado... pelo menos isso acho que a hardMOB e a Ajato merecem.
Pela equipe da hardMOB
Miguel "migNAz" Nazareth
Compartilhar