Tinkercad e Arduino

  1. #1

    Padrão Tinkercad e Arduino

    Pula que me paril que legal.

    Já viram?

    tinkercad.com

    Bora brincar?

    To aprendendo e já consegui fazer (não copiei de video no youtube não), um LED RGB acender 6 cores diferentes, usando um potenciômetro e o Arduino

    R, G, B, C, M e Y.

    (vermelho, verde, azul, ciano, magenta e amarelo)

    Vou deixar em "quarentena" esse tópico/post.

    Ps: É fácil, entre em tinkercad.com, adicione os componentes.

    Lista de materiais: Arduino, potenciômetro, resistor, led RGB.

  2. Publicidade

  3. #2

    Padrão

    Olha como ficou:

    Clique para abrir a imagem em nova guia

    Ignorem os "multímetros", isso não influencia no código.

    Ps: Girando o potenciômetro da esquerda para a direita, o led muda de cor, passando pelas cores R,G, B, C, M e Y.
    Editado por In$4no em 18-05-2019 às 23:18

  4. #3

    Padrão

    Quem estiver "pelado", use esse vídeo como referência pra começar: https://www.youtube.com/watch?v=vEdYjAbzrAE

  5. #4

    Padrão

    Eu acho super bacana, tem um pessoal que é meio contra, pra mim é a versão "moderna" das revistinhas de eletrônica dos anos 80 com seus projetinhos simples (e cheios de erros), mas que servia para despertar a curiosidade da molecada que gosta de "fuçar" e entender como as coisas funcionam

  6. #5

    Padrão

    Eu acho super bacana, tem um pessoal que é meio contra, pra mim é a versão "moderna" das revistinhas de eletrônica dos anos 80 com seus projetinhos simples (e cheios de erros), mas que servia para despertar a curiosidade da molecada que gosta de "fuçar" e entender como as coisas funcionam
    Você se refere ao Arduino propriamente, ou ao site Tinkercad?

    Eu achei legal a oportunidade para começar a aprender a programar.

    PS: Aproveitando o post:

    O último (segundo hehe) que fiz:

    Clique para abrir a imagem em nova guia

    Os leds piscam da esquerda pra direita e vice-versa, e o último (branco) acende a cada ciclo e o buzzer dá um apito a cada ciclo.

    Edit: Minhas novas metas: NO lugar do buzzer (ou paralelo a ele), quero colocar algum tipo de CONTADOR, e quem sabe algum display para mostrar a contagem.


    Edit2: O modo "blocos" do Tinkercad é uma mão na roda para você descobrir/aprender. Mas depois o legal é refazer ou criar do zero na "unha" só no modo texto do código. Esse segundo aí mesmo fiz na mão.

    Edit3: Minto, pra energizar esse buzzer do tinkercad tive que recorrer aos exemplos e google, pois ele não é um CC com oscilador próprio, ele precisa de:

    Código:
    tone(7, 1000, 150);
    Onde 7 é a saída, 1000 a frequencia em HZ, e 150 os milissegundos de duração).

    Edit4:

    Código:
    void setup() {
      pinMode(7, OUTPUT);
      pinMode(8, OUTPUT);
      pinMode(9, OUTPUT);
      pinMode(10, OUTPUT);
      pinMode(11, OUTPUT);
      pinMode(12, OUTPUT);
      pinMode(13, OUTPUT);
    }
    
    void loop() {
      // AZUL
      digitalWrite(13, HIGH);
      delay(150);
      digitalWrite(13, LOW);
        
      // AMARELO
      digitalWrite(12, HIGH);
      delay(150);
      digitalWrite(12, LOW);
      
      // VERDE
      digitalWrite(11, HIGH);
      delay(150);
      digitalWrite(11, LOW);
      
      // LARANJA
      digitalWrite(10, HIGH);
      delay(150);
      digitalWrite(10, LOW);
      
      // VERMELHO
      digitalWrite(9, HIGH);
      digitalWrite(8, HIGH);
      tone(7, 1000, 150);
      delay(150);
      digitalWrite(9, LOW);
      digitalWrite(8, LOW);
        
      // LARANJA
      digitalWrite(10, HIGH);
      delay(150);
      digitalWrite(10, LOW);
      
      // VERDE
      digitalWrite(11, HIGH);
      delay(150);
      digitalWrite(11, LOW);
      
      // AMARELO
      digitalWrite(12, HIGH);
      delay(150);
      digitalWrite(12, LOW);  
    }
    Editado por In$4no em 21-05-2019 às 14:04

  7. #6

    Padrão

    Clique para abrir a imagem em nova guia

    Comprei pra brincar Clique para abrir a imagem em nova guia

  8. #7

  9. #8

    Padrão

    Não abriu a imagem
    Clique para abrir a imagem em nova guia

    Está solto pq não quis desmontar tudo pra fazer outro aprendizado.

    Comprei outros protoboards e agora vou começar a mexer com o módulo RFID que achei mto bacana.

    Nessa foto aí eu usei todas as portas do uno r3, e explorei as as entradas digitais e analógicas, consegui escrever textos no lcd e tal.

    Agora vou recomeçar do zero com o RFID (pelo aprendizado nessa primeira experiência acho que será fácil). Mas a vontade de ver o negócio funcionando fisicamente é legal.

  10. #9

    Padrão

    Acho ruim esses esquemas que usam representações "reais" de componentes porque não ajuda, só complica.

    Caso o que tu deseje é ver o componente, então é mais fácil e pratico montar na protoboard de verdade, com arduino mesmo do que montar virtual ali. Mão na massa > mouse na tela.


    Mas o maior problema em si é baixa legibilidade e impossibilidade entender o circuito.




    Por exemplo, os 2 circuitos abaixo mostram praticamente a mesma coisa, 2 pontes H... qual deles é mais fácil de entender?
    Clique para abrir a imagem em nova guia



    Clique para abrir a imagem em nova guia

    Na minha opinião o 2o é absurdamente mais claro. E fica evidente que até uma simples ponte H vira ninho de rato em protoboard.





    Não conheço esse da Autodesk ai, mas tem aquele Fritzing que pqp... é muito usado. Mas a usabilidade tão ruim quanto, mal feito mesmo, dai não só a representação atrapalha, mas o programa ser feito meia boca, só piora, muito amador comparado com outras soluções. Um dos piores sistemas de layout de placa que ja vi, também ele não gera esquemático direito a partir do wiring... um lixo basicamente, totalmente dificulta a vida de qualquer tipo de usuário iniciante que suportamente é o publico alvo. Tem softwares mais "profissionais" que são mais fáceis de usar por quem é iniciante, tipo Eagle, só não tem o wiring diagram ali.



    Se for usar um simulador é bom algo que ajude a ver melhor as coisas, onde dai não precisa isso de simular os componentes com o visual real, ou protoboard virtual, tu quer abstrair isso. Dai sim é vantajoso, tipo um Proteus ou coisa do tipo.
    Editado por MortalWombat em 31-05-2019 às 23:40

  11. #10

    Padrão

    Desculpe atropelar MortalWombat, é que já estava na agulha:

    Clique para abrir a imagem em nova guia

    Caramba que legal esse módulo RFID (puts da pra fazer mta coisa últil mesmo). Pena que usa praticamente todas as portas de um único arduíno. Não dá nem pra por um display lcd (e isso, por sua vez, chama o uso de outro arduíno coligado ou partir pra outra opção como Raspberry.
    Editado por In$4no em 01-06-2019 às 0:54

  12. #11

    Padrão

    Desculpe atropelar MortalWombat
    Sem problema rs e nada contra você usar o tinker cad mas como falei, eu não acho pratico, e acho bem melhor como você tá fazendo agora com a mão na massa.

    Só corre o risco de queimar as coisas mas assim se aprende Clique para abrir a imagem em nova guia

    Pena que usa praticamente todas as portas de um único arduíno.
    Deve dar pra colocar ele num barramento I2C com adaptador ( procura PCF8574 ) ou comprar um que já seja I2C em lugar de SPI #ficaadica



    Com I2C você pode conectar vários dispositivos no mesmo barramento, usando 4 pinos em comum para todos eles.



    Mesma coisa aquele display ali, tem placa pra ele especificamente que converte em I2C:
    Clique para abrir a imagem em nova guia
    https://www.ebay.com/itm/IIC-I2C-TWI...y/311569436805

    (Também recomendo esse vendedor ai, tem outros bons tb obviamente)
    Editado por MortalWombat em 01-06-2019 às 10:41

  13. Publicidade

  14. #12

    Padrão


    Deve dar pra colocar ele num barramento I2C com adaptador ( procura PCF8574 ) ou comprar um que já seja I2C em lugar de SPI #ficaadica



    Com I2C você pode conectar vários dispositivos no mesmo barramento, usando 4 pinos em comum para todos eles.



    Mesma coisa aquele display ali, tem placa pra ele especificamente que converte em I2C:
    https://i.ebayimg.com/images/g/li4AA...Pn/s-l1600.jpg
    https://www.ebay.com/itm/IIC-I2C-TWI...y/311569436805

    (Também recomendo esse vendedor ai, tem outros bons tb obviamente)
    show. vou pesquisar

  15. #13

    Padrão

    e isso, por sua vez, chama o uso de outro arduíno coligado ou partir pra outra opção como Raspberry
    Raspberry não é opção para falta de pinos do arduino uno, a opção seria um arduino mega
    Ou como já disse o mortal, usar perifericos SPI/I2C

  16. #14

    Padrão

    Caramba esse ebay é brincadeira

    Módulos por 0,99

    vlw mesmo, vou aproveitar.

    Pena qu43 demora mto mas os que não tenho pressa já vou pedir
    Editado por In$4no em 02-06-2019 às 3:58

  17. #15

    Padrão

    O problema de comprar esses "módulos" baratinhos, é que vc compra um monte na empolgação e como demoram pra chegar, qdo recebe, a animação pra fuçar já não é mais a mesma, e acaba indo pra gaveta, tenho dezenas de sensores, displays lcd e oled, arduinos de tudo q é tipo, vários esp8266, esp32, plaquinhas de desenvolvimento com ARM e FPGA, tudo pegando poeira faz mais de ano

  18. #16

    Padrão

    O problema de comprar esses "módulos" baratinhos, é que vc compra um monte na empolgação e como demoram pra chegar, qdo recebe, a animação pra fuçar já não é mais a mesma, e acaba indo pra gaveta, tenho dezenas de sensores, displays lcd e oled, arduinos de tudo q é tipo, vários esp8266, esp32, plaquinhas de desenvolvimento com ARM e FPGA, tudo pegando poeira faz mais de ano
    O que poderia motivar é colocar alguma coisa em prática mesmo, no uso. Por exemplo, instalar de verdade um RFID no portão da garagem de casa, algo assim. Não pretendo experimentar nem comprar todos os módulos até pq não tem mto segredo.. basicamente é encaixar, carregar a biblioteca.. e fazer algumas poucas alterações.

    Acho que fica mais interessante se pensar em executar algo, saindo dos leds.

    Você já chegou a executar algo que esta funcionando/em uso por alguém ou vc mesmo?

    Vendo este vídeo me deu bastante vontade de tentar executar (aí no caso compraria um daqueles mini ou nano pra deixar fixo 4ever na instalação): https://www.youtube.com/watch?v=l_4cJWRUbnU

    Edit: outra opção pra quem não gosta do jeito do Manual do Mundo:

    https://www.youtube.com/watch?v=oauQypVN4UQ&t=550s

    Esse Flávio impressiona na didática/capacidade de ensinar.
    Editado por In$4no em 02-06-2019 às 23:09

  19. #17

    Padrão

    Caramba esse ebay é brincadeira

    Módulos por 0,99

    vlw mesmo, vou aproveitar.
    Bem vindo a montar estoque até chegar na miséria Clique para abrir a imagem em nova guia

    Voce ia sonhar ter virado craquero

  20. #18

    Padrão

    Bem vindo a montar estoque até chegar na miséria Clique para abrir a imagem em nova guia

    Voce ia sonhar ter virado craquero
    Tenho uma ideia revolucionária em mente.

    Vou fazer um yyyyy .... xxxx Clique para abrir a imagem em nova guia
    Editado por In$4no em 09-06-2019 às 6:38

  21. #19

    Padrão

    To querendo aprender eletrônica também..

    Já aprendi o básico que é tensão, corrente, potência elétrica, resistor, capacitor etc. Agora falta aprender sobre os outros componentes.

    Pra não ficar só na teoria, comprei um pacote com transistores, capacitores, leds, diodos etc e uma protoboard. Pra ir conferindo na prática o que essas peças fazem no circuito, pq eu sou muito visual.
    To esperando chegar...

    Comprei também um kit de solda no ML (ferro, esponja, apoio pro ferro de solda, fluxo de solda, "chupador" de solda) pra ir aprendendo a soldar e retirar os componentes.

    Depois que eu já tiver uma base forte, aí vou começar a mexer com microcontroladores e também Arduíno.

    Espero que eu esteja no caminho certo pq to empolgadão.
    Editado por RoccoX86 em 10-06-2019 às 15:24

Tópicos Similares

  1. Arduino: Tem alguém brincando?
    Por cdandrade em Faça você mesmo
    Comentários: 231
    Atualizado: 12-07-2016, 14:51
  2. [VENDO/TROCO] Kit Arduino Mega e Uno
    Por vfaffonso em Classificados (Vendas Usados)
    Comentários: 6
    Atualizado: 21-08-2015, 17:49
  3. Comentários: 18
    Atualizado: 08-08-2015, 18:16
  4. [VENDO] Sensor de temperatura para ARDUINO
    Por gwmedinna em Classificados (Vendas Usados)
    Comentários: 1
    Atualizado: 29-07-2015, 14:56
  5. Ambilight ou Luz ambiente com o Arduino e Led´s
    Por durango_bh em Faça você mesmo
    Comentários: 6
    Atualizado: 04-02-2015, 12:40

Compartilhar

Permissões