[REVIEW] - Valiant Hearts: The Great War - [PICS]

  1. #1

    Padrão [REVIEW] - Valiant Hearts: The Great War - [PICS]

    “... Apesar de seus corpos terem a muito retornado às cinzas, seus sacrifícios seguem vivos. Devemos celebrar suas memórias e jamais esquecer...”

    Valiant Hearts: The Great War não é um jogo de guerra, ele é um jogo sobre a guerra, desconstruindo aquele estereótipo de que guerras são protagonizadas por heróis. Neste jogo, você não encontrará o típico semideus, que extermina centenas de inimigos, sem ao menos se ferir. Muito pelo contrário, Valiant Hearts te apresenta à visão humana da guerra, nos olhos de pessoas simples, com seus dramas pessoais, que são forçadas a fazer sacrifícios em prol do conflito... estes talvez, os verdadeiros heróis de guerra.


    Clique para abrir a imagem em nova guia


    Logo no começo, o jogo nos mostra que, durante épocas de guerra, as perdas vão muito além das mortes. Karl, um alemão casado com uma francesa, reside no interior da França, com sua esposa Marie; com seu filho recém-nascido Victor; e com seu sogro Emile. Quando a primeira guerra mundial explode, Karl é capturado pelo exército francês, separado de sua família e deportado para sua terra natal, onde passa a integrar exército germânico. Porém a guerra ainda não estava satisfeita, ela queria mais; para tal, o exército francês convocou Emile, que contra a sua vontade, foi forçado a ingressar nas forças francesas, abandonando Marie e Victor.


    Clique para abrir a imagem em nova guia


    O jogador controla e vive as emoções da guerra, tanto na pele de Emile e Karl, assim como com outros dois personagens: Anna, uma estudante de veterinária belga que estava em Paris no momento da guerra e Freddie, um americano que, devastado pela morte da esposa, se alista no exército francês em busca de vingança. O jogador ainda conta com a útil ajuda de Walt, um fiel cachorro que nos acompanha durante muitas das batalhas que virão.

    Através de um ótimo enredo, a lá Pulp Fiction, onde histórias distintas se cruzam, Valiant Hearts consegue, com uma dose de humor, nos passar toda a sensação de tristeza e desolação de uma guerra; a trama é realmente profunda. Com a contribuição de uma trilha sonora fantástica, é possível sentir a dor e agonia de cada personagem.


    Clique para abrir a imagem em nova guia


    Durante o gameplay, ao invés de sair atirando para todos os lados, em Valiant Hearts o jogador deverá resolver puzzles ao meio das principais batalhas da primeira guerra. Existe uma grande variedade de puzzles, desde ativar mecanismos, mini-games onde você deve apertar sequências de botões, descobrir senhas de cofres, entre outros, porém pouquíssimos deles irão tomar mais do que alguns minutos para serem solucionados; os quebra-cabeças são simples e bem intuitivos.


    Clique para abrir a imagem em nova guia


    A cada fase, o jogo detalha o evento histórico do qual o jogador está participando, através de pequenas crônicas, inclusive citando nestas, por mais de uma vez, o papel desempenhado pelo Brasil no conflito. Ainda, existem diários com os desabafos e pensamentos dos personagens, além de diferentes itens colecionáveis em cada estágio, que contam diversas histórias, fatos e curiosidades relacionados à guerra. Caçar estes itens é bem divertido e tornam a experiência ainda mais gratificante, à medida que você se aprofunda nos acontecimentos da guerra.


    Clique para abrir a imagem em nova guia


    Os gráficos e animações são todos feitos através cartoon e dão um toque cômico e amigável à pesada trama. Os cenários são bonitos e ricos em detalhes, contemplando cidades históricas da França e Bélgica. Um detalhe que, acredito ser um acerto em cheio dos cartunistas, foi esconder os olhos de cada personagem, intensificando a emoção que nos é passada.


    Clique para abrir a imagem em nova guia


    Os efeitos sonoros são, com certeza, um dos pontos fortes do jogo! A trilha sonora é belíssima, desde a melancólica música tema, passando pela maravilhosa La Marseillaise, músicas de can can, entre outras. A dublagem dos personagens foi outro acerto em cheio; nenhum deles possui falas, porém resmungam curtíssimas frases, que são suficientes para capturar a ideia e divertir o jogador.

    A jogabilidade é simples, você pode andar, correr, dar soco, usar e arremessar itens, além de, em algumas fases, pilotar tanques de guerra e carros. Tanto os controles, como as interações com objetos do ambiente, respondem bem.


    Clique para abrir a imagem em nova guia


    Valiant Hearts é um jogo humano e pessoal! Com um enredo profundo e emocionante, seu sucesso reside na forma como ele percebe a guerra, nos olhos de pessoas comuns, como criatura viva, que de alguma forma, se alimenta e sobrevive das vidas e sonhos dos que estão próximos a ela.


    Pontos positivos:
    • Atmosfera de desolação que o jogo transmite
    • Bonitos cenários, cheio de detalhes
    • Trilha sonora
    • Enredo

    Pontos negativos:
    • Puzzles simples
    • Em algumas ocasiões, o enredo pode ficar confuso para o jogador menos atendo, devido suas “idas e vindas”



    Nota: 8,5



    Ficha Técnica:
    • Desenvolvedora: Ubisoft
    • Data de lançamento: 25/06/2014
    • Gênero: Plataforma/Puzzle

  2. Publicidade

  3. #2

    Padrão

    Não é o tipo de jogo que eu curta. Mas o review mais uma vez ficou bacana. Esse tipo de conteúdo tem que continuar aqui no fórum. Toma uma verdinha pra te animar Clique para abrir a imagem em nova guia

  4. #3

    Padrão

    Essa engine cartunesca da Ubisoft está matando a pau, mais um bom review e mais um para fila de espera para jogar. Continue com estes ótimos reviews.

  5. #4

    Padrão

    Adoro suas reviews, continue assim.

  6. #5

    Padrão

    Boa, semana que vem compro pro xonão!!

  7. #6

    Padrão

    Fiu fiu, que gráficos legais.

    Muito bom cotoo

  8. #7

    Padrão

    Obrigado a todos! Trarei sim mais análises.

  9. #8

    Padrão

    Bacana a análise. Acabei de finalizar a história. Bonitinho.

Compartilhar

Permissões